Cardeal argentino Bergoglio de 76 anos é o Papa Francisco
2013-03-13 19:43:25

Mais de uma hora depois do fumo branco, o cardeal francês Jean-Louis Tauran anunciou a partir da varanda da Basílica de S. Pedro o nome do novo Papa: Jorge Mario Bergoglio.

O Papa Francisco nasceu em Buenos Aires e tem 76 anos. O nome do jesuíta Jorge Mario Bergoglio era um dos falados para suceder a Bento XVI. Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, é o primeiro papa do continente americano e o primeiro jesuíta a chegar ao cargo máximo da Igreja Católica.

"Buona sera", disse dirigindo-se aos fiéis na praça de S. Pedro em italiano, agradecendo o acolhimento caloroso de todos. "Parece que os cardeais me foram buscar ao fim do mundo", indicou. Depois, rezou em homenagem ao papa emérito, Bento XVI.

O Papa Francisco apelou depois à "fraternidade", ao "amor" e à "evangelização" dentro da Igreja e pediu minuto de silêncio: "Rezem por mim e deem-me a vossa bênção." Depois deu a sua primeira bênção 'Urbi et Orbi'.

"Anuncio-vos uma grande alegria, temos um papa, o muito eminente e reverendo senhor, o senhor Jorge, cardeal Bergoglio da Santa Igreja romana o qual escolheu o nome de Francisco", disse Tauran em latim.

O sucessor de Bento XVI foi eleito à quinta votação, ao segundo dia de Conclave.

A praça de São Pedro é pequena para todos os fiéis que quiseram ver de perto o novo papa.

Fonte DN