Diogo,
Citação:
A eutanásia acontece quando há interrupção da vida da pessoa. No entanto, se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia.
...
Mais uma vez, insisto: se das máquinas depender a vida do doente, e este sem elas não sobreviver, não é lógico prolongar o sofrimento, porque a vida É ARTIFICIAL.
...
...Neste caso, mesmo que tenha um bom coração, passo a se deficiente mental. A minha vida não é boa, por isso pode-se optar por não deixar aplicar o pm.
Há que se entender que certos raciocínios aplicados a um caso particular, parecem-nos bastante lógicos, mas sua válidade deve ser testada em todos os casos, e dai deduzir se são realmente válidos.
citei acima vários recortes de mensagens suas, são em si bastante preocupantes, pois SE fossem válidos eu poderia fácilmente deduzir algumas coisas como:
Um paciente que necessita de hemodiálise,
um tratamento que até onde sei causa sofrimento,
"pela sua lógica", pode
deixar de ir ao tratamento, esperando a morte, e isto nao seria eutanásia, pois:
"se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia"; Aliás digo mais, ainda
"pela sua lógica", não pode apenas deixar, mas
ele DEVE deixar, pois:
"se das máquinas depender a vida do doente, e este sem elas não sobreviver, não é lógico prolongar o sofrimento". Já é um tanto assustador, mas ainda piora um tanto, em um determinado trecho você acaba defendendo a exterminação dos deficiêntes mentais:
"...passo a ser deficiente mental. A minha vida não é boa, por isso pode-se optar por não deixar aplicar o pm", ou seja, por que será deficiênte mental pode optar pela morte.
É um assunto delicado e complexo, e devemos ter extremo cuidado em externar ou apoiar qualquer raciocínio, sem o ter analisado com todo o cuidado, e em todas as suas repercussões. Mas acima de tudo devemos lembrar que somos apenas "portadores" do dom da vida, que não é nossa, foi apenas nos dada em guarda, e da qual não podemos dispor a nosso bel prazer, ainda que nos custe imensamente, e lembrar que Deus age, direta e diariamente sobre nós, e cabe apenas a ele determinar o principio e o fim.
Apologeta -
Apostolado Defesa Católica