Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Perdão / Judas.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 13:55

Agora está na moda a especulação de mais um apócrifo.: Aquele que se refere ao caso de Judas.
Uma revista pergunta:
O que teria acontecido se Judas não tivesse existido?
Eu pergunto antes:
E o que teria acontecido se «EVA» não tivesse pecado?
Quanto ao facto de Jesus ter dito a Judas para agir (traindo-o, como estava determinado, ) não precisamos recorrer a nenhum apócrifo. Basta ler o cap 13 de João.
Vamos primeiro especular sobre Judas.
Será que Jesus perdoou a Judas?
Eu penso que sim.
Pois se perdoou a Pedro que O negou 3 vezes, também perdoou a Judas.
Jesus também avisou Pedro que o ia trair 3 vezes.
Também penso que Judas não queria que Jesus fosse condenado e morto.
Quando os sacerdotes prometeram 30 moedas de prata a Judas para O entregar, Judas pensou: «Faço um bom negócio, e Jesus livra-se facilmente desta canalha. Para Ele é fácil como foi fácil ter ressuscitado Lázaro.»
Lembremos-nos de que era Judas que possuía a bolsa do dinheiro e ele tinha um fraquinho pelo vil metal.
Mas as coisas não saíram como Judas previa. Jesus foi mesmo condenado à morte, contra todas as expectativas. Lembremo-nos também que os judeus tinha uma concepção de CULPA bem diferente da que nós hoje temos.
Então Judas perdeu o tino ao sentir remorsos de arrependimento.
Devolveu as 30 moedas de prata aos sacerdotes e foi enforcar-se.
Ou será que comprou um terreno e atirou-se de cabeça para abaixo ... ...?!...
No entanto houve uma diferença entre o arrependimento de Judas e o de Pedro.
Enquanto que o primeiro o levou ao suicídio, o arrependimento de Pedro fê-lo chorar amargamente.

E o que aconteceria se Eva não tivesse pecado?!...
Se não tivesse havido ninguém que pecasse, penso que Jesus teria igualmente vindo à terra, mas não havia ninguém que o quisesse matar.
Jesus foi feito pelo Pai o herdeiro de TODAS as coisas.
Por isso, nos últimos tempos (determinados pelo Pai) veio à terra assumir a condição humana.
Não necessitaria de morrer pelos pecadores, na plenitude dos tempos, se não houvesse pecadores, nem a humanidade estaria sujeita à morte. Depois da prova, a humanidade sairia vencedora e nos últimos tempos (isto é no fim dessa prova) Jesus (o filho de Deus) seria proclamado rei do Reino de Deus por tempos indefinidos.
O casal Eva/Adão não passou na prova. YHWH escolheu um povo para receber o seu Filho, mas este povo também falhou. Não foi possível evitar a morte de Jesus, para que se cumprissem os desígnios (os propósitos) de YHWH, a fim de que a humanidade não ficasse irremediavelmente perdida.

O que escrevi nesta mensagem são puras especulações que sintetizam o que eu penso o que seria se. ... ... ...
Peço agora que não convertam estas especulações em dogmas, como fizeram com algumas sinceras especulações de cristãos dos primeiros séculos.
Factos são factos, especulações não passam de puras especulações.
Obrigado.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão / Judas.
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 14:07

Penso que ninguém sabe dizer se Jesus teria vindo ou não à Terra caso Eva não tivesse pecado.
Acho que Jesus perdoou pois Jesus estava na Terra para fazer a vontade do Pai que é um Deus que perdooa como toda a gente sabe e partindo do principio que se não fizer o que Deus quer estamos a afastar-nos Dele, Jesus que não fez, não pecou apesar das tentações, penso que se pode dizer que perdoou Judas

Re: Perdão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 14:13

Quando falam de "Eva" não estão a falar de uma personagem histórica, pois não?

João (JMA)

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 14:36

A Eva que eu falo é Eva a primeira mulher. A companheira de Adão, casal este criado por Deus

Re: Perdão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 14:46

Estamos então a falar de uma personagem simbólica que aparece no relato da Criação, certo? Eva - a que dá a vida.

João (JMA)

Re: Perdão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 14:47

Vítor,

Pelas tuas palavras deduzo que interpretas o relato da criação literalmente, isto é, que Adão e Eva foram de facto os primeiros seres humanos que existiram à face da Terra e que foram criados por Deus conforme o relato dos Génesis?

Luís Gonzaga

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:20

Estamos no domínio total das especulações.
Por isso, digo ao Vitor Castro.
Nós não conhecemos totalmente os propósitos de YHWH. Sabemos apenas o que Ele nos revelou
Citação:
.28As coisas ocultas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, mas aquilo que Ele revelou é para nós e para os nossos filhos eternamente, a fim de cumprirmos todas as palavras desta Lei.»

Contudo, se O Filho Unigénito, não tivesse encarnado, não faria parte da nossa Família Humana.
Não quero cair no extremo dizendo «Bendito PECADO que nos trouxe tão grande salvador!»
Quanto a Adão e Eva não interessa estar a discutir se são apenas personagens figurativas, ou se são verdadeiramente figuras históricas. O que interessa é realçar o Amor de YHWH (DEUS) para com a HUMANIDADE (ADÃO=PÓ).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:22

Segundo a Bíblia foi isso que aconteçeu!

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:29

Eu também não me estou a armar em TESTEMUNHA, pois não vi nada.
Apenas estou a confiar nos textos bíblicos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:34

Sim nós estamos aqui para aprender e é por isso que coloco opiniões e dúvidas e agradeço que me digam as vossas.
Tal como o Manuel Pires não estou a armar-me em testemunha nem pouco mais ou menos - se o fosse talvez não tivesse dúvidas como tenho - e concordo quando diz que não conheçemos os os propósitos de Deus.
Mas sabemos que Ele enviou Jesus para nos salvar do pecado, sabemos que ele e bom, é Pai e não castiga.
Mas gostava de lhe pedir que me explicasse a sua opinião porque não percebi.
Obrigado

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:42

A opinião à cerca de quê. Refere-se às especulações acerca de Judas ou à de que aconteceria se Jesus teria ou não vindo à terra se não houvesse pecado? Especulações são especulações.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:53

Não. O que quis dizer com o comentario.
"Estamos no domínio total das especulações.
Por isso, digo ao Vitor Castro.
Nós não conhecemos totalmente os propósitos de YHWH. Sabemos apenas o que Ele nos revelou"

Re: Perdão
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 16:03

Quando falei na minha mensagem acima (23278) acerca de Judas e do que aconteceria se não tivesse havido pecado na terra, eu afirmei categoricamente aí que eu estava a especular.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Perdão / Judas.
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 18:12

Já entendi. Obrigado. Quanto ao pecado na Terra acho que não é algo que nós possamos discutir porque Deus que é Deus poderia ter TALVEZ arranjado alguma maneira de o retirar. Talvez Ele ja soubesse que iria existir o pecado. Talvez a liberdade dada aos homens também tenha ajudado à existência do pecado. O que acham?

Re: Perdão / Judas.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 18:38

Citação:
1)Quanto ao pecado na Terra acho que não é algo que nós possamos discutir porque Deus que é Deus poderia ter TALVEZ arranjado alguma maneira de o retirar.
Nós podemos discutir e tentar adivinhar os porquês mas só sabemos a verdade quando YHWH nos der a conhecer, e penso que um dia acontecerá.
Penso que Deus deu aos homens a possibilidade de pecar, para que se afirmasse a Sua justiça e o Seu amor. Também é uma forma de conhecermos as consequências do pecado. Se o homem não tivesse a possibilidade de pecar, não era homem, mas outra criatura diferente. Com o Seu amor, YHWH corrige em nós o resultado do pecado. Enviou o Seu Filho, disposto a dar a sua vida, para nos libertar do pecado.
Citação:
2)Talvez Ele ja soubesse que iria existir o pecado.
Eu penso que sim! Foi por isso, (penso eu) que preparou tudo, desde o princípio, desde a fundação do mundo.
Citação:
3)Talvez a liberdade dada aos homens também tenha ajudado à existência do pecado.
Se Deus não tivesse dado liberdade aos homens também não existiria pecado neles. YHWH quis que fosse mesmo assim, isto é, que fôssemos homens e não uma espécie de extra-terrestres ou de animais irracionais ou outra coisa diferente do que somos.
A possibilidade que Deus deu ao homem de pecar, a justiça e o amor de Deus são o cerne da existência do homem.
Deus fez tudo muito bem.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 11/04/2006 18:48 por Manuel Pires.

Re: Perdão / Judas.
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 19:09

Não acho que se não houvesse pecado nós seriamos outra especie diferente. Voltando aos Génesis Deus criou o homem que ainda não tinha pecado e era homem. Podiamos caso eles não tivessem pecado ao comerem a maçã- era sermos todos anjos talvez pois eles viviam no paraíso.

Re: Perdão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 19:17

Pecar é desobedecer a Deus, não fazer a sua vontade.

Pelo que não me parece possível que Deus seja a causa do pecado.

Por outro lado para existir pecado é necessário que exista vontade por parte de quem o pratica.

Pecado involuntário não existe: falta-lhe um elemento essencial.

João (JMA)

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 19:39

Concordo

Re: Perdão
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 19:57

Para mim o maior mistério de todos, o que mais engulhos causa à nossa capacidade de entender, é o da existência do mal no mundo. Porque é que Deus, omnipotente e omnisciente, infinitamente bom e misericordioso, decidiu criar o mundo e o homem, sabendo de antemão que o Mal iria acontecer e que, em consequência dele, a humanidade inteira iria mergulhar no vale de lágrimas em que nos encontramos todos, sujeitos à contingência, à eterna insatisfação, à angústia, à doença, ao sofrimento e à morte?

Claro que a nossa razão nunca nos permitirá desvendar esse mistério. Todas as tentativas dos teólogos para o explicar, por mais engenhosas e sedutoras que sejam, não nos removem as dúvidas e perplexidades.

Porquê o Mal? Porque é que, no projecto de Deus, ele tinha forçosamente que acontecer? Ou será que o Mal surgiu de modo imprevisto, surpreendendo, por assim dizer, o Criador, que esperava uma coisa e deparou-se-lhe outra? Mas faz algum sentido admitir isso de um Ser omnipotente e omnisciente?

"Veio o inimigo durante a noite e semeou erva daninha" - diz-nos, em parábola, o Evangelho como explicação para o aparecimento do Mal. Mas quem foi esse Inimigo? Porque permitiu Deus que ele tivesse actuado "de noite", o que dá a ideia de que agiu de modo subreptício, às escondidas.... Mas de Deus alguém se pode esconder? É absurdo adimitir sequer que alguém O pudesse ter apanhando como que "desprevenido", fazendo o que Ele não queria...

Estas interrogações todo o ser humano as faz e são próprias da limitada mente humana. Muitos vêem nelas um obstáculo intransponível para a Fé. Outros, que numa fase inicial da sua vida tiveram Fé, abandonam-na precisamente quando se defrontam com estas questões. E, vendo bem, se nos ativermos apenas à razão e àquilo que ela nos pode demonstrar, a fé não faz sentido, parece absurda, incongruente, ilógica, contraditória...

E no entanto, no meu caso pessoal e no de tantos outros, o facto de não encontrar uma resposta convincente, inteligível e lógica para tais interrogações não me leva a pôr em causa a minha fé. Bem pelo contrário! Paradoxalmente, quanto maior o grau de dúvida e de impotência perante questões como essas, mais se reforça a minha Fé. A razão, único e imperfeito instrumento do conhecimento humano, não nos permite desvendar o que está "para além da cortina". Se eu tivesse a certeza de que a realidade única e absoluta é apenas aquela que se nos depara como visível, palpável e inteligível... então eu seria ateu e encararia a vida como o mais trágico absurdo! O problema é que o Homem não conseguirá jamais ter essa certeza! Debate-se no atoleiro da dúvida e só argumentos racionais não o conseguirão livrar dele, afundando-o mais e mais.

"A quem havemos de ir, se só tu tens palavras de Vida Eterna?" - este é o fundamento da Fé que mais me toca e me comove. O acreditar em Jesus Cristo e em tudo o que Ele nos revelou é que me dá a resposta que a simples razão não consegue encontrar. Creio e confio n'Ele como uma criança que nada sabe do mundo, mas que se entrega tranquilamente nos braços da mãe e do pai porque confia que aí encontra apoio, aconhego e amor.

Não percebo, meu Deus, porque existe mal no mundo! Eu próprio, como bem sabes, sou um obstinado praticante da maldade. Procuro lutar contra ela, e ela tantas vezes me derrota! Mas eu confio em Ti, confio-me à tua misericórdia e ao teu Amor, manifestado de uma forma tão desmedida, tão incondicional, tão arrebatadora na entrega gratuita do Teu Filho por nós. Isso me basta para dissipar todas as minhas inquietações filosóficas!




Editado 1 vezes. Última edição em 11/04/2006 20:00 por Ovelha Tresmalhada.

Re: Perdão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 20:05

Ovelha Tresmalhada,

tresmalhaste-te de novo.

O tópico do mal é ao lado...

João (JMA)

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.