Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 21:00

Senhora c emigrante no canadá:
Enganou-se no adágio! "Pais pouco exigentes, filhos pouco pouco obedientes"
Ah e não sou migrante em Portugal. Sou mesmo portuguesa!

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de January de 2005 23:56

Conheco o dito livro, porque eu proprio o distribuo às criancas que tenho na catequese. Tem autorização da Igreja portuguesa, da qual a catequese faz parte, e portanto autorizado. A mensagem de Fatima ESTÁ DE ACORDO COM O EVANGELHO!!!! Diz o Papa, diz a Igreja, diz quem realmente importa que diga. Em lugar nenhum do Evangelho se diz que a penitencia é errada, e se os Bem Aventurados Francisco e Jacinta foram beatificados praticando essas mesmas virtudes ascéticas, é porque a Igreja as aprova e recomenda.
Quem não concorda com o que a Igreja ensina como já referi, tem muito bom remédio, é não entregar à Igreja a educação na fé dos seus filhos.
O tema a que me referi anteriormente era precisamente o aborto e a eutanásia, para pré adolescentes de 13 anos. O pai do jovem que sendo a favor do aborto, entendeu que não devia ser o tema dado. Ao que prontamente a catequista depois de ter falado comigo lhe retorquiu, se não quisesse que o filho estivesse presente, que não o autorizasse a ir, agora que o tema seria dado, seria. Como o foi. E exposta a doutrina clarissima da Igreja anti aborto e anti eutanásia.
A doutrina da Igreja é muito clara, os pais que por um motivo ou outro discordem dela, tem sempre a alternativa de na sua plena liberdade, optar por tirar de la os seus filhos.
É muito facil atirar pedras aos catequistas, que semanalmente fazem o que os pais não querem nem sabem fazer. É muito facil dizer que não tem formação, agora dar a cara, estar a dar catequese com seriedade, estudando, rezando..... isso é que não.
É muito mais facil vir aqui ao forum atirar bitaites......´
O Costume........................

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 00:16

Caro Pe. João Luis,

Há que reconhecer a boa vontade e espírito de dedicação dos catequistas de todo o país. Quando afirmei que a maior parte dos catequistas que conheço não tem qualquer formação para o serem, sei do falo. Talvez na sua paróquia seja diferente. Ainda bem que o é.

Talvez possa partilhar connosco do conjunto dos catequistas da sua paróquia, quantos têm formação específica para o serem? E, se possível, o que considera, na sua opinião, formação adequada para que um católico possa ser um bom catequista.

Obrigado,
Luis Gonzaga

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 02:09

No caso referido do execrável livrinho, a catequista, depois de ler o livro, ficou também perplexa com o seu conteúdo e concordou com os pais relativamente a esta questão de que se tratava de uma matéria que não tinha cabimento no programa de catequese.
Aliás, volto a repetir que acatequista é uma excelente pessoa, com uma sólida formação e foi mesmo um lapso (bem intencionado) ter entregue aquela idiotice aos mininos para eles lerem. Bastou um diálogo com os pais pra se clarificar a situação. E aos meninos foi ensinada a verdadeira doutrina da igreja.

Parece que há padres que não têm este comportamento.

Portanto - um sério aviso aos pais - Nem sempre na catequese se segue a Doutrina católica ou o catecismo da igreja.

Aqui fica retratado um exemplo de como se pode subverter a Catequese e poluir a mente das crianças com conceitos que nada têm a ver com o cristianismo, com Evangelho ou com a Catequese, pois não estão sequer previstos nem no catecismo nem nos manuais aprovados relativamente à catequese de infância.

A penitência e o sofrimento das crianças como forma de "salvar pecadores do inferno" NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O EVANGELHO e só mentes distorcidas é que podem transmitir às crianças a imagem de um deus sÁdico, que necessita do sacrifício físico de crianças ou mesmo da sua morte para se saciar.

Se isto é a catequese de infância que se faz em certas paróquias, muito mal vai esta Igreja portuguesa e pobres das crianças ....

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 02:19

Quanto aos temas do aborto e eutanásia, as crianças devem ter como referência os valores familiares e cristãos e sobretudo têm o direito de obter informações rigorosas sobre estas questões delicadas e não se deixar contaminar por ideologias.
è absolutamente inaceitável que numa aula de catequese se diga ameninos de sete anos que "há mães muito más que matam os filhos"... repito, estes temas não constam da catequese de infância e é um abuso serem sequer aflorados pelso catequistas...


Quanto aos adolescentes de treze anos (já não são pré adolescentes) podem debater estes temas nos seus grupos de jovens, desde que eles sejam tratados com seriedade e verdade e rigor científico e não não como mera propaganda. È portanto necessário que que os orientadores dos debates tenham formação suficiente ( teológica, científica e pedagógica) para conduzir estas actividades.

Os pais devem estar muito atentos e fiscalizar o que se passa nestes contextos, pois correm o risco dos seus filhos adquirirem noções erradas sobre a realidade e sobre os valores do cristianismo... Afinal, os adolescentes devem ser incentivados á autoresponsabilização e autoreflexividade.
E cabe aos pais modelar e dar-lhe pistas de construção de valores autênticos.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 02:29

Concluindo, cabe aos pais manipularem as consciencias dos filhos, no sentido de pensarem como eles querem. A autoreflexividade só funciona na medida em que os filhos aceitem o ponto de vista dos pais como se fossem propriedade deles.
Com tanto receio de manipulações de consciencias, pelo que aqui fica exposto, a senhora Dona Catolicapraticante, manipula claramente a consciencia dos seus rebentos que so podem ouvir o seu lado das coisas. Outras versões além de fortemente acompanhadas são logo recicladas.
Pura manipulação parental......

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 02:41

Caro Luís Gonzaga :

Tens toda a razão quando falas numa atitude pró-activa por parte dos pais. Embora eu note aqui alguma ambivalência por parte de algumas estruturas da igreja- Por um lado queixam-se dos pais por "despejarem os filhos na catequese", mas depois, se os pais participam activamente na formação religiosa dos filhos pode gerar-se algum desconforto....

POsso dar-te apenas o meu testemunho: partir do momento em que os nossos filhos iniciaram a catequese de Infância temo-nos empenhado activamente na Catequese da nossa Paróquia.

O trabalho dos formadores não é muito fácil - os próprios catecismos e manuais actualmente em vigor são de uma pobreza confrangedora, em termos de conteúdo, de valores, de estética, de funcionalidade... Mesmo os catequistas mais empenhados acabam por esbarrar com dificuldades a este nível...

Depois, há coisas incompreensíveis. Faz sentido dar uma Bíblia clássica a meninos de oito ou nove anos e pensar que dessa forma se incentiva a leitura da Bíblia? ??
Porque não utilizar versões da Bíblia ilustrada ou da Bíblia em banda desenhada , ou utilizar filmes, ou até teatros de fantoches para ensinar?

Esquecem-se que os meninos de hoje vivem no mundo da imagem , das tecnologias de informação....

A frase que mais ouço dos miúdo mais velhos relativamente à catequese é : "é uma grande seca"...

Há que reformular manuais e catecismos. Parece que foi recentemente aprovada uma nova versão e que ujm modelo extremamente interessante ficou na gaveta....

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 02:55

Realmente, quem não tem filhos não tem capacidade de compreender o amor pelas crianças.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 12:37

"A mensagem de Fatima ESTÁ DE ACORDO COM O EVANGELHO!!!! Diz o Papa, diz a Igreja, diz quem realmente importa que diga". Parece, caro João Luís, que apenas o que o papa e a sua hierarquia dizem é o que realmente importa que se diga... será? A história diz o contrário... ou pelo menos não é tão exclusivista... mas este não é o tema deste tópico...

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 13:16

O Amor deve educar para a liberdade de pensamento, pela autonomia e nunca numa obcessão em controlar tudo o que chega à criança. Não é necessário ser pai para entender isso. Basta ser-se filho para entender que temos o direito a escolher, a não ser controlado pelo que os pais pensam, que temos o direito de nos confessarmos a quem quisermos, sem que a mãe bisbilhute os meus pecados. Temos o direito de não sermos controldados, manipulados na consciencia por aquilo que os pais querem que nós acreditemos.
O que aqui tem sido exposto, tem sido a oposição entre a liberdade de ensinar e a ditadura paternal que exige que se ensine apenas o que entendem.
Tal é insustentavel. Será possivel serem os programas do ensino rejeitados pelos pais por formarem as crianças no erro?
Numa creche do estado minha conhecida, este ano o projecto educativo passa pelo mágico e sobrenatural, fadas, duendes, etc.
Todos sabemos que tais coisas não existem. Estarão a formar as crianças na mentira, acreditando em tais seres?
Parece-me algo doentio qualquer desejo de controlar mentes de crianças inocentes por parte dos pais. Na adolescencia surgem as inevitaveis revoltas e confrontos, perfeitamente evitaveis quando se educa para a liberdade e autonomia.

Quanto ao Rmcf, a história diz que quem se desvia do ensinamento da Igreja e do Papa, torna-se hereje e normalmente faz uma seita que pensa como ele.
Ha muita coisa discutivel em Fatima, não é dogma de fé. Mas a proclamação de Beatos dos pastorinhos torna-os modelos a imitar, porque a sua vida levou-os ao ceu. Certamente contrasta com o pensamente consumista, laxista e light do homem de hoje. Por isso é que eles são sinal profético.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 16:02


Senhora catolica praticante


Eu também sou Portuguesa...ainda não perdi a minha nacionalidade, que eu saiba, não!!!

Porém no Canadá, sou Canadiana, enganou-se, sabe tanto, sabe tudo, mas errou.

Não sei porque tem raiva aos emigrantes, é assim que você recebe os imigrantes? Quando vai de férias é assim que a recebem noutras paragens?....aí também é emigrante. Creio que não vive 24 horas por dias, 365 dias ao ano sempre no mesmo lugar...
Contudo, espero que seja este o fim, que não gosto muito de conversar consigo...e espero que o bispo, o tal a quem foi acusar uma pessoa do Fórum, vá passando por aquí. Que creio que sim. Assim vê, as gentes racistas que tem no País.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 16:44

Cara senhora emigrante no canadá:
Ainda bem que conserva a nacionalidade portuguesa, é uma benesse para si! Espero também que conserve o amor pelo seu país e o respeito pelos seus concidadãos!

Seria também uma benesse!

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 17:17

"O Amor deve educar para a liberdade de pensamento, pela autonomia e nunca numa obcessão em controlar tudo o que chega à criança."

Compreendo que seja muito difícil para quem não tem filhos nem os pode ter, AMAR verdadeiramente uma criança ou compreender o que é ajudar a crescer uma criança.

È PRECISO muito Amor !

O DEVER dos pais de educarem os seus filhos para a autêntica Liberdade e Autonomia tem uma dimensão positiva - permitir às suas crianças espaços de liberdade e desenvolvimento ( interiores mas também afectivos e de interacção com os outros), proporcionando-lhes vivências e oportunidades de aprendizagem qualtitativamente diferenciadas.

Só assim eles se podem construír enquanto pessoas. Nesse sentido, é DEVER dos pais proporcionarem uma boa formação académica dos seus filhos, mas também uma boa formação cívica, religiosa, física, emocional e relacional.

Qual é o pai ou a mãe que vai inscrever um menino ou uam menina numa creche ou num estabelecimento de ensino e não procura estar informado, com o maior rigor, da qualidade dessas instuições ?
Os pais não procuram sempre EXIGIR o melhor possível relativamente às habilitações , formação e competências das pessoas que cuidam das suas crianças - educadores, professores, pediatras? ??
Não escolhem sempre o melhor para os seus filhos?
Entaõ porque é que alguns indivíduos querem que relativamente á formação religiosa dos seus filhos os pais não estejam igualmente atentos ????

ESte Este DEVER dos pais pode ter também uma uma dimensão de "controle"
Os pais têm o dever por zelar pelo bem estar dos seus filhos e "controlar" as situações que sejam perniciosas para o seu desenvolvimento.
E assim uma pai ou uma mãe devem também estar vigilantes e exercer algum controlo.
Por exemplo: é dever dos pais criar um ambiente seguro, cuidar dos seus pequeninos bebés impedindo qtue eles metam dedos nas fichas eléctricas, tropecem em escadas , vigiar o aesso a varandas ou janelas... è DEVER dos pais controlar alimentação e a higiene doss eus filhos, cuidar do seu conforto e limitar o seu acesso a sotuações que possam atentar contrs a sua saúde e bem estar.

E assim como qualquer pai controla o acesso do seu filho pequeno ou adolescente a sites da internet obscenos, à pornografia, a ambientes violentos ou à utilizaçaõ de bebidas alcoólicas ou Drogas, é DEVER dos pais controlar o acesso dos seus filhos a práticas religiosa que sejam nocivas à saúde mental ou prejudiquem o seu desenvolvimento.

Faz parte desse trash religioso a ideia de que Deus gosta do sofrimento das crianças e precisa do sangue e da morte de muitos inocentes "para salvar pecadores do Inferno". Esta leitura obscena do cristianismo levaria a considerações estranhas, do tipo, com a mortandade horrível de milhares de criancinhas na Àsia, quantos pecadores terão sido salvos a troco destas vidas inocentes?



O acompanhamento dos pais da educação religiosa dos seus filhos, Não se trata do exercício da Ditadura parental.
Pelo contrário. Trata-se de do EXERCÍCIO de uma prentalidade NÃO NEGLIGENTE

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 17:20

PARENTALIDADE NÃO NEGLIGENTE

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 17:42

Cara Ana : Não queria ofendê-la de forma alguma-ao referir que é emigrante no Canadá.
apenas pretendi contextualizar as suas intervenções.
Afinal, somos todos migrantes!
E tenho o maior respeito e consideração pelos Imigrantes que estão em Portugal e contribuem para o desenvolvimento do nosso país.... E são quase meio milhão de pessoas....!

Porém, devo confessar-lhe que me choca muito a forma como,por sistema, fala de Portugal e dos seus concidadãos portugueses, sempre em sentido pejorativo e de "superioridade". Fico com a ideia de que não conhece de facto a realidade portuguesa actual e que as suas referências se situam num determinado periodo de empo ou numa aldeia açoreana...




Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de January de 2005 22:53

Cara Catolicapraticante,

Uma Bíblia com mais de duas mil e cem páginas dificilmente será um atractivo para uma criança. Sê-lo-á mais tarde certamente... Para as crianças, sugiro um pequeno livro da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, com o nome Deus fala aos seus filhos.

Luis

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de January de 2005 00:04

Caro Pe. João Luis,

Acho que hoje não estou nos meus melhores dias, porque fiquei um pouco baralhado com aquilo que aqui escreveu. Por isso, peço-lhe a sua compreensão para me ajudar a esclarecer alguns pontos.

1. Afirma, com um certo sentido de ironia, que os pais estão a manipularem as consciências dos filhos por os porem a pensar aquilo que os pais assim entendem. E que nesse caso os pais estão errados. Mas não utiliza o mesmo raciocínio, nem os mesmos termos, quando se refere ao facto dos catequistas, no decorrer da sua actividade de catequese, procurarem exactamente esse objectivo: que os seus catequizandos fiquem a pensar do mesmo modo que o catequista.

Deve concordar que se os filhos devem seguir a consciência de alguém, que seja a dos pais. Aliás, no dia do Baptismo é dito que são os pais (e padrinhos) que compete a educação cristã. É omisso sobre o papel dos catequistas na educação das crianças.

2. Afirma também que a mensagem de Fátima está de acordo com o Evangelho. O que me parece óbvio, de outra forma seria considerada uma heresia. Mas admite que não é dogma de fé, e, como diz S.Agostinho "... no não essencial, liberdade". Mas o Pe. João Luis diz que como os pastorinhos foram beatificados, são assim modelos a imitar, contrastanto "... com o pensamento consumista, laxista e light do homem de hoje".

Infelizmente, não sou grande especialista da mensagem de Fátima, pelo que não posso afirmar, com a certeza que gostaria, se algo está certo ou errado sobre a mesma. Porém, foi aqui dito (e ninguém desmentiu) que as pequenas crianças valorizavam o sacrifício físico, que incluia a fustigação com urtigas e privação de beber água durante várias horas.

Como sou contra que alguém, em condições normais e no seu perfeito juízo, procure o sacríficio físico gratuito, ou que por exemplo se fustigue com urtigas e se prive de beber água por sua livre e espontânea vontade, em especial crianças ou menores de idade, pergunto-lhe se me devo considerar dentro do tal "pensamento consumista, laxista e light do homem de hoje"?

3. Em resposta ao Rmcf, afirma que "a história diz que quem se desvia do ensinamento da Igreja e do Papa, torna-se hereje e normalmente faz uma seita que pensa como ele". Pergunto-lhe se neste possível desvio se pode incluir os Papa, Bispos e a a Igreja no seu todo? Porque nesse caso, se sempre que há uma mudança do ensinamento da Igreja, se torna hereje, então também os Papas e a Igreja quando mudam os ensinamentos anteriores se tornam herejes?!?!

Peguemos num exemplo concreto: a escravatura. Em 1089, o Papa Urbano II deu poderes aos princípes de tornar escravas as mulheres dos padres casados (o seu antecessor Gregório VII tinha posto um ponto final na questão dos padres casados). Durante as cruzadas, o Papa Alexandre III e o Papa Inocêncio III autorizaram que se fizessem escravos todos os cristãos que tivessem ajudado os Saracenos. Até mesmo para Portugal, em 1454, o Papa Nicolau V autorizou que o Rei Afonso V, e o seu filho princípe Henrique capturassem, conquistassem e subjugassem todos os Saracenos, qualquer tipo de pagãos e todos os inimigos de Cristo. Só alguns séculos mais tarde, em 1839, o Papa Gregório XVI condenou o tráfico de escravos, e, em 1891, Leão XIII põe um ponto final no assunto na Rerum Novarum.

Pergunto-lhe, como o Papa Gregório XVI e o Papa Leão XIII se afastaram do ensinamento da Igreja e dos seus antecessores, tornaram-se herejes? Ou só os Papas têm o poder de alterar o rumo dos ensinamentos?


Dois pontos rápidos para terminar. Primeiro, se S.Agostinho afirmou que "... no não essencial, liberdade", é porque considerou o facto de nas questões não essenciais, podermos pensar de forma diferente da Igreja ou do Papa (de outra forma, não teria dito liberdade). Segundo, continuo a aguardar a resposta sobre a formação dos catequistas da minha mensagem 12 de Janeiro de 2005 às 00:16.

Um abraço,
Luis

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 13 de January de 2005 00:31

Caro Luis

Formação de Catequistas.
Na maioria das Dioceses, a formação de catequistas passa por tres niveis, que correspondem a tres cursos, um de iniciação, outro medio e outro complementar. Neles são tratadas questões pedagógicas de acordo com as idades, questões teologicas etc.
Todos os anos há formação para catequistas nas dioceses.
A formação intelectual em principio estará assegurada.
Um bom catequusta deve ser uma pessoa de oração. Fiel à Eucaristia dominical, que dá tempo à oração.
O conhecimento da doutrina e do magistério da Igreja, e o seu ensino - o catequista não está para ensinar as suas crenças mas tem o mandato da Igreja para ensinar o que a Igreja ensina. Por isso todos os anos fazem o seu compromisso na Missa comunitária.
Por fim devem viver aquilo que ensinam.
Um catequista está sempre em formação portanto.
Quanto ao resto: a sagrada escritura está repleta de citações que promovem a ascese como meio de purificação. Toda a teologia paulina está eivada da doutrina do combate espiritual contra os intintos do corpo.
Naturalmente que não fala de cilicios, que são uma aplicação pratica do principio da ascese.
Não defendo nem nunca defenderia o uso de tais praticas, e o facto de os pastorinhos o fazerem, so faz crescer o meu amor e veneração por eles, mas há que enquadrar os pastorinhos no seu tempo, e não apelidá-los de lunaticos como aqui quase que é sugerido, só por que no seu Amor a Deus, eram capazes de coisas que certas pessoas não são. Deus não pede o mesmo a toda a gente.
A contradição da Senhora Dona Católicapraticante nasce de por um lado querer que os seus filhos sejam educados na pluralidade, mas por outro o catequista so pode ensinar o que ela quer.
Onde está a pluralidade e liberdade de uma criança não se poder confessar porque a mae não deixa?
Onde está a pluralidade de uma criança ser educada numa religião segundo a mãe acha que ela devia ser e não segundo aquilo que Cristo Verdadeiramente ensinou.
Isso não é exercer o direito paternal, é impor uma visão deturpada de um cristianismo deficiente, longe do que Cristo ensinou, para alem de em termos futuros, implicar graves problemas, porque a criança vai um dia descobrir que há duas Igrejas, a catolica e a que a mãe defende. A qual irá pertencer.... possivelmente a nenhuma, porque no meio do conflito, deixa tudo.
Diz o Catecismo
CIC 2015 - "O Caminho desta perfeição passa pela Cruz. Não há santidade sem renuncia e combate espiritual. O progresso espiritual implica a ascese e mortificação que conduzem gradualmente a viver na paz e na alegria das bem aventuranças."

O exemplo que das da evolução da doutrina não encaixa no que eu quiz dizer. As proclamações do magistério definitivas não mudam com os papas. O que muda são as implicações que o Evangelho possa ter na sociedade. A questão da escravatura é um questão social não de fé... por isso evoluiu....
A questão da ascese e mortificação são do ambito da fé, não mudam porque Deus é o mesmo.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de January de 2005 07:25

"Onde está a pluralidade de uma criança ser educada numa religião segundo a mãe acha que ela devia ser e não segundo aquilo que Cristo Verdadeiramente ensinou"
Precisamente por quere que os meus filhos sejma ensinados de acordo com aquilo que Cristo verdadeiramente ensinou é que não autorizo que sejam ensinadas determinadas aberrações.

Re: Quem deve acompanhar as crianças à Eucaristia?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de January de 2005 07:34

Falar da ascese e mortificação como o caminho da salvação dos pecados para crinaças é contra o Evangelho e contra a catequese de infância aprovada pela igreja ( pelos menos nos manuais e catecismos oficiais, não sei se há alguma coisa paralela de que os catequistas e os pais não tenham conehcimento)

Estranho muito que haja padres a fazer a sua apologia, assim como a apologia do sacrifício físico e da autoflagelação ( seguindo os patorinhos como modelo) em crianças e adolescentes... Mais uma excelente razão para impedir os meus filhos de ser alvo de manipulação de consciências atrvés da confissão por padres com este tipo de mentalidade...

Aliás, devo dizer que, ao contrário do que foi afirmado, nunca impedi os meus filhos de se confessarem contra a sua vontade. Eles nunca manifestaram vontade ou necessidade de o fazer, o que é para mim muito tranquilizador e só revela que apesra de pequninos têm uma conscência bem formada.

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.