"Os cardeais foram buscar-me ao fim do mundo"
2013-03-13 19:39:44

"Habemus papam"! Coube ao protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, fazer o anúncio oficial. Foi eleito Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, arcebispo emérito de Buenos Aires, que será desiganado Francisco I. Às 19.14 horas da varanda da Basílica de S. Pedro foi anunciada oficialmente a eleição do sucessor de Bento XVI.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo emérito de Buenos Aires, Argentina, é um sacerdote de origem jesuíta. As suas primeiras palavras na varanda da basílica de S. Pedro simples: "Os cardeais foram buscar-me ao fim do mundo". De seguida dirigiu palavras de saudação a Bento XVI.

Antes da benção "urbi et orbi", Francisco I pediu um período de silêncio, "um favor", para que o povo pedisse que o Senhor o abençoasse e dirigiu um apelo à fraternidade no seio da Igreja.

O fumo branco saiu da chaminé da Capela Sistina à 19.05 horas (hora de Portugal continental) assinalando a eleição de um novo papa pelos 115 cardeais eleitores para suceder a Bento XVI.

Para conhecer o nome do novo Papa foi necessário esperar que o novo líder da Igreja Católica aceitasse a nomeação e escolhesse um nome antes que o protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, se apresentasse para o anúncio oficial ("habemus papam"). Só então o novo Papa se apresenta na varanda da Basílica de S. Pedro.

O sinal do fumo branco foi aclamado após alguns instantes de hesitação pela multidão que enche a Praça de S. Pedro, no Vaticano, já que inicialmente o fumo não era suficientemente branco para ser esclarecedor.

Alguns segundos depois, os sinos da Basílica de S. Pedro começaram a soar, repicando como em dias de festa, confirmando a notícia da eleição do novo Papa.

Enquanto aguarda o anúncio, a multidão continua a cantar e a saltar, gritando "viva il papa" (viva o Papa).

Após a fórmula "habemus papam" pronunciada pelo cardeal Jean-Louis Taurant, o 266.º Papa da história fará a sua aparição na varanda para a sua primeira benção urbi et orbi.

Esta eleição coloca um ponto final em quatro semanas inéditas e movimentadas após o surpreendente anúncio da renúncia de Bento XVI, a 11 de fevereiro. Trata-se da primeira renúncia em sete séculos, após o Papa Celestino V.

Fonte JN