Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 20:32

Para mim o maior mistério de todos, o que mais engulhos causa à nossa capacidade de entender, é o da existência do mal no mundo. Porque é que Deus, omnipotente e omnisciente, infinitamente bom e misericordioso, decidiu criar o mundo e o homem, sabendo de antemão que o Mal iria acontecer e que, em consequência dele, a humanidade inteira iria mergulhar no vale de lágrimas em que nos encontramos todos, sujeitos à contingência, à eterna insatisfação, à angústia, à doença, ao sofrimento e à morte?

Claro que a nossa razão nunca nos permitirá desvendar esse mistério. Todas as tentativas dos teólogos para o explicar, por mais engenhosas e sedutoras que sejam, não nos removem as dúvidas e perplexidades.

Porquê o Mal? Porque é que, no projecto de Deus, ele tinha forçosamente que acontecer? Ou será que o Mal surgiu de modo imprevisto, surpreendendo, por assim dizer, o Criador, que esperava uma coisa e deparou-se-lhe outra? Mas faz algum sentido admitir isso de um Ser omnipotente e omnisciente?

"Veio o inimigo durante a noite e semeou erva daninha" - diz-nos, em parábola, o Evangelho como explicação para o aparecimento do Mal. Mas quem foi esse Inimigo? Porque permitiu Deus que ele tivesse actuado "de noite", o que dá a ideia de que agiu de modo subreptício, às escondidas.... Mas de Deus alguém se pode esconder? É absurdo adimitir sequer que alguém O pudesse ter apanhando como que "desprevenido", fazendo o que Ele não queria...

Estas interrogações todo o ser humano as faz e são próprias da limitada mente humana. Muitos vêem nelas um obstáculo intransponível para a Fé. Outros, que numa fase inicial da sua vida tiveram Fé, abandonam-na precisamente quando se defrontam com estas questões. E, vendo bem, se nos ativermos apenas à razão e àquilo que ela nos pode demonstrar, a fé não faz sentido, parece absurda, incongruente, ilógica, contraditória...

E no entanto, no meu caso pessoal e no de tantos outros, o facto de não encontrar uma resposta convincente, inteligível e lógica para tais interrogações não me leva a pôr em causa a minha fé. Bem pelo contrário! Paradoxalmente, quanto maior o grau de dúvida e de impotência perante questões como essas, mais se reforça a minha Fé. A razão, único e imperfeito instrumento do conhecimento humano, não nos permite desvendar o que está "para além da cortina". Se eu tivesse a certeza de que a realidade única e absoluta é apenas aquela que se nos depara como visível, palpável e inteligível... então eu seria ateu e encararia a vida como o mais trágico absurdo! O problema é que o Homem não conseguirá jamais ter essa certeza! Debate-se no atoleiro da dúvida e só argumentos racionais não o conseguirão livrar dele, afundando-o mais e mais.

"A quem havemos de ir, se só tu tens palavras de Vida Eterna?" - este é o fundamento da Fé que mais me toca e me comove. O acreditar em Jesus Cristo e em tudo o que Ele nos revelou é que me dá a resposta que a simples razão não consegue encontrar. Creio e confio n'Ele como uma criança que nada sabe do mundo, mas que se entrega tranquilamente nos braços da mãe e do pai porque confia que aí encontra apoio, aconhego e amor.

Não percebo, meu Deus, porque existe mal no mundo! Eu próprio, como bem sabes, sou um obstinado praticante da maldade. Procuro lutar contra ela, e ela tantas vezes me derrota! Mas eu confio em Ti, confio-me à tua misericórdia e ao teu Amor, manifestado de uma forma tão desmedida, tão incondicional, tão arrebatadora na entrega gratuita do Teu Filho por nós. Isso me basta para dissipar todas as minhas inquietações filosóficas!




Editado 2 vezes. Última edição em 11/04/2006 20:39 por Ovelha Tresmalhada.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 10:04

Ora o mal, na Palavra de Deus anda ligado ao engano, à serpente, (diabo significa mentiroso), que nos levou à desobediência e assim à morte.
YHWH preparou a solução para a vida eterna.
O ùltimo inimigo a ser destruido [por Jesus] é a morte.
Olhando para uma criança, ela comete erros e vai aprendendo com os seus erros. A existência temporal (não precisamente eterna) do mal no mundo leva-nos à procura das suas causas: a desobediência à Palavra de Deus.
Assim como uma criança que aprende com os erros que faz também nós (embora orgulhosamente nos consideremos adultos) aprendemos com os nossos próprios erros.
No fundo, espiritualmente falando, ainda somos todos umas crianças de peito. Umas crianças são mais mansinhas, outras choram que se farta. Nós somos assim. Contudo o mal vai ter um fim para que gozemos de uma vida eterna. Tenhamos fé e saibamos esperar. Deus enxugará as nossas lágrimas.
Citação:
(Ap.21,4)Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos;
e não haverá mais morte,
nem luto, nem pranto, nem dor.
Porque as primeiras coisas passaram.»
(Nesta passagem da Escritura, o passado já nos coloca nesse futuro glorioso)
Pensemos nesse futuro!


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 00:54

excelente texto, ovelha tresmalhada.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 16 de April de 2006 18:02

Faço minhas as palavras da Ov. Tresm. :

"E no entanto, no meu caso pessoal e no de tantos outros, o facto de não encontrar uma resposta convincente, inteligível e lógica para tais interrogações não me leva a pôr em causa a minha fé. Bem pelo contrário! Paradoxalmente, quanto maior o grau de dúvida e de impotência perante questões como essas, mais se reforça a minha Fé.

A razão, único e imperfeito instrumento do conhecimento humano, não nos permite desvendar o que está "para além da cortina". Se eu tivesse a certeza de que a realidade única e absoluta é apenas aquela que se nos depara como visível, palpável e inteligível... então eu seria ateu e encararia a vida como o mais trágico absurdo!

O problema é que o Homem não conseguirá jamais ter essa certeza! Debate-se no atoleiro da dúvida e só argumentos racionais não o conseguirão livrar dele, afundando-o mais e mais". (1)

(1) negrito é meu, bem como alteração dos parágrafos. O texto é da Ov. Tresm.


Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 09:55

Ovelha Tresmalhada,

Gostei do teu texto. Levanta muitas questões. Coloco-te uma:
Apresentas a sujeição à morte como um mal?

João (JMA)

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 14:44

Para mim, a sujeição à morte é um mal quase irremediável !

Eu preferiria nunca ter que morrer!

Mas há uma esperança na ressurreição !
Eu disse quase irremediável porque eu acredito nas palavras seguintes:
Citação:
1 Cor 15, 51 Vou revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados;


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 20:12

João,

Para mim, a sujeição à morte (tal como o sofrimento físico e psicológico) é um mal. E mais do que demonstrar que é um mal, eu sinto-a como um mal.

Claro que eu podia entregar-me a um exercício intelectual mais aprofundado e tentar perceber que a morte, no fundo, é uma coisa naturalíssima, que faz todo o sentido dentro do ciclo normal de "duração" e reprodução sucessiva dos seres vivos, que ela está em perfeita harmonia com as leis da Natureza, que seria, aliás, impossível os seres animados viverem para sempre, sob pena de a sobrevivência geral das espécies no planeta ficar ameaçada, etc.

Podia, até, pensar na morte como uma maravilhosa bênção, que nos liberta desta frágil "carcaça"...

Podia, mas... "Pai, afasta de mim este cálice!...", "Meu Pai, meu Pai, por que me abandonaste?..." - eis Jesus, o Homem, a lamentar-se, a sofrer, a sofrer genuinamente perante a morte, Ele que a conhecia melhor do que qualquer um de nós, na sua misteriosa origem, na sua cruel natureza, na sua trágica dimensão. E, apesar disso, chorou amargamente a morte de Lázaro.

Julgo que todo o ser humano dotado de consciência e razão rejeita como absurda a simples ideia de desaparecer para sempre, sem deixar rasto algum. Todos desejamos ser felizes e viver para sempre. Por isso a morte é um mal. Do ponto de vista humano, a morte é o pior dos males.

É por isso que, sendo a morte, humanamente, um mal, só pela Fé conseguimos desvendar e ultrapassar o mistério que ela é. Só pela Fé consigo encontrar um sentido para a vida, apesar da morte. Só a Fé me mostra a Luz que por detrás dela se esconde e me atrai. Só a Fé me dá ânimo para não encarar o mal da morte como O Mal, definitivo e irremediável.

Embora a minha inteligência não compreenda o porquê da morte, é a Fé em Cristo que me dá a certeza absoluta de que esse mal não é o fim irreversível da viajem, não é o ponto final da esperança; pelo contrário, é a porta que nos fará entrar na verdadeira Vida, plena, abundante, eterna e definitiva.

Com os olhos da Fé, e totalmente ao arrepio do que a minha mente me diz, sei, afinal, que a morte é, bem vistas as coisas, um bem...

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 20:37

"Julgo que todo o ser humano dotado de consciência e razão rejeita como absurda a simples ideia de desaparecer para sempre, sem deixar rasto algum".

Alguém escreveu que um cão que sabe que vi morrer como um cão.... é um homem.

Sim, a morte é um mal. E o desejo de ultrapassar a morte uma ansiedade que nos acompanha desde que começámos a praticar o culto dos mortos.

Pobres de nós - animais conscientes face ao inevitável aniquilamento da consciência. ( Como não haviamos de inventar a religião e a magia???)

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 20:55

Logo tento explicar melhor. Mas, gostava de dizer que não estou muito de acordo com a afirmação da Catolocapraticante. Não me parece nada que a religião tenha sido 'inventada' para tentar fugir ao medo da morte. Isso teria como resultado que a questão dos mortos, do seu culto e da vida post mortem fosse elemento constituinte de toda a experiência religiosa. Ora, pelo menos muitas das religiões, pelo menos no espaço medietrrâneo, não parecem ter sentido esse problema como essencial na sua vivência religiosa.

Abraço fraterno

Miguel

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 20:58

Fico á espera, Miguel.

O culto dos mortos marca o início dos rituais de religiosidade humana. E Explicam-nos.

"um cão que vai morrer e sabe que vai morrer como um cão.... é um homem"

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 22:36

A morte é o fim da vida.

No duplo sentido de fim - terminus; e de fim - finalidade.

O mundo físico não faz sentido sem a morte. A morte é o último passo da vida física.

Como muito bem dizes, com os olhos da Fé, podes considerar a morte como um bem.

Acaba por ser mais um passo em direcção ao Pai. Mais um passo em direcção a uma outra vida.

A morte tem, para mim, um sentido.

Já o mesmo não acontece com a angústia, a doença, o sofrimento... Esses considero-os eu sem sentido.




João (JMA)

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de April de 2006 01:26

Estou hoje sem tempo catolica... ou melhor, com muito sono lol. Mas dois exemplos:

a) entre os Hebreus a noção de vida depois da morte, e sobretudo de uma "vida" recompensada e feliz, é algo tardio e que não parece desempenhar especial importância para a religiosidade veterotestamentária. Não era, de todo um elemento central das suas crenças. Mesmo crendo na sua possibilidade, essa vida era vista normalmente como algo húmido/sombrio, sem especial alegria, paraíso ou recompensa. A religião hebraica aposta sobretudo nas relações entre o Povo e Deus, e não tanto em qualquer salvação individual, pelo que se percebe a ausência de investimento nessa 'teologia'. Só tardiamente, provavelmente ja em época pérsica e/ou helenística, e provavelmente em contacto com o Zoroastrismo, os Hebreus vão desenvolver alguma teologia sobre a vida depois da morte e até sobre a possibilidade de ressurreição (cf. Daniel);

b) entre os Gregos, não se verifica especial empenho na definição da vida depois da morte em termos religiosos ou literários. Mesmo aceitando a sua existência, esta não era de todo vista como especialmente aprazível, pelo menos nos tempos mais antigos, antes das mais rebuscadas mas tardias definições do Hades. a vida depois da morte era considerada sombria, húmida e antropologicamente menor. Basta leres a Odisseia, e a famosa resposta de Aquiles a Ulisses no Canto 11, para se perceber que a grande aposta da antropologia grega se projecta na vida terrena e na memória dos vivos mais do que na existência de uma qualquer vida feliz ou esperável após a morte;

c) na Mesopotâmia, onde a ideia do retorno era certamente predominante, não se encontra também um especial investimento na reflexão religiosa acerca da vida depois da morte. CErtamente, aceitavam a sua existência (a ideia do nada era algo que lhes era completamente adverso), mas de todo a sua religiosidade não se centrava em qualquer culto dos mortos ou em qualquer ideia de recompensa ou punição depois da morte.

Claro, que há muitas outras religiões onde o culto dos mortos é central: o Egipto é talvez um dos melhores exemplos. De qualquer modo, a minha reacção foi apenas em relação à 'totalidade' da tua afirmação. Nao me parece nada claro que o medo da morte ou a necessidade de conceptualizar o au-delà esteja na origem necessária de todas as religiões. Das que acima te referi, não me parece nada disso, uma vez que, embora mais tarde todas elas acabem por reflectir e desenvolver o tema, nos seus primórdios não mostram especial empenho na definição mítica, teológica ou ritual de uma qualquer existência depois da morte...

Abraço fraterno

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 19/04/2006 01:28 por rmcf.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 19 de April de 2006 09:39

Segundo a Bíblia:
[li]Logo no 3º capítulo, depois da Criação, a morte é apresentada como consequência da desobediência a YHWH: o pecado.
[li]No livro de Eclesiastes cap 9 a situação dos mortos é assim apresentada:
Citação:
Os Salmos dizem que
Citação:
o Homem é um sopro que não volta mais.
Logo, a morte é como que a consequência de todos os males.
Mas a morte também tem algo de bom:
Num mundo cheio de pecado como o nosso, se não houvesse morte, os poderosos dominariam os mais fracos para todo o sempre. A morte interrompe a sua acção e começa um novo ciclo.
É por isso que a «vida eterna» só faz sentido no «Reino de Deus» quando a humanidade já está purificada de todo o pecado e está preparada para obedecer às leis do seu Criador, que são justas.
Faço votos que «o Reino de Deus», seja uma dádiva que se concretize ainda durante esta nossa (minha e tua) vida terrena, e que derrube depressa todas as potestades e principados deste mundo de pecado.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 3 vezes. Última edição em 19/04/2006 09:45 por Manuel Pires.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de April de 2006 11:29

Amigo Miguel:

Longe de mim contraarguemntar em áreas que conheces tão bem... :))

Mas lembrei-me que as crenças na vida após a morte e o culto dos mortos estão presentes na mitologia grega e romana. ( Estou apenas a ter em conta a matriz religiosa do cristianismo)

Basta lembrar a ideia grega de inferno, um mundo sombrio e subterrãneo onde as almas penavam para sempre num enorme sofrimento e onde até havia um deus (luciferino), para pensar que a mitologia cristã não inventou nada de novo...
Bem já nem vou falar da religião/cultura egípcia onde o cerne da religião é a a morte, ou melhor, a imortalidade e onde o mito da ressurreição dos mortos foi construído.

Também as religiões orientais se fundam nesta crença da vida após a morte , nos mitos do eterno retorno.

Aliás, em termos estritamente antropológicos, a religião surge associada ao culto dos mortos e á crença na vida após a morte. A matriz a religião ( da busca do transcendente) está nesta consciência da finitude e no desejo de a superar)Isto em todas as culturas e em todos os sistemas religiosos, desde os primeiros rituais da morte de que há conhecimento histórico.

Caro João:
Sim, a morte faz parte do ciclo de vida. Mas Ter esse entendimento tranquilo de aceitação serena ( a morte como um bem) é algo que ainda estou longe de aceitar.
Falta de Fé, sem dúvida,e sobretudo excesso de racionalidade. Mea culpa de . E não me refiro á minha própria morte ( se bem que o conceito de deixar de existir para sempre provoque vertigens em qualquer um) mas a morte dos outros, a morte dos que amamos e sem os quais a vida perde o Sentido.


Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de April de 2006 11:36

Por isso João (JMA) , mais do que encontrar um sentido para a morte, acho mais importante encontrar um sentido para a vida e penso que é também por aí que os cristãos se devem orientar. ( Gostei muito do texto do Luís Gonzaga)

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 19 de April de 2006 11:59

Quanto à religião ter a sua origem no culto dos mortos, pode ser verdade para com muitas religiões de gentios (os não judeus). Não podemos dizer o mesmo em relação com as culturas judaico-cristãs.
O cristianismo, baseado na mensagem de Jesus bebe a sua doutrina no chamado judaísmo. mais tarde devido às influências do paganismo grego, em especial, é que o chamado cristianismo se tornou permeável ao culto dos mortos.
Com o cristianismo foi implementado o sentido para a vida eterna, com a promessa da Ressurreição.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 15:31

Lembrei-me deste tópico do fórum quando vi que na Net está o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.
Digo-vos: prefiro o próprio catecismo ao compêndio.Naquele as coisas estão mais explicadas. Mas pensei: vou citar o compêndio.

Acho que se não existisse o mal as perguntas do compêndio que vou apresentar não fariam sentido.
Ouvi, hoje mesmo, contar que uma pessoa minha conhecida está na cadeia por ter pago a outro que lhe matasse o filho que tem 19 anos... o atentado falhou... Acho que temos, neste caso, um exemplo do mal... (ver nota)

A vantagem do Compêndio, em minha opinião, é ser de mais fácil leitura--tona-se mais acessível a todos.

Aqui vai transcrição do compêndio:

"57. Se Deus é omnipotente e providente porque é que existe o mal?
309-310
324. 400

A esta pergunta, tão dolorosa quanto misteriosa, só o conjunto da fé cristã pode dar resposta. Deus não é de maneira nenhuma, nem directamente nem indirectamente, a causa do mal. Ele ilumina o mistério do mal no seu Filho Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para vencer aquele grande mal moral que é o pecado dos homens e que é a raiz dos outros males.

58. Porque é que Deus permite o mal?

311-314
324

A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não extraísse o bem. Deus realizou admiravelmente isso mesmo na morte e ressurreição de Cristo: com efeito, do maior mal moral, a morte do Seu Filho, Ele retirou os bens maiores, a glorificação de Cristo e a nossa redenção."

Nota: que a senhora está na prisão está...que o filho sofreu um atentado sofreu... que a loja que possuía tem a indicação de que se trespassa é verdade, mas calminha eu dei este exemplo mas não sei se é a verdade, se já foi condenada, etc...Falei nele para desabafar e acho que o facto de não referir nada que possa identificar ...e por ouvirmos dizer coisas do estilo que se passam noutros países...é que me levou a escrever isto. Uma pessoa minha conhecida que chegou a fazer trabalhos para mim..., estou realmente apreensiva...

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 15:42

Mas a resposta está muito mais clara e confiante em Génesis cap 3. Leia-o, por favor.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 13:57

Manuel,

Voce as vezes merecia um premio epla originalidade. Toda uma Igreja busca uma resposta a esta pergunta voce a partir de uma alegoria diz que é uma resposta clara.

Entao acha que foi a serpente e a maça?

Diga-me la qual a raiz do mal? E responda-me com as suas palavras porque a Biblia posso ler sozinho.

Em comunhão

Re: E o mal ... Existe????
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 14:16

Sinceramente,acham que alguma vez vamos responder a esta questão?

Tenho sérias dúvidas. Acho que é daquelas coisas que Deus não quer que saibamos.

Eu confio que Ele sabe o que é melhor e já experimeitei muitas vezes como de um grande mal pode surgir um grande bem, mas lá que esta questão inquieta ...

Se calhar a natureza do ser humano é tão má que temos mesmo de passar por isto. Sei lá. Mas, já agora também não percebo a clareza da passagem citada pelo Manuel.


mj

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.