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Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 09:54
Caro JMA
Estás muito dasatualizado.
Existem vários mas vários Padres disponíveis e interessados em rezar a Missa Tridentina em Portugal.
Só na Diocese de Lisboa
Padre Mário da Cruz - Está hoje colocado em Alfornelos e sabe rezar a Missa Tridentina.
Pedre José Barros - Está reformado mas vive em Lisbioa e está disponível
Há ainda Padres que já se disponibilizaram para abris as suas Igrejas e encontrar uma solução como por exemplo na Igreja de S João de Brito e na Igreja do Lumiar.
Há 4 outros Padres em Lisboa que estão interessados em "re-aprender" a celebrar a Missa Tridentina.
Enfim as tuas fontes estão muito, mas muito desatualizadas. O Motu Proprio veio acabar com o medo que muitas pessoas tinham em relação a uma realidade que sentiam. O amor pela Missa Tridentina e o ardente desejo de nela participarem.
Cristina
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 10:59
Citação:Renato Rosa O que está em causa não é o rito tridentino em si, mas o significado simbólico que acarreta, o da contestação à reforma litúrgica e ao Concílio.
Tudo isto me lembra o cisma da russia ortodoxa, o dos velhos crentes. Tambem por causas liturgicas e rituais.
Lana caprina.
O significado simbolico que referes muito provavelmente perder-se-à rapidamente, ao passar a poder ser usado dentro da comunhão catolica esse significado simbolico provavelmente tenderá a diluir-se. É uma tactica de abraço de urso, abraça mas esmaga.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 15:27
vejamos agora o ponto de vista de alguns tradicionalistas da sociedade de S. Pio X.
A missa tridentina é mais virulentamente contestada neste forum por pessoas como o firefox e a CP, as mesmas que defendem a liberalilzação do aborto.
Será razoavel contestar a novo ordo porque quem mais agressivamente critica a missa tridentina e defende a nova liturgia são as mesmas pessoas que defendem a liberalização do aborto e a relativização de outros pontos da doutrina catolica?
A associação que o Renato faz da missa tridentina a outros aspectos de alguns sectores tradicionalistas é feita por estes mesmos tradicionalistas em relação à liturgia actual e outros sectores "extremistas" mas de um extremismo de sinal oposto.
Os extremos alimentam-se mutuamente e acabam por receber um "tempo de antena" muito superior à sua real dimensão na sociedade e na Igreja.
Parece-me que se a pratica pastoral permanecer no mesmo caminho que tem estado esse receio da associação simbolica da missa tridentina com outros aspectos do tradicionalismo tenderá a desvanecer-se. Mais como é precisamente a liturgia tradicionalista um dos atractivos desse tipo de tradicionalismo essa liberalização da possibilidade de celebrar essa liturgia tridentina tenderá a retirar a capacidade de mobilização para outros aspectos da doutrinas tradicionalistas.
De qualquer modo o conservadorismo actual parece-me passar mais por outros sectores e não tanto pela pequena minoria proxima da sociedade S. Pio X e que tanto apego têm à missa tridentina. Um dos principais sectores é o movimento carismatico, fortemente emotivo, que tem liturgias que são chocantes para os tradicionalistas, algumas parecem aulas de aerobica. Actualmente tem muito mais peso e dimensão que os tradicionalistas principalmente na america latina e na Africa e são muito conservadores.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 16:17
Citação:O Hans Kung foi professor do Ratzinger, basta?
Hans Kung foi colega de Ratzinger quando ensinava na Universidade de Tübingen e não seu professor.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 16:40
Certo Aristarco.
O Hans Kung indicou o Ratzinger para dar as aulas e a memória me falhou. Obrigado pela correção.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 16:55
Só o camilo mesmo para associar a questão do rito com o tema do aborto. Esse assunto é galinha morta, mas percebo que até hoje ele não entendeu nada do que escrevi. Eu nunca defendi a prática do aborto! Só que aqui não é o Irã, o catolicismo não pode ser imposto por lei.
Mas tem razão noutro ponto:
Citação:De qualquer modo o conservadorismo actual parece-me passar mais por outros sectores e não tanto pela pequena minoria proxima da sociedade S. Pio X e que tanto apego têm à missa tridentina. Um dos principais sectores é o movimento carismatico, fortemente emotivo, que tem liturgias que são chocantes para os tradicionalistas, algumas parecem aulas de aerobica. Actualmente tem muito mais peso e dimensão que os tradicionalistas principalmente na america latina e na Africa e são muito conservadores.
Há um componente conservador no catolicismo, isso é fato, mas também existe um componente revolucionário. O que falta em muitos não pode ser atribuído apenas ao cristianismo. Parece que geralmente faltam a maturidade e uma boa catequese para ajudar a harmonizar tudo numa vivência cristã sadia, já que ninguém se torna uma pessoa equilibrada apenas por ter sido batizada católica. A vida espiritual de uma pessoa é a própria vida dela, reflete ela é terá reflexos nela.
O tradicionalismo rígido mostra um desequilibrio perigoso, é avesso ao diálogo, é uma fuga do mundo, nem tanto uma fuga espiritual, mas fuga, quase uma incapacidade para a vida. Isso é que era criticado como neurose.
Isso tudo vai muito assunto.
Editado 2 vezes. Última edição em 27/07/2007 17:11 por firefox.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 18:20
vou explicar devagarinho.
O renato explicou que grande parte do desagrado para com o rito tridentino deve-se não ao proprio rito mas sim à associação que é feito com sectores adeptos desse rito e que defendem outras ideias que directamente não estão implicadas nesse rito, ou seja não é tanto pelo rito mas sim por aquilo que ele simboliza.
Uma associação similar pode ser feita por outros sectores em relação ao novo ordo.
Vc defendeu a liberalização do aborto. Há ateus que defendem fortes restrições à pratica do aborto. Essa da imposição do catolicismo na questão do aborto é mesmo um reflexo da sua intolerancia libertaria.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 19:31
O que verificamos muitas vezes é que a opção pelo rito tridentino, em muitas pessoas, faz parte dum "pacote" maior. Não é preconceito, é sociológico, como referiu a católica praticante, basta ver os sites que para aí há.
Juntamente com a liturgia tridentina, há na maior parte das vezes uma determinada concepção da Igreja e da doutrina. Mas fora do âmbito eclesial há traços muito frequentes: apreço pela estética clássica e barroca; ideologia política monárquica ou a puxar para a extrema-direita. Claro que nem todos são assim, nem sei se os deste fórum são, mas o único tradicionalista que conheço corresponde a estes traços.
Mas se a associação disto com o tradicionalismo é mais ou menos legítima, acho que não podemos dizer o mesmo dos que defendem o novo ordo. É que os que celebram a liturgia actual e estão satisfeitos com ela, além de serem muitos mais (graças a Deus) incluem gente dos mais diversos quadrantes, desde a Opus Dei aos carismáticos e aos que realmente defendem coisas como o aborto. Tal diversidade não é assim tão visível nos tradicionalistas...
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 20:13
Caro Renato
Essa ideia é uma tendencia mas cada vez mais esbatida.
Em Portugal ainda podeos verificar que existe essa tendencia mas cada vez mais esbatida, sobretudo nas pessoas mais novas que são muito apoliticas e que se aproximam da Missa Tridentina por uma adesão ao sagrado e repulsa por missas que às vezes são muito mal cuidadas.
Claro que nos movimentos da Igreja mais conservadores sempre foram ligados mais à Direita e os movimentos mais modernistas mais à esquerda.
Mas é uma tendencia não pode ser um rótulo.
Eu considero-me uma centrista. O proprio Mons Lefevre que é o expoente máximo, esteve preso num campo concentração Nazi.
Mas mesmo admitindo essa tendencia qual é o mal de uma pessoa ser monarquica, ou ser conservadora?
Já a extrema direita de catolica não tem nada. Veja-se o Hitpler o Mussolini ou mesmo o Le Pen ou o Haider.
Cristina
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 21:07
Realmente conheço poucos tradicionalistas para ter uma opinião fundada na experiência. Falo a partir do que me dizem outros que conhecem mais e pelo que vejo na Internet.
Mas no fundo não é assim tão estranho. O apreço pelo rito tridentino tem a ver com a sensibilidade da pessoa, com a sua psicologia e maneira de ser. Nada mais natural que essa maneira de ser se concretize depois noutros sectores da vida.
Mas é claro que há muitos tradicionalistas que não se metem em ideologias políticas.
Ser monárquico ou conservador politicamente não tem mal nenhum, desde que não se chegue ao ridículo de defender o absolutismo, como faz a TFP e outros do género, ou o fascismo, racismo, colonialismo... há para aí disso tudo.
Até porque penso que há muitos conservadores e monárquicos que não são tradicionalistas, alguns nem são católicos. Do mesmo modo, há muitos defensores da liturgia actual que são monárquicos ou de linha conservadora.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 21:52
Renato,
E que tal parar de criar rótulos?
Eu sou católico, e creio que no contexto de República, nenhum dos nossos partidos de momento é bom, mas o que Sócrates vai fazendo, no geral, vai servindo.
Eu sou católico, e creio que a Monarquia tem mais vantagens representativas do que a República. Sou Monárquico, mas aceito a República e não pretendo uma mudança.
Eu sou católico, e não defendo Salazar, nem os amiguinhos dele.
Eu sou católico, e por isso sou radical. Radicalmente moderno.
Eu sou católico, e no entanto sou conservador, radicalmente conservador.
Moderno e Conservador, porque sou Tradicional.
Não sou tradicionalista, sou Tradicional.
Porque acredito que a tradição é como uma linha ininterrupta que deve permanecer mesmo na mais radical das opções.
Porque ser radical, hoje em dia, não é ser modernista. É ser moderno.
E ser moderno, é ser Tradicional. Porque ser Tradicional, ao fim e ao cabo, "é olhar o futuro com o passado ao fundo". É querer perpetuar a tradição.
Não me parece que faça mal nenhum a coexistência de ritos. Nem que os padres usem batina ou fato ou bermudas.
Ilumino tudo com a luz de Deus, e creio que, a mim, Deus me pede que seja Tradicional. Que aceite o Rito Tridentino como existência e símbolo da História da nossa Igreja. Que aspire a ser um padre pai, e saber, como Jesus, sentar as pessoas à minha volta e partilhar a Fé.
Abraçando-vos em Cristo,
Diogo, A.M.D.G.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 23:35
A associaçaõ absurda e insidiosa feita pelo Camilo de que os críticos
da missa tridentina seriam a favor da liberalização do aborto, não é penas
falsa e reveladora de certos "tiques argumentativos", é completamente ridícula.
Por essa ordem de ideias, todos os Bispos portugueses e o clero português em
geral seriam fervorosos defensores da liberalização do aborto.
Mas esta tirada do camilo não é apenas ridícula é pessoalmente ofensiva.
Como todos os foristas sabem, nunca em nenhum momento defendi neste forum ou em
qualquer outro lugar o conceito de liberalização do aborto, muito pelo
contrário. Só alguém profundamente ressabiado ou com uma grave distorção
moral pode fazer tal afirmação.
Repito com a clareza, desassombro e com a sinceridade que me caracterizam -
como católica, regozijo-me com a actual legislação sobre a IVG, resultante de
um referendo democrático, livre e bastante participado. Penso que é uma boa
resposta para reduzir drasticamente o aborto clandestino em Portugal assim
como o aborto em geral.
E não admito que um indivíduo qualquer sem escrúpulos faça mais
insinuações soezes sobre o assunto. Alerto os moderadores do Forum para que tal
atitude não se volte a repetir.
De resto, voltando ao tópico, reafirmo o que já escrevi e que o renato apontou-
é um facto sociológico a identificação do tradicionalismo católico mais
serôdio – os amantes da missa tridentina e correntes neonazis e neofascistas
.
E os factos sociológicos não são opiniões, nem ideologias nem rótulos.
São factos.
È também um facto sociológico que esses grupos comungam de uma ideologia de
traços misóginos em que vigora a velha ideologia nazi sobre o papel social das mulheres reduzidas a fêmeas procriadoras.
Basta ler o que escrevem sobre o assunto os ditos tradicionalistas.
CATÓLICA PRATICANTE
Editado 2 vezes. Última edição em 27/07/2007 23:37 por Tozé Monteiro.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 23:45
Cristina:
Achei interessante a tua informação de que afinal só existem dois padres em Portugal capazes e disponíveis para celebrar segundo o rito tridentino, sendo que um deles está reformado.
O que só vem dar razão ás observações do JMA....
Editado 1 vezes. Última edição em 27/07/2007 23:46 por Tozé Monteiro.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 00:37
eu continuo a explicar devagarinho, para conseguirem entender, essa não é a minha percepção mas sim a percepção que muitos seguidores da sociedade de S. Pio X têm.
Mas há uma distancia entre a adesão a ritos tridentinos e a adesão às ideias que da sociedade S. Pio X. Este motu propio pode servir para abrir mais essa clivagem e quebrar o isco da missa tridentina como factor de captação da sociedade de S. Pio X.
Sim, Cp, vc não é adepta da liberalização do aborto, só da sua permissão às mulheres a pedido destas, sem qualquer despesa (caso unico em todo o SNS), com dereito a um mes de ferias. Enfim, já pensou em trabalhar como contorcionista num circo? É que para mim a lei actual é uma enorme liberalização do aborto. A não ser espero ver quando será julgado algum medico ou parteira por fazer um aborto ilegal. Quanto à falta de escrupulos argumentativos vendem muitos bons especlhos por aí. Eu teria vergonha de ter feito um decimo das mentiras que vc já fez por aqui.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 01:03
Não admito que um indivíduo qualquer sem escrúpulos faça mais
insinuações soezes. Alerto os moderadores do Forum para que tal
atitude não se volte a repetir e para que as normas do Forum sejam cumpridas.
Obrigada.
CATOLICA PRATICANTE
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 01:24
Diogo,
tradicionais são todos os católicos, toda a Igreja é tradicional porque, como disseste, a Tradição é uma linha ininterrupta. Portanto tradicionais somos todos, não há Igreja fora da Tradição, a todos Deus chama a serem tradicionais.
Mas a Tradição, ao contrário do que muitos pensam e querem fazer os outros acreditar, não é uma colecção de velharias ou de tesouros antigos da Igreja.
Se a Tradição é ininterrupta, como muito bem disseste, então não parou em 1570 ou em 1962 mas continua hoje e continuará até ao fim dos tempos.
No entanto, alguns fazem crer que são fiéis à Tradição mas o que fazem é manter tradições. Porque só lhes interessa serem fiéis a um passado romantizado e não compreendem, ou não querem compreender, que a Tradição é fidelidade ao passado e fidelidade ao presente, mas mais que tudo isso, fidelidade a Jesus Cristo.
Esses sim, são tradicionalistas, não tradicionais. As duas coisas são incompatíveis, o tradicionalismo é uma traição à Tradição.
Por isso, mal dos católicos se para serem fiéis à Tradição tivessem de guardar inalterados todos os tesourinhos antigos, se tivessem de enterrar os talentos que Deus lhes deu para não lhes suceder alguma coisa... A Tradição é viva, porque o progresso da compreensão da revelação e da vivência da fé estão sempre em avanço.
Assim, também eu sou tradicional, mas não tradicionalista, graças a Deus.
Quanto aos ritos, o que a Igreja crê é que a liturgia actual é no nosso tempo o verdadeiro testemunho da Tradição ininterrupta. Ela sim, é "existência e símbolo da História da nossa Igreja", como disseste. A esse propósito, convido-te a ler ou reler o Proémio da Instrução Geral do Missal Romano, escrito por Paulo VI como apêndice precisamente para responder aos tradicionalistas, e que a última edição do Missal, de 2002, tornou parte integrante da Instrução Geral.
Ou será que isso já não é Tradição?
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 01:27
Precisamente! O Concìlio Vaticano II é uma continuidade e não uma ruptura com a Tradição da Igreja! Tal como a Missa actual!!!
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 01:33
Percebeste-me perfeitamente e fico contente com isso.
Queria ainda, ao meu raciocínio anterior, acrescentar um Epílogo conclusivo:
Se sou fiel à Tradição, sou fiel ao presente. Mas quero que, no presente, não se excluam momentos do passado. Na minha modesta opinião, creio que o ideal seria deixar de haver um rito ordinario e um extraordinario. Sou apologista de uma fusão. De se rever o rito actual, e criá-lo de forma a que TODOS os católicos o queiram.
Abraçando-vos em Cristo,
Diogo, A.M.D.G.
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 01:36
O rito actual resulta precisamente dessa fusão, entre o passado e o futuro...
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 28 de July de 2007 02:02
Uns dizem que sim, outros que não.
Sei que o Vaticano, no Pontificado de João Paulo II, editou a 3ª edição do Missal Romano, que ainda não está aplicado em Portugal. Creio que essa 3ª edição corresponderá mais ao sentido de sacralidade e essas coisas todas de que se fala no tópico criado pelo Camilo para esse efeito.
Abraçando-vos em Cristo,
Diogo, A.M.D.G.
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