Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Peregrinações

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6
Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Celia Freire (IP registado)
Data: 31 de March de 2003 20:47

Olá Susana
A data de Junho até faz muito sentido porque apanha o feriado do 10 de Junho pelo meio (o que é optimo para quem tem os dias de férias contados...), mas o calor. ..
Mas ok, não há-de ser nada. Vamos ter fé que nessa semana não estejam temperaturas muito altas.

Sabes, falei com o meu grupo de amigos da Paroquia, e há mais 2 pessoas interessadas. Por isso, de 2 passamos a 4.

Claro que me fizeram logo muitas perguntas, ás quais também não sei responder. Por isso á medida que tiveres tudo organizadinho, vai dizendo para cada um poder programar as suas coisas.

Em relação ao calçado, uma das pessoas que também vai, e que é escuteiro, aconselha antes botas de caminhada.
Que achas? eu também acho que tenis é mais leve e confortável.

beijinhos e vai dando noticias.

Celia


Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de March de 2003 23:35

Célia, até porque provavelmente não encontras botas de caminhada para o teu tamanho :-)

Agora a sério, acho que o calçado deve ser leve e muito confortável. Se para alguns são botas de caminhada e para outros ténis, tanto faz, desde que se sintam bem é o que é preciso. Não se esqueçam de fazer algumas caminhadas antes para preparar os pés. Conheci em tempos umas pessoas que foram também a Fátima a pé, que umas semanas antes começaram a esfregar os pés com vaselina!?!?! Na altura não percebi a razão e perguntei. Pelos vistos, serve para tornar os pés mais macios e para evitarem as bolhas (confesso que não sei se resulta).

Luis


Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 01 de April de 2003 13:51

olá Célia, era mais fácil para mim se tu colocasses as tuas duvidas e a dos teus amigos....

quanto ao calçado, o ano passado levei ténis, caminhei com eles desde Janeiro em terrenos variados, para que o pé se habituasse a eles, seja qual for o calçado o pé tem de estar habituado a eles e como o Luis disse deve ser confortavel e leve. as botas na minha opinião são optimas para caminhadas, mas estamos a falar em cerca de 160Km....e para mim são basatante pesadas.

todos os dias andava cerca de 1hora e ao fim de semana 2h.

quanto ao creme ser posto antes para os pés ficarem macios e não terem bolhas, não sei se resulta.

mas o ano passado fui a unica que colocava creme nos pés cada vez que paravamos(+-5mt por cada 1h), os meus amigos gozavam porque não aproveitava para descansar mas sim para tratar dos pés...resultado: Fui a unica que não tive uma bolha.

beijinho

Susana

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Celia Freire (IP registado)
Data: 01 de April de 2003 21:00

Luis e Susana,
Já tenho programadas 2 caminhadas de 15 km cada, na zona de Sintra, para iniciar os treinos.
A primeira é já dia 13 de Abril. É organizado pela Sintraventura (passe a publicidade). E para além disso, estamos a frequentar a ginastica 2 a 3 vezes por semana.

Obrigada pela dica do creme. Acredito que dê realmente resultado. Vou passar a mensagem.

Susana, já sabes qual a media de idades do grupo?
Pergunto isto porque a minha mãe (tem 55 anos) e também vai. Mas também anda na ginastica e vai fazer os 15 km agora a 13 de Abril.

Eu tenho 33 e os meus outros dois amigos interessados são mais novos que eu. Um deles é escuteiro e está habituado a andar muito. Pertencemos todos á Paroquia da zona onde moramos. Somos todos muito simpaticos, e estamos muito empenhados neste desafio, mas conscientes da distancia. Por isso, já estamos a treinar.

As duvidas que me colocam são principalmente:
*Temos de levar muitas garrafinhas de agua, ou vamos comprando no caminho?
*É um grupo muito grande? e já habituado a este percurso?
*O percurso é maioritariamente por estrada, ou por caminho de terra, sem carros?
*O regresso como é? ficamos até dia 13? regressamos de comboio?

beijinhos
Celia


Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 03 de April de 2003 12:39

Olá Célia bom dia!

· Quanto á Faixa etária, a média varia entre os 25/35 anos, mas o ano passado foi uma senhora com 65 anos, foi a excepção, ela gostava que a chamassemos de “avozinha” felizmente aguentou até ao fim, foi um exemplo de força e coragem para o grupo.
· Quanto ás garrafinhas, não vale a pena! Basta uma, teremos a oportunidade de a ir enchendo durante a caminhada, para ser sincera o que achamos antes indispensavel torna-se dispensavel na peregrinação, principalmente apartir do 2ºdia
· Não ficaremos até dia 13 até porque chegaremos no dia 10/6 talvez a meio da manhã, e a maioria terá de ir trabalhar no dia seguinte
· O grupo é recente e como podes ver pelo testemunho que enviei para o Forum, fomos o ano passado pela 1ºvez, eramos 11, mesmo em espirito de peregrinação, correu bem sobretudo porque percurso está bem sinalizado, no entanto confiámos......e muito! Porque não conheciamos ninguem que já tivesse ido, e não ouvimos nenhum testemunho.
· Será necessário saco-cama, pois as dormidas serão nos Bombeiros, e lá ficaremos em colchões ou até mesmo no chão, é por isso que não gastamos muito, não pagaremos as dormidas!
Uma vez por ano esquecemos o conforto e as facilidades do dia-a-dia.....
· O terreno é muito variado, tanto é estrada como caminhos de terra, por vezes com muitas sombras, outras com poucas ou nenhumas, pessoalmente achei o caminho bem bonito.
· Gostava de saber os vossos nomes e de onde são! E se posso confirmar os lugares no Restaurante para todos
· Preciso também que no dia do jantar levem uma T-Shirt totalmente branca, para mandar imprimir um desenho para vestirmos no ultimo dia de caminhada.
· No entanto o grupo tem muita energia, somos bastante animados, e temos uma enorme vontade de levar esta experiencia em frente todos os anos, mas estamos sozinhos, e de certeza que não seremos um modelo para ninguém na chamada perfeição! Quero com isto dizer que todos levamos no espirito a força e a determinação para ultrapassar alguma dificuldade que surja durante a caminhada.
Todos confiam na minha organização, o ano passado fui eu que organizei tudo sozinha, este ano estou novamente a fazê-lo......mas nem sempre é fácil! Tento fazer o melhor que sei e que posso!
. o regresso ainda tenho de ver, o ano passado conseguimos todos voltar em grupo com familiares, talvez seja novamente assim.

beijinhos
Susana

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Celia Freire (IP registado)
Data: 03 de April de 2003 21:08

Olá Susana
Obrigada pelas informações. São sempre úteis.

Nós somos de Almada, mais concretamente da Paroquia do Feijó.

Os nossos nomes são:
Carina Oliveira,
Jorge Francisco,
Fátima Freire,
Celia Freire.

Preferimos todos partir do Parque das Nações, no dia 7.
A Carina é uma miuda (20 aninhos) muito alegre, e que alegra todos á sua volta.
O Jorge é escuteiro e muito responsável.
A D. Fátima tem muita resistencia fisica para os seus 55 anos.
E eu, que consegui contagiar os outros para este desafio, estou com muita vontade de viver esta experiencia, tanto fisica como espiritual.

Podes contar connosco no jantar em Maio, só te peço para não marcares para dia 11.

Beijinhos e mais uma vez obrigada pela boa organização,
Celia


Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 04 de April de 2003 09:22

olá Célia bom dia!

pensava que já tinha dito o dia, mas afinal não...

é dia 17 de Maio ás 20h

conto connvosco!

fico á espero de noticias e de questões

até lá um beijinho para todos
Susana

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 04 de April de 2003 09:27

célia também me esqueci de dizer que era importante cada um levar no dia do jantar uma t-shirt totalmente branca para depois mandar imprimir um desenho e uma frase, é para vestir no ultimo dia, pois será a nossa chegada ao Santuário.

obrigado

susana

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 04 de April de 2003 17:45

olá célia, existe também outra peregrinação a fátima a pé mas para Maio.
está no forum com o titulo peregrinar até fátima.

se estiverem mais interessados nessa não há qualquer problema, o importante é mesmo o sentido da peregrinação.....só precisarei de saber com alguma antecedencia

um beijinho bom fim de semana

Susana

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Celia Freire (IP registado)
Data: 07 de April de 2003 20:54

Olá Susana
temos uma desistencia: a Carina já não pode ir. Motivo: férias e exames.
Por isso, passamos a ser 3.

Coloquei a questão de nos inserirmos no grupo de Maio, mas, por causa das férias, a data de Junho é sem duvida melhor. Por isso continuamos no teu grupo.

Já sabes onde vai ser o jantar de 17 de Maio? Vai ser muito interessante trocar impressões e experiencias!

Em relação á t-shirt, não nos esqueceremos.
Só tenho uma pergunta: o Jorge tem uma t-shirt com um emblema pequeno á frente, do lado esquerdo (junto ao peito). Ele pergunta se pode ser, ou se a gravação vai ser feita na frente da t-shirt.
Se fizeres a gravação nas costas, não há problema, certo?

Tenho outra duvida (talvez já tenhas falado no assunto, mas eu não me lembro):
Os pequenos almoços são nos cafés junto aos bombeiros?
Os almoços e jantar são nas localidades por onde passamos?

Os quarteis de bombeiros vão cobrar-nos quanto pela dormida e banho?

Já tens muitas confirmações de outras pessoas?
Vamos ser um grupo grande?
São as mesmas pessoas do ano passado?

Se me quiseres dar o teu nº de telefone, podes fazê-lo para o meu endereço de e-mail (indicado acima).

beijinhos e obrigada
Celia


Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 22 de April de 2003 09:02

ola a todos!

espero que tenham tido uma Santa Pascoa.

o guião da caminhada já está pronto, levo no dia do jantar para todos verem.

irei dando noticias...

um beijinho
Susana B.

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Susana (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 17:27

Oi Susete,

estou interessada na peregrinação em junho. Se me puder fornecer todas as informações possíveis agradecia.

Obrigada

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Susana (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 17:34

Susana,

mas afinal a peregrinação é de 6 a 11 ou de 7 a 10? Nãom percebi bem desculpa.

Tb estou interessada na de Santiago de Compostela. Se puderes informa-me acerca dessa peregrinação.

Obrigado

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 30 de April de 2003 19:34

olá Susana

a peregrinação será no dia 6/6 para quem começa em Cascais ou Sintra, e dia 7/6 para quem começa no parque das nações.

se leste as mensagens anteriores, viste que temos um jantar de grupo para o dia 17 de Maio ás 19h.

se tiveres interessada, deixa uma mensagem aqui no forum que depois eu esclareço-te melhor

beijinhos

Susana B.

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Susana Salgado (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 22:24

Oi Susana,

estou interessada sim. Sou eu e mais uma pessoa. Só há um problema: dia 17 não vai ser possível a nenhum dos dois ir a esse jantar. talvez falemos noutra altura.
Precisava também de saber mais pormenores: o que é preciso levar, o que é preciso pagar, etc.

Essa data está marcada na minha agenda, por isso, se Deus quiser, vou mesmo!

Obrigado. Beijinhos.

Susana S.

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: inês magalhães (IP registado)
Data: 04 de May de 2003 17:52

olá susana 1
Tudo bem !
gostaria de saber : esse jantar de dia 17 de maio é aonde e a que horas ?
Gostraria de saber qunto custa a viagem, nome dos organizadores, que é preciso levar, etc . . .

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de May de 2003 20:53

Amigos peregrinos:

Recebemos esta informação referente às peregrinações a pé agora para o 13 de Maio, mas penso que será interessante para quem vai em Junho.

Aqui ficam.
Susete

CONSELHOS AOS PEREGRINOS A PÉ

Quem pode peregrinar a pé?
Toda a gente desde que tenha saúde e idade. Mas tenha-se em conta a que a caminhada pode agravar várias doenças, por exemplo dos ossos, coração e pulmões. As crianças pequeninas nem em carrinhos se devem trazer. As grávidas correm riscos sérios, tanto para si como para o feto.

Que cuidados há que ter com os pés?
Oito dias antes da partida, mergulhe-os diariamente em água quente com sal. Faça isso, se possível, ao fim de cada jornada; e tenha as unhas sempre bem cortadas. Ou não sabe o que é uma unha encravada? Prevenir é melhor que remediar.
Dê liberdade aos seus pés: use sapatilhas ou botas de desporto, largas e cómodas. Chinelas só para andar em casa.Calce meias de lã, algodão ou felpo, mas do avesso, para que as costuras não lhe façam bolhas nos pés. Nada de meias de fibra, nem também ligas, que lhe impedem a circulação. Nas paragens descalce-as, para arejar.

E as outras roupas?
Todas sejam leves, largas, claras, também de lã ou de algodão, sem fibras nem nylon. Q que protejam bem todo o corpo, cabeça, tronco e pernas acima do joelho. O sol e o ar da caminhada espreitam a sua pele! Evite as queimaduras e as alergias. Leve um creme para os lábios e para o rosto.

Quantos quilómetros por dia?
O máximo trinta, mas no primeiro dia nunca mais de cinco por hora. Nos dias seguintes poderá ir até sete por hora. Saiba usar a cabeça para dominar o entusiasmo ou a pressa!
Aproveita a viagem para uma cura alimentar
Beba muita, mesmo muita água. Mas se recorrer a água dos poços, ponha-lhe à razão de duas gotas de lixívia por litro, para desinfectar. Nunca se sabe onde moram os micróbios!
Coma pouco de cada vez e muitas vezes ao dia. Comida leve e fresca (!), e muita fruta. Cuidado com as comidas retardadas, mesmo em restaurantes improvisados à beira da estrada, e com os fritos.
Uma longa peregrinação pode equivaler a uma cura dietética, por exemplo, para quem tem peso a mais. Já agora: porque não prometer também abster-se de álcool e não fumar durante a peregrinação?
Mas não prometa sem comer nem beber; porque isso pode ser temerário, ou mesmo penoso.
Para ser completo: leve uma pilha. E porque não faixas fluorescentes para a noite? Temos de andar com os tempos!


Conselhos práticos:
- Proteger a pele contra os raios solares: face, mãos e pernas. Usar cremes ou manteiga de cacau. (À venda nas farmácias).
- Calçar um par de meias de algodão e depois um a dois pares de meias de lã, de preferência brancas.
- Lavar os pés de manhã e à noite, com água quente e qualquer sal de farmácia ou mesmo de cozinha.
- Tendo feridas ou bolhas, não tirar a pele mas desinfectar com mercúriocromo e procurar um posto de assistência, na estrada ou no hospital.
- Tratar das unhas dos pés: nem muito curtas nem cumpridas.
- Usar sapatos não apertados (um número acima do habitual). O melhor são botas de basquetebol.
- Pôr talco anti-transpirante entre os dedos dos pés.
- Não andar mais de 30 a 40 quilómetros por dia.


Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Celia Freire (IP registado)
Data: 07 de May de 2003 21:25

Obrigada Susete pelas excelentes dicas.

Acrescento mais uma:
é imprescindível usar chapeu, de preferencia de abas largas (o boné não tapa o pescoço).


Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: susana baptista (IP registado)
Data: 14 de May de 2003 09:05

ola a todos, não se esquecam do jantar.
ja não poderei aceitar mais ninguem no grupo, apartir de hoje, por questoes de organizaçao.
beijinhos

Re: Peregrinações a Fátima
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de May de 2003 09:14

Ó Susana, não me digas que também és daquelas que segundo a Andréia andam de escamas nos olhos... Conta-nos quantas pessoas vão pagar promessas e quantas vão adorar Maria ou uma sua estátua...

Pois bem, que tenhas uma boa caminhada, antes de mais interior e de preferências sem muitas bolhas nos pés...

E reza aqui pelos "Marretas do Fórum" (eu incluído), para que se convertam...

Alef

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.