Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 26 de 30
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de April de 2010 22:10

Olá Rui,

Por isso é que eu sou cristão. O Cristianismo é diferente de todas as outras religiões monoteístas, porque pressupõe um Deus que na sua génese é sociável, não só é sociável em si próprio, mas também com o exterior a quem chama a partilhar dos dons da Santíssima Trindade.

Por isso não adianta vir com filosofias que vão de encontro a principios básicos do Cristianismo, como se fosse coerente ser cristão e reencarnacionista, ou cristão e politeísta.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de April de 2010 10:45

És cristão porque és resultado da sociedade, cultura e contexto em que vives! O cristianismo é melhor porque é mais fixe...lol. Basta colocares a hipótese de teres nascido num outro contexto e puff "Por isso é que sou..."...não é Jesus que está em causa, é a sua mensagem!
A resposta mais inteligente que me deram e de uma argumentação grandiosa, infalível mesmo...foi que não vivia lá num sitio algures no fim do mundo, e por isso sabia distinguir o bem do mal, a verdade da mentira! Estes são argumentos que nem vale a pena questionar...porque são pobrezitos!

E ali se está centrado na ignorância, o homem em qualquer parte do planeta quando fala de Deus, é de Deus que fala, seja ele anão ou gigante...é típico de algumas castas acharem que são privilegiadas!

olha só uma coisinha...é história, é a realidade...compreende que o mundo não ficou na ignorância até à chegada de Jesus...houve uma preparação, sem duvida que foi um culminar...

Mitologia Egípcia...
Geb (Terra), Nut (céu) ----» Osíris

Maria, o elemento feminino, a terra, o yin que recebe e gera, corpo, a carne; Deus, o elemento masculino, yang, a alma...não é preciso imaginação nenhuma! É uma mesma história, antes no mundo das ideias, e mais tarde confirmada na realidade...Geb, Nut...da escala céu, terra, dos elementos, passamos à individualidade, a Deus e a Maria.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/04/2010 10:48 por Anori.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 12 de April de 2010 11:59

Claro que houve uma perparação: a história do judaismo.
O cristianismo é melhor porque é "mais fixe"? Não; é melhor, porque apresenta coerência racional e uma imagem de Deus mais perfeita.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de April de 2010 13:48

E o judaísmo é puríssimo, "autentiquissimo"...caiu do céu?!! (Caiu)

Não me lembro dos avós, dos avós, dos avós, dos avós dos meus avós...nenhum destes caiu do céu sem mais nem menos

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 13 de April de 2010 11:03

Não, não caiu do céu; tornou-se, a partir de uma dada altura, a expressão de fé autêntica, o meio e o modo de ocorrer a autêntica revelação.

Se por judaismo puríssimo entendes a revelação como algo de acabado, definitivo, não é; nem pode ser, nem tem que ser, porque a revelação foi progressiva.

Mas nessa progressividade da revelação, manifesta-se o purissimo designio revelador de Deus, que respeita e promove as nossas circustâncias históricas e culturais, e os nossos modos de pensar e viver; é por isso que a pior coisa que se pode fazer com a Escritura é uma abordagem fundamentalista, que pretenda tornar o texto um Absoluto.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 16 de April de 2010 20:47

O que é fé autêntica? Autêntica revelação?!
As manifestações de Deus antes são menos autênticas!?

Pureza?!! Soa a definitivo, acabado...soa mais a uma interpretação de conveniência, pureza no sentido de originalidade, único, sem laços à "fé não autêntica", é isso que pretendia.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 17 de April de 2010 17:57

[jn.sapo.pt]

A crescer, a desenvolver uma questão de tempo, para que se entenda muita e muita coisa...até me lembrei do espírito pagão da astrologia, e da aberração que parece sempre ser...
No outro dia tive um flash, com tanto a acontecer, lembrei-me que tinha lido algures sobre o ano 2010...e porque não há acasos, só precisamos estar descansados para as coisas acontecerem perfeitas encontrei a fonte...nas casas dos mais velhos e principalmente no campo costuma encontrar-se um almanaque que já conta com 81 anos, se não me engano, o "Borda d`Água"...o ano passado encontrei um senhor no Campo Pequeno e não resisti, comprei...isto em pleno Verão, comprei pela curiosidade e pelo momento delicioso que presenciei, o senhor parecia ter vindo de outro tempo e estava ali na Lisboa urbana... :)

Bom, mas isto para dizer que na última folha que apresenta o "Juízo do Ano", para além de referir a influência do planeta Vénus, dos animais, das plantas valorizadas por este planeta, referia também ser um ano de catástrofes naturais...

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de April de 2010 18:06

Todos os anos são anos de catástrofes naturais, Anori. E todos os anos aparece quem se aproveite disso, do «certeiro» da «profecia». O problema não está tanto nos fenómenos, mas na interpretação que deles se faça...

Alef

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de April de 2010 18:48

Para os chineses todos os anos Tigre são anos de catástrofe; eu nasci num. :)
Tivemos um 74 que muitos lamentam e em 62 a crise dos misseis de Cuba. Em 86 tivemos Chernobil e a explosão do Challenger.
Só ainda não descobri que raio se passou de muito mau em 98.

Este ano volta a ser Tigre. Estou em alta e o mundo em baixa.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 17 de April de 2010 20:34

Realizado com tanta antecedência, as previsões do tempo estão correctas...e não vejo lá nada de profecia, mas conhecimento...e quanto a catástrofes, é claro e óbvio que sempre existiram, mas o caminho não é continuar a negar a intensificação dos mesmos...Ao contrário da informação do ano anterior a referência não aparece, e mais uma vez se confirmaram os estados do tempo...
O almanaque não tem nada de expressões proféticas, se alguém o utiliza nesse sentido não sei, simplesmente achei curioso e despertou-me a atenção para alguns pormenores.

O mundo vai acabar em 2012??
Não, isso é uma patetice como muitas outras!
Como por exemplo achar que alguém que nunca ouviu falar de Jesus, ou da Bíblia está condenado!

:)

[www.youtube.com]



Editado 2 vezes. Última edição em 17/04/2010 20:51 por Anori.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 18 de April de 2010 20:21

Olá Anori,
Chamou-me a atenção algo que disseste. Dizes que os cristãos só o são porque se inserem numa dada sociedade e cultura que favorece o Cristianismo, ou onde o Cristianismo está presente de modo mais ou menos a fazer-se notar. Ou seja, seríamos só o produto da nossa cultura, se é que compreendi bem o que disseste.

Ora isto não é de todo assim. Existem muitas pessoas cristãs, que conhecem a verdade de Jesus Cristo, em países e sociedades completamente alheias e nalguns casos mesmo hostis ao Cristianismo. Pessoas de uma fé extraordinária, mesmo no meio de perseguições impostas... precisamente pela sociedade anti-cristã em que se inserem!

Logo, a afirmação de que o cristão é produto da sua cultura e sociedade não procede, carece de legitimidade e de verdade.

Quanto aos que não conhecem Jesus e a Bíblia serem condenados, a doutrina católica nunca afirmou tal coisa. Sempre foi doutrina de fé que, quem não conhecesse Jesus sem culpa da sua parte – e aqui haveria muitos condicionalismos a considerar-se -, tal pessoa não se condenará, se praticar todos os preceitos da lei natural, ou seja da lei que foi naturalmente inscrita por Deus no coração do homem.

O Cristianismo é a melhor Religião, pura e simplesmente porque é a verdade divinamente revelada. Só com o Cristianismo se atingiu a plenitude da Revelação. É nisto que crêem os cristãos. Naturalmente, quem não é cristão não pensará deste modo.

Salve Maria!

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 18 de April de 2010 22:01

Olá Miriam,
"Não é de todo assim", a totalidade é ausente quando fazemos referências de grupos, povos, sociedades...os próprios cristãos apresentam diferença de opiniões!
Mas não tenho dúvidas que o facto do contexto social bem como familiar influenciarem de forma bastante acentuada a vivência religiosa.

Perseguições sempre existiram...continuam a existir de forma mais ou menos gravosa.

Citação:
Miriam
Quanto aos que não conhecem Jesus e a Bíblia serem condenados, a doutrina católica nunca afirmou tal coisa. Sempre foi doutrina de fé que, quem não conhecesse Jesus sem culpa da sua parte – e aqui haveria muitos condicionalismos a considerar-se -, tal pessoa não se condenará, se praticar todos os preceitos da lei natural, ou seja da lei que foi naturalmente inscrita por Deus no coração do homem.

"Quem não conhecesse Jesus sem culpa da sua parte...", continua sem fazer sentido, a quem se pode atribuir culpa então de que alguém não conheça Jesus?
Não existe culpa a atribuir, nem condicionalismos a considerar-se...para culpabilizar ou não!

Citação:
Miriam
O Cristianismo é a melhor Religião, pura e simplesmente porque é a verdade divinamente revelada. Só com o Cristianismo se atingiu a plenitude da Revelação. É nisto que crêem os cristãos. Naturalmente, quem não é cristão não pensará deste modo.

O Cristianismo foi uma consequência, não revelou nada. Jesus não pretendia idolatria de si, mas da sua mensagem, que é simples.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/04/2010 22:06 por Anori.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 12:20


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 17:36

???

São tiros para todos os lados... Talvez em algum momento acertem um ou dois pombos, e então só faltará explicar o que dois pombos mortos acrescentam na discussão.

Até lá a reencarnação continua sem sentido, mais ainda dentro do cristianismo, e não está nada claro o que qualquer projeto científico tem a ver com o assunto.

PS: A mensagem de Jesus não era o lema "paz e amor" hippie, não bastava ser "legal" e fumar uns treco para viajar para o céu. A mensagem de Jesus tinha muito mais conteúdo, incluindo um modo bem especial de amar "como ele amou"; incluia o ensinamento de que Ele mesmo era o "pão da vida", o Ungido de Deus, o Filho. Isso está claro para seus discípulos, e isso talvez escandalize quem só busca mais um guru para a coleção.

Mas... quem não come da sua carne... Ele mesmo perguntou uma vez: A mensagem é muito dura?



Editado 1 vezes. Última edição em 19/04/2010 17:47 por firefox.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 17:52

Olá Anori!

Ainda não sei fazer as citações aqui no fórum, por isso vai à minha maneira – eu sou muito tradicional! -:)

Dizes:
“Mas não tenho dúvidas que o facto do contexto social bem como familiar influenciarem de forma bastante acentuada a vivência religiosa.”

Ok, então eu sou uma raridade, uma anormalidade. Porque nunca, nunca recebi qualquer influência católica por parte dos meus pais. Estudei sozinha o Catolicismo, submeti-o a uma reflexão crítica e, por graça de Deus, converti-me!

Ainda com mais razão aquelas pessoas que vivem em sociedades completamente hostis ao Cristianismo, que não ouvem falar de Cristo com facilidade.

É claro que o contexto cultural influencia muito, não digo o contrário. Disse somente que seria necessário matizar um pouco a frase, porque nem sempre o contexto é determinante, decisivo. Há cristãos «fora do contexto». E há contextos cristãos onde não há cristãos por convicção, mas sim por contextualização. Prefiro os primeiros!

Depois dizes:
“"Quem não conhecesse Jesus sem culpa da sua parte...", continua sem fazer sentido, a quem se pode atribuir culpa então de que alguém não conheça Jesus? Não existe culpa a atribuir, nem condicionalismos a considerar-se...para culpabilizar ou não!”

Eu só repito o que a doutrina católica ensina, e é esta que sigo fielmente. O que a Igreja ensina é que as pessoas a quem nunca ninguém falou de Jesus Cristo e/ou que têm alguma limitação cognitiva – e isso só Deus poderá julgar – se cumprirem todos os preceitos da lei natural – por exemplo, o não matarás – não se condenarão. Claro que faz todo o sentido, para mim pelo menos! A Igreja distingue os ignorantes culpáveis dos ignorantes não culpáveis, sendo estes segundos aqueles que não tiveram meios ou capacidades para o conhecimento da verdade.

Só repito aquilo em que acredito, aquilo que a minha Igreja me ensina e ensinou infalivelmente por séculos. Claro, respeito quem pensa de outro modo, mas estes são os ensinamentos da Igreja. Esta é a doutrina cristã. Pode aceitar-se ou não, mas assim ensina a Igreja.

Afirmas ainda – socorro, alguém me ensine a fazer as citações como se deve! -:
“O Cristianismo foi uma consequência, não revelou nada. Jesus não pretendia idolatria de si, mas da sua mensagem, que é simples.”

Respeito o teu ponto de vista, eu não penso desse modo. Para mim, o Cristianismo é a verdade divinamente revelada, a verdade que esperou pela plenitude dos tempos para ser dada a conhecer por Deus. Não é, para mim, consequência de nada, dado que a mensagem cristã é totalmente nova, inovadora e radicalmente diferente das que eram transmitidas antes do nascimento de Cristo. Não por acaso Jesus continua, ao fim de 2000 anos, a inspirar milhões e milhões de homens e mulheres a uma vida diferente e autêntica, todos os dias!

Depois, também segundo os ensinamentos da Igreja, nem Jesus nem a sua mensagem merecem qualquer idolatria. A Jesus adoramo-Lo como verdadeiro Deus e amamo-Lo como verdadeiro homem; à sua mensagem procuramos seguir do melhor modo possível, sem nunca nos esquecermos das nossas limitações enquanto seres humanos imperfeitos.

Bem, podes é objectar que o que a Igreja diz nada te interessa, e isto sim já seria muito legítimo que dissesses, estás em todo o teu direito. Mas alterar a mensagem cristã, alterar o que eram as intenções de Jesus ao transmitir a sua mensagem, parece-me adulterar um pouco o sentido das próprias palavras de Jesus.

Fica com o bom Deus! Salve Maria Santíssima!

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 18:07

.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/04/2010 18:08 por Cassima.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 18:22

Citação:
firefox
Mas... quem não come da sua carne... Ele mesmo perguntou uma vez: A mensagem é muito dura?

Não faz sentido existir homens desfavorecidos por não conhecerem a Bíblia ou Jesus! É a fé, o amor, no amor está a força regeneradora.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 18:42

Olá Anori,
Bem, continuo a tentar aprender a fazer as citações, graças à preciosíssima ajuda da Cassima o panorama já não está tão negro! Mas, enquanto não faço cá as minhas experiências a ver se funciona, continuemos como há pouco.

“Não faz sentido existir homens desfavorecidos por não conhecerem a Bíblia ou Jesus! É a fé, o amor, no amor está a força regeneradora.”

E o que é o amor? Não é Deus a fonte de todo o amor? Existe verdadeiro amor fora da origem e fonte de todo o amor, Jesus Cristo? E a fé... que fé? Fé em quê? O que é a fé?

Concordo contigo! O amor é a grande força regeneradora do ser humano, do mundo, de sociedades inteiras! Sem o amor, essa grande força impulsionadora dos corações, não há verdadeira renovação espiritual da humanidade.

Que vença sempre e em tudo o amor!

Um abraço

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 19:44

Citação:
Lena
Para os chineses todos os anos Tigre são anos de catástrofe; eu nasci num. :)
Tivemos um 74 que muitos lamentam e em 62 a crise dos misseis de Cuba. Em 86 tivemos Chernobil e a explosão do Challenger.
Só ainda não descobri que raio se passou de muito mau em 98.

Este ano volta a ser Tigre. Estou em alta e o mundo em baixa.

O Benfica voltar a ser campeão é catástrofe suficiente para o resto do ano!

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de April de 2010 19:54

Citação:
Anori
Citação:
firefox
Mas... quem não come da sua carne... Ele mesmo perguntou uma vez: A mensagem é muito dura?

Não faz sentido existir homens desfavorecidos por não conhecerem a Bíblia ou Jesus! É a fé, o amor, no amor está a força regeneradora.

Anori, há muita coisa que não faz sentido, nem por isso deixam de existir. Não tenho explicação para tudo, nem a pretensão de ter.

Também acredito que a fé e o amor têm força regeneradora, para usar sua linguagem. Isso não vai contra minha fé, aliás, ao contrário, está nas Escrituras: Deus faz brilhar o sol sobre os justos e os injustos (Mateus 5,45). Não é pelo fato de alguém não ser cristão que estão fechadas para ele as portas à salvação. Um budista pode amar, um cristão pode amar, um ateu pode amar. Se esses homens praticam o ensinado no sermão da montanha: caridade, amor, justiça,... são e serão bem-aventurados. Não há nada no sermão que ensine que se não forem cristãos as bem-aventuranças cancelam. Não vejo ai nada escandaloso, nem nenhum argumento contra a doutrina católica.

Afirmo, entretanto, creio que conhecer Jesus é um Bem sem preço! Os cristão fariam algo excelente se conseguissem ser sinal e espelho dEle.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/04/2010 19:56 por firefox.

Página actual: 26 de 30


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.