paroquias.org


Arquivo de Notícias - Março de 2013

Arcebispo de Braga critica classe política "incompetente" e monopólio dos bancos
2013-03-29 22:19:40

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, manifestou-se, esta sexta-feira, preocupado com os suicídios, depressões e frigoríficos vazios resultantes da crise e criticou a "incompetência" da classe política e o monopólio dos bancos.
Patriarca invoca "atualidade" do sacrifício de Cristo
2013-03-29 22:16:15

O cardeal Patriarca, D. José Policarpo, sublinhou hoje a "atualidade da Cruz de Cristo", na missa que conduziu na Sé Patriarcal de Lisboa, defendendo que a morte de Jesus na Cruz, que hoje se assinala, "tem a atualidade da redenção de cada um de nós e de toda a humanidade e o ato redentor supõe sempre a morte e a ressurreição para uma nova vida". Uma mensagem onde é possível ver uma alusão à nova atitude trazida à Igreja pelo Papa Francisco.
Papa Francisco preside à Via-Sacra no Coliseu de Roma
2013-03-29 22:15:36

O Papa não carregará a cruz de madeira entre as 14 estações que simbolizam a paixão e crucificação de Jesus Cristo. Durante a tarde, no início da celebração da Paixão do Senhor, Francisco rezou uns minutos estendido no chão.
Papa Francisco deitou-se no chão da Basílica de São Pedro para rezar
2013-03-29 22:13:52

O Papa Francisco deitou-se no chão da Basílica de S. Pedro, em Roma, a rezar, esta sexta-feira, durante a paixão de Cristo, que presidiu pela primeira-vez, um dia depois de surpreender ao lavar e beijar os pés de 12 jovens, incluindo uma rapariga muçulmana.
O Papa Francisco lavou os pés a duas raparigas e uma delas é muçulmana
2013-03-29 22:13:05

O Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira a cerimónia pascal do lava-pés de uma forma inédita: numa casa prisão de Roma (Itália), o Casal del Marmo, que alberga jovens delinquentes. Não foi inédita pelo acto, mas pelos escolhidos: lavou e beijou os pés de dez rapazes e, pela primeira vez, de duas raparigas, uma muçulmana de origem sérvia, relatou a Rádio Vaticano que disse que se tratou de um momento “muito emocionante”.
Papa Francisco: "Não devemos ter medo da bondade nem da ternura"
2013-03-19 21:52:14

O Papa queria uma cerimónia simples e breve, mas às 13h00 a praça ainda tinha muita gente e Francisco continuava de pé, dentro da Basílica de São Pedro, a sorrir enquanto recebia os cumprimentos das dezenas de membros das quase 200 delegações políticas e religiosas que vieram à "missa para o início do ministério petrino do bispo de Roma", como ele quis chamar à homilia-ritual, cheia de simplicidade e de protocolo, que inaugurou o seu pontificado.
A importância de se chamar Francisco
2013-03-19 21:51:34

O nome que Bergoglio escolheu pode fazer prever o que será o pontificado do Papa jesuíta. O PÚBLICO ouviu vários religiosos e investigadores.

A dúvida ficou desfeita. Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, o homem que na Idade Média confrontou a Igreja por causa da opulência em que vivia, o homem que abraçou a pobreza na sua totalidade, aquele que deu os primeiros passos para compreender o outro ao ir ao Egipto e se encontrar com o sultão Al-Kamil que os cruzados se preparavam para atacar. Francisco, o homem que acolheu Clara e as suas companheiras, mulheres que queriam seguir o seu estilo de vida. Aquele que tratava por “irmão” todas as criaturas.
Os primeiros segredos sobre a eleição de Bergoglio
2013-03-15 01:05:56

Cardeal argentino tornou-se rapidamente favorito no conclave, após primeira votação dividida com Scola e Ouellet. Os cardeais que elegem o Papa juram manter segredo sobre as suas deliberações, mas pormenores do conclave começaram a surgir nesta quinta-feira sobre a forma como Jorge Bergoglio rapidamente surgiu como a primeira escolha para substituir Bento XVI.
Jorge Bergoglio, um jesuíta austero e moderado
2013-03-14 23:04:19

O argentino Jorge Bergoglio, de 76 anos, eleito esta quarta-feira para suceder a Bento XVI é um jesuíta austero, considerado como moderado e de tendência reformista. Segundo algumas indiscrições saídas do anterior conclave, em 2005, este terá sido o candidato que disputou a eleição com Joseph Ratzinger, que viria a ser eleito Bento XVI.
Igreja precisa de renovação espiritual
2013-03-14 23:03:18

O papa Francisco alertou hoje, na sua primeira missa celebrada no Vaticano, para a necessidade de renovação espiritual da Igreja Católica, que não pode, disse, "transformar-se numa organização não-governamental".
Primeira homilia do Papa: "Sem Jesus Cristo, podemos ser uma ONG piedosa, mas não a Igreja"
2013-03-14 22:59:08

Francisco celebrou primeira missa. Quer uma Igreja a pregar os valores de Cristo e em movimento. O movimento foi a ideia central da primeira homilia do Papa Francisco, que na tarde desta quinta-feira celebrou uma missa na Capela Sistina, com os outros 114 cardeais. Foi o momento que marcou o fim do conclave.
Bergoglio, o jesuíta modesto que chegou a Papa
2013-03-13 23:53:53

Argentino escolheu o nome de Francisco para ser designado durante o seu pontificado. Um Papa modesto, conservador e preocupado com os mais pobres. São estes alguns dos traços do 266.º Papa, o primeiro oriundo do Novo Mundo. Jesuíta, de 76 anos, o cardeal Bergoglio é uma escolha improvável para os que previam que, depois do pontificado curto de Bento XVI, que renunciou devido à idade, o novo Sumo Pontífice seria escolhido entre os mais jovens do colégio cardinalício.
Cardeal argentino Bergoglio de 76 anos é o Papa Francisco
2013-03-13 19:43:25

Mais de uma hora depois do fumo branco, o cardeal francês Jean-Louis Tauran anunciou a partir da varanda da Basílica de S. Pedro o nome do novo Papa: Jorge Mario Bergoglio.
Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa
2013-03-13 19:42:03

Argentino escolheu o nome de Francisco I para ser designado durante o seu pontificado.

O novo Papa é o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que adoptará o nome de Francisco I. Arcebispo de Buenos Aires tem 76 anos e é o primeiro jesuíta a ser eleito Sumo Pontífice e o primeiro da América do Sul.
"Os cardeais foram buscar-me ao fim do mundo"
2013-03-13 19:39:44

"Habemus papam"! Coube ao protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, fazer o anúncio oficial. Foi eleito Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, arcebispo emérito de Buenos Aires, que será desiganado Francisco I. Às 19.14 horas da varanda da Basílica de S. Pedro foi anunciada oficialmente a eleição do sucessor de Bento XVI.
Fumo branco no Vaticano: 'Habemus Papam'
2013-03-13 19:37:03

Às 18.06 saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina, indicando a eleição do novo papa. Os sinos da Basílica de São Pedro começaram também a tocar a repique, anunciado que foi encontrado o sucessor de Bento XVI.
Série "A Bíblia", com Diogo Morgado, vai ser transmitida pela SIC
2013-03-12 22:40:22

A série norte-americana A Bíblia, protagonizada pelo actor português Diogo Morgado e já estreada nos EUA no Canal História, chega a Portugal através da SIC, que começa a transmitir esta minissérie de quatro episódios a 28 de Março.
'A Bíblia' chega a Portugal depois de fazer história
2013-03-12 22:39:10

Minissérie protagonizada pelo português Diogo Morgado - que é Jesus Cristo - estreia dia 28 na antena da SIC, depois de ter sido vista por mais 13,1 milhões de pessoas nos EUA. Veja o vídeo em aqui.
Patriarca de Lisboa é o 32.º cardeal a votar
2013-03-12 22:37:38

O patriarca de Lisboa, José da Cruz Policarpo, vai ser o 32.º cardeal a votar no Conclave para a escolha do sucessor de Bento XVI, de entre os 115 eleitores que a partir de hoje estão reunidos na Capela Sistina.
Católicos aguardam pela nova era na Igreja
2013-03-12 22:36:05

Primeiro fumo foi negro. Votações para encontrar sucessor de Bento XVI continuam quarta-feira de manhã.
Desafios para a Igreja com o novo Papa
2013-03-09 20:16:29

A Igreja Católica leva consigo um imenso paradoxo. O sociólogo Olivier Bobineau descreveu bem a situação. "A Igreja católica é uma junção paradoxal de dois elementos opostos por natureza: uma convicção - o descentramento segundo o amor - e um chefe supremo dirigindo uma instituição hierárquica e centralizada segundo um direito unificador, o direito canónico. De um lado, a crença no invisível Deus-Amor; do outro, um aparelho político e jurídico à procura de visibilidade. O Deus do descentramento dos corações que caminha ao lado de uma máquina dogmática centralizadora. O discurso que enaltece uma alteridade gratuita coexiste com o controlo social das almas da civilização paroquial - de que a confissão é o arquétipo - colocado sob a autoridade do Papa. Numa palavra, a antropologia católica tenta associar os extremos: a graça abundante e o cálculo estratégico. Isso dá lugar tanto a São Francisco de Assis como a Torquemada."




Envie esta página

Imprimir