Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 20:25

Bem a propósito...

Alef


Fátima em Apuros


1. Quem diria que Fátima, terra visitada por Nossa Senhora, acarinhada por João Paulo II - com pastorinhos beatificados e com milagres prontos para sua canonização - tenha o seu bispo e o reitor do Santuário a ser investigados por suspeita de corrupção doutrinal e pastoral!

Quando esta notícia saltou, a partir do "Correio da Manhã", eu nem queria acreditar.

É verdade que, no começo de Setembro, encontrei, na Cova da Iria, um integrista assumido que me falou longamente dos escândalos da hierarquia de Fátima. Ela nunca deixou os seguidores de D. Lefevre celebrar na Capelinha das Aparições, mas recebeu, de braços abertos, o ateu Dalai Lama - para rezar não se sabe a quem! - e os hindus que rezam seja ao que for.

Para este adversário da política religiosa do santuário, as autoridades de Fátima estão a gastar o dinheiro do povo cristão na construção de uma basílica com capelas destinadas a religiões inimigas da Igreja.

Repetiu-me, várias vezes, que os verdadeiros amigos de Fátima precisam de agir e agir depressa para que Roma intervenha e reponha a tradição católica. A hierarquia de Fátima, ao ter à disposição rios de dinheiro, pensa que manda nas aparições, na mensagem e na devoção a Nossa Senhora. Esquece que Fátima é anterior ao Concílio Vaticano II e à escandalosa rendição às falsas religiões. Os "irresponsáveis" da Cova da Iria permitem-se tudo e mais alguma coisa. Levados pela nova vaga do turismo religioso, só pensam em obras destinadas a distrair da mensagem pura e dura de Nossa Senhora que só queria uma capelinha. Nunca falou numa basílica. Construíram duas. A última já está destinada aos inimigos da verdadeira fé.

Aqui fica, em resumo, a longa doutrinação que recebi. Verifiquei que o velho problema dos dinheiros de Fátima - a "cova dos ladrões" de Tomás da Fonseca - se tornou agora numa preocupação dos integristas. A luta contra o comunismo foi substituída pelo ataque feroz ao que eles chamam o sincretismo religioso promovido pelo santuário para alargar a clientela.

Soube, entretanto, que alguns desses grupos actuam a nível internacional pressionando bispos e autoridades do Vaticano para intervirem na orientação do Santuário de Fátima.

2. D. Serafim, bispo de Leiria-Fátima, aproveitou a peregrinação dos dias 12-13 para denunciar os "inimigos" de Fátima, para manifestar a sua inteira confiança no padre Luciano Guerra e para apresentar as actas do congresso internacional sobre os santuários nas diversas religiões. A obra é precedida de uma introdução assinada pelo bispo Michael Fitzgerald, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso!

No que precisamente se refere ao diálogo inter-religioso, o bispo confessou que está a seguir as "instruções pessoais" do próprio Papa. Mas não escondeu que o Vaticano lhe pediu explicações acerca dessas iniciativas. Não disse, porém, qual foi o organismo que desencadeou esse processo.

António Marujo noticiou no PÚBLICO que o pedido de explicações tem a sua origem na Congregação para o Culto presidida pelo cardeal Francis Arinze. Foi-me garantido que o mesmo foi dirigido ao patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, enquanto presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, pelo cardeal Ratzinger. As duas informações podem ser ambas verdadeiras. A matéria em apreço cai sob a alçada de duas congregações romanas.

Seja como for, os católicos portugueses têm direito a uma explicação integral sobre os rumores acerca das relações entre a Cúria Romana e as autoridades do Santuário de Fátima. A Igreja não pode dar cobertura a "sociedades secretas", a grupos de pressão fora e dentro do Vaticano. Já mostraram que sob a capa de movimentos de espiritualidade servem desígnios de poder.

Quanto a segredos, a Igreja não deve copiar o que se esconde em Portugal entre Governo, empresas e meios de comunicação social. O bispo de Leiria e o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa devem esclarecer o que se está a passar na Igreja.

3. A abertura do Santuário de Fátima à prática do diálogo inter-religioso dá-me muita alegria. O bispo D. Serafim e o padre Luciano Guerra têm por eles o Vaticano II, os gestos dos papas desde João XXIII até João Paulo II. Este último, com a iniciativa de Oração pela Paz em Assis gerou uma posteridade que importa continuar e aprofundar. A própria teologia - que deve ser um debate sem fim -, mediante a Comissão Teológica Internacional, chegou a um consenso mínimo para prosseguir essa caminhada (Cf. "O Cristianismo e as Religiões", Gráfica de Coimbra, 1999).

Compreendo a resistência daqueles que continuam com a ideia de que fora da Igreja Católica não há salvação. Não podem, por isso, ouvir falar de um encontro real entre religiões. Mas a Fátima vai quem quer. E ao tornar-se um centro ecuménico e inter-religioso, o diálogo deixa de ser uma reserva de alguns especialistas e de altos dirigentes religiosos. É tarefa de pessoas e grupos que, de diversas famílias religiosas, se juntam para rezar. E, como diz o filósofo L. Wittgenstein, a oração é o pensamento do sentido da vida. Os que se reúnem com vontade de rezar abrem caminhos de paz entre as religiões. Fazem delas focos de paz entre as nações.

Por FREI BENTO DOMINGUES, O. P.
«Público», Domingo, 17 de Outubro de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 19:43

Alimentando a discussão, eis uma notícia da Ecclesia:

Bispo de Leiria-Fátima quer acabar com mal-entendidos
.
Depois de ter apresentado o Presidente da Peregrinação Aniversária Internacional de Outubro, Sua Eminência o Arcebispo de Bombaim Cardeal Dias, e de ter lembrado que o tema especial do mês é a oração pelos governantes, entendo dirigir aos Peregrinos de Fátima uma breve comunicação sobre acontecimentos que recentemente têm perturbado a imagem da Pastoral neste Santuário Mariano.
Temos apostado na clareza, por isso estamos a publicar cuidadosamente todos os documentos, projectos e contas, para que não haja segredos ou ocultações. E assim ouso expor sumariamente os seguintes factos:
1. Em 27 de Novembro de 2001 o Prémio Nobel Dalai Lama visitou o Santuário de Fátima, como têm feito outras Personalidades, e que procuramos acolher com toda a seriedade, segundo os princípios da Igreja no que concerne a relações ecuménicas ou inter-religiosas, que cumprimos com todo o rigor e solicitude. Foi o que aconteceu na visita de Dalai Lama.
2. Em 10 -12 de Outubro de 2003 foi realizado no Centro Pastoral Paulo VI um Congresso Internacional sobre ‘O Presente do homem - O Futuro de Deus - O lugar dos Santuários na relação com o Sagrado”. Participaram notáveis oradores, e teve o patrocínio científico da Universidade Católica Portuguesa. Surgiram, entretanto, alguns mal entendidos ou equívocos, que foram esclarecidos. Hoje mesmo foi apresentado o primeiro exemplar das Actas com os textos integrais das lições e comunicações pronunciadas no referido Congresso, e que serão divulgadas nos próximos dias.
Acrescentarei que está em bom curso a construção da igreja da Santíssima Trindade, para a qual o Papa ofereceu uma pedra extraída do túmulo de S. Pedro, que será um grande espaço de culto católico e de evangelização, com outras vivências na pastoral de conjunto do Santuário, nomeadamente da reconciliação sacramental, e que esperamos venha a ser inaugurada, Deo volente, no dia 13 de Maio de 2007.
3. No dia 19 de Abril de 2004 visitou o Santuário de Fátima uma Comunidade Hindu de Lisboa, com cerca de 50 pessoas, acompanhadas pelo seu líder religioso, que subiu até junto da imagem de Nossa Senhora a quem cantou uma canção a favor da concórdia e da paz. Poderá ter havido benigna condescendência por parte dos funcionários que os acolheram, mas tudo decorreu com dignidade. Já foi explicado que não se tratou de uma celebração inter-religiosa. Ao recorrerem a Nossa Senhora de Fátima, os nossos irmãos hindus testemunharam sinceramente que aceitam a sua intercessão maternal a favor de todos os homens.
De qualquer modo prestaremos mais atenção, para que não surjam ambíguas interpretações. Toda a equipa sacerdotal do Santuário merece total confiança e garantia de doutrina e comunhão em Igreja.

Fátima, 12 de Outubro 2004
(Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima)



João (JMA)

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 20:31

Gostei

Pedro B

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de October de 2004 17:43

Lindo... :-|

Alef

Integrista Francês Interrompe Patriarca em Notre-Dame de Paris


O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, tinha acabado de citar Fernando Pessoa quando foi interrompido, em pleno altar da catedral de Notre-Dame de Paris, por um jovem francês de 22 anos, que decidira protestar contra as manifestações de diálogo inter-religioso em Fátima.

Julien Picard, que trabalha numa sociedade financeira, subiu para o altar-mor e depositou nas mãos dos outros quatro cardeais presentes (Jean-Marie Lustiger, de Paris; Cristoph Schonborn, de Viena; Godfried Dannells, de Bruxelas; e Peter Ërddo, de Budapeste) uma pequena folha cor de laranja. Depois, ao sair, deixou uma no ambão onde D. José discursava e, em voz alta, referiu-se a Fátima e à heresia. Após a surpresa inicial, o patriarca respondeu com um convite firme a que ele se sentasse. Funcionários de Notre-Dame vieram então para levar o manifestante e o cardeal pediu "respeito pelo gesto", esperando que ele também respeitasse os católicos presentes na catedral.

No folheto, assinado por um Movimento da Juventude Católica de França, refere-se a presença em Fátima, em 2003, de um bispo ortodoxo "cismático e herético", a realização de um congresso inter-religioso há um ano e a ida de um grupo de hindus à Capelinha, já em Maio deste ano. A questão, que levou grupos integristas a fazer polémica e a pedir a substituição do reitor do santuário de Fátima e do bispo de Leiria, chegou assim ao Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), cuja etapa parisiense amanhã se conclui na capital francesa.

Cá fora, Picard e mais meia dúzia de companheiros - rapazes e raparigas, todos na casa dos 20 anos - continuavam a distribuir os panfletos, vigiados de perto pela polícia. Aos jornalistas, insistiram na afirmação de que "fora da Igreja Católica não há salvação", retomando uma citação do Catecismo de Pio X. E afirmavam que o arcebispo Marcel Lefébvre, já falecido, e que rompeu com a Igreja Católica exactamente por causa do diálogo ecuménico e inter-religioso, era "um grande bispo que quis manter a dignidade do sacerdócio".

Nas palavras que dirigiu aos participantes do ICNE, a partir de perguntas formuladas pelos congressistas, D. José citou Fernando Pessoa para pedir que os cristãos tenham uma perspectiva comunitária quando dão testemunho da sua fé. "Aqui, sou mais que eu mesmo, somos um povo que quer o mar que é teu", disse o patriarca, referindo-se a alguns versos da "Mensagem".

Sublinhando que a Igreja se dirige aos homens e mulheres concretos de cada tempo, o cardeal português afirmou que cada um dos cristãos não pode suportar sozinho a responsabilidade desse testemunho. "Só a Igreja no seu conjunto tem capacidade de se aproximar do sentido da fé. Cada [cristão] é mais que si mesmo, representa o povo de Deus."

ANTÓNIO MARUJO
«Público», Domingo, 31 de Outubro de 2004

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de October de 2004 18:19

Curioso ver um admirador de Lefébvre acusar o Cardeal Patriarca de Lisboa de heresia :-)

Esperemos que os seguidores de Lefébvre não sigam a iniciativas deste senhor Picard ou qualquer dia ainda teremos uma notícia com o Victor Henriques a abrir o Telejornal.

Luis

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2004 18:22

Ós bispos portugueses já denunciaram as pressões e movimentações de grupos de católicos de extrema direita neofascista, financiados por uma organização norte americana , em controlarem o Santuário de Fátima, bastante apetecível pelas suas receitas...

Estes movimentos católicos ultrafundamentalistas estão em crescimento na europa e também em Portugal... ( basta dar uma vista de olhos pelos Blogs e sites )...

O que é mais perturbador é haver elementos do clero português ( poucos, felizmente) que vão contra as indicações da sua própria Igreja sobre o diálogo inter-religioso e advogam a superioridade e supremacia da religião católica.



Ver o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, ser insultado em directo na TV, por um jovem fundamentalista perturbado e ver sobretudo a sua reacção de não violência e de serenidade é uma lição para todas nós.

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2004 20:04

Já agora referência a dois blogs portuguese de extrema direita, que fazem a apologia de Monsieur Lefébvre; discursos pseudocatólicos radicais, posições ditas próvida, racismo e xenofobia - um chama-se Ùltimo reduto; outro chama-se Fascismo em rede e faz a apologia do nazismo.

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 10:38

Então esse jovem integrista juntou mais uma "meia dúzia de companheiros - rapazes e raparigas, todos na casa dos 20 anos" ?

Foi um grande momento para o integrismo francês: é que sete jovens integristas deve ser aí uns 100% dos integristas jovens franceses!

Foi assim como que um Congresso Nacional dos Jovens Integristas Franceses.

Sete! Nem dá para uma equipa de futebol!

O integrismo francês anda em grande!!!!

Com isto resta-me dizer: o tradicionalismo já não é o que era...

Na realidade Lefebvre já foi enterrado na poeira da história...

Passa a ser curiosidade para os arqueólogos: Indiana Jones, onde andas tu?



João (JMA)

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 11:14

Tenho uma dúvida em relação à noticia que o Alef apresentou. Marcel Lefebvre rompeu com a Igreja como diz o Publico ou foi excomungado? Este movivento ainda continua mas clandestinamente... certo? Porque se o Vaticano excomungou Marcel Lefebvre nunca percebi em que pé ficou o movimento que este liderava.

O incidente ocorrido em França com o cardeal portugues é indigno e só mostra o medo e a desesperada luta pela subsistencia que estes movimentos fundamentalistas travam para sobreviver... Cada vez menos a Igreja tem espaço para comportar e para alimentar este tipo de movimentos. A possível eleição pontificia de um cardeal como D. José Policarpo assusta estes grupos... Mas eles que não se preocupem... Por norma, e neste caso com muita pena minha, os cardeais apontados como favoritos à cadeira de S. Pedro nunca a chegam a atingir... Tenho mesmo de dizer, que neste caso, com uma enorme pena minha.... Pode ser que um dia a tradição se quebre...

Agradeço desde já aos que poderem esclarecer a minha duvida sobre a legitimidade deste movimento integralista.... Muito obrigado

Cumprimentos

Miguel D

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 13:23

Gato (mal) escondido...
Alef

Cardeal desvaloriza incidente


O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, desvalorizou ontem o incidente registado sábado na Catedral de Notre Dame, em Paris, quando um jovem acusou de heresia a realização de eventos de outras religiões em Fátima. "O Santuário de Fátima não foi manchado, até foi bom para se perceber que a polémica, que tem dado algum alimento em Portugal, tem origem em extremistas lefebrevianos [seguidores do arcebispo Marcel Lefébvre, já falecido]", disse à agência Lusa D. José Policarpo, no final de uma missa que dirigiu, juntamente com o cardeal de Paris, Jean-Marie Lustiger, na Catedral de Notre Dame. "Este fenómeno público mostrou à clarividência qual é a origem de todos os boatos e todas as críticas que têm sido feitas sobre o Santuário de Fátima", acrescentou. "Vale o que vale, não tem expressão dentro da Igreja", garantiu ainda. D. José Policarpo escusou-se também a comentar as referências de duas revistas francesas, a "Paris-Match" e a "Photo", dando-o como um dos seis bispos mais bem colocados para suceder ao Papa João Paulo II. "É um assunto fora de tempo, o Santo Padre está vivo", respondeu.

«Público», terça-feira, 02 de Novembro de 2004

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 14:01

Caro Miguel.

Marcel lefbvre foi excomungado em 1988, no fim de uma arrastado confronto com o Papa. Cá está o documento:

CARTA APOSTÓLICA
"ECCLESIA DEI"
DO SUMO PONTIFICE

JOÃO PAULO II
SOB FORMA DE "MOTU PROPRIO"

1. Com grande aflição a Igreja tomou conhecimento da ilegítima ordenação episcopal conferida, a 30 de Junho, pelo Arcebispo Marcel Lefebvre que tornou vãos todos os esforços, feitos desde há anos, a fim de assegurar a plena comunhão com a Igreja à Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, fundada pelo mesmo Mons. Lefebvre. De nada, com efeito, serviram tais esforços, especialmente intensos nos últimos meses, em que a Sé Apostólica usou de compreensão até ao limite do possível(1).

2. Esta aflição é sentida de modo particular pelo Sucessor de Pedro, o primeiro a quem compete a tutela da unidade da Igreja(2), embora o número das pessoas directamente envolvidas nestes eventos tenha sido pequeno, porque toda a pessoa é amada por por Deus por si mesma e foi resgatada pelo sangue de Cristo, derramado na Cruz pela salvação de todos.

As circunstâncias particulares, tanto objectivas quanto subjectivas, nas quais o acto do Arcebispo Lefebvre, foi realizado, oferecem a todos a ocasião para uma profunda reflexão e para um renovado empenho de fidelidade a Cristo e à Sua Igreja.

3. Em si mesmo, tal acto foi uma desobediência ao Romano Pontífice em matéria gravíssima e de importância capital para a unidade da Igreja, como é a ordenação dos bispos, mediante a qual é mantida sacramentalmente a sucessão apostólica. Por isso, tal desobediência - que traz consigo uma rejeição prática do Primado romano - constitui um acto cismático (3). Ao realizar tal acto, não obstante a advertência formal que Ihes foi enviada pelo Prefeito da Congregação para os Bispos no passado dia 17 de Junho, Mons. Lefebvre e os sacerdotes Bernard Fellay, Bernard Tissier de Mallerais, Richard Williamson e Alfonso de Galarreta, incorreram na grave pena da excomunhão prevista pela disciplina eclesiástica(4).

4. A raiz deste acto cismático pode localizar-se numa incompleta e contraditória noção de Tradição. Incompleta, porque não tem em suficiente consideração o carácter vivo da Tradição, "que - como é claramente ensinado pelo Concílio Vaticano II - sendo transmitida pelos Apóstolos ... progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo. Com efeito, progride a percepção tanto das coisas como das palavras transmitidas, quer merce da contemplação e estudo dos crentes, que as meditam no seu coração, quer mercè da intima inteligencia que experimentam das coisas espirituais, quer merce da pregação daqueles que, com a sucessão do episcopado, receberam o carisma da verdade"(5).

Mas é sobretudo contraditória uma noção de Tradição que se opóe ao Magisterio universal da Igreja, do qual é detentor o Bispo de Roma e o Colegio dos Bispos. Não se pode permanecer fiel à Tradição rompendo o vinculo eclesial com aquele a quem o proprio Cristo, na pessoa do Apostolo Pedro, confiou o ministério da unidade na sua Igreja(6).

5. Ante a situação criada, sinto o dever de tornar todos os fiéis católicos, cônscios de alguns aspectos, que esta triste circunstância põe em evidência.

a) O êxito a que chegou o movimento promovido por Mons. Lefebvre, pode e deve ser motivo, para todos os fiéis católicos, de uma sincera reflexão sobre a propria fidelidada à Tradição da Igreja, autenticamente interpretada pelo Magistério eclesiástico, ordinário o extraordinário, de modo especial nos Concilios Ecuménicos desde o de Niceia ao Vaticano II. Desta reflexão, todos devem haurir uma renovada e efectiva convincão da necessidade de ainda melhorar e aumentar essa fidelidade, refutando interpretações erróneas e aplicações abusivas, em matéria doutrinal, litúrgica e disciplinar.

Sobretudo aos Bispos compete, pela missão pastoral, que lhes é propria, o grave dever de exercer uma vigilância perspicaz, cheia de caridade e fortaleza; a fim de que essa fidelidade seja salvaguardada em toda a parte(7).

Todavia, é preciso que todos os Pastores e os demais fiéis tomen nova consciência, nâo só da legitimidade mas também da riqueza que representa para a Igreja a diversidade de carismas e de tradições de espiritualidade e de apostolado, o que constitui a beleza da unidade na variedade: daquela "sintonia" que, sob ol impulso del Espirito Santo, a Igreja terrestre eleva ao céu.

b) Quereria, alem disso, chamar a atenção dos teólogos e dos outros peritos nas ciéncias eclesiásticas, para que tambem eles se sintam interpelados pelas circunstáncias presentes. Com efeito, a amplitude e a profundidade dos ensinamentos do Concilio Vaticano II requerem um renovado empenho de aprofundamento, no qual se ponha em relevo a continuidade do Concilio com a Tradição, do modo especial nos pontos de doutrina que, talvez pela sua novidade, ainda não foram bem compreendidos por alguns sectores da Igreja.

c) Nas presentes circunstáncias, desejo sobretudo dirigir um apelo, ao mesmo tempo solene e comovido, paterno e fraterno, a todos aqueles que até agora, de diversos modos, estiveram ligados ao movimento do Arcebispo Lefebvre, a fim de que cumpram o grave dever de permanecerem unidos ao Vigário de Cristo na unidade da Igreja Católica, e de não continuarem a apoiar de modo algum esse movimento. Ninguem deve ignorar que a adesão formal ao cisma constitui grave ofensa a Deus e comporta a excomunhão estabecida pelo Direito da Igreja(8).

A todos estes fiéis católicos, que se sentem vinculados a algumas precedentes formas litúrgicas e disciplinares da tradição latina, desejo manifestar tambem a miha vontade - a quai peço que se associem a dos Bispos a de todos aqueles que desempenham na Igreja o ministerio pastoral - de lhes facilitar a comunhão eclesial, mediante as medidas necessárias para garantir o respeito das suas justas aspirações.

6. Tendo em consideração a importância e a complexidade dos problemas mencionados neste documento, em virtude da minha Autoridade Apostólica, estabeleço quanto segue:

a) é istituida uma Comissão, com a tarefa de colaborar com os Bispos, com os Dicasterios da Curia Romana e com os ambientes interessados, a fim de facilitar a plena comunhão eclesial dos sacerdotes, dos seminaristas, das comunidades ou de cada religioso ou religiosa até agora ligados de diversos modos à Fraternidade fundada por Mons Lefebvre, que desejem permanecer unidos ao Sucessor de Pedro na Igreja Católica, conservando as suas tradições espirituais e litúrgicas, de acordo com o Protocolo assinado, a 5 de Maio passado pelo Cardeal Ratzinger e por Mons. Lefebvre;

b) esta Comissão é composta por um Cardeal Presidente e por outros membros da Cúria Romana, em número que se julgar oportuno segundo as circunstâncias;

c) além disso, em toda a parte deverá ser respeitado o espírito de todos aqueles que se sentem ligados à la tradição litúrgica latina, mediante uma ampla e generosa aplicação das directrizes, já há tempos emanadas pela Sé Apostólica, para o uso do Missal Romano segundo a edição típica de 1962(9).

7. Ao aproximar-se já o final deste ano dedicado à Santissima Virgem, desejo exortar todos a unirem-se à oração incessante que o Vigario de Cristo, pela intercessão da Mãe da Igreja, dirige ao Pai com as mesmas palavras do Filho: Ut omnes unum sint!

Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 2 do mês de Julho do ano 1988, décimo de Pontificado.

Joannes Paulus PP. II

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de November de 2004 13:23

Está então claro para todos que as falsas acusações e os boatos de que o Vaticano estaria descontente com o Reitor do Santuário de Fátima, com o Bispo de Leiria-Fátima e com os Bispos Portugueses provêm de sectores ultra-conservadores e estrangeiros, mais exactamente os lefebvrianos.

É lamentável esta posição. O que leva a prever que, se haverá uma parte deste movimento que ainda se poderá manter em Igreja, outra parte mais radical parece ter mais interesse em agendas políticas e pessoais, que na mensagem de Cristo. A "religiosidade" destes elementos mais radicais é semelhante à dos terroristas islâmicos...
Mera desculpa para agir segundo o seu "deus pessoal".

Não deixa de ser ridículo que tais elementos que sustentam uma actuação contra Roma da maior gravidade - a sagração de bispos com a oposição da Igreja- , conforme o documento junto pela catolicapraticante, venham agora apelar para Roma com falsidades.

Parece-me óbvia a intenção: tendo começado quando se começa a falar que o Patriarca de Lisboa é um candidato à sucessão do Papa e com o dito "extremista" a ir a Paris para o interromper, está bom de ver qual a intenção. Pura politiquice. Baixo nível. Não se esperava outra coisa...

João (JMA)

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de November de 2004 15:13

Caro JMA

Não te iludas.

Não duvido que grupos tradicionalistas quiseram aumentar a polémica e questionar o Reitor.

No entanto o aviso veio de alguns sectores de Roma. Aliás o prório Reitor bem o sabe. Caso contrário não se compreendia a lamentável conferencia de imprensa que deu e que está relatada neste tópico em mensagem introduzida pelo Alef.

A verdade é que o Srº Reitor se tiver juízo não voltará a autorizar que a capelinha das aparições seja utilizada para celebrações Budistas ou de outras religiões.

Claro que Fátima pode e deve ser visitada por pessoas de outras religiões, Mas uma coisa é visitar Fátima assim como os Padrss podem visitar Mesquitas ou Sinagogas, outra bem diferente é transformar Fátima num templo que para cerimónias religiosas de várias religiões.

Quanto ao incidente em Paris, até teve a sua piada e passou-se d eforma bastante civilizada.

Ao contrário do que pensas em Paris e em França há muitos jovens adeptos de movimentos tradicionalistas. A FSSPX é sem duvida o maior mas há outros, em plena comunhão com Roma que tem muitos pontos em comum com a FSSPX como sendo as reservas aos abusos na liturgia.

Pedro B

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de November de 2004 12:17

Caro Pedro B,

Desconheço os sectores de Roma que tenham questionado o Reitor.

Apenas 3 sectores o poderiam ter interpelado:
- A Congregação para a Doutrina da Fé - e não ouvi o Ratzinger a pronunciar-se sobre o caso;
- O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos - e o Walter Kasper nada disse contra o Reitor;
- O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso - e este pronunciou-se favoravelmente à atitude do Reitor ver post do Alef de 13 de Outubro de 2004 00:16.

É claro que o Vaticano tem muita gente e o Ottavianni terá sempre seguidores... Mas não têm qualquer autoridade para se pronunciarem sobre o caso. Ou será que a doutrina do Magistério é só para quando convém?

Eu, por vezes, fico abismado: quem mais fala de obediência na Igreja é quem mais critica os bispos pelas suas atitudes; quem mais apela ao Magistério escolhe os Concílios mais convenientes para sustentação das suas ideias; quem nega o ministério petrino - ordenando bispos contra o Papa - é quem vem depois apelar para ele.

Entre as coisas que Roma diz e as coisas que são ditas em nome de Roma vai um mar de diferença...

João (JMA)

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 26 de November de 2004 12:21

Caro JMA

Tens toda a razão.

Muitos do que reclamam obediencia são muitas vezes os desobedientes.

O exempplo mais claro será a FSSPX.

Ordenar Bispos sem autorização foi um acto de desobediencia terrível.


Outra coisa é os leigos poderem criticar os Bispos ou mesmo o Papa. Pode e deve-se criticar mas sem põr em causa a obediencia.

Eu mesmo já neste forum critiquei Bispos.

O Bispo do Porto pela infeliz entrevista ao Expresso sobre o Aborto

O Bispo Torgal Ferreira quando publicamente e durante os factos publicamente veio afirmar que o Barco do aborto deveria ser autorizado a acostar em portos portugueses.

Estas criticas não poem em causa a minha obediencia à Igreja e aos Bispos.

Pedro B


Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de November de 2004 13:56

Caro Pedro B,

É claro que se pode discordar e continuar-se a ser católico! Um dia destes tropecei neste livro que fala sobre isso:

Why You Can Disagree-- And Remain a Faithful Catholic, por Philip S. Kaufman.

Luis

P.S. Philip S. Kaufman é católico (padre), monge beneditino e pode-se ler um pouco sobre a sua vida aqui. É também possível ler o capítulo 3 do livro que atrás referenciei.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/11/2004 14:06 por Luis Gonzaga.

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de November de 2004 15:18

Caro Pedro B,

Cada um de nós pode ter a sua opinião e é útil que a expresse, para se ter noção do que pensa na realidade a Igreja.

Estarmos contra ou a favor a atitude de um responsável da Igreja é um legítimo direito que temos, como baptizados.

Mas existe uma diferença fundamental entre dar a sua própria opinião e pretender impô-la com o rótulo "vem de Roma".

A utilização da máxima "roma locuta, causa finita" para dar força a opiniões meramente pessoais é lamentavelmente frequente. Como foi neste caso.

João (JMA)

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de November de 2004 16:41

Olá amigos

Já percebi que há bastantes pessoas neste fórum que percebem de latim!
Eu não, como devem desconfiar! :)

Assim, pedia-vos um favor: sempre que utilizarem uma expressão latina, ponham a tradução! Por favor! :)

Por exemplo, João (JMA), a expressão "roma locuta, causa finita". Presumo que seja qualquer coisa do género: Roma decidiu e assunto arrumado! Mas é mesmo?

Um abraço

Cassima

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de November de 2004 17:08

É isso, Cassima.

Roma falou, causa decidida, diríamos nós. A ideia era que após Roma se pronunciar sobre uma matéria não restava senão obedecer.

Tens toda a razão no teu pedido, mas eu também não sei latim, apenas umas frases.

João (JMA)

Re: Vaticano descontente com gestão de Fátima ameaça controlar santuário
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 26 de November de 2004 17:18

Caro JMA

Não tenhas duvida.

Em questões de fé Roma locuta, causa finita.

Pedro B

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.