paroquias.org
 

Notícias






Papa Francisco preside à Via-Sacra no Coliseu de Roma
2013-03-29 22:15:36

O Papa não carregará a cruz de madeira entre as 14 estações que simbolizam a paixão e crucificação de Jesus Cristo. Durante a tarde, no início da celebração da Paixão do Senhor, Francisco rezou uns minutos estendido no chão.

Milhares de pessoas assistiram na Basílica de S. Pedro à leitura da Paixão de Cristo e à homilia do pregador apostólico Raniero Cantalamessa, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

À noite, durante a Via-Sacra, Francisco, tal como o seu antecessor Bento XVI, ficará sentado num terraço que domina o célebre anfiteatro onde milhares de cristãos foram martirizados nos primeiros séculos. Falará para a multidão de fiéis que é esperada no final da Via-Sacra.

A Via-Sacra é uma série de catorze quadros que representam as cenas principais da Paixão de Cristo. Entre cada uma, várias pessoas carregarão a cruz de madeira, incluindo seminaristas chineses, famílias italianas, religiosos do Libano e da Nigéria ou jovens do Brasil.

As meditações que serão lidas durante a cerimónia foram preparadas por dois jovens libaneses, sob a orientação do patriarca maronita Béchara Boutros Raï. As meditações tinham sido encomendadas por Bento XVI, que queria chamar a atenção para o drama no Médio Oriente, desde a guerra na Síria à coexistência difícil entre muçulmanos e cristãos.

As meditações terão inúmeras referências "às tradições dos sacerdotes orientais, às liturgias orientais", indicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

por Susana Salvador, com agências

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia