Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Luis António Real (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 18:23

Eu espero que os mais piquenos não vejam este forum senão tenho medo de os por a pensar em coisas que ainda não são para a sua idade, mas cá vai disto:

Esta é a primeira razão para eu vir falar para o forum as vossas respostas ao meu último post fizeram-me tomar a decisão de falar mesmo! Reparem que eu usei um pequeno truque no meu nome para que às vezes não venha ninguém de fora ler isto e meter-se comigo... mas pronto cá vai:

Relativamente ao uso de contraceptivos eu penso que inicialmente existem duas grandes vias, uma, a mais corajosa vai pelo abandono da relação carnal e a aceitação do sexo apenas como fim reprodutivo, é sem duvida a opção mais corajosa aos olhos do mundo onde vivemos mas é também a opção correcta aos olhos da Igreja.

Depois temos a via do: "vou facilitar", "a Igreja não tem nada a ver com a minha vida dentro de portas" e pronto vamos pelo uso da pilula ou do preservativo. Solução mais "prática" e que sendo o sexo praticado dentro do casamento deixa apenas um vácuo na moral religiosa católica mas não na da sociedade vigente.

Eu creio agora que há uma terceira via, uma forma de harmonisar as duas coisas, e gostava que voces me dissessem o que pensam do assunto antes de falar mais sobre ele.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/11/2005 18:27 por Luis António Real.

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 16:25

Não é assim não ,a Igreja não diz que o sexo é apenas para fins reprodutivos.
È lícito entre marido e esposa o prazer sexual .Não é lícito impedir radicalmente o fruto que são os filhos.
Sendo assim há o método Billings indicado pela Igreja pois é natural e não impede totalmente a possibilidade dos filhos. O amor não deve ser um egoísmo a dois ....
chris

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 16:26

Chris, mas o preservativo também não tem 100% de eficácia...

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 16:40

Eu penso que a Igreja luta e todos deviamos lutar pelo Amor, e uma relação sexual é uma forma bonita de expressar o amor, e muitas vezes é completamente desajustada. Outra coisa a Igreja não proibi, primeiro, não tem esse direito, segundo, é um convite a discernirmos sobre a questão...Para e repito não tornar desajustada a essencial de uma relação intima de duas pessoas, que hoje em dia está mais do que banalizada...

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 19:52

Caro Luis

porque é que não falas dessa terceira via...? só depois de nós falarmos....? porque? é algum segredo...? lol :o)

um abraço

miguel Dias

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Luis António Real (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 11:00

Pois é pois é método Billings, o problema é que o meu mais novo tb devia ter esse apelido no nome!! (se é que me entendem).

O metodo billings é interessante, no entanto não é nem prático, nem seguro e implica sempre periodos de abstinencia que poderão ou não estar de acordo com o tempo que temos para a relação. Por isso pusemos o método Billings parcialmente na gaveta e resolvemos tomar uma decisão radical mas que melhorou em muito a nossa vida dentro do casal.

Passamos a seguir o tal método só quando há uma certeza ABSOLUTA de que não vai haver uma gravidez... não será preciso dizer quando é que isso é. E depois durante o resto do tempo simplesmente não recorremos a nada que possa conduzir a uma gravidez para o nosso prazer, simplesmente usamos outras formas de estimulação, também elas naturais e que certamente não irão causar problemas.

Eu acho que este tipo de comportamento é de longe e sem sombra de duvidas o mais são para um casamento que se quer feliz, conseguimos ter o nosso licito prazer entre marido e mulher sem usar qualquer tipo de método que vá contra os nossos ideais e por outro lado cimentar os laços intimos que nos unem.

um abraço a todos espero que este concelho vos sirva tão bem quanto me tem servido a mim!

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 11:31

Luis

Podias explicar melhor, há aí casais jovens que não percebem muito desse método...podes explicar melhor qual a melhor altura?

Um dia ouvi esta frase de um padre: Sabem qual é o melhor para não se pecar?
É a ignorância!!!:)

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Luis António Real (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 11:34

www.woomb.org tem diagramas e tudo, mas é mais dificil do que parece e claro está depende sempre um pouco da sensibilidade da mulher para estas coisas...

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 11:56

Amigo Luís:


Cada casal é livre de optar pelo método de controle da natalidade que considera mais adequado para a sua vivência de casal e realização amorosa e sexual.

Penso que na escolha dos meio conreceptivo mais eficaz deve existir em primeiro lugar
a delicadeza e a preocupação amorosa com o outro e com o corpo do outro ( em particular com a mulher, pois desejo e o erotismo feminino tem algumas especificidades).

Como tu afirmas,

"O metodo billings é interessante, no entanto não é nem prático, nem seguro " e obviamente com elevada taxas de insucesso, ( ou seja, gravidezes não planeadas), como aliás quase todos os métdodo ditos de "naturais"...

Quanto à tua ( vossa ) escolha de só ter relações sexuais durante o período menstrual da mulher é tão legítima quanto qualquer outra.

Mas compreenderás que talvez não seja considerada a melhor opção pela maior parte dos casais, sobretudo para as mulheres.

Só espero que isso corresponda á vossa plena realização enquanto casal e que vostraga a plenitude da gratificação sexual, em vez de ser uma forma de apenas cumprir normas religiosas, mesmo que violentando a sensibilidade amorosa do casal.


Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 12:38

Não entendo o que leva a Igreja a querer regulamentar como o faz as relações sexuais dentro de um casal. Não me parece algo que esteja na Bíblia, nem me parece muito equilibrado nem sadio.

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 12:41

A Icar sempre teve esta vontade de controlar a sexualidade....
O amor é um forma de subversão e liberdade... Será por isso?

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 12:55

Conheço pouco da história da Igreja, infelizmente. Estou a tratar de me cultivar. Mas começo a acreditar que as pessoas que influenciaram o pensar da Igreja no aspecto da sexualidade não eram as mais equilibradas nesse assunto.

Alef, podias dizer-nos o que pensas sobre este tema, se tiveres tempo e vagar? (extendo o convite a todas as outras pessoas, claro)

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 15:10

Génesis 38


Judá e Tamar (Mt 1,2-3) - 1*Naquele tempo, Judá apartou-se dos seus irmãos e encaminhou-se para junto de um dos habitantes de Adulam, chamado Hirá. 2Judá viu ali a filha de um cananeu, de nome Chua: tomou-a por mulher e uniu-se com ela. 3Ela concebeu e deu à luz um filho, que ele chamou Er. 4Voltou a conceber e teve um filho que chamou Onan. 5Concebeu de novo e deu à luz um filho que chamou Chelá. Judá estava em Quesib, quando ela deu à luz Chelá.
6Judá escolheu para Er, seu primogénito, uma mulher chamada Tamar. 7Er, primogénito de Judá, desagradou ao SENHOR e Ele feriu-o de morte. 8*Então Judá disse a Onan: «Casa com a mulher do teu irmão, pois é essa a tua obrigação como cunhado, para dares descendência ao teu irmão.» 9*Mas Onan compreendeu que essa descendência não seria a sua e, quando se aproximava da mulher de seu irmão, derramava no chão o sémen, a fim de não dar descendência a seu irmão.
10A sua conduta desagradou ao SENHOR, que também lhe deu a morte. 11E Judá disse a Tamar, sua nora: «Conserva-te viúva na casa de teu pai, até que meu filho Chelá cresça.» Judá, porém, temia que ele também morresse como os irmãos. E Tamar foi morar para casa de seu pai.
12*Muito tempo depois, morreu a filha de Chua, mulher de Judá. Passado o luto, foi Judá a Timna com o seu amigo Hirá, de Adulam, a fim de vigiar a tosquia das ovelhas. 13Informaram disso Tamar, nestes termos: «Teu sogro sobe neste momento para Timna, para a tosquia das ovelhas.» 14Então ela tirou as vestes de viúva, cobriu-se com um véu e sentou-se à entrada de Enaim, no caminho de Timna, porque via que Chelá já havia crescido e ela não lhe fora dada por mulher.
15Ao vê-la, Judá tomou-a por uma prostituta, porque tinha a cara coberta com um véu. 16Aproximou-se dela e disse-lhe: «Deixa-me ir contigo.» Pois ignorava que ela fosse a sua nora. Ela respondeu: «O que me darás para vires comigo?» 17Judá respondeu: «Mandar-te-ei um cabrito do meu rebanho.» Tamar replicou: «Está bem, se me deres um penhor, enquanto espero que o envies.» 18*Judá perguntou-lhe: «Que penhor te hei-de dar?» Ao que ela respondeu: «O teu selo, o teu cordão e o bastão que tens na mão.» Judá deu-lhos, uniu-se a ela, e Tamar concebeu um filho. 19Depois, levantando-se, partiu e tirou o véu da cabeça, voltando a vestir as roupas de viúva.
20Judá enviou o cabrito por intermédio do seu amigo Hirá de Adulam, a fim de retirar o penhor das mãos daquela mulher; mas ele não a encontrou. 21Interrogou os habitantes daquela terra, dizendo: «Onde está a prostituta, que aparece em Enaim, à beira do caminho?» Responderam-lhe: «Nunca houve aqui nenhuma prostituta.»
22Voltou então para junto de Judá e disse-lhe: «Não a encontrei e, além disso, os habitantes daquela terra disseram que ali nunca houve prostituta alguma.» 23Judá disse: «Que ela fique com o que tem, para que não tenhamos de nos envergonhar: eu que lhe enviei o cabrito, e tu que não a pudeste encontrar.»
24*Cerca de três meses depois, disseram a Judá: «Tamar, a tua nora, prevaricou e até ficou grávida com a sua prostituição. Judá respondeu: «Levai-a, e que seja queimada.»
25*Quando a levavam, ela mandou dizer ao sogro: «Na verdade, estou grávida do homem a quem estas coisas pertencem.» E continuou: «Verifica, peço-te, a quem pertence este selo, este cordão e este bastão.» 26Judá reconheceu-os e disse: «Ela é mais justa do que eu, pois é verdade que não lhe dei o meu filho Chelá.» Contudo, a partir de então, não voltou a conhecê-la.
...

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 15:46

Segundo percebo, não há uma interpretação tão clara assim sobre o assunto.

Alguns pensam que Deus matou Onan por não seguir os preceitos judaicos de ter um filho com a viúva do seu irmão, outros por usar um meio contraceptivo.

A nossa Igreja não admitia o "método dos ritmos" até 1951. O Papa João XXIII instituiu um comité de "especialistas" para estudar a legitimidade do uso da pílula, mas Paulo VI ignorou as suas recomendações.

Camilo, os antigos valorizavam imenso o sémen, isso não pode ser ignorado.

De resto... sou ignorante, espero pelas mensagens de pessoas mais esclarecidas que eu.

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 16:17

Olá!

Eu tb uso esse método.
E não temos qualquer tipo de problemas.
A Sara só chegou quando quisémos, e nunca tivemos de nos preocupar com gravidezes não planeadas, etc, etc, etc...
Nem eu, nem o meu marido usamos, actualmente, qq contraceptivo artificial: primeiro, porque somos fiéis um ao outro (não há o perigo de contrairmos doenças sexualmente transmisssíveis), depois porque não faz o menor sentido afastarmos Deus da nossa intimidade para pormos lá um preservativo ou uma pílula...

Anna e Sara

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 16:31

Desculpa Camilo, mas me deu uma preguiça de ler este texto do A. T ...o que quer explicitar com ele???

Luis
quanto a discutir sexualidade pessoal em um forum, acho de muito mal gosto e grosseiro... a não ser que seja um pedido de ajuda , de aconselhamento ,etc...., o que não me parece ser teu caso!

A intimidade de um casal e o que fazem e devem fazer de acordo com a consciência reta e verídica deve ficar oculto á terceiros e não divulgado publicamente . Com agravo ao fato
de poder estar levando outros a errar ....

chris


Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 16:47

Camilo:
Sinceramente, não existe qualquer relação entre esta citação biblica e os métodos de contracepção.

Não há quelquer referência á questão da contracepção, mas ao comportamento de um homem a quem repugna ter relações sexuais com a sua cunhada. Que era obrigatória, segundo a lei judaica, caso o seu irmão morresse.

A repugnãncia , ou pudor deste homem , eticamente e moralmente é absolutamente legítima e normal
Mas, parece que o Deus do Antigo Testamento não pensava assim...

Então,

", quando se aproximava da mulher de seu irmão, derramava no chão o sémen, a fim de não dar descendência a seu irmão.

A sua conduta desagradou ao SENHOR, que também lhe deu a morte"

Ou seja Onan evitava praticar o coito com a sua cunhada e recorria à masturbação em vez do coito.

POr isso mesmo, ainda hoje se utiliza a terminologia onanismo para explicitar o conceito de masturbação.

POr isso, mesmo que considerem que a masturbação é um método contraceptivo, sé o único que parece claramente proibido pela bíblia....

Já agora Anam, a que método te referes?
Ao de só ter relações sexuais durante o periodo menstrual?

( Mas, já que estamos numa d efundamentalismo bíblico, olha que sobre isso há uma série de indicações bíblicas)
Sabias que a masturbação masculina ( juntamente com o coito interrompido) era o mais usado pelas tuas bisavós para impedir o coito e a gravidez?


Por outro lado, a tua afirmação.

"não faz o menor sentido afastarmos Deus da nossa intimidade para pormos lá um preservativo ou uma pílula... "

è bastante questionável e revela alguma falta de formação.




Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 17:04

Amiga Chris:

Concordo contigo em que discutir certas questões de foro intimo e pessoal num forum, sobretudo quando se usam pormenores íntimos pode conduzir a algum desconforto e revela algum mau gosto.

SEria talvez mais útil colocar as questões de uma forma menos personalizada.

Sobretudo quando essas pequenas faltas de pudor e exposição publica da intimidade conjugal se destinam a afirmar a pretensa superioridade moral de alguns...

Como já referi, na escolha dos meio contraceptivo mais eficaz deve existir em primeiro lugar a delicadeza e a preocupação amorosa com o outro e com o corpo do outro
( em particular com a mulher, pois desejo e o erotismo feminino tem algumas especificidades, e é no corpo da mulher que ocorrem os processo de gestação)

ESta delicadeza implica, para mim, algum pudor e reserva pessoal quanto a assuntos da intimidade de cada casal.

Aliás, preocupação amorosa e questões concretas de saúde sexual e reprodutiva podem legitimar a utilização da pílula ou preservativo num casal católico, de acordo com a sua consciência, discernimento e responsabilidade. e Também de acordo com a doutrina da Igreja.


E por isso, para muitos,

"
não faz o menor sentido afastarmos Deus da nossa intimidade para pormos lá um calendário, um termómetro ou o registo do muco cervical..."



São opções que apenas dizem respeito á intimidade do casal.

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 17:19

De acordo, CP.

Mas eu já usei contraceptivos, aliás todos eles, desde o preservativo à pílula e não nos sentimos confortáveis com nenhum deles.
Acho bem que se usem para planear gravidezes, mas isso para quem, de facto, se dá bem com eles.
Nós não.
E falamos com conhecimento de causa.
Sim, optei por esse método.

Re: Pequena questão sobre sexualidade
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 17:48

Olá,
Sob o tópico pequena questão sobre sexualidade, coloco também eu uma questão:
qual o objectivo da sexualidade humana? o que é que a torna diferente da reprodução animal? acho que a resposta a essas perguntas pode ser esclarecedora em relação ao ponto em debate.

Acima de tudo, parece-me um assunto a ser discutido na intimidade do casal e de comum acordo entre ambos e apenas...

Um abraço,
Rute

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.