Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 12 de 14
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 17:49

Bem... eis o assunto desse Pe. Pinto de novo. Desculpem-me, é que ainda me recordo de uma discussão sobre esse tema em outro fórum.

Citação:
estive a ler artigos e mesmo imagens sobre o Padre Pinto e sinceramente, penso que o pobre do homem devia estar psiquiatricamente perturbado...

Pode ter certeza. Ele foi afastado e está em tratamento. Dessa vez o assunto é sério. Esse padre teve um surto durante uma entrevista, qdo tentavam apresentá-lo como um tipo de "mártir" perseguido pela hierarquia e quebraram a cara. O coitado aprontou diante das câmeras, aos berros. Só então deixaram a igreja em paz.

No fim das contas, pareceu que o bispo tentava preservar o homem, mas foi infeliz nisso tb por não tê-lo afastado antes. Numa entrevista o bispo explicava que o padre já havia sido advertido, já havia recomendado o tratamento, mas depois com o escândalo viu a gravidade da situação e teve que ser mais enérgico. Penso que o erro foi não tê-lo afastado antes. Faltou o bispo estar mais próximo do padre, assim não precisaria descobrir os problemas através da mídia.

Pela falta de padres até entendo que um bispo tente preservá-los, mas, como pastor, parece-me que devia ter a mesma preocupação para preservar o povo. Se o homem tinha problemas, não devia já ter sido afastado? Isso evitava um monte de escândalos.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 18:18

Firefox:

Relativamente ao Padre Pinto.qualquer pessoa com um mínimo de bom senso veria que o senhor estava com graves problemas ...e claro que devia ter havido uma intervenção.



Infelizmente, ás vezes por falta de recursos pastorais, a tendêcia é os padres doentes ou com menos saúde serem obrigados a continuar as suas actividades até ao limite, com todas as implicações pessoais e pastorais que isso acarreta.
Ás vezes, há uma certa falta de caridade interna...

E a tendeñcia a negar para o exterior a existência de problemas.

catolica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 31/07/2007 18:18 por Tozé Monteiro.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 19:58

Parece-me claro que se trata de uma pessoa perturbada.

Mas se fosse um conservador o que não seria.

Lembro-me que houve uma vez um "padre" pertubado que aliás foi preso e veio a constatar que era doente mental que se aproximou do Papa com uma faca para o matar e o que não foi.

Já era a Fraternidade de Pio X que queria matar o Papa. Era o Lefevre que tinha mandado. Enfim há pertubações e pertubações.

Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 20:08

Sim, foi um padre das FPX que tentou assassinar João Paulo II em Fátima.
Provavelmente era doente mental, o que significa que a psicose também afecta padres tradicionalistas tridentinos...

;)

A diferença é que, mesmo deonte, o Padre Pinto não tentou matar ninguém, nem maltratou ninguém, nem violou menores...E mesmo assim, o que não foi...



Editado 3 vezes. Última edição em 31/07/2007 20:11 por Tozé Monteiro.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 21:00

Tozé

A Psicose pode afectar todos.

Padres conservadores, Padres progressistas todos

Até a simples participantes do forum

Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 21:29

CP, em que baseias essa idade de que foi um padre da FSSPX que tentou matar o Papa?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 21:52

Diogo

Ao que parece frequentou um seminário da FSSPX mas foi expulso dois anos antes do tal acontecimento por ser uma pessoa com pertubações.

Daí a ser um Padre da FSPX a querer matar o Papa vai muito.

Mas enfim na altura tudo valia para atacar Mons Lefevre.

Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 21:57

Caros

Hoje recebi uma mensagem importante.

O Srº Patriarca pretende analisar em Setembro a possibilidade de instituir em Lisboa uma "paróquia pessoal", onde se celebrará exclusivamente a Missa Tridentina.

A justificação é que mais vale reunir os pequenos grupos todos num e encontrar uma Igreja em Lisboa afecta ao Rito Tridentino e um Padre disponível do que estar a repretir experiencias isoladas em várias paroquias de Lisboa com grupos muito pequenos.

Parece-me uma solução avisada.

Vamos ver se se confirma.

Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 31 de July de 2007 23:23

Na realidade o ex Pe. Pinto, não era coisíssima nenhuma perturbado, uma de suas atividades era fazer exposições de quadros que o mesmo pintava, quandros de péssimo gosto. Além de serem um modo para exteriorizar o que ele se tornou hoje, um pai de santo gay e blasfemo.
Se ele realmente tinha problemas que fosse afastado e que se tratasse, nada de anormal até aí. O problema é que ele não é doente mental e sabia muitíssimo bem o que fazia. Daí a incoerência do bispo em permitir abusos e mais abusos deste ex-padre e proibir que se fosse rezada a missa tridentina...
Graças a Deus os fiéis na Bahia não precisarão está a mercê deste tipo de "coerência e sensatez".

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de August de 2007 01:01

O Pe. Pinto foi afastado e já foi tarde, o bispo tb falhou nessa história, mas sobre a missa tridentina ser rezada na Bahia até eu fiquei curioso. Vamos ver se acontecerá e depois veremos.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 01 de August de 2007 07:51

Cristina:

Referes-te a um padre suiço das FPX sediado em Lisboa?

Terá sentido uma ´"paróquia pessoal" em Lisboa?

Não tenho dúvidas que haverá imensas e poderosas ($$$) pressões , até políticas nesse sentido. Como já escrevi, a missa tridentina, sociologicamente está asociada aum certi tipo de estratp social e com certas conexões. E o poder das elites em portugal, conta.

Conheces as gravíssimas dificuldades enfrentadas pelos Bispos franceses em situações análogas?

No Le monde:


"Une nouvelle crise couve au sein de l'Eglise catholique, dont les prémices se font déjà sentir en France. La "guerre du latin" est de retour. On croit rêver, revenir quarante ans en arrière, quand, après le concile Vatican II (1962-1965), partisans et adversaires de la nouvelle liturgie en venaient presque aux poings. Quand Mgr Lefebvre, évêque rebelle, tonnait contre la messe " moderniste", qui trahissait, selon lui, la plus ancienne tradition de l'Eglise.

Le christianisme est aux prises avec des défis d'une ampleur jamais égalée : l'érosion de la foi dans la vieille Europe laïcisée, la montée du "relativisme" des valeurs et des pratiques, la cohabitation avec un islam tenté par le radicalisme. Et, pourtant, l'Eglise catholique ne craint pas de disperser son énergie dans une querelle de rites qui semble d'un autre âge, mais recouvre des controverses autrement plus graves.
(...)

Les deux camps sont déjà en place pour une bataille qui s'annonce frontale : celui des "traditionalistes", ultraminoritaires mais revanchards, héritiers de l'" intransigeantisme" catholique du XIXe siècle, qui aujourd'hui triomphent, obtiennent tout ce qu'ils réclament depuis quarante ans et s'approprient ce pape conservateur dont ils ont accueilli l'élection en 2005 comme une bénédiction. Puis le camp des catholiques dits " de progrès", qui craignent des pressions intégristes répétées sur le clergé local, le retour à des polémiques stériles et la création d'une sorte d'Eglise parallèle. "

E ainda:

"Désormais l'Eglise romaine se montre vulnérable au chantage des intégristes. Elle choisit de confondre rigidité et fidélité. Une façon de renoncer à persévérer dans la modernité, donc de se placer en marge de l'histoire des hommes. Le motu proprio sur la liturgie a reconnu que ceux qui s'obstinent à utiliser le missel de Pie V, et non celui de Paul VI, avaient une manière particulière, « extraordinaire » mais légitime, de pratiquer le rite catholique. D'un missel à l'autre, la langue n'est pas la seule différence."

catolica



Editado 2 vezes. Última edição em 01/08/2007 07:56 por Tozé Monteiro.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 01 de August de 2007 15:10

Regressado de férias, aproveito este tópico para esclarecer uma questão que estava levantada noutro local sobre o papel dos Bispos. Aliás, não esclareço eu, cito apenas a carta que o Papa enviou aos Bispos de todo o mundo:

"As novas normas não diminuem de modo algum a vossa autoridade e responsabilidade sobre a liturgia nem sobre a pastoral dos vossos fiéis. Com efeito, cada Bispo é o moderador da liturgia na própria diocese (cf. Sacrosanctum Concilium, n.º 22: «Sacræ Liturgiæ moderatio ab Ecclesiæ auctoritate unice pendet quæ quidem est apud Apostolicam Sedem et, ad normam iuris, apud Episcopum»).


Por conseguinte, nada se tira à autoridade do Bispo, cuja tarefa, em todo o caso, continuará a ser a de vigiar para que tudo se desenrole em paz e serenidade. Se por hipótese surgisse qualquer problema que o pároco não pudesse resolver, sempre poderia o Ordinário local intervir, mas em plena harmonia com quanto estabelecido pelas novas normas do Motu Propio".

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 01 de August de 2007 15:21

Só mais uma coisa: o Motu Proprio nunca fala em 30 fiéis para se celebrar a Missa com a edição de 1962 do Missal Romano, fala de um grupo estável de fiéis que adiram à tradição litúrgica anterior (coetus fidelium traditioni liturgicae antecedenti adhaerentium continenter).
Quanto às tricas e verdadeiras heresias que tenho lido, de um lado e outro do barricada (salvo seja), acho que o melhor é mesmo ler a carta do Papa: [www.agencia.ecclesia.pt]

Pode um padre abandonar, por completo, a forma ordinária do Rito Romano? Responde Bento XVI: "Obviamente, para viver a plena comunhão, também os sacerdotes das Comunidades aderentes ao uso antigo não podem, em linha de princípio, excluir a celebração segundo os novos livros. De facto, não seria coerente com o reconhecimento do valor e da santidade do novo rito a exclusão total do mesmo".

Re: SUMMORUM PONTIFICUM in Portugal aplliccattibbus
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 01 de August de 2007 18:55

hereticum est tum!
epistola Bispensis nun est in latinis!
gravis falta Papensis!



Editado 1 vezes. Última edição em 01/08/2007 18:56 por Todeto.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 09:21

Tens razão todeto... em latim , todo em latim e só em latim, devreia ser este Motus.

E já agora, como irão reagir os da FPX ao saberem que , segundo o Papa, para poderem usar o rito antigo são obrigados a usar o rito actual?

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 14:17

O Motu só saiu em Latim. Aliás, o Vaticano ainda não traduziu oficialmente. Tudo o que anda aí são traduções feitas por outsiders.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:57

Diogo:

O Motu "saiu" em todas as línguas e não apenas em latim.
De outro modo, praticamente ninguem poderia ler o que o Papa escreveu

Podes consultar no site oficial do vaticano - em inglês, português, francês, espanhol , italiano, alemão, etc..
Abraço

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 20:09

Bom, então isso é recente. Porque há bem pouco tempo não havia tradução oficial (tipo 10 ou 15 dias).

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 23:08

O documento ainda não está disponível em português na página da Santa Sé.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 14:57

Afinal, eu não estava enganado. Podem ver:

[www.vatican.va]

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Página actual: 12 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.