Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 22 de June de 2004 01:10

Alef

Não tenho acesso a qualquer típo de número mas apenas impiricamente constato que, pelo menos na maioria das paróquias que frequento não vejo nos ultimos 20 anos um aumento visivel da participação na Missa e em alguns caos a diminuição à clara.

Todavia existem casos concretos em que a participação tem crescido.

De qualquer modo a reflexão que introduzo é a seguinte. Não deveria a Missa saída do Concílio ter suscitado um grande aumento na adesão dos Catálicos à Missa?

Não deveríamos estar na Primavera de uma nova espiritualidade proprocionada pela reforma liturgica?

Afinal parace que nem todos os números são animadores. Por outro lado o simples facto de existir uma instrução expressa muitoi recente sobre a liturgia é a evidencia de que Roma e o Papa estão preocupados com abusos, suscitados.

Com a Missa Tridentina não estou a ver a necessidade de uma instrução com esta natureza.

Não estou com isto a defender o regresso universal à Missa Tridentina. De qualquer modo dá que pensar.


Pedro B
Pedro B

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de June de 2004 23:57

Estive a reler este tópico e retive três mensagens:
rcf 19/05/04 23:24
pe JL 20/05/04 13:10
Alef 03/06/04 06:22

Na última o Alef pergunta : por que razão tão pouca gente vai à missa em Portugal?

Lembrei-me da questão colocada pelo rcf na mensagem indicada: um jovem separado a namorar com outra jovem. sendo que o pároco os proibiu de comungar.

Por último a referência do pe João Luis do seu sucesso em reconduzir à vida cristã casais casados "pelo civil".

E a resposta parece-me clara: as questões pastorais tratadas com caridade resolvem-se. Como os casais referidos pelo pe João.
As questões tratadas apenas pela lei - como o caso apresentado pelo rcf -afastam as pessoas da Igreja.

(perdoando a provocação) Padres, leiam e meditem 1 Cor, 13.
"Agora permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e a caridade;
mas a maior de todas é a caridade."



João (JMA)

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.