Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 6 de 9
Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 15:21

Não. Quem cala não consente. Isso é uma interpretação abusiva. Pode significar muitas coisas: desde não querer tomar um partido até não querer sequer entrar no diálogo.

Não, o Alef não diria e não disse uma coisa dessas. Onde estão os links?

Cassima

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 15:54

Citação:
teixeira
Só uma pergunta muito directa:
Alguém daqui é contra o aborto

a)em caso de gravidez ectópica?
b)em caso de malformação congénita incompatível com a vida?

[Edit: Luís Gonzaga - Por esta mensagem colocada pelo teixeira no tópico "Re: Quando a Religião e a Política se cruzam... o que faz a diferença?", poder levar-nos para lugares muito distantes do tópico original, separei a mensagem para um tópico específico.]

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 15:59

1 - Seis páginas depois nem um único forista foi capaz de dizer Sim,

2 -
Citação:
Não, o Alef não diria e não disse uma coisa dessas.

Parece-me que o alef não precisa de advogado de defesa.

Ele bem sabe que não só utilizou essa expressão como é isso que ele pensa do assunto...

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 16:59

1 - A Igreja admite que, em caso de gravidez ectópica, seja removida a trompa. Obviamente, isso implica a morte do feto.

Admito que o ponto 2 seja mais problemático. Para a Igreja a vida não se define pela presença ou ausência de um órgão, mas há situações em que me parece inútil defender o indefensável...

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 17:14

[quote teixeira]1 - Seis páginas depois nem um único forista foi capaz de dizer Sim,
quote]

Mesmo que dissesse Sim o querido amigo teixeira continuaria a dizer que ele não disse.
O que até é engraçado e cómico.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 19:13

Não querido amigo vítor.
Ninguém disse que sim. , nem sequer você.
O que chega a ser cómica é a sua fragilidade.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/12/2008 19:19 por teixeira.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 19:28

Onac:

"
Citação:
1 - A Igreja admite que, em caso de gravidez ectópica, seja removida a trompa. Obviamente, isso implica a morte do feto.
"
Isso não é completamente verdade. Nos hospitais católicos nem mesmo nessa situação de morte iminente da mulher se realiza um aborto.
Normalmente transferem as mulheres para hospitais públicos para que possa ser salva.

Mas "remover a trompa" é um procedimento que deve ser evitado.
Não é esse o procedimento médico correcto.O procedimento médico correcto é fazer um diagnóstico o mais precoce possível da gravidez ectópica e
"eliminar"o embrião antes da trompa "rebentar", perdoem a linguagem gráfica; não colocando a mulher em risco de vida inutilmente, evitando a sua mutilação inútil e perda de fertilidade.



Editado 2 vezes. Última edição em 10/12/2008 19:35 por teixeira.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 19:30

teixeira

Qual é o mesmo o teu objectivo?
Debater ou "encostar pessoas à parede"?
Mesmo que consigas "provar" nesta pequena amostra de pessoas que ninguém subscreve a leitura literal do catecismo neste ponto, o que se ganha com isso? nada! pois nem que fossem 10 poderias concluir coisa alguma sobre o sentir dos católicos.

Quero registar o meu desagrado como tens continuamente citado o Alef neste post. Do que conheço dele, e estou certa que ainda conheces melhor que eu, certas ilações tuas são abusivas. E sendo ele uma pessoa tão presente neste fórum se ainda não disse nada quase aposto que é pelo desconforto que os teus posts causam.

Mesmo concordando contigo em tanta coisa, se falasses assim das minhas declarações aqui já te tinha vernaculamente mandado a um certo sítio. O Alef é um senhor, não o faz, eu felizmente não sou nem pretendo ser.
A bem do tema, por favor modera ai um pouco esses epítetos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 19:42

Lena:

Mais uma vez acho que o Alef se pode defender por si mesmo e exprimir as suas ideias.

Se se enganou ou se exprimiu mal, ou se as palavras que utilizou não correspondem ao seu pensamento, pode clarificar que queria dizer quando afirmou que quem defende o aborto em determinadas situações como as que temos aqui debatido é abortista, ou abortófilo, ainda que eventualmente moderado.

As expressões que o Alef usa repetidamente podem ser debatidas.

Não me parece que seja uma espécie de guru espiritual intocável...

:))

Aliás se as expressões te chocam não é por acaso.
POrtanto não deverias enfurecer-te inutilmente com quem as cita mas com o seu autor.

Quanto à tua incapacidade em ser uma senhora, emfim, cada um é como é.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/12/2008 19:44 por teixeira.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 19:46

Não é guru nenhum mas é das pessoas mais correctas que aqui escreve. Um pouco menos de especulação só faria bem ao debate.

E não respondeste às minhas perguntas... como vês acontece a todos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 19:56

O objectivo era perceber porque é que os católicos não se identificam com a doutrina oficial da Igreja sobre o aborto.
Ainda coloquei a hipótese de haver algum que concordasse, mas parece que não há...

Serão todos abortistas, como os partidos políticos em Portugal?



Editado 1 vezes. Última edição em 10/12/2008 19:57 por teixeira.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 20:32

Teixeira,

Claro que a tua afirmação parte do princípio que a minha opinião não está de acordo com a posição da Igreja.

Como já referi diversas vezes neste tópico, considero que neste caso em concreto a minha opinião é semelhante à da Igreja.

E aceitarás que não tenho qualquer problema em discordar das posições da Igreja, quando tal situação se coloca. Mas este não é o caso, nos exemplos que fomos discutindo.

Não me parece por isso que tenhas razão.

Quanto à eventual posição do Alef sobre o assunto: quando e se ele achar que deve escrever sobre o assunto, dará a sua opinião. Não devemos assumir que o seu "silêncio" significa uma ou outra coisa.

Neste fórum não se aplica o princípio "quem cala, consente". Em muitas matérias não tive nenhuma intervenção e nalgumas dessas não concordo nada, ou concordo muito pouco, com o que foi escrito.

João (JMA)

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 21:41

JMA:

Lamento dizer-te , mas a tua opinião não segue a Doutrina Oficial da Igreja Católica sobre o tema - expressa inequivocamente no catecismo e em vários documentos e em posições oficiais da hieraquia.

Não que a tua posição seja errada - pelo contrário - provavelmente está até muito mais próxima de um olhar verdadeiramente cristão face a uma questão tão delicada.

Mas não é coincidente com a Doutrina da Igreja católica.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: twiggysp (IP registado)
Data: 30 de December de 2008 12:01

Citação:
teixeira
Só uma pergunta muito directa:
Alguém daqui é contra o aborto


Acho que a pergunta deveria ser: Alguém daqui é a favor do aborto?

Eu sou, em qualquer razão...

Cada um é dono do seu corpo, e faz dele o que bem entender, e ninguém, principalmente alguém ligado a uma qualquer Religião que seja, tem a ver com isso. A influência e raio de acção da Religião apenas se deve restringir aos locais apropriados, vulgo igrejas.

My humble opinion...

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de December de 2008 14:58

Quem não respeita o seu corpo, não respeita ninguém!

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 30 de December de 2008 15:26

Citação:
twiggysp
Cada um é dono do seu corpo, e faz dele o que bem entender

Acontece que o feto não é o corpo da mãe. O que torna a questão muito mais complexa.

Se eu abandorna alguém que precisa de socorro, sou punido por lei. Então não sou livre de me ir embora e deixar o outro a morrer?

pontosvista

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 30 de December de 2008 15:52

Citação:
twiggysp
Citação:
teixeira
Só uma pergunta muito directa:
Alguém daqui é contra o aborto


Acho que a pergunta deveria ser: Alguém daqui é a favor do aborto?

Eu sou, em qualquer razão...

Cada um é dono do seu corpo, e faz dele o que bem entender, e ninguém, principalmente alguém ligado a uma qualquer Religião que seja, tem a ver com isso. A influência e raio de acção da Religião apenas se deve restringir aos locais apropriados, vulgo igrejas.

My humble opinion...

mais um adepto do laicismo. Serás também adepto da Maçonaria?

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 14:50

Citação:
twiggysp
Cada um é dono do seu corpo, e faz dele o que bem entender, e ninguém, principalmente alguém ligado a uma qualquer Religião que seja, tem a ver com isso. A influência e raio de acção da Religião apenas se deve restringir aos locais apropriados, vulgo igrejas.

Há muitos muitos anos, existiu uma comediante portuguesa chamada Ivone Silva, que teve um programa na televisão com o Camilo de Oliveira. Ora a dita senhora tinha um sketch muito feliz em que ela se desdobrava, alternadamente, na Olívia costureira e na Olívia patroa.

Pois é isso que me lembram os argumentos que mandam a pessoa religiosa para a igreja. Nessa lógica, no trabalho só devíamos falar de assuntos profissionais, a política só podia ser feita nos locais próprios (AR, CM e demais instituições similares), etc.

Não somos nós pessoas inteiras? Os meus valores foram formados por todas as facetas da minha vida, todas as minhas experiências. Sou o que sou porque sou mulher, católica, beirã, do interior, de uma pequena aldeia, porque me formei numa determinada área, porque gosto de História e não gosto de Biologia, porque gosto de ler e de cinema, porque gosto de viajar, porque muitas coisas mais. Tudo contribui para formar os meus valores, as minhas convicções, as minhas crenças. Eu não tenho uma opinião sobre o aborto porque sou católica, mas o facto de ser católica contribuiu para formar essa opinião.

Não será assim para todos? Não somos pessoas com personalidades múltiplas, em que umas se vão revezando às outras consoante os assuntos e as realidades. Não somos uma Olívia costureira que vai alternando com uma Olívia patroa. Somos uma Olívia por inteiro.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 06/01/2009 14:52 por Cassima.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 04:14

With God all things are possible!

This part is for you...

The LORD bless you and keep you!
The LORD let his face shine upon you, and be gracious to you!
The LORD look upon you kindly and give you peace!

If you are opposed to abortion then there is bad news on the horizon.

For those of you who do not know, the Freedom of Choice Act (FOCA) is set to be signed if Congress passes it on January 21-22 of 2009.

President-elect Obama has said this is the first act he will sign as President.

The FOCA is the next chapter in the book of abortion. If made a law then all limitations on abortion will be lifted which will result in the following:

1) All hospitals, including Catholic hospitals will be required to perform abortions upon request. If this happens Bishops vow to close down all Catholic hospitals, more then 30% of all hospitals in the United States. 2) Partial birth abortions would be legal and have no limitations.

3) All U.S. Tax payers would be funding abortions.

4) Parental notification will no longer be required.

5) The number of abortions will increase by a minimum of 100,000 annually.

Perhaps most importantly the government will now have control in the issue of abortion. This could result in a future amendment that would force women by law to have abortions in certain situations (rape, down syndrome babies, etc) and could even regulate how many children women are allowed to have.

Needless to say this information is disturbing, but sadly true. As Catholics, as Christians, as anyone who is against the needless killing of innocent children, we must stand as one. We must stop this horrific act before it becomes a law.

The Plan :

To say a novena ( 9 days of prayer ) along with fasting starting on January 11th. For Catholics, the prayer of choice will be the rosary with intentions to stop the FOCA. For non Catholics I encourage you to pray your strongest prayers with the same intentions, also for nine consecutive days. The hope is that this will branch and blossom as to become a global effort with maximum impact. We have very little time so we all must act fast. Just do three things:

1) Pass this letter to a number of people

2) Do it in three days or less

3) Start the novena on January 11th and pray for nine consecutive days.

(please also fast for at least two days during the novena)

Remember that with God all things are possible and the power of prayer is undeniable. If you are against the senseless killing of defenseless children then the time is now to do something about it!

May God bless you all!!


"If you pray well, you will live well, if you live well, you will die well; and if you die well, all will be well." -St.
Augustine


"We cannot fight credibly against other social and moral evils, including poverty and violence, while we tolerate mass killings by abortion."
- Mother Teresa of Calcutta

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 06:35

eu não quero acreditar que um católico seja a favor desse crime monstruoso que é o aborto.
ouvi dizer que vão entregar assinaturas na assembleia da república para revogarem essa lei criminosa.
Deus queira que essa lei seja revogada e quem já fez abortos que seja punida com pena de prisão efectiva.

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 6 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.