Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 10:06

Ola pessoal,

É a primeira vez que estou postando uma mensagem neste forum e talvez com um tema bastante polemico. A maldição hereditária.

Tenho buscado respostas convincente para este tema e não tenho encontrado.
Não consigo engolir esta heresia enganadorora, principalmente de alguns irmãos envangélicos que tentam empurrar guela abaixo uma coisa que não é consenso nem mesmo entre eles.
Tenho lidos algumas crônicas, inclusive de pastores, que isso é uma falsa doutrina, o que também creio. Vivem enganandos seus próprios convertidos, em que não sei, porque vivem quebrando maldição até de um fio de cabelo que cai da cabeça.
A pergunta é simples.
Qual o poder de nossas palavras, que consigamos amaldiçoar até a 4a geração ?
Como fica a soberania de Deus ?
Não estaria nos, sendo mais poderoso que Deus ?
O sangue derramado de Jesus na cruz, para nossa salvação
Como pode alguém pagar por um pecado que não cometeu ? a própria bíblia nos diz, que cada um dará conta do seu pecado (Rm 14,12), que a alma que pecar, esta sim morrerá e não a outra (Ez 18,4).
Eis a questão ?

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 10:23

Desde já confesso a minha ignorância: nunca tinha ouvido falar da "maldição hereditária". Da forma como a descreves, parece-me mais uma retórica útil a alguns do que qualquer outra coisa. Até de um ponto de vista mercantilista: se uma pessoa paga pelos pecados depois de morrer, como é que ainda sobra para os filhos? Dupla taxação? Não faz sentido. A minha opinião não é nada fundamentada, porque nem nunca tinha ouvido falar nisso, mas não tomo a ideia dessa maldição a sério nem por um segundo.

Um abraço,


Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 10:34


Caro Zé

Resolvi colocar esta questão em discussão, por ser indagado constantemante por alguns de nossos irmãos evangélico (aqueles queacreditam) sobre esta tal maldição.
Basta cair um fio de cabelo de sua cabeça, para culpar algum antepassado.
Fique tranquilo, não que exaltar a importância disso e sim mais opiniões.
A minha opinião já deu para entender na primeira mensagem.

Abraços
Vander

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 11:24

O que penso é que os gestos de justiça e rectidão têm repercussões nas gerações vindouras.
Pelo contrário se praticamos o que se poderá designar por iniquidade as repercussões negativas sobram para as gerações seguintes.
A maldição hereditária não é mais que uma constatação sociológica de que em parte dependemos uns dos outros (em especial dos nossos pais) para vivermos com alegria e dignidade.
Mas cuidado, pois que alguns aproveitarão o conceito para justificar que se cruzem os braços, face à adversidade alheia.
Maldição também é um termo pouco cristão, pois que Jesus Cristo nos manda abençoar e não amaldiçoar.
Talvez se possa então falar em corresponsabilidade hereditária, nos caminhos a percorrer.

*=?.0

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 13:53

"Basta cair um fio de cabelo de sua cabeça, para culpar algum antepassado"

Amigo Vander:

Acho que esta situação - a calvície é a única situação em que se pode mesmo culpar um antepassado..


Há uma forte componente genética ( hereditária) na calvície masculina ... = ;0))


Quanto á sua questão, obviamente que é inadmissível a falsa doutrina da "maldição através das gerações" ....

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 15:28

O tema é polemico, vejo que no meio católico, é pouco difundido, salvo por alguns grupos.
O que gostaria realmente e do respaldo bibico-teologico.
Com as opiniões do pessoal deste forum, ja poderemos ter uma ideia da coisa, mas se alguém tiver um artigo e coisa do genero, me indique

vander

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 15:40

desculpem, mas em minha opinião ainda bem que este tema não tem seguidores no seio dos católicos...

Se bem que não consegui ainda perceber bem o que é a maldição hereditaria... Tem a ver com a genetica...? com as doenças que podem ser passadas por via genética...? é isso...?

Um abraço

Miguel Dias

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 16:26

O pecado das origens é maldição hereditária ....
eh,eh,eh.
Talvez isso seja um conceito confuso da comunhão dos Santos, da nossa co-responsabilidade no "pecado do mundo" , mas não esquecer o contrário, a salvação!
Chris

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 17:25

Maldição heredítaria, para aqueles que crê, naturalmente é mais ou menos isso !
Você pagar por um pecado que alguns de seus ancestrais, tataravo, bisavo, avo e pai cometeram lá no passado.
Palavras muitas vezes impensandas, ditas em um momento de nervosismo, tipo:
"quando você crescer não será nada na sua vida", será que nossas palavras tem tanto poder assim. Pelo que sei as unicas palavras que tem poder são aquelas ditas em nome de Deus, que o todo poderoso.

Vander

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 17:31

Transcrevo dom Estevão Bettencourt:
" toda criança que vem ao mundo, nasce dentro de contexto social e geográfico, do qual é solidária; assim há crianças que nascem no Brasil, outras na China,outras na Etiópia, outras na Europa; há crianças que nascem no século XX, outras nasceram no século IIa. C.,outras no século X d.C...; cada uma traz a herança da família, do lugar e da época em que nasce. Essa solidariedade é palpável também no seguinte caso: imaginemos um pai de família que numa noite perde todos os seus bens numa jogatina de cassino; os filhos desse homem não tem culpa, mas hão de carregar as consequências ( miséria, fome...) decorrentes do desatino de seu pai. Ora a solidariedade mais fundamental que cada um de nós traz, é a solidariedade com os primeiros pais; se estes perderam os dons originais, nós, sem culpa nossa, somos afetados por essa perda."
chris

Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 17:44

Maldições hereditárias e coisas afim soam.me mais a macomblé e terreiro de Pai Santo do que a cristianismo.

No entanto há aqui algo que conheço porque existe na família da minha namorada, benções papais por x gerações. Neste caso esta benção é válida com um documento tipo diploma com selo branco da secretaria de estado do Vaticano por 3 gerações...

Quanto a maldições... não sei.

Em comunhão

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 18:11

Que todo pecado tem consequências, eu não duvido, porque niguem peca por sí só.
Mas dizer que até a minha quarta geração poderá arcar com isso, eu já acho demais.
O meu modo de pensar é assim: como pode alguém pagar por pecado que não cometeu ?

Vander

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 18:14

Vander:

Bem-vinda ao fórum. Obrigada pela tua mensagem. Só tinha ouvido falar em coisas semelhantes em algumas "crendices" populares, mas ligadas à Igreja, pelo menos a na Igreja Católica, é a primeira vez.

Onde ouviste falar nisso? Queres clarificar melhor.

Tilleul, essa história das bênção válida por 3 gerações, faz-me lembrar as indulgências plenárias a troco de dinheiro como se verificou na Idade Média e que foram usadas para a construção da Basileia de S. Pedro.

Apesar disso a mensagem deixada pelo Albino Soares faz-me algum sentido. Albino queres explanar em profundidade para que compreenda melhor.

Como é uma bênção por 3 gerações? Alguma forma de feitiço estilo mundo mágico do Harry Porter?
Qual é a fronteira entre o misticismo e a Igreja Católica? Como se caracteriza a dimensão mística na Igreja Católica?

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: vander (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 20:41

Bem-vinda ao fórum. Obrigada pela tua mensagem. Só tinha ouvido falar em coisas semelhantes em algumas "crendices" populares, mas ligadas à Igreja, pelo menos a na Igreja Católica, é a primeira vez.

Onde ouviste falar nisso? Queres clarificar melhor.


Tony
É muito comum a gente escutar principalmente dos nossos irmãos evangélico (aqueles que acreditam, é claro).
Quando conversamos com alguém deste meio, é colocamos algum problema de saúde, familia, trabalho, etc, logo escutamos: "Isso é maldição hereditária, temos que quebrar essa maldição" e dali campanha e mais campanha, para quebra de maldição.
Não sei de onde falas, mas aqui no Brasil, em cada esquina encontramos uma destas igrejas que acreditam nisso.
Para mim é uma maneira de alienar ainda mais o cristão
Como pode quebrar maldição de um crente, para onde foi sua converção a Cristo ?

Vander

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 21:43


Compreendo o que queres dizer.

mas explica o que é ou como é " campanha e mais campanha, para quebra de maldição".

Há procedimentos para quebrar "maldições hereditárias"?

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 23:25

Bom, nunca tinha ouvido tal expressão.

Parece-me uma corrupção de uma mal explicada formulação do pecado original. Aquela formulação que dizia que nós agora estamos a pagar o pecado de Adão. Adão pecara e agora nós, os seus descendentes arrostavam com o pagamento dos pecados ...

Essa não é a formulação do pecado original na Igreja, se é que alguma vez o foi. Daí a dificuldade de percebermos o que queres dizer.

O pecado é aquilo que te afasta de Deus. É uma negação voluntária ao Amor Divino. Logo depende da tua vontade.

É a natureza contra a Graça. Sugiro este artigodo Pe Carreira das Neves.

Fala da natureza e da Graça.

Quanto à tua pergunta, é óbvio que não existem maldições, muito menos hereditárias.



João (JMA)

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 01:20

Conheço vagamento o estilo e a mentalidade subjacente.
Tipicas de igrejas pentecostais protestantes mas com algumas influencias também no movimento carismatico catolico.

Sei também que é frequente nos textos mais antigos do Antigo Testamento referir que o pecado dos pais se refectia nos filhos:

. não como uma consequencia natural das influencias sofridas na vida, do genero do avô alcoolico que cria traumas no filho que depois se reflectem no neto.

mas sim como uma influencia sobrenatural.

podemos ver um testemunho dessa mentalidade na passagem do evangelho em que Jesus cura um cego de nascença quando os apostolos perguntam se ele é cego por pecado dele ou dos seus pais.

Mas essa crença que muitos protestantes têm deriva principalmente de uma crença na eficacia de praticas magicas, principalmente maldições e bruxarias. A magia parece-me o contrario da correcta fé religiosa.

Na fé cristã o fiel procura fazer a vontade de Deus, ora a Deus mas a sua oração não submete Deus. Com a magia pretende-se colocar as entidades sobrenaturais as serviço do homem, magico, bruxo ou lá o que seja.
O protestantismo valoriza muito mais o papel do diabo, daí a sua maior tendencia para acreditar em magia e na sua eficacia.
A maldição ou a benção são também consideradas palavras eficazes, que produzem fruto por meio de entidades sobrenaturais tal como uma acção directa no mundo material.
Nestas igrejas é frequente os deuses de outras religiões serem considerados demonios, algo que creio também ter ocorrido por vezes no judaismo.

Essas seitas ou igrejas regra geral têm tendencias fundamentalistas, ou seja tendem a ler a Biblia de forma literal.
Por isso as passagens biblicas em que se refere que Deus punirá os pecados do povo até à 4ª geração mas abençoará até à milesima são interpretados à letra e não considerando o estilo literario usado.
Penso que há também nisso alguma influencia de sincretismos religiosas, terreiro de Pai Santo e coisas do genero.

Há também uma instrumentalização da religião para fins bem terrenos o que indica uma adesão superficial à fé.

Essa crença numa eficacia desmesurada nas maldições mostra pouca fé no poder de Deus e mesmo no amor de Deus. Parece que essas pessoas consideram que as entidades malignas têm mais poder para fazer mal que Deus para proteger e promover o bem.

Sei que há passagens biblicas que dizem claramente que o filho pagará pelos seus pecados e o pai pelos seus, ou seja que os filhos não serão punidos pelos pecados dos pais.
Há também a passagem em que S. Paulo se refere aos idolos pagãos como nada sendo e se nada são nada podem.

Os meus conhecimentos de teologia são escassos e autodidactas mas creio que para essas pessoas é mais eficaz procurar passagens biblicas que textualmente afirmem a omnipotencia divina, que os idolos nada são, que os filhos não serão punidos pelos pecados dos pais. E a fé, afinal Jesus disse que nos daria o que pedissemos se aquilo que pedissemos fosse bom e é certamente bom pedir que uma suposta maldição feita a um avó nosso não nos afecte a nós que nem sequer conhecemos quem a fez. Enfim, creio que essa crença revela uma fé em Deus bastante fragil.

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 14:00

Camilo

podes indicar a referencia a essas passagens biblicas...? Onde as podemos encontrar...?

Obrigado

Um abraço

Miguel Dias

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 16:06

Camilo:

Podes esclarecer a dimensão desta frase:"Há também uma instrumentalização da religião para fins bem terrenos o que indica uma adesão superficial à fé".

Até que ponto roça a ICAR?

Re: Maldição Hereditaria. Devemos crer ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 00:12

Tony, muito pouco se comparado com as igrejas protestantes que pupulam na america latina.
Para teres uma pequena ideia existem no mundo 40 mil denominações cristãs, creio que a maior parte são da america.
Aqui conhecemos a IURD e a igreja maná mas a america latina está pejada desse tipo de igrejas, qualquer um abre uma igreja numa garagem.

Miguel D., em tempos li a Biblia de uma ponta a outra (não propriamente lendo tudo a eito), estou a rele-la pela 2ª vez. Lembro-me bem de ler essas passagens mas não me lembro sequer dos livros aonde estavam a maior parte delas.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.