Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: A beleza da castidade.
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 17 de July de 2009 14:43

Antes de mais, peço desculpa mas por razões profissionais vou ter mesmo que limitar muito as minhas intervenções neste fórum pelo menos até ao fim deste mês. Coisa que, como imaginarão, pelo facto de estar a ir contra a corrente, pode parecer que estou a fugir. Não é nada disso, mas não consigo dar vazão a tudo em simultâneo.

Caro firefox,

Citação:
firefox
Parece que está de brincadeira.
Citação:
FranciscoG
em nenhum país em que as campanhas contra a Sida se ficaram pelo preservativo os resultados foram muito animadores. O caso de Portugal é um exemplo. Não me recordo dos números mas recordo-me da decepção da Comissão de Luta Contra a Sida quando, há uns 3 anos, chegaram à decepcionante conclusão de que o número de alunos do ensino superior que usava preservativo estava muito aquém das expectativas

Para atacar as campanhas que procuram alertar para o uso do preservativo reclama que... as pessoas não usam o preservativo. É alguma piada?

Não estou de brincadeira nem a fazer piadas. Só tenho pena de que a sua leitura da minha mensagem se tenha ficado por aí. O que eu disse, foi que "em nenhum país em que as campanhas contra a Sida se ficaram pelo preservativo os resultados foram muito animadores." Em contraposição, dei o exemplo de um país cuja campanha demonstrou efeitos bastantes positivos. Porque se fica por uma leitura tão redutora de tudo o que eu escrevi? Acaso eu disse algo de errado? A transmissão da Sida prende-se em larga escala com comportamentos sexuais de risco. Não seria mais importante começar por dizer às pessoas que evitassem esses comportamentos sexuais de risco? Não seria melhor dizer às pessoas que o preservativo é um recurso contra a Sida mas que o ideal é erradicar os comportamentos sexuais de risco?

Em Portugal, a campanha contra o excesso de álcool nos condutores diz: Se conduzir, não beba! Não diz: "Tome muitos cafés!" Não conheço as campanhas contra a Sida no Brasil mas, em Portugal, muitas são apenas do género: "Preservativo é o principal adereço do carnaval!" ou "Puxa pela cabeça - Usa o preservativo" ou "Não deixe que decidam por si... Use preservativo Feminino". Vê aqui alguma campanha contra comportamentos sexuais de risco? Não: apenas se vê usa o preservativo. (Consultar a fonte em www.sida.pt que, caso desconheça, é o site oficial da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida)

Em que errei no meu raciocínio? Nick, num post anterior a este, disse em palavras mais duras aquilo que eu digo que são as campanhas. Não são campanhas que alertem para o problema da Sida em si. São campanhas que sempre levam a tónica para o preservativo.


Citação:
firefox
Acaso as campanhas da igreja, aquelas que mandam não fazer sexo, tem muita acolhida? Não parece, pelas reclamações que lemos nesse tópico, elas dão a entender que ninguém dá ouvidos para quem fala de castidade "ao estilo católico".

Aí está algo que não conseguimos avaliar. Já andei à procura na internet, há algum tempo, se havia estatísticas sobre a caracterização religiosa dos infectados com o HIV. Não encontrei nada.
Mas tem razão... é constrangedor saber que num fórum católico há tanta gente que vai contra o "estilo católico".

Citação:
firefox
Além disso, não moro em Portugal, mas se o governo não faz campanha de "sejam promíscuos", então seu discurso é falacioso. E já para a Igreja é muito cômodo ignorar o que acontece, lavar as mãos, e ainda fazer campanha contra o uso do preservativo. É até compreensível (compreensível mas não correto) que ela não queira participar de uma campanha a favor do uso, mas se posicionar contra o uso do preservativo chega a ser algo irresponsável e até criminoso.


A mensagem da Igreja, ainda que em última análise se destine a toda a humanidade, é, antes de mais, para os católicos.
A mensagem da igreja acerca do preservativo insere-se dentro daquilo que é considerado o caminho de santidade dos católicos - a castidade. Dizer que a Igreja se opõe ao preservativo "porque sim" é uma desonestidade intelectual. Dizer que a Igreja não faz nada, é de uma enorme desonestidade para com todos aqueles católicos que se dedicam a trabalhar em defesa e apoio dos infectados com HIV e em campanhas de prevenção de contágio.

Vamos ser honestos. Já alguma vez ouviu alguém da igreja fazer campanha contra o preservativo? Eu não (e vou à Missa praticamente todos os dias e nem sempre à mesma igreja). Já ouvi pessoas falar em nome da Igreja contra este tipo de campanhas baseadas apenas no preservativo. Agora, dizer "preservativo nunca", eu nunca ouvi.
Além disso, mais honestidade. Se eu for visitar umas senhoras que fazem serviço em determinada rua e depois me confessar e disser que usei o preservativo, acha que o sacerdote me vai dizer: "pecaste, meu filho, porque a Igreja proíbe-te de usar o preservativo!" Claro que não. E se eu confessasse que tinha ido "visitar as meninas" e não falasse do preservativo, provavelmente ele dir-me-ia: "Pecaste. Ao menos usaste o preservativo? Sabes que podes contagiar-te com alguma doença e contagiar a tua esposa? Sabes que és moralmente responsável pelo contágio da tua esposa?"

Cumprimentos,

Francisco

Re: A beleza da castidade.
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 17 de July de 2009 15:26

Mais uma vez, caro firefox.

Citação:
firefox
Assustadora a sua msg.
Citação:
FranciscoG
Para mim, nem positivo nem negativo. É um acontecimento em determinado período histórico. Como dizia um historiador português, mais do que isento neste campo pois era marxista, à luz do pensamento da época, nada há de mais natural do que a inquisição. Uma vez ouvi um judeu, historiador de história contemporânea, afirmar o mesmo sobre as ditaduras europeias da primeira metade do séc. XX. Se me perguntar se eu aceitaria uma inquisição hoje, nos termos em que foi feita a inquisição da Idade Moderna, evidentemente que lhe direi que não.

Não vou nem comentar.

Pena que não comente. Mas seria preferível que, pelo menos, tivesse lido até ao final do parágrafo, coisa que parece não ter feito. Se tiver paciência para ler com mais calma incluindo a última frase, diga-me: em que errei?

Citação:
firefox
Citação:
FranciscoG
Por outro lado, eu tenho uma perspectiva extremamente estática dos comportamentos humanos. Quando lemos a Bíblia (isto porque aqui estamos todos mais habituados à Bíblia do que a outros livros até anteriores à Bíblia) vemos que os comportamentos humanos não diferem muito dos nossos. Há comportamentos sociais que mudam, mas os comportamentos pessoais propriamente ditos são muito semelhantes aos nossos.

Nisso já está um enorme problema, que para começar já desconsidera diferenças culturais, então não há muito o que dizer.

Associe cultura aos "comportamentos sociais" e diga-me em que errei?

Citação:
firefox
Citação:
FranciscoG
Mas se acho que a forma como a Igreja está a transmitir a mensagem pode ser errada, não acho que o conteúdo da mensagem esteja errado. Pelo contrário, acho que a Igreja chegou a uma conclusão importante: antes, devido a uma enorme taxa de analfabetismo, a mensagem devia ser enviada de uma forma mais impositiva.

Até desinteressei da conversa.

Fica com Deus.

Claro que se desinteressa da conversa porque faz citações truncadas e porque o seu preconceito contra o que eu escrevi, que já vinha da mensagem anterior, tem sido enorme. Coisa que me custa, aliás, porque lhe dava mais crédito.
Mas eu clarifico: normalmente, somos obrigados a decorar funções e fórmulas matemáticas na escolaridade mais baixa e só aprendemos a fazer a sua dedução na universidade.
Faça a analogia, agora, com tentar ensinar grandes formulações teológicas a comunidades onde, com sorte, só o sacerdote sabe ler e um grupo cada vez mais crescente de cristãos com escolaridade elavada... Repito aqui a terminação do parágrafo que citou truncado:

Citação:
FranciscoG
"Agora, que a qualidade de formação dos cristãos é muito superior, a Igreja vai editando cada vez mais informação para que eles possam aprender melhor os fundamentos da fé. "

Pergunto, pela última vez: onde errei?

Melhores cumprimentos,

Francisco

Re: A beleza da castidade.
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 17 de July de 2009 15:36

Citação:
Isabella
Francisco
Uma vizinha minha tem um filho a viver com a namorada. O filho queria vir passar férias à casa dos pais. A mãe disse-lhe, se vieres vem só. Se a tua namorada vier que vá para um hotel. Pelo tal respeito à religião católica. Esta mesma senhora tomando opiniões, perguntou à sobrinha que dá a comunhão na igreja. TIA se assim fizer vai perder o seu filho, diz a sobrinha!
Resposta da tia à sobrinha: Que raio de religião tu praticas?

Quem está correcto? A tia ou a sobrinha?

Isabella,

a casuística é complicada. Não conheço nem a Tia, nem o filho, nem a sobrinha, nem a namorada.

Mas posso dizer-lhe apenas uma coisa: Grande Mãe! Se fosse meu filho, provavelmente não mandava a namorada dormir no Hotel, mas dava-lhe um quarto separado. Se quiserem dormir juntos, que o façam à socapa.

Quem é o próximo a chamar-me radical? ehehhehhehheheehh

Sta. Teresa de Ávila estava com um sobrinho recém-nascido ao colo e disse em oração: Senhor, não permitais que esta criança viva se for para Vos ofender.

E o sobrinho morreu...

Re: A beleza da castidade.
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 17 de July de 2009 17:15

Citação:
pontosvista
Citação:
Francisco
Uma leitura possível para o surgimento do casamento levirático pode encontrar-se nesta passagem. No entanto, penso que não há nada antes deste acontecimento que aponte para a existência dessa regra e muito menos que foi Deus quem disse a Judá que Onan se tinha que casar com a cunhada. Pelo que dizer que o casamento levirático é um mandato de Deus me parece exagerado. Deixe-me reler os primeiros 38 capítulos do Génesis com calma para tirar as dúvidas. Se tiver conhecimento, elucide-me, por favor.

Dt. 25, 5-10

Salve, pontosvista, refundador da Bíblia Sagrada!

Obrigado pela informação e aula de Bíblia, pontosvista. Agora vejo-me obrigado a deitar fora todas as minhas bíblias porque nelas o Deuteronómio não vem nos primeiros 38 capítulos do Génesis mas aparece como livro autónomo e em último lugar no Pentateuco. Horror, milhares de anos em que as comunidades judaica e cristã andaram completamente enganadas! Por favor, pontosvista, devia avisar os organizadores deste site para alterarem já a ordem pela qual têm os livros do Antigo Testamento. E pedir ao Vaticano para criar a Neo-Neo-Vulgata e retirarem ao Deuteronómio o seu carácter de livro autónomo e passar a incluí-lo dentro dos primeiros capítulos do Génesis. Apazigue a minha impaciência e avise onde devemos intercalar o Deuteronómio, sim? Ajude-nos porque estamos todos ansiosos para saber se devemos colocar Moisés ali a entregar o Deuteronómio a Judá... ou a Noé... ou ao próprio Adão, enquanto ainda estava no Paraíso!

Citação:
pontos vista
Citação:
Francisco
O acto de Onan, parece-me a mim (e não só), merece uma punição de morte por implicar na rejeição da prole, ou seja, não só pelo acto em si mas, também, por ser realizado com a intenção de evitar descendência. Está aqui o cerne: a intencionalidade do acto é evitar descendência e é por isso que morre.

OK. Assim, se Onã em vez de interromper o coito tive escolhido manter relações só em dias inférteis, morreria na mesma pela mesma razão.

Do meu ponto de vista, sim!


Citação:
pontosvista
O Francisco não apresentou nenhuma razão que justifique a exigência de que cada acto sexual esteja aberto à vida.

Os argumentos que eu dei são os argumentos da Igreja com os quais, aliás, concordo. Obviamente que se o pontosvista considera que os argumentos da Igreja não são válidos não vai considerar válido nada do que eu disser, verdade?

Citação:
pontosvista
Citação:
Francisco
Ora, "os objectivos gerais" são os que importam.

Isso também eu acho. Por isso, desde que a atitude do casal ao longo da vida seja a de abertura à vida no quadro de uma paternidade responsável, tanto se dá saber se um determinado acto conjugal está ou não aberto à vida.

Definitivamente, está a gozar comigo, não é?

Até para a semana,
Melhores cumprimentos,

Francisco

Re: A beleza da castidade.
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de July de 2009 21:34

Francisco

Acha que a escrita do Pentateuco foi feita por ordem rigorosamente cronológica à medida que os acontecimentos se davam?

Citação:
Francisco
"OK. Assim, se Onã em vez de interromper o coito tive escolhido manter relações só em dias inférteis, morreria na mesma pela mesma razão."
"Do meu ponto de vista, sim! "

Pois então está a chamar pecado àquilo que a Igreja acha que não é quando admite os métodos de auto-observação como legítimos.

Citação:
Francisco
Os argumentos que eu dei são os argumentos da Igreja com os quais, aliás, concordo.

Mas quais argumentos?

Citação:
Francisco
Definitivamente, está a gozar comigo, não é?

Não. Levo estas discussões a sério. E o Francisco?

pontosvista

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.