Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 10 de January de 2005 13:33

Este tema pode não ter, para alguns, grande interesse ou significado!
Mas foi algo que provocou um debate aceso na última reunião de catequese aqui na paróquia.
Como nós temos muitos grupos que tem catequese durante a semana e cujos os catequizandos, depois não vão à missa no sábado(missa das crianças) mas até vão à missa com os pais no Domingo, um dos nossos catequistas diz que não achava correcto que as crianças/adolescentes fossem à missa com os pais! Ele achava que era obrigação elas irem com o catequista.

Será que as crianças não devem ir com os pais à Eucaristia? Será que o maior exemplo para eles não são as atitudes dos pais?

Gostava de saber a vossa opinião.

Um abraço

Sandra Isabel

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de January de 2005 13:54

Sandra, tens razão quando defendes que as crianças devem ir com os pais à missa. Não são os catequistas que tem esse dever.
No dia do Baptismo da criança o padre pergunta aos pais, se estão conscientes do compromisso que assumiram de ajudar a criança a cumprir os mandamentos e amar a Deus e ao proximo. A tarefa da educação na fé cabe sempre aos pais e padrinhos. A igreja dá uma ajuda nesse sentido, sendo os catequistas auxiliares dos pais e padrinhos na educação na fé, nunca os substituindo.
Os pais como modelos para a criança indo à Missa com elas, são um exemplo claro dessa mesma educação.
Para a criança, o catequista não aparece tanto como modelo, mas um amigo, alguem da Igreja que os ensina, como os professores etc.
A dada altura da caminhada da criança, esta pergunta-se, se a missa é boa para mim porque os meus pais não vão? Se não é boa para eles porque é para mim?
Numa epoca em que as pessoas trabalham cada vez mais, e pouco tempo as familias estão juntas,irem à Missa juntos, em familia é uma graça enorme, partilharem e viverem todos o mesmo amor e louvor a Deus.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de January de 2005 13:55

Era o que faltava um catequista querer substituir-se oos pais.....

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de January de 2005 15:58


Sandra

Aqui na nossa igreja, quem acompanha sempre as crianças na primeira comunhão, são os pais.
Fazem uma fila pela igreja acima, um pai de cada lado e a criança ao meio...e os primeiros lugares da igreja, são sempre para eles, junto ao altar!
Mesmo depois da catequese as crianças assistem à missa o lugar deles é junto ao altar, com as suas catequistas. Ainda ontem, estive numa das missas onde estavam as crianças da catequese e onde se celebrou o baptismo do Senhor. Todos, mesmo crianças acendemos uma vela.
O padre perguntou às crianças, quando precisamos de luz? E perguntou às cranças se sabiam o dia que foram baptizados, diziam a data de nascimento.
As crianças são inocentes...

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de January de 2005 22:05

Sandra,

Deduzo que o catequista que defende que deveria ser ele a levar as crianças à missa, não tem filhos! :-) Doutra forma, jamais pensaria desse modo.

Como diz o Pe. João Luis, no Baptismo afirma-se que a responsabilidade de educar na fé compete aos pais e aos padrinhos. E que melhor forma de educar na fé que participar no sacramento da Eucarístia?

Luis

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 13:24

Caro Luís,

Tem toda a razão... não é pai!
Mas Luís, eu penso que não é uma questão de se ser pai ou não! Eu ainda não sou mãe e acho inconcebível uma ideia destas...
Então quer dizer, nós, e penso que pelo país interior, lutamos para que os pais acompanhem mais os filhos; que o ir à catequese não seja somente 1 hora ou no nosso caso para alguns, uma tarde inteira de sábado, em que os pais “despejam”(desculpem a expressão) ali os filhos e vão às compras?!
Acho que se um pai acompanha o seu filho nos dias de hoje, isso tem que ser visto como uma graça de Deus.
Devo confessar-vos, como catequista fiquei muito triste, depois deste nosso “debate”, na passada 6ª feira. É claro cada um tem direito à sua opinião! Mas esta opinião vinda de um catequista, deixou-me a pensar se não teremos que ser mais cuidadosos na selecção dos nossos catequistas.
Com isto não quero dizer que as pessoas não são validas, mas se calhar são mais válidas noutros movimentos, noutras áreas ....
Não sei se estarei a pensar bem, e emendem-me se estiver a errar, mas como elemento da Direcção da Catequese, tenho que ponderar muito bem este assunto, pois será um dos assuntos em foco na nossa próxima reunião de direcção e gostava que partilhassem comigo as vossas opiniões.
Desde já obrigado aos que já o fizeram.

Um grande abraço de Amizade

Sandra Isabel

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 13:41

Cara Sandra:
Os catequistas deveriam ser bem seleccionados e fazer formação... A situação que descreve decorre um bocado de uma certa visão de alguns catequistas ( e alguns padres) de pretenderem controlar eles a vida religiosa das crianças...
Mas, aoa que tu referes, é a opinião de apenas Uma pessoa, contra a opinião de todos os outros catequistas...Portanto, nem tem sentido que prevaleça....

Os pais é que são os responsáveis por escolher e conduzir as actividades religiosas dos seus filhos.
Não compete aos catequistas "levar as crianças à missa" ou á Confissão ou a qualquer outra actividade, sem a autorização dos pais.
As próprias actividades da Catequese devem ser acompanhadas pelos pais, que devem completar / complementar ou até discutir com os filhos o que lhes foi ensinado na catequese...
Aliás, os pais devem ir falar com os catequistas sobre os conteúdos da catequese ou a forma como aqueles estão a ser ensinados às crianças...
Já tive situações em que tive mesmo de intervir junto do catequista para que certos temas não fossem abordados.


Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 14:00

Tambem já tive uma dessas situações em que um pai entendeu que um dado tema não devia ser dado na catequese do seu filho. Dado ser um grupo de adolescentes, e o tema em questão estar nao só previsto como vinha no proprio manual entregue no inicio do ano.
Compete aos pais a educação na fé, o acompanhamento posterior e até um maior desenvolvimento dos temas dados. Não lhes compete dizer à Igreja o que querem ou não que ensinemos aos filhos.
Quando entregam à Igreja uma missão que é sua, decorrente do compromisso assumido no Baptismo dos seus filhos, parte-se de um pressuposto de que não só concordam com a doutrina da Igreja, como confiam naqueles que são os catequistas dos seus filhos.
Quando tal não acontece - e por vezes tais situações sucedem - os pais tem uma solução, que é retirar as crianças da Catequese e serem eles mesmos a cumprir na integra o seu papel.
Os programas da Catequese são aprovados pela Conferencia Episcopal Portuguesa, e nem o catequista tem o direito de os deformar a seu belo prazer nem os pais de impedir que temas sejam dados.
No meu caso, o tema foi efectivamente dado - porque estamos para ensinar o que a Igreja ensina e não o que os pais pensam. Quando os pais pensam diferente da Igreja, tem sempre solução.
Nunca se ouviu falar de pais que impediram que dados temas sejam leccionados nas escolas, discordando de matérias que em determinadas disciplinas condicionam o olhar dos jovens sobre o mundo e a sociedade.
A Catequese não é excepção, serve para transmitir o que a Igreja ensina.
Quanto ao catequista em questão, talvez seja excesso de zelo, talvez nem seja por mal, por gostar de ter os miudos juntos com ele na missa.
A intervenção de todos, com caridade pode ajudá-lo a compreender esta situação.
Nunca seremos suficientemente gratos a todos os catequistas que abnegadamente todas as semanas ali estão com amor a dar o que têm.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 14:28

EStá o padre em causa muito enganado. Os pais podem e devem dialogar com os catequiestas sobre os temas da catequese e aforma como saõ abordados, devendo inclusivamente manifestar os seu desagrado ou a sua não autorização de forem abordados temas que não tenham nada a ver com os conteúdos da catequese.
Exemplo concreto...
Há um ano ou dois atrás fui surpreendida porque o meu filho mais velho vinha da catequese com um livrinho aparentemente para crianças, coma história dos três pastorinhos.
O livrinho, em versão infantil e com simpáticos bonecos pretendia relatar a vida das referidas crianças. A catequista, que é uma execelente pessoa, cheia de boa vontade , resolveu oferecer o livrinho aos miúdos, sem sequer o ler ( pois tinha a chancela de Fátima).
Bem, o dito livrinho é uma aberração. Nele as criancinhas aprendem o valor do sacrifício físico aos olhos de deus ( que gostava muito que a JACINTA E O FRANCSICO SE FUSTIGASSEM COM URTIGAS E PASSASSEM MUITAS HORAS SEM BEBER ÁGUA e fizessem outras coisas desse tipo para agradar a Jesus, que,deve adorar especialmente o sofrimento das criancinhas e por isso fica muito contente quando os meninos sofrem....

O livrinho é de tal maneita edificante que alguns meninos tiraram dele uma conclusão lógica " ò mãe, não quero ser bom, porque os meninos bons morrem "...

Portanto, tornou-se importante falar com a catequista... afinal, Fátima não faz parte da catequese e emnsagem de fátima vai contra o evngelho....

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 14:32

De igual forma, há temas que não devem ser abordados na catequese ou por falta de formação dos catequistas ou por não constarem dos programas. Por exemplo, fazer referências descontextualizadas ao aborto ou eutanásia a crianças seis ou sete anos, ou fazer referências políticas e ideológicas durante "aulas" de catequese parece-me inadmissível .
Também a dita "catequese de Adolescentes" dever ser especialmente fiscalizada pelos Pais, pois muitas vezes os temas são abordados levianemente, sem uma sólida formação dos intervenientes.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 14:39

Pe. João Luis

Que eu saiba, os pais aquí não são tão exigentes como a catolicapraticante! Mas vou dar a minha opinião: a pais que não estão satisfeitos com o que as catequisas ensinam, era dar a vantagem a esses pais de ensinar os filhos em casa...o padre, ao examinar a criança, não sabia respoder, tal e qual como quer a religião católica, era excluido...as crianças não tem culpa, mas...
As catequistas trabalham gratuitamente...
Os cursos de preparação para uma catequista, custam dinheiro...Quem Paga?
Aquí no Canadá há certas catequistas com cursos de catequese, mas há igrejas que pagam a essas catequistas e os pais das crianças pagam para os seus filhos terem catequese!!!...

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 14:45

SEnhora Ana :
Em Portugal os pais também pagam a catequese dos seus filhos. E pagam ainda os manuais , as Bíblias, os catecismos e colaboram nos materiais para a Catequese e em todas aactividades desenvolvidas pela catequese!
E mais, os pais são também catequistas!
É lamentável que no Canadá os pais sejam pouco exigentes com a catequese dos seus filhos...

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 14:57


Senhora catolicapraticante


Se os pais não são exigentes no Canadá, é porque têm confiança nas catequistas...!!!

Há pais, que pensam que sabem muito e só servem para baralhar catequistas, padres e professores...

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 15:01

Mas onde é que se paga para uma criança ir à catequese? O manual sim.. mas a inscrição?

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 15:04

No início do ano paga-se uma inscrição por cada menino.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 15:08

Senhora ana emigrante Do Canadá:
Os pais podem ser exigentes e simultaneamente confiar nos catequistas!!! Uma coisa não exclui a outra! Quanto mais exigentes forem os pais, melhores serão os catequistas. mais bem formados e mais confiáveis!
SE os padres professores e catequistas s deixam baralhar com tanta facilidade é porque não não são bem formados nem desempenham bem a sua Missão e só baralham as crianças....

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 15:17


Senhora catolicapraticante migrante de Portugal


Estás enganada...

Um pai exigente, até faz um filho desobediente...é o que tu vais ter...


Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 18:44

Cara Sandra Isabel,

Tentemos agir de forma optimista :-) Para as crianças que de outra forma não irão à missa, então, talvez o catequista, ou mesmo os responsáveis gerais da catequese possam falar com os pais para que as crianças possam ir à missa com o catequista.

Para todas aquelas que já vão à missa com os pais, talvez não haja necessidade de levar as crianças a duas missas dominicais (uma no sábado e outra no domingo). Lembro de quando era criança e andava nos primeiros anos da catequese, a missa das crianças era ao sábado à tarde (16h), logo a seguir à catequese. Era uma missa muito interessante e participativa pois estavam presentes todas as crianças e adolescentes da catequese. Mas, no domingo, os meus pais queriam que eu fosse a missa com eles, novamente. O que para mim era bastante aborrecido.

Como a educação cristã das crianças é da responsabilidade dos pais (e padrinhos), sugeria que abordassem esse tema com os pais das crianças. Como catequistas, é importante que se garanta que as crianças pelo menos assistam à missa dominical, preferencialmente, com os pais. À falta deles, com os catequistas.

É a minha opinião.

Luis

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 19:05

Cara catolicapraticante,

Levantas uma tema importante que, desde que fui pai, já por diversas vezes pensei nele. Se compete aos pais educar na fé cristã, como agir quando outros tentam ensinar algo com o qual não concordamos ou temos as nossas reservas? A minha resposta é "agir" e assumir as responsabilidade que assumimos.

Temos várias formas de o fazer. Por exemplo, uns amigos nossos decidiram começar a dar catequese, escolhendo os anos em que os seus filhos frequentavam para ser eles a darem catequese aos seus filhos.
Pode-se agir pró activamente. Antes de se falar de certos temas na catequese, falar-se deles em casa e instruindo antecipadamente. Ou, reagir simplesmente, sabendo o que se passou na catequese, vendo de que forma foi dado e corrigindo o que nos parece necessário corrigir.

Por outro lado, pretendo educar os meus filhos na pluralidade. Quero que cresçam sabendo que existem outros que pensam de forma diferente, pelo que não me chocaria que os assuntos da catequese fossem abordados como previsto, mesmo que de forma diferente àquela que os pais transmitem. Mais que baralhar a criança, espera-se que ela aprenda a ver vários caminhos. Claro, dentro do limites do razoável e do bom senso, que não me parece ter existido no exemplo do livrinho que citaste.

Quanto ao custo da inscrição, provavelmente estás-te a referir a uma pequena contribuição que é dada para ajudar em alguns custos da catequese (decerto que o Pe. João Luis pode dar uma ajuda, por exemplo, se tal existe na sua paróquia). Creio que se trata apenas de uma ajuda, e não o valor da formação da criança em causa, como se de uma propina se tratasse.

O Pe. João Luis referia outro aspecto importante: que a Catequese serve para transmitir o que a Igreja ensina. Na teoria, todos concordamos mas na prática, será sempre assim? Se admitimos que por ventura a maioria dos catequistas não tem a formação adequada, como poderemos ter a certeza que não existem erros no ensino? Este raciocício é válido também para a escola: quantas vezes temos professores medíocres que, embora não cometendo erros graves, ficam muito aquém dos objectivos estabelecidos?

Luis

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 20:46


Na minha igreja, as catequistas, são jovens estudantes universitárias e quase todas na via ensino. Para elas, no fim de trabalhar um ano ou dois com crianças na catequese, torna-se mais fàcil conseguir trabalho numa escola do ensino católico.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.