Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Sandra (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 00:19

Cara Claudia...

Eu sou católica... logo praticante! e não digo praticante de ir á missa... digo praticante, de participar na evangelização... para além de catequista e responsável de um grupo de jovens, pertenço ao grupo de apoio às Vocações, e, com 27 anos de idade que tenho, nunca vi ninguém, subir para os bancos, gritar e fazer da Igreja uma praça... pelo menos na Igreja católica e em Portugal.
E não, não são as velhotas que os padres tem na Igreja... São os jovens, os adultos, as velhotas, os velhotes e as crianças (que são o futuro de amanhã). São aqueles que acreditam que há um Deus que nos guia! Que há um Jesus que morreu por nós! Que há pessoas que precisam de nós... não materialmente, mas da nossa palavra amiga, do saber escutar... ás vezes basta saber escutar, e damos alegrias a quem nada tem....
Concordo, que se calhar o Sr. Padre João L. Paixão, foi um pouquinho, e desculpe Sr. Padre mas é a minha opinião, um pouquinho arrogante quando disse, e passo a citar: "Como é obvio não me dá ordens, e eu não sou padre para fazer as vontadinhas ás pessoas". Foi arrogante, nas palavras que usou... não no conteúdo.
Porque concordo com o que ele disse. Não é só porque a noiva sonhou que ia casar pela Igreja, e quem diz noiva, diz pais para baptizarem o seu filho, que o deverá fazer.... Antes de se sonhar, tem que se saber que o casamento pela Igreja é um Sacramento.... e um Sacramento que implica muitos compromissos, muitas obrigações, muito sentimento.... e não falo do sentimento pelo noivo/a, falo de sentimento por Deus, pelo Filho e pelo Espírito Santo...
Eu vou casar breve, e apesar de ser um "membro evangelizador" da Igreja Católica, já ponderei várias vezes se serei digna do Sacramento que vou receber?! Porque peco todos os dias, como qualquer pessoa, tenho medo que apesar de hoje a minha relação me parecer estável e para toda a vida... no futuro possa ter algum problema....
e os Sacramentos não se tiram.... são para o resto da vida.
Eu acho é que as pessoas não tem consciência do que é o casamento/ do que é um Baptismo/ do que é uma Primeira Comunhão, etc... E acham que como é bonito, e porque é o nosso, tem que ser feito... mas não é assim!
E se um padre se recusar a fazer... não o condeno! Porque não é só porque nós queremos....
Uma criança quando quer um doce e os pais acham que não devem dar, não dão.... Qual é a diferença então?
Acho que a negação é um processo de evangelização, claro, o que deverá ser feito, é o explicar porque não se faz...e claro devidamente explicado...

Mas esta é só a minha opinião...

Abraços.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 00:34

Parabens Claudia. O Seu paroco deve ser um homem feliz por ter na sua comunidade pessoas como tu.
É isso que dizes, tens razão em tudo. Quem me conhece sabe que não sou arrogante, mas desculpa, não me dão ordens. Muito menos noivas que vem demasiados filmes americanos e pensam que o padre é um actor. Já houve uma noiva numa paroquia que quis que o padre vestisse casula vermelha que éra mais bonita e condizia com as flores........
enfim.....

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 06:43

Padre

Nao me dao ordens?

O padre nao esta aberto a opiniao do povo principalmente do conselho pastoral? Ou na sua igreja num tem conselho pastoral? O sr. Padre resolve tudo sozinho? Responda-me a esta pergunta.
Louvo-o numa coisa, comprir com o celibato, nisso merece os parabens e por ser assim, e que se torna arrogante. Por vezes cair e a pessoa levantar-se faz bem, torna as pessoas mais humildes.
Agora sei porque alguns foram para padres. Num querem ser dominados pelas mulheres, num querem obedecer:)))

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Cláudia (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 15:21

Mais uma vez sr Luis Paixão... palavras para que?!

Deus vê tudo! E enquanto um padre não aceita segundas opiniões.....

Em relação ao que disse o João!

Não juntes as coisas... o amor Universal não tem nada a haver com o que falei "contra" os padres!

Exortar não é deixar de amar!

Será que para ti amar é apenas dizer Amem a tudo o que os padres dizem?!.... Então estavamos mal... muito mal.... Eu sou humana e pecadora como qualquer ser humano, tal como os padres!... Mas sei distinguir as coisas! Quando se tem um filho e chamamos á atenção qq atitude ou então critricamos o q não achamos correcto não signiofica que o deixamos de amar... certo?!... Então não mistures "criticas" a certas atitudes com amor Universal! São coisas diferentes... nada tem a haver! Era bom que conseguisses separar as coisas! Se não concordo com algo há que dizer!... Amor Universal é diferente de FALSIDADE!

Há que ser directo!...

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Mariana (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 15:27

Sandra


Nunca respondeste a Catarina. "Sexo antes do casamento" Volta aqui mais vezes, sim?

Sr. Padre Luis, se um casal viver junto, nao os casa?
Conheco um casal que viviam juntos, pensaram em casar. O padre como penitencia deu-lhes 1 mes sem dormirem juntos e cumpriram. Portanto estes tinham vontade de casar pela igreja.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 21:27

Pe. Luis

O padre da minha terra negava-se a fazer baptismos, casamentos e nunca se negou a fazer funerais. Porque?
Ate aos que se enforcavam entravam na igreja. Podem entrar na igreja estes?

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 16 de May de 2004 12:52

O padre como penitencia deu-lhes 1 mes sem dormirem juntos e cumpriram. ..
Devem ter cumprido muito...

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 16 de May de 2004 23:21

Augusto -
Tenho conselho pastoral, tenho conselho economico que convoco varias vezes ao longo do ano. Não resolvo nada sozinho, escuto o sentir da comunidade, e as decisões que tomo são decidas apartir de dois pontos, a opinião da comunidade, e a oração no desejo de procurar que se faça a vontade de Deus e não a minha. Se quer saber, nunca nestes anos tomei uma decisão que fosse contra o parecer da comunidade. O que é muito diferente da situação que expus dos casamentos. Porque a noiva em questão não pertence á Comunidade orante que se reune semanalmente na casa de Deus para o louvar, mas apenas apareceu naquele dia pronta a dar ordens, ela sim arrogante e nada humilde. Eu não dou ordens a ninguem na minha comunidade. Essa conversa de arrogancia é sua, porque a meteu na cabeça. Não me conhece e por isso compreende-se.
Quanto ao padre da sua terra, olhe meu amigo não sei. Eu sei que baptizo,caso, faço funerais, vou levar a comunhão aos doentes a casa ao Domingo, vou ao hospital ver os internados. Desconheço a situação.

Mariana, quanto à sua questão.
Claro que caso. Passo a vida a fazer isso. Quantos vivem juntos e me vem pedir para celebrar o matrimónio. Nada me faz mais feliz que isso. Não discuto o que o outro padre fez, mas se os noivos vem à Igreja com o proposito de contrair matrimonio..... Seja louvado Deus por isso. Nem sequer lhes faço essa pergunta. Querem casar, estão dispostos a normalizar a sua vida, força.
Quantos casados civilmente por ocasiao do baptismo dos filhos decidem contrair matrimónio???
O ultimo canon do Codigo de Direito Canónico, diz que o fim ultimo do Codigo é a salvação das Almas.
A mim é o que me interessa, a salvação das almas.

Claudia
Não comento porque não estás a exortar. Estás literalmente a "picar" e eu não embarco nessas.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 17 de May de 2004 14:32

Pe. Luis

Ate deve ser um padre entre os padres. Com igreja cheia, cumprindo o celibato.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 17 de May de 2004 20:41

Cláudia. Que métodos contraceptivos usas ou tencionas usar?
poderias dar-nos o teu testemunho?

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 15:01

se existe padres pedófilos , casamentos homosexuais. e outras barbáries. Por que não católicos não praticantes??então pádres pedófilos e outras barbáries podem existir só católicos não praticantes é que não pode existir né rssss. depois o herege sou eu rssss

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Mariana (IP registado)
Data: 18 de May de 2004 21:12

Rodrigo

Na tua seita nao ha pedofilos, homosexuais, lesbicas...sao todos perfeitos?


Entao vou ja mudar-me para essa seita!

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 12:00


...tomar o todo pela parte... ou a parte pelo todo...
não me parece que Jesus tenha vindo para nos ensinar isso.

Uma coisa que aprendi com ele, é que cada pessoa é única. E que, se alguém tropeça e cai, cabe a todos nós ajudá-lo a levantar-se, ao invés de, como muitos neste fórum, nos pormos a atirar pedras...

Hugo

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 14:32

Concordo em absoluto com o Hugo. Este forum não tem como fim atirarmos pedras uns aos outros.
Ja estão a fugir do tema...................

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 14:58

amiga mariana, nunca viu aquela frase que diz, um erro não justifica outro??? então você quer dizer que na tua religião existe essas “barbaridades” por que existe na dos outros ou por que no mundo existe pessoas assim???francamente, você está a fugir do que foi dito na bíblia, devemos andar em retidão com a vontade e a palavra do pai eterno. devemos ser reto com eles, ou seja andar na linha com ele segundo a vontade dele. sincera mente o que você mostra é que você erra por que outros erram. e isso é lastimável da sua parte. sinto muito por você pensei que você fosse fiel ao pai eterno e ao filho dele.asba que ele é fiel a ti. apocalipse 3 14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
cuidado amiga é melhor você rever seus conceitos, errar só por que os outros erram alem de ser um ato infantil tb é nada racional.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 15:53

Hugo e Pe. Luis

Se todos ajudassemos a levantar um irmao nosso, seria bom...

Ja vi gente cair na minha igreja, na minha comunidade e depois todos ou quase todos fogem, nao se querem misturar.
Por exemplo: uma senhora que viva junto com outro homem, pode proclamar a palavra de Deus? Aqui foi logo retirada. Neste ponto ninguem a ajudou a levantar!!! Antes pelo contrario, pisaram-na ainda mais!!!

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 18:21

Nao Creio Ana. Uma senhora que viva com outro homem, deve ser avisada da irregularidade. Deve com caridade entender que vive em pecado. O ajudar a levantar é muito diferente de levar a pessoa a entender que estar no chão ou levantada é igual, que tanto faz e pactuar com isso.
Mas sem atirar pedras sempre

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 19:57

Pe. Luis


E se uma senhora viveu com um homem, depois deixa de viver, zangam-se nao deu certo...Ela pode vir a ler na igreja? Ou como deu mau exemplo, nao deve!...

Pessoas que comungam e juntam-se com namorados, quando lhes apetece, devem receber a comunhao? Eu sei que nao devem....mas quem as pode chamar a atencao? Sao casos tao delicados, que por vezes nao se sabe como resolve-los!...

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Rcf (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 23:24

Posso apresentar um caso que acontece na minha paróquia e que já motivou alguma discussão entre alguns fiéis (incluindo eu próprio) e o pároco?

Tenho um amigo que foi estudar para fora, acabou por conhecer lá uma rapariga e casou "pela Igreja". Ele dava catequese, estava num grupo de jovens, era leitor, fazia serviço social num bairro aqui próximo.

Acontece que cerca de um ano depois (não sei precisar) descobriu que a mulher tinha outra pessoa... que ainda por cima era do mesmo sexo. Divorciaram-se. Já lhe dissemos que podia tentar anular o casamento: anda a pensar nisso, mas também acha que 'é o passado dele, e enquanto passado, não queria eliminá-lo como se nada tivesse sido, porque ele gostava mesmo da mulher'.

Entretanto começou a namorar com uma outra rapariga, solteira, do mesmo grupo de jovens e também catequista.

O padre da minha paróquia, a meio do ano catequético, pediu a ambos para deixaram de dar catequese, proibiu OS DOIS de comungar (porque ele cometia adultério com ela) e foi de parecer que eles não deveriam continuara ser tesoureiros do grupo de jovens (aí, o grupo não o seguiu).

A verdade é que, de um momento para o outro, "tiraram-lhes o tapete dos pés" e apesar de várias pessoas terem ido falar com o padre, ele foi inamovível, 'porque vivem ou contribuem para o pecado (atenção porque eles 'apenas namoram', não vivem juntos)'.

Que acham? Devemo-nos orgulhar de um caso destes? Que fazer? É afinal esta a Igreja de Cristo (a que eu pertenço, entenda-se)?

Abraço

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 23:40

Parece-me caso para a declaração de nulidade do casamento.

João (JMA)

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.