Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 01:28

Camilo

Eu não concordo com a frase : “adesão superficial à fé”

Quem sou eu ou tu ou qualquer um nós para julgar os níveis de profundidade da fé de cada um?

Agora se disseres que cada vez mais as pessoas aprofundam de forma inconsciente à sua dimensão teólogal. Sim sem dúvida!

Que essa dimensão teologal é muitas vezes usada por terceiros para usurpar as pessoas, tb acredito que seja verdade.

Mas não nos cabe a nós julgar. Como sabemos que é superficial a fé de alguém?

A única coisa que podemos fazer é abrir os braços e Amar. Amar muito e a todos sem distinção, como Jesus nos amou. Não é afinal isso que todos procuramos: - Amor e Paz interior.

As pessoas buscam, buscam e por vezes perdem-se na sua busca. A Igreja Católica é por vezes responsável pelo afastamento de muita gente, porque está demasiado fechada sobre si própria para conseguir AMAR em verdadeira liberdade interior.

Todos queremos o mesmo – Amar e ser amado.

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 01:50

quando se tem da fé uma perspectiva magica, se tenta atraves de rituais colocar Deus ao nosso serviço acho que existe muito interesse, uma relação que procura ser antes do mais uma relação comercial.
Caso a caso posso me enganar sobre a fé de alguem mas creio que a maior parte destas pessoas têm uma fé muito superficial mas principalmente muito deturpada.

Pois abrir os braços e amar... amar firmemente e não com condescendencia no erro.
Não confundo o pecado com o pecador mas também não acho que condescender com o pecado, com o erro seja amar o pecador.

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 01:22

Achas que condescender o pecado e o erro é sinónimo de aceitar o outro?

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 03:07

ToNY.
O que me parece que o camilo quer dizer é que concorda contigo relativamente á assertivide e necessidade de não tolerar certos comportamentos - como tão bem fizeste ao refrir a problemática da codepnd~encia am mães de toxicodependentes.


OU seja , o camilo repete o que tuafirmaste :- " amar firmemente e não com condescendencia no erro."

Logo, fim da manipulação...

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 10:21

Obrigada pela clarificação

;-)

Por vezes dizemos a mesma coisa usando códigos linguisticos e culturais distintos.


(descobri agora que a hora mudou a noite passada!....Coolllll)

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 22:59

Em ambos os casos são comportamentos que frequentemente derivam em primeiro lugar de um erro de entendimento.

No caso das mães de toxicodependentes a cadeia de racicionio pode muito bem ser:

droga-se -> falhei como mãe -> culpabilização -> devo ama-lo mais -> ama-lo mais é ser mais carinhosa -> comportamento permissivo

É um erro, uma armadilha, em que me parece ser facil cair.

No caso presente talvez existam alguns factores que podem ser importantes para compreender estes comportamentos e crenças, alguma culpabilidade por sentirem que não têm sido tão fieis a Deus como deveriam, e uma tentativa de negociar com Deus, uma perspectiva magica da religião, para além da já mencionada interpretação literal e deturpada de algumas passagens biblicas

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 11:30

Camilo

Vejo que este tema não tem mesmo grande influência entre os católicos, podemos perceber o desconhecimento da grande maioria sobre isso.
Mas por outro lado das mensagens aqui expostas podemos já podemos tirar uma conclusão, que maldição ereditária e coisa mesmo de protestantes, que como você disse tende a valorizar mais o papel do diabo do que o de Cristo.
Muito sábias sua palavras em sua primeira mensagem, mesmo que não se lembre onde estão as passagem bíblicas. Não vejo importãncia em decorar capitulos e versiculos, mas o fato de você lembrar que isso estava escrito lá em algum lugar, já é sufuciente e edificante, prova de que lê a bíblia.
Voltando ao nosso tema "Maldição ereditária"
Posso te dizer uma coisa, faço escola de teologia para leigos, um curso bastante estenso, (4 anos), estamos no sétimo mês e agora que concluimos o livro de Levíticos, mesmo assim só estudando algumas partes.
Posso te dizer que em momento algum, desde os estudo das origens (Gênesis) até agora foi citado este tema.
Também na disciplina de Escatologia, A doutrina acerca dos últimos acontecimentos e daquele estado definitivo para o qual a história humana e o indivíduo vão caminhando, também não diz nada sobre o tema.
No entanto, podemos perceber que isso não faz parte da nossa doutrina.

Abraços

Vander

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 11:43

Tony

"Compreendo o que queres dizer.
mas explica o que é ou como é " campanha e mais campanha, para quebra de maldição".
Há procedimentos para quebrar "maldições hereditárias"?"

Boa pergunta a sua, tenho a mesma dúvida.
Não consigo entender, como podemos ainda estar amaldiçoados, se estamos em Cristo ?
Como pode haver maldiçoados entre os convertidos, seja protestantes, católicos, etc. Conversão independe de religião.
Quanto a tal campanha, é comum vermos na televisão programas pentecostais anunciando tal campanha, como isso é feito eu não sei e também nem sei se podemos dar credibilidade a estas seitas que conseguem entrevistar demonios (pessoas possuidas por entidades afins).
Na minha opinião e mais um jeito de amendrontar os próprios cristão alienados destas seitas.
Não consigo entender como o diabo é tão influente na vidas das pessoas desta seitas, que tanto fala de Cristo. Parece que Deus não tem poder algum.

Abraços

Vander

Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 13:22

Gostava de fazer aqui uma correcção... acho que estas concepções não são de todo protestantes, isto é, luteranos, calvinistas ou anglicanos ou prebiterianos, até porque eles são extremamente evessos a este tipo de discursos.

Penso que o se tem falado aqui neste tópico é claramente o tratamento dado por seitas petencostais, tipo Igreja do Universal do Reino de Deus, Igreja Maná e afins que tem tendências sincrónicas muito acentuadas principalmente em países da América Latina como é o Brasil.

Estas Igrejas embora falem de Cristo são totalmente autónomas e de cristãs são-no muito pouco.

Em comunhão

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 13:39

" campanha e mais campanha, para quebra de maldição".

Isto é pura superstição.

É manipulação de consciências ( a troco de dinheiro) de pessoas vulneráveis ou pouco esclarecidas.

Tem razão o Tilleul - estas crenças mágicas e estes comportamentos , embora na esfera

do religiosos, são tudo menos cristianismo.

SE os pentecostais fazem coissas destas, estão a ser tudo menos cristãos.

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 13:48

Mais uma vez é a Sociologia que permite explicar o aparecimento destas seitas.

Sobretudo a relação deste fenómeno com a pobreza , a exclusão social e falta de cultura…

[www.scielo.br]


" Sociologicamente o pentecostalismo surge como "religião dos pobres".
Os pobres não possuem livros, e mesmo que os tivessem não disporiam de tempo e de preparação para estudá-los.
Isso leva a uma religião que dá pouca importância ao factor intelectual e muita ao emocional, aos sentimentos. (...)
O pentecostalismo globalmente representa esse tipo de cristianismo desinteressado da doutrina e centrado no emocional, na vivência do sobrenatural. Por isso são tão importantes, nele, os milagres, os sinais como o falar em línguas (glossolalia), as curas, os exorcismos... "

A psiquiatria também permite explicar os "milagres", as "possessões" e as "curas "estas seitas...



Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 14:39

Fiz as mesmas pergunta ao Frei, que é biblista e nos da aula de biblia no curso de teologia para leigos.
Transcrevo aqui na integra o ele me respondeu

"Caro Vander: paz e bem!

Cheguei há pouco do Capitulo Procvincial, em Curitiba, e respondo rapidamente, pois sabado edomingo tenho assessoria em Apuacarana. Crente é um droga, porque eles lêem uma frase isolada e querem tirar as suas interpretações a seu modo.
Nós não temos mais o poder de amaldiçoar em nome de Deus. E se amaldiçoarmos em nosso nome, a maldição é fraca. Deus é maior, é autor da Vida e não vai permitir que a nossa maldição seja maior que a sua benção...Na Bíblia no início, parece que Caim foi amaldiçoado por 7 gerações (Gn 4); no Êxodo 20 (10 Mandmaentos) a punição vai até no máximo a quarta geração, mas a bondade e o amor vão até mil gerações... quem é inteligente, entenda! Depois a Bíblia vai dizendo que cada um paga pelos seus pecados e pronto...
Eu fico chateado com os crentes que só ficam falando em pecado; em demônio, em maldição... Tudo coisa do Diabo! Ora, Deus é maior! Jesus morreu e nos redimiu, nos libertou de tudo isso. Ou o sangue de Jesus foi derramado para nossa Redençao ou jogamos fora o NT! Então parece que eles não acreditam em Jesus. O texto de Rm 14,12 é claro é muito apropriado. Mas são esses idiotas que "se entregam a fábulas" como já escrevia S. Paulo (2Tm 4,4).
Eu escrevi um texto sobre a questão da "violência" da Deus e pode servir... Mando em anexo.
Mas quanto aos crentes, é só ver no se tornaram as suas Igreja: um lugar onde se fala mais do diabo do que de Jesus; se fala mais do pecado do que da graça; um lugar triste, de gritos, berros, gente doida... As primeiras comunidades eram alegres, mesmo na perseguição... Não eram divididas assim. E São Paulo escreve que onde o pecado é abundante, a graça de Deus é maior!!!
um abraço, desculpe a pressa
Frei Ildo Perondi"

Vanderlei

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 15:14

E São Paulo escreve que onde o pecado é abundante, a graça de Deus é maior!!!



Por isso é que disse que a crença que essas pessoas têm na eficacia das maldições mostra falta de fé em Deus. Parecem duvidar do poder de Deus e pelo contrario tem uma grande crença no poder do demonio.

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 00:42

eheheh

Pessoal, ficamos desde já a saber duas coisas importantes: 1º “Deus é o Maior” 2ª – O “crente é um droga”

Agora outra coisa.

Expliquem-me essa história da IURD pertencer a uma seita e que existem outras “seitas petencostais”, que não são protestantes.

Achava eu, erradamente, que as igrejas de Pentecostes eram protestantes evangélicas do tipo calvinistas ou coisa parecida.

Pelos visto não percebo nada do assunto.

Afinal o que é o quê, como surge, porque surge, em que sentido….

A Igreja Evangélica de Filadélfia (mais conhecida como a “Igreja dos ciganos”, pelo menos os que eu conheço vão a missas dessa igreja.

Gostava que alguém me explicasse tudo muito bem explicadinho.

Desde já o meu muito obrigada para quem tiver paciência para tal feito.

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 09:45

Tony
Também não sou eximio conhecedor deste assunto, mas penso que a igreja que faz suas próprias doutrina, editam suas próprias blilias, deturpam a escritura, e fazem pessoas menos esclarecidas acreditarem, não pode ter credibilidade, e há inumeras seitas evangélicas, que usa Jesus Cristo, Fala em nome do Espirito Santo, mas trata Maria, a mãe de Jesus, como se fosse niguém, o que naturalmente nos católico damos valor.
São igrejas que são fundada por discidentes das próprias igrejas evangélicas. Onde fecha um boteco abri-se uma destas seitas, eliena os dela participa e cresce em pouco tempo.
Uma destas Igrejas, que devemos menos credibilidade ainda são os testemunhas de jeova. Como pode alguém ser a favor de algo mesmo que isso custe uma vida e muitas vezes de inocentes que não tem poder de decisão, se quer ou não aquilo e outras aberrações.
No Brasil existe ha uma instituição que reune as igrejas que compartilham ou aceita a mesma doutrina da Igreja Catolica, portanto compartilha da verdadeira igreja que foi fundada por Cristo.
Igrejas participantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que são: Igreja Cristã Reformada; Igreja Episcopal Anglicana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana; Igreja Metodista; Igreja Presbiteriana Unida; Igreja Ortodoxa Siriana e Igreja Ortodoxa Bielorrusa Eslava.

Abraços

Vander

Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 10:18

Sempre que houve alguma divisão na Igreja, muitas vezes, senão todas as vezes, motivadas por motivos políticos ou por questões de afirmação nacional e em alturas de baixeza moral do clero, se criaram pontos de clivagem e armas de arremesso.

Isto é mais ou menos como nós dizermos que os Franceses usam perfume porque não se lavam, que os alemães são demasiado organizados e por aí fora.

O mesmo aconteceu nos cismas da Igreja...

No cisma do Oriente a questão Filioque é um nada quando realmente o que estava em causa era questões políticas.

No cisma do Ociedente, muitas das teses apresentadas por Lutero são hoje em dia muito católicas... mais para quem não sabe Lutero era um ultra devoto mariano, da presença real na Eucaristia e de tudo aquilo que hoje separa a Igreja Luterana da Católica... Maia para mais no Império alemão daquela altura havia um sentido anti roma muito forte que ajudou à propagação desta separação.Querem-nos fazer crer que são questões religiosas que nos separam porque na realidade o que separa realmente são questões económicas e questões de lugares em estruturas. Olha como fazer com paróquias luteranas, ortodoxas, latinas e calvinistas que ocupam o mesmo espaço geográfico? Qual das igrejas sobrevive e se excluem as outras? São um todo de questões nada religiosas que nos mantem separados...



Agora existem as chamadas seitas... algumas provenientes de cisões, de cisões, de cisões da original Igreja Luterana ou Calvinista. Dizem amigos meus luteranos que na Igreja reformada que o pior dos males é que se não gostas do pastor não mudas de paróquia mas crias uma Igreja nova com coisas que o fundador pensa que são melhores ou com uma interpretação mais a seu gosto.

Hoje em dia existem milhares de Igrejas autónomas e maior parte delas facilmente se juntariam a Igreja Universal/Católica com um processo de acolhimento bem feito e aberto a ouvir os fiéis.

As IURDS, Igrejas Manás, Igrejas Pentecostais (não comparar com os batistas) que falem de encostos, de vidas passadas, de maldições, curas imediatas, resolução de problemas imediatos de dinheiro, sexo e vida profissional são tudo menos igrejas... são negócios lucrativos que usam uma imagem bastante lucrativa para os seus fins pessoais.

Há também as Testemunhas de Jeová, os Mormons e uma parafarnália de Igreja que se consideram as verdadeiras igrejas de Cristo mas que deturpam a mensagem cristã atraves de supostas revelações pessoais ao aos iluminados e bem enriquecidos profetas fundadores, o acaso de encontrar um livro descodificador da mensagem de Cristo e em que se afirmam que todos os exames científicos atestam a sua vericidade mas nunca se pode comprovar "live" e toda uma variedade de truques, malabarismos e embustes.

Por isso maldições, encostos, mau olhado, também existem em Portugal, em que de manhã se vai à missa, à tarde à santa da ladeira e à noite à volta da lareira se faz o fio de azeite para tirar o quebrante. A solução para todos os males é só uma... dar uma formação consistente e com uma linguagem do mundo de hoje aos crentes.

Este tema dá pano para mangas e aborda uma série de temáticas, as seitas, os cismas, o ecumenismo, as devoções populares e muitos outras coisas. mas espero pelo menos ter ajudado a esclarecer que as tradições protestantes nada têm de seita.

Em comunhão




Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 10:43

Tilleul

Obrigado pela explicação.

Confesso que não entendo mesmo, muito deste assunto,
Talves você tenha conseguido resolver as perguntas do Tony
Só uma pergunta. Qual a diferença entre seita e estas igrejas marqueteira.

Abraços

Vander

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 13:37

Não sei o que é uma igreja marqueteira... se me explicares agradecia

Em comunhão

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 14:57

Helloo Vander.....DA Tony! Ok

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 17:17

Tilleul

Desculpe a expressão, é quase uma giria MARQUETEIRO = MARKETING


È aquela historia que ja vimos anteriormente, um paragráfo de sua mensagem explica bem isso

"As IURDS, Igrejas Manás, Igrejas Pentecostais (não comparar com os batistas) que falem de encostos, de vidas passadas, de maldições, curas imediatas, resolução de problemas imediatos de dinheiro, sexo e vida profissional são tudo menos igrejas... são negócios lucrativos que usam uma imagem bastante lucrativa para os seus fins pessoais."

Estas igrejas promovem verdadeiros shows em nome de Deus, para mim isso é marketing também

Se não podemos fazer esta comparação, me diga o que se entende por seita ?

Vander

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.