Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Perdão
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 13:24

Mas afinal, o que é perdoar? Será simplesmente a ausência de vingança, a não retaliação? Não é certamente o esquecimento. Também não me parece que seja confiar, ou dar uma segunda oportunidade. Perdoar é apagar a dor que se sente no coração? Pode-se perdoar quem não está arrependido?

Re: Perdão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 13:48

Perdoar não é "tirar a culpa" mas voltar a dar o que o outro perdeu no seu desamor.

Ora se o outro não o quiser , não pode ser imposto. Uma relação de amor é um trabalho a dois, não pode ser imposto apenas por uma das partes...

Provavelmente quem traiu um pacto de amor não amava verdadeiramente aquele que triau...

O que deve custar a aceitar numa trição é a consciência de que afinal o amor não existia . Pode-se perdoar a um outro que não nos tenha amor. Não se pode é voltar a amá-lo completamente porque, o amor exige sempre alteridade e reciprocidade..


Quem não ama - por incapacidade , imaturidade, egoísmo - perdeu-se um pouco de si mesmo e está na agonia do vazio...

Quem não se sente amado , também.

Re: Perdão
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 14:10



Concordo. Aliás, temos mais facilidade em perdoar um desconhecido, do que alguém que amamos. Ninguém quer ser traído e o amor, por maior que seja, tem de ser regado e receber muita atenção para não morrer. Infelizmente, acontece cada vez mais. Parece que as pessoas deixaram de ter noção do que fazem aos outros....

mj

Re: Perdão
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 18:27


Re: Perdão
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 14 de March de 2006 21:20

Há muita coisa a perdoar, muitas situações, não está em questão apenas uma traição entre marido e mulher, mas o perdão em geral.

Posso perdoar mesmo que o outro não esteja arrependido. Da mesma forma que posso amá-lo mesmo que ele não me ame como eu.O perdão vai no coração de cada um.
Perdoar não é uma coisa fácil, porque a existência do perdão pressupõe ter havido uma mágoa, dor. E é muito fácil nesta nossa cabeça sentirmo-nos lesados e afastar-nos da fonte da dor.
Julgo que perdão, é pra mim...deixar que essa mágoa deixe de ter tanta importância como a que lhe demos.Não é fácil, não. Compreender a fragilidade do outro. Aceitá-lo como irmão que errou, tal como nós erramos com com o nosso próximo, e com o Senhor. Jesus Cristo teve de perdoar muito.




Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2006 21:22 por chuva.

Re: Perdão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 00:07

Perdoar é decidir que não quero sofrer, quero simplesmente amar.
Perdoar é deixar partir um passado doloroso. É querer crescer sem ficar preso ao passado.
Perdoar é escolher pela paz e o amor em vez da raiva e do ódio.

Perdoar tem muito mais impacto em quem perdoa do que em quem é perdoado.

Perdoar é o caminho mais curto até Deus.


Luís Gonzaga

Re: Perdão
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 09:47

Achei esta discussão interessante.

Re: Perdão
Escrito por: josepinho (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 11:15

Perdoar não é apenas apagar da memória. É dar hipótese de restabelecer laços como se nada tivesse acontecido. E isso, principalmente com quem se ama - logo, mais se exige - é muito difícil.

Re: Perdão
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 13:13

É isso mesmo: penso que perdoar é mais do que apagar da memória ou uma mera desculpa: é dar o passo na direcção de um re-relação... É o que Deus faz connosco: constantemente se volta para nós, uma e outra vez, 'de começo em começo', para uma relação, sempre outra vez: É isso que somos chamados a fazer...

Abraço fraterno

Miguel


Re: Perdão
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 13:21

rmcf, e em que é que isso se traduz nos casos extremos? Por exemplo, se te matarem um filho... Suponho que não tenhas propriamente de ter ou manter uma relação com o assassino.

Perdoar é não retaliar e ser ainda capaz de desejar o melhor para a pessoa?

Re: Perdão
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 13:43


Acho que sim. Jesus também pedia para os apóstolos não condenarem e perdoarem os fariseus hipócritas, mas avisava-os que eles eram uma má influência. Perdoar, mas não ser ingénuo. Não retaliamos, desejamos o mlehor para a pessoa, mas se houver qualquer perigo para nós temos de nos afastar. Não se esqueçam do 5º mandamento que pede também para não no matarmos a nós próprios, seguindo o caminho errado.

E, já agora, por mais difícil que, por vezes, possa ser o perdão, não é muito melhor não sentirmos rancor e ódio? São setimentos tão pesados e tão destrutivos!


Re: Perdão
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 13:47

Sem dúvida que é muito melhor não sentir rancor nem ódio. Mas podemos controlar isso? Não será o Perdão independente do que sentimos? Ou perdoar é também alterar o que se sente?

(não estou a usar de retórica, mas sim mesmo a fazer perguntas)

Re: Perdão
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 13:54



Acho que sim, que podemos controlar. Claro que tudo leva o seu tempo e é normal que perante casos graves não se consiga controlar os sentimentos de forma muito fácil. Mas, se vamos guardá-los, o que é que ganhamos com isso!
Lá está, também temos de alterar o que sentimos.

Re: Perdão
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 11:09

PERDOAR, para mim é perceber porque é que o outro erro, o porquê do erro, o que realmente me magoou, porque é que me magoou, demonstrar ao outro que me magoou(porque por vezes as pessoas nem se apercebem que nos magoaram, e se não dissermos ou demonstrarmos, vão continuar a fazer porque pensam que está bem) e depois com muito amor e humildade perdoar, pedir a Deus que também a perdoa e desejar que tudo o que aconteceu tenha sido um erro e que não volte a acontecer com mais ninguém....

Eu sei! É muito bonito... mas nem sempre é facil! E quem disse que foi fácil a Jesus dizer:

"Perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem....."

Perdoar é um desafio à nossa capacidade de Amar o próximo... sem ressentimentos.

Um abraço

Re: Perdão
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 14:11

Perdoar sempre poderá ser o máximo de coragem.
Alguém dizia que perdoar é uma forma de nos conhecermos a nós próprios.

Re: Perdão
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 16:54

Jesus, ensina-nos a orar
Fonte: Autores Católicos




Cristo teve uma vida de oração intensa. No Evangelho aparecem belos detalhes sobre a oração de Jesus Cristo. Pelas noites se retirava a orar em longos momentos e durante o dia quando ia de povoado em povoado, Cristo orava a seu Pai com seus apóstolos recitando ou cantando os salmos.

O que é oração? Oração é conversar com Deus, dar-lhe obrigado, é estabelecer um diálogo profundo de amor com o Senhor. Você nunca será uma pessoa feliz se não orar, nem terá paz se não mantém uma vida de contato permanente com Deus. Quem não ora não permite que a força e o poder do espírito realizem coisas grandes e maravilhosas. Se você não ora definitivamente sua vida vai secando.

Os discípulos oravam imitando ao mestre, pedindo e dando obrigado ao Pai. Um dia ocorreu a um deles pedir a Jesus que lhes ensinasse a orar. Jesus lhes ensinou o Pai Nosso, (Mt. 6,9-15) Vejamos que significa o Pai Nosso.

Pai Nosso que estás no céu

É pai nosso, pai dos bons e dos maus, pai dos santos e dos pecadores, pai dos crentes e dos não crentes. Papai nosso significa que todos somos irmãos porque temos um pai em comum.

Pai que estais no céu

A expressão “estais no céu" significa lugar de domínio, és o soberano, e o Rei. O cristão não pode ser idólatra. Só temos um Deus.

Santificado seja teu nome

Significa que se eu sou filho de Deus quero por minhas obras glorificar seu nome porque o filho honra a seu pai e a sua mãe, sendo uma pessoa íntegra. Santificado seja teu nome significa que nossas obras sempre glorifiquem o nome de Deus.

Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre

Que significa reino biblicamente? Significa ambiente de fraternidade, de justiça, de paz; que a ninguém lhe falte o pão de cada dia, que todos sejamos generosos. Reino de Deus vêem já a nosso mundo, que nos amemos, que todos tenhamos as mesmas oportunidades. Nosso objetivo é fazer que aqui na terra o reino de Deus se faça realidade, e para isso temos que pedir e atuar. A oração autêntica vai acompanhada de ação.

Que se faça tua vontade assim na terra como no céu

Terra é tudo o que é temporário, é o material e céu significa divindade, espiritualidade. Senhor que se faça tua vontade nas coisas que faço todos os dias em meu emprego, em minha casa, no parque, como também quero fazer tua vontade quando vou a missa e quando rezo.

Dá-nos hoje Senhor Nosso Pão de cada dia

Isto é que não nos falte o pão material por suposto, mas que não nos falte o pão do amor, o pão da presença de Deus porque se procuramos cumprir as coisas do reino o resto nos virá por acréscimo. O homem é homem quando atua na terra, mais sempre olhando o céu, pedindo ao Senhor e atuando em nome Dele, e transformando a história para que o reino de Deus se faça realidade. Que formoso é receber Cristo na Eucaristia!

Também neste texto se pode aplicar a expressão hoje a algo muito sábio. Diz Jesus que temos que nos preocupar pelo dia de hoje. Mas há gente preocupada por ter e armazenar fortuna como se fossem viver 10.000 anos esquecendo-se do amor. O hoje em definitiva é o único que temos.

Perdoa-nos nossas ofensas

Quem não ofendeu a Deus até sete vezes num dia? Mesmo o mais santo. Quem não tem um mau pensamento, um mau desejo ou um ataque de ira ou um ato de egoísmo? Quem não tem algum pecado de omissão? Senhor perdoa-nos nossas ofensas. Deus te perdoa se te arrependes e se perdoas.

Não nos deixes cair na tentação

Até Jesus teve tentações. Nos cristãos sempre seremos tentados. O que pedimos ao Senhor é que nos dê forças e poder no espírito para não cair na tentação.

E a última parte: Livra-nos do maligno ou seja, livra-nos do diabo.

Pois bem Jesus nos ama, Jesus nos quer e com ELE SOMOS INVENCÍVEIS.
Mons. Rómulo Emiliani, c.m.f.
Mt. 6,9-15
9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.





Re: Perdão
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de March de 2006 01:49

2 grandiosos exemplos de perdão:

a parábola do filho pródigo. O Pai porque muito amava o filho perdoou-o e perdoou-o com alegria.

Reparai que o pai não foi atrás do filho, esperou pelo seu regresso, pelo seu arrependimento. Reparai como era ainda ligeiro o arrependimento do filho, mais impulsionado pelas dificuldades que pelo real arrependimento dos pecados.
O pai ao não ir atrás do filho implicitamente diz-nos que não devemos condescender com o pecado, com a ofensa enquanto esta dura.

Se amamos aquele que nos ofende, ofensa fere-nos mais, a dor é maior. Isso não significa que quem ama não perdoe, bem pelo contrario. Porque amamos depois perdoamos da mesma forma que o pai da parábola perdoou ao filho.

E o maior exemplo de perdão, Jesus do alto da sua Cruz:

- Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem!

Jesus Cristo, o Santo de Deus, Deus feito Homem, sem pecado algum, Bom e Justo perdoou aos pecadores que o torturavam e matavam. E nós, pecadores que ofendemos milhares de vezes a Deus e ao proximo temos dificuldade em perdoar uma palavra mais aspera ou uma mentira.
Em tempos julguei que fosse a moral sexual aquela que as pessoas tivessem maior dificuldade em seguir, hoje tenho serias duvidas se não é no mandamento do perdão que ela existe. Simplesmente a maior parte das pessoas parece-me não tomar consciencia do desvio que cometem em relação aos mandamentos de Jesus Cristo ao negar o seu perdão ao proximo.

Mas notando sempre que não se deve ser condescendente com o pecado.

Re: Perdão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de March de 2006 23:54

Eu não vejo o perdão como esquecimento: «Vou esquecer que tu me fizeste isto.» Não, não é isso. Antes como o deixar que isso me afecte, me magoe. Devo avaliar o sucedido sem excessos emocionais para não se fazer uma tempestade num copo de água.

Luís

Re: Perdão
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 27 de March de 2006 21:37

Se o perdão fosse algo fácil qualquer um era capaz de o fazer. O perdão é algo mais que esqueçer. É preciso consciência, capacidade de perdoar o que hoje em dia não é fácil, amor, sinceridade porque há quem perdoe apesar de ter sofrido algo grave por parte de outro e há quem pense que está a perdoar mas está apenas a desculpar.

Re: Perdão
Escrito por: Margarida Barros (IP registado)
Data: 29 de March de 2006 14:12

Eu penso que para Perdoar alguém, é necessário reflectir muito bem, verificar todos os pontos que nos levaram a ter que perdoar.
Margarida

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.