Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Espiritualidade e Oração

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 2 de 24
Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 01:55

Na semana de oração pelos seminários, nem uma nota. Nem uma oração. Que grande diferença entre este forum e a Igreja real das pessoas simples.
É que um pouco por todo lado esta semana foi-se rezando pelos seminários e pelas vocações.
O não ser um assunto de interesse aqui no fórum só vem mostrar como andam longe do reino dos ceus. Acho que era o que Jesus diria.

P.S. Podem começar com o habitual ataque, que não me tira o sono.
Abrassos.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 02:39

Caro Paulo:

Ainda bem que os ataques não te tiram o sono. E eu não te vou atacar. Apenas tento conversar calmamente contigo. Pronto?

Então, lê com calma.

O fórum «são» as pessoas que nele participam. Naturalmente, as pessoas são diferentes e têm sensibilidades diferentes. Tens todo o espaço para dar expressão à tua sensibilidade, sensibilizando os restantes para essa realidade da Semana dos Seminários, complementando, aportando algo de significativo com a tua presença, superando uma lacuna.

Só não me parece bem que concluas daí que estamos longe do Reino dos Céus. Este é um juízo teu, de muita relevância!

Um fórum é apenas um fórum. Não significa que ele reflicta exactamente aquilo que são as pessoas que nele participam. As pessoas não são aquilo que escrevem e menos ainda podes tirar conclusões daquilo que consideras omissões.

Talvez outras pessoas que participam no fórum tenham rezado pelos Seminários e continuem a fazê-lo. E talvez outros o façam noutras datas, dado que este fórum não é apenas frequentado por pessoas que residam em Portugal, e a Semana dos Seminários não se realiza em todos os países ao mesmo tempo.

Enfim, tantas razões para um olhar mais benevolente!

É verdade que no tópico «Meu dia em oração» não apareceu nada referente aos Seminários. Mas, ao que parece, também não puseste nada. Nem uma oração, nem um tópico... Limitaste-te a lamentar neste tópico, arremetendo contra todos, com a acusação de que estamos longe do Reino dos Céus.

Tantas razões para um olhar mais benevolente e escolheste o dedo acusador e o chicote!

Alef

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 04:00

Pensamento


O verdadeiro Líder Cristão é uma pessoa que tem visão das possibilidades pastorais e descobre caminhos de lhes dar vida.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 13:24

Os exageros habituais do Alef. Não usei chicote nenhum. E se não pus oração nenhuma nem mais nada, foi propositado.
Anda tudo a tentar impor as suas ideias aos outros, de um ponto de vista que não é da cristão, que não me vou dar ao trabalho de aqui o fazer. Ja o fiz, e faço-o noutros espaços. Mas aqui não.
Fica-te bem defender a casa. Afinal se nao a defendes tu, quem a fará.
Rezo por ti.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 13:58

Pois, eu sou um exagerado. Não usaste chicote nenhum, nem acusaste ninguém. Só disseste que estamos longe do Reino dos Céus.

Não puseste nenhuma oração nem mais nada de propósito. E se os demais também omitiram a oração ou a referência de propósito?

Que te distancia ou eleva em relação aos demais?

Porque estamos mais longe do Reino dos Céus que tu?

Alef

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:12

Não mereces resposta Alef.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:32

Citação:
Paulo
E se não pus oração nenhuma nem mais nada, foi propositado.

Claro que foi de proposito. Se o tivesses mencionado no início da semana, como poderias agora no final desta apontar o dedo ao demais e mandar abaixo o fórum como "grande diferença entre este forum e a Igreja real das pessoas simples" e "como andam longe do reino dos céus"?

Ainda bem que tu estás próximo do reino dos céus. Não queres partilhar connosco umas luzes da tua sabedoria para que também nós possamos estar próximo?

Abraços,
Luís Gonzaga

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:35

É natural. Se ninguém merece o Reino dos Céus e eu estou longe do Reino dos Céus, é natural que nem uma resposta mereça. Portanto, o teu juízo implacável deveria chegar ao fim. Mesmo assim, respondeste. ;-)

Gratias ago tibi.

Alef

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:44

Tenho uma dúvida: estes últimos posts é que são o pensamento do dia? :)
Cunha

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:45

Que bom ver o Luis Gonzaga, por cá. As saudades eram muitas, mas certamente tens tido coisas mais importantes a fazer.
Vem mais vezes... não só puxar orelhas, mas debater, partilhar.
Um abraço amigo, e cumprimentos a Susete e bébé.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/11/2006 15:58 por Paulo.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:45

Não, só é pensamento do dia o antepenúltimo! ;-)

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 18/11/2006 15:46 por Alef.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:57

Caro Alef...
Tantos anos a queimar as pestanas, saberás certamente bem melhor que eu que o Reino dos Céus nem o mereces tu nem o mereço eu. O que alcançamos é pela graça de Deus. Não se vai por méritos mas por oferta de Nosso Senhor.
O juízo implacável de que te queixas, és tu quem o fizeste. Ou melhor, incluiste-te dentro de um juizo de valor. Que na santa liberdade dos filhos de Deus tenho o direito de fazer. A menos que este forum seja uma especie de Dama impoluta, qual imagem do Céu do qual não se pode tocar.
Uma certa humildade faz bem a todos. As criticas nem sempre são destrutivas. Podemos pensar que se calhar até estavamos afastados do central e mudar.
Mas quando a atitude é de soberba, a critica é vista como um ataque, então Alef não ha mesmo nada a fazer.
O reino dos céus é algo dinamico. Ora estamos perto, ora longe. Pelo menos na minha vida espiritual assim o entendo. Não foi desejo meu insultar ninguém. Apenas passar de forma "socrática" espicaçando consciencias, que o essencial cristão não é a PMA nem o ABorto, nem o celibato dos padres.
Quando se fala de algo mais sério logo se reclama dizendo que nao tem interesse, que estamos a discutir o sexo dos anjos.
Perdoa o desabafo. Mas foi para construir e não para destruir.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 16:17

Caro Paulo:

Se o juízo que fizeste de que estamos longe do Reino dos Céus foi para espicaçar as consciências, escolheste a pior forma de o fazer, porque te colocaste numa atitude «protegida» e «imune» de juiz que acusa a todos os demais. Se a tua intenção era socrática, esqueceste-te da maiêutica e assim passas por mais um qualquer sofista.

Naturalmente me vi incluído, porque tu fizeste um juízo sobre todos quantos nada escreveram sobre a Semana dos Seminários. Não me incluí, tu é que me incluíste. Incluíste toda a gente, porque ninguém correspondeu aos teus critérios (ou a um dos critérios) de proximidade do Reino dos Céus. Não tinha outra possibilidade de leitura.

E, apesar da tua justificação de agora, nota que o teu juízo é unilateral e cai mal em quem lê. E não devia deixar-te assim tão tranquilo.

Não se trata sequer de eu pensar que as críticas não têm lugar. Trata-se, sim, do modo como fizeste a tua crítica. O Luís expôs bem a questão: de propósito nada disseste até esperar o momento para nos passar a «excomunhãozinha» de que estamos fora do Reino dos Céus.

Tu dizes que foi para construir. Pode ser que tenhas tido essa intenção. Mas então a expressão saiu mal. Eu não discuto as tuas intenções mais profundas. O que discuto é a forma da mensagem, que me pareceu infeliz e reincidente. A lição a tirar daqui parece-me simples: convém ter cuidado com juízos deste tipo.

Alef

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 16:21

Vai a caixa das privadas por favor.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 18:23

Estão a desviar o "Pensamento do Dia" :)

E tu Paulo, porque assim contra o Alef??? Ai, ai:)))

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 18:45

Pensamento


Devemos tratar os amigos como desejamos que eles nos tratem. Ama-se o que se conquista com esforço.


Aristóteles

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 06:28

Pensamento


Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.

(Molière, dramaturgo francês)

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 14:41

Pensamento


O amor é a força mais importante no desenvolvimento
da nossa vida física, emocional e espiritual.

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 16:12

Pensamento


"Os automobilistas que respeitem com vigilância as regras da condução e que estejam sempre atentos aos outros.”


Papa Bento

Re: Pensamento do Dia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 18:22

“Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o Meu Espírito sobre toda a criatura.

Os vossos filhos e as vossas filhas hão-de profetizar; os vossos jovens terão visões e os vossos velhos terão sonhos”. (Act.2,17).

Página actual: 2 de 24


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.