Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 16
Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 15:48

Caro Alessandro:

Vais-me desculpar, mas não entro neste tipo de «jogo» que me propões, porque ele supõe uma série de juízos temerários.

Fico-me por um dos teus pontos. Eu não acredito que haja algum teólogo que busque as trevas. Nem mesmo um teólogo que fosse estritamente modernista, como um Loisy ou um Tyrrell. É demasiado temerário afirmar que determinado teólogo busca as trevas ou que conspira nas trevas para defender mentiras (já agora, mentira e erro não são exactamente o mesmo).

Também me parece que a acusação de «modernismo» é um guarda-chuva (sombrinha) demasiado grande e demasiado vaga para meter tudo o que apetece aos caçadores-de-bruxas. A chamada crise do modernismo foi um dos momentos mais tristes da História da Igreja, com uma verdadeira «caça às bruxas» dentro da Igreja, um ambiente de conspiração, inquisitório e repressor. Parece que há muitos que querem voltar a esses tristes tempos.

De resto, eu duvido muito que muitos dos que são acusados de modernismo sejam, de facto, defensores de alguma das teses do Syllabus.

De outra forma, se o método com que alguns Tradicionalistas «identificam» alguns teólogos como «modernistas» for aplicado com o mesmo rigor aos papas que se seguiram a Pio XII, então concluirão que tivemos papas modernistas, isto é, hereges, e assim também anti-papas. Neste sentido, eu considero que os Tradicionalistas caem em contradições insanáveis. Ou seja, nisto os sedevacantistas são bem mais coerentes.

Muitos Tradicionalistas não sabem muito bem de que terra são. Nem se sabe muito bem se estão fora ou dentro da Igreja, com ou contra o Papa. Ora falam da Igreja com a atitude de quem acusa desde fora, ora se dizem fiéis ao Papa. Ora proclamam a fidelidade ao Papa, ora rejeitam gestos da autoridade suprema do mesmo Papa, como a canonização de um santo que eles consideram modernista ou a publicação do Catecismo da Igreja Católica. Vêem modernistas e hereges em todo o lado, mas depois, para não incorrerem na acusação de sedevacantismo, calam-se em relação aos papas que defendem teses idênticas aos «declarados» modernistas. Os mesmos Tradicionalistas dizem que o Vaticano II criou uma nova Igreja, da qual se destacam, mas depois dizem-se fiéis ao Papa. Dizem cobras e lagartos da Eucaristia celebrada segundo o «Novus Ordo» (que é centrada no homem, que é apenas uma ceia, que é protestante, etc.), mas depois não têm coragem de dizer que é inválida. Falam contra os que provocaram a divisão da Igreja, como Lutero, mas são eles próprios veículo de divisão, espírito conspirador, pregam ruína e parecem não acreditar no Espírito Santo.

Alef

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 16:01

Caro Tilleul:

se considerarmos que um teólogo excomungado é reconhecido pela Igreja... então talvez Lutero o seja.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 16:07

Lá está o Alef outra vez a meter tudo no mesmo saco.

E a querer pôr os chamados Tradicionalistas pela borda fora da Igreja.

Não deveeria o Ecumenismo (ou o seu espirito) começar dentro da propria Igreja?


Olhe que sim...

Cristina

ps - Já é a segunda vez que elogia os movimentos sedevacantistas em contraste com os movimentos Tradicionalistas que estão dentro de Igreja. Não será demais?

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 16:24

Cara Cristina:

1. Já expliquei que um dos critérios fundamentais que uso na distinção entre Tradicionalistas e não Tradicionalistas é a rejeição ou aceitação do Concílio Vaticano II.

2. Se existe ambiguidade, como argumentei, ela encontra-se entre os Tradicionalistas.

3. O Ecumenismo faz-se quando há consciência de identidade e espírito de abertura entre duas partes. É impossível qualquer diálogo quando os Tradicionalistas exigem que a Igreja tem que «anular» um Concílio. E, havendo confusão de identidade entre os Tradicionalistas, a coisa piora ainda mais.

4. Não elogiei os sedevacantistas. Tomei-os como elemento de comparação apenas num ponto: a coerência no tirar as consequências do agarrar-se à bandeira da luta contra o monstro do modernismo. Eles pensam que João XXIII foi um modernista, logo herege, portanto antipapa, o mesmo sucedendo aos restantes. Os Tradicionalistas não-sedevatantistas são, neste ponto, ambíguos, como expliquei.

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 15/05/2007 16:26 por Alef.

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 16:48

Volto as demais respostas mais tarde...

Cristina,
A grosso modo, é a isto que serve o ecumenismo, missa com umbanda pode, missa com palhaços pode, missas com bruxas pode, é tudo "ecumenico", mas missa tradicional é sacrilégio, onde já se viu, se começamos assim os "tradicionalistas" vão acabar querendo receber a comunhão de joelhos, onde pensam que estamos, como bem ilustra a charge em: http://www.unavox.it/NuoveImmagini/Vignette/Confesso_Minginocchio_it.
Citação:
Tradução:
Primeiro quadro:
Penitente: " Absolva-me , Padre, porque pequei... Cometi adultério com todas as mulheres de meu escritório..."
Confessor: "Sim, meu filho..."

Segundo quadro:
Penitente: "... matei uma meia dúzia de indivíduos e roubei as suas carteiras...
Confessor. "Que mais, meu filho..."

Terceiro quadro:
Penitente: "...roubei milhões e os gastei, jogando em Cassinos..."
Confessor: " Há alguma coisa mais, filhinho..."

Quarto quadro:
Penitente: "... huum... ajoelhei-me durante a Missa"
Confessor: "O que !? Entendi direito o que você disse? Você vai direto para o inferno por isso!!

Fonte: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=cronicas&artigo=caricatura_confissao&lang=bra

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 16:55

Alessandro:

Eu gosto de debater coisas sérias com argumentos sérios.

Na tua última mensagem não vejo nem argumentos nem seriedade.

Alef

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 17:30

Alef,

Agora vais permitir eriçar-me!

Citação:
Alef
Eu gosto de debater coisas sérias com argumentos sérios.

Citação:
Alef
Vais-me desculpar, mas não entro neste tipo de «jogo» que me propões, porque ele supõe uma série de juízos temerários.
Não, não vou desculpa-lo, foi uma pergunta direta, exige uma resposta direta ou a omissão de quem não quer comprometer-se.

Citação:
Alef
Fico-me por um dos teus pontos. Eu não acredito que haja algum teólogo que busque as trevas. Nem mesmo um teólogo que fosse estritamente modernista, como um Loisy ou um Tyrrell. É demasiado temerário afirmar que determinado teólogo busca as trevas ou que conspira nas trevas para defender mentiras (já agora, mentira e erro não são exactamente o mesmo).
Tu Não acreditas?


Citação:
Alef
Também me parece que a acusação de «modernismo» é um guarda-chuva (sombrinha) demasiado grande e demasiado vaga para meter tudo o que apetece aos caçadores-de-bruxas. A chamada crise do modernismo foi um dos momentos mais tristes da História da Igreja, com uma verdadeira «caça às bruxas» dentro da Igreja, um ambiente de conspiração, inquisitório e repressor. Parece que há muitos que querem voltar a esses tristes tempos.
Te parece?

Citação:
Alef
De resto, eu duvido muito que muitos dos que são acusados de modernismo sejam, de facto, defensores de alguma das teses do Syllabus.
Tu duvidas?

E VENS, TU?, COM UM MONTE DE "ACHISMOS" ME FALAR DE ARGUMENTOS SÉRIOS?, ORAS VAMOS, COERÊNCIA É NECESSÁRIA!

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 17:43

Caro Alessandro:

1. Quando digo «parece-me», manifesto a minha opinião. Não é puro «achismo», porque normalmente fundamento as minhas posições. Podes argumentar contra os meus argumentos, mas não deves sair desse âmbito.


2. Em relação ao «jogo» das tuas «perguntas», respondi a um único dos pontos e é suficiente, porque todos eles padecem do mesmo problema, uma suposição não provada.


3. Uma coisa é que eu diga o que me parece e argumente. É o que sempre tenho feito. Outra, bem diferente, é tentar fazer da caricatura um argumento, que é o que tu fizeste na tua mensagem a que juntaste a piadinha do confessionário. Isso é que é inaceitável.


4. Quanto ao eriçar-se, faço-te notar que começaste muito «de mansinho» e tens vindo a eriçar-te desnecessariamente. Não queiras dar-me razão quando digo que um dos «tiques» tradicionalistas é a agressividade. ;-)


Alef

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 17:45

Citação:
Alef
De outra forma, se o método com que alguns Tradicionalistas «identificam» alguns teólogos como «modernistas» for aplicado com o mesmo rigor aos papas que se seguiram a Pio XII, então concluirão que tivemos papas modernistas, isto é, hereges, e assim também anti-papas. Neste sentido, eu considero que os Tradicionalistas caem em contradições insanáveis. Ou seja, nisto os sedevacantistas são bem mais coerentes.

Citação:
Orlando Fedeli
Um herege candidato a Papa que fosse eleito Papa, sua eleição seria nula, caso fosse contestada. Se não for contestada, e o eleito for aclamado Papa, ele será Papa válido.
A eleição do Papa é guiada pela Providência, mas isso não quer dizer que a eleição seja infalível e que o eleito é o desejado por Deus. O Papa é eleito pelos Cardeais, depois de grandes discussões e arranjos, porque em toda eleição humana é assim. Deus permite que seja eleito um Papa santo para bem da Igreja, como permite a eleição de um Papa mau, para castigo do povo, quando esse povo merece castigo.
Quem diz que o Papa João XXIII foi o maior Papa do século é a imprensa, e os eclesiásticos modernistas. A História mostra que ele tinha idéias modernistas, e que sofreu um processo no Vaticano, por causa delas.

Citação:
Orlando Fedeli
...a respeito do Papa Paulo VI.
Os sedevacantistas -- que a meu ver são certamente cismáticos e provavelmente hereges -- afirmam que Paulo VI deixou de ser Papa ao defender doutrinas condenadas.

Isso é um absurdo, porque ninguém pode julgar um Papa. Se houvesse alguém na terra, ou um poder que pudesse julgar e condenar um Papa, este já não seria o Supremo Pastor da Igreja. E negar que o Papa tenha o poder supremo é heresia.

Nem um Concílio pode julgar e condenar um Papa. Essa tese é condenada como heresia conciliarista, pois coloca o Concílio acima do Papa, o Concílio como tendo o supremo poder na Igreja. E isso é contra a Fé.

Os teólogos, estudando a possibilidade teórica de um papa cair em heresia, dizem que isso é possível. O próprio Cardeal Journet admite essa hipótese.

Mas grande parte dos teólogos dizem que um Papa, mesmo que caísse em heresia, não perderia o cargo, pois que ninguém pode julgá-lo.

Posteriormente, um outro Papa poderia condenar o papa herege, ou que favoreceu uma heresia, e, nesse caso, todos os decretos e decisões do Papa herege seriam declaradas nulas, a posteriori.

Na história houve o caso do Papa Honório, que foi condenado por "ter permitido que a Fé Imaculada fosse maculada" (Condenação do Papa Honório I, pelo Papa São Leão II, Cfr Denzinger, Sch. 561). Isto é, ele foi condenado como favorecedor da heresia, não como herege.

Então, Alef, como voce vê, não é uma questão de "contradições insanáveis", e sim de fé, submissão, e coerência!

Deixe então, desta forma, do lado de fora da Santa Igreja somente os sedevacantistas. Ainda que você ache, que TE PAREÇA, que TU DUVIDES, ou que ACREDITES, que os tradicinalistas devam ser expulsos, talvez pra abrir espaço, pra inclusão das tantas seitas que por ai estão.

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 17:54

Caro Alessandro:

1. Esse é um modo de o Orlando Fedeli justificar a sua posição ambígua. Há outras interpretações parecidas, com variações. Os sedevacantistas têm outra diferente, menos contorcionista. Vários antipapas contestaram a eleição de João XXIII, embora, evidentemente, fora do conclave.

2. Ao contrário do que insinuas, eu nunca disse que os Tradicionalistas devem ser expulsos. Eles é que parecem não saber se pertencem ou não à Igreja e, se sim, até que ponto. Como já expliquei.

Alef

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 17:57

Desculpem a minha ignorancia

Mas quem é afinal este Drº Pirel?

É Padre?
Está dentro da Igreja?
Defende a Missa Tridentina?
É Lefevrista?

Cristina

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 17:58

Citação:
Alessandro
que os tradicinalistas devam ser expulsos, talvez pra abrir espaço, pra inclusão das tantas seitas que por ai estão

Então a Igreja tem os lugares contados, de forma que para alguém entrar seja necessário alguém sair???!!!

Cassima

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 18:37

Cassima,

É o que parece, uma vez que tanto se faz pra afastar aqueles que pedem o rito antigo, e com tanto "amor" consideram os demais, que estão fora da igreja. Até de ritos budistas e híndus já ouvi falar.

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 18:54

Alef,

Te metes na minha resposta a Cristina, tenta me dar uma descompostura:

Citação:
Alef
Alessandro:

Eu gosto de debater coisas sérias com argumentos sérios.

E reclamas que eu fui agressivo? Eu? que até te pedi licença pra eriçar-me, agora sou agressivo? Só porque reclamei dos achismos? que me diz você foram justificados por argumentos? Vejamos:

Citação:
Alef
Fico-me por um dos teus pontos. Eu não acredito que haja algum teólogo que busque as trevas. Nem mesmo um teólogo que fosse estritamente modernista, como um Loisy ou um Tyrrell. É demasiado temerário afirmar que determinado teólogo busca as trevas ou que conspira nas trevas para defender mentiras (já agora, mentira e erro não são exactamente o mesmo).
Então, Tu não acreditas, porque é demasiado temerário? Sólido argumento!


Citação:
Alef
Também me parece que a acusação de «modernismo» é um guarda-chuva (sombrinha) demasiado grande e demasiado vaga para meter tudo o que apetece aos caçadores-de-bruxas. A chamada crise do modernismo foi um dos momentos mais tristes da História da Igreja, com uma verdadeira «caça às bruxas» dentro da Igreja, um ambiente de conspiração, inquisitório e repressor. Parece que há muitos que querem voltar a esses tristes tempos.
Te Parece, por que o momento foi triste? Seria esse um "Argumentum Ad Momentus"?

Citação:
Alef
De resto, eu duvido muito que muitos dos que são acusados de modernismo sejam, de facto, defensores de alguma das teses do Syllabus.
Você duvida? por que mesmo????

!!!Pelas barbas do profeta!!! Juro que não havia percebido a argumentação aqui.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/05/2007 19:05 por Alessandro.

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 19:19

Alessandro:

Sim, parece-me.

1. Parece-me que começas a mostrar a mostrar a tua verdadeira «sanha». Parece-me que começaste muito «soft» e começas a ser muito «hard». Parece-me.

2. Parece-me que, se a tua mensagem à Cristina, era apenas para a Cristina, devias ter-lhe enviado uma mensagem privada. Ora, parece-me que essa mensagem era pura caricatura. Parece-me.

3. Parece-me que quando eu digo que não acredito que exista um único teólogo que busque as trevas, manifesto prudência, porque eu não conheço todos os teólogos do mundo e parece-me que não sou Deus para ter um ponto de vista omnisciente. Pelo contrário, tu pareces afirmar que existem tais teólogos. Parece-me que afirmar uma tal coisa é um juízo temerário. Parece-me que é tão achismo como o meu achismo. Parece-me que a única diferença é que tu fazes disso um «dogma» e eu falo com base no que conheço. Ah, e no que me parece. Eis a diferença. Em segundo lugar, parece-me que argumentar que uma tal afirmação é um juízo temerário é um argumento importante, e não simplesmente uma justaposição de uma frase. Parece-me que a acusação de que alguém busca as trevas é muito grave e parece não estar provada. Face a essa afirmação redonda, sem provas cabais e evidentes a toda a pessoa (então seria um facto), parece-me que eu tenho toda a legitimidade de mostrar a minha dúvida e dizer que não acredito nisso. Parece-me.

4. Sim, parece-me que a acusação de «modernismo» é um guarda-chuva muito grande, vago e arbitrário. É o que me parece. E depois?

5. Também me parece que a crise do modernismo foi um momento muito triste da História da Igreja. Creio ter falado várias vezes disto por cá, explicando. Também disse por que razão foi triste. Acontece que é o que parece a muitos historiadores.

E, sim, parece-me que muitos daqueles que são chamados de modernistas pelos Tradicionalistas não defendem qualquer tese do Syllabus.

Enfim, parece-me. E a ti, nada te parece?

Alef

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 19:20

Tilleul,

Citação:
Infelizmente ainda não tive o dó da santidade
Jamais se deve ter pena da santidade, esta é uma virtude, deve ter é felicidade por ela, mesmo que seja do seu pior inimigo, ai neste caso tenh pena é de si mesmo.

Citação:
Mas pronto vamos lá à questão do senhor dos pneus se apossar de uma autoridade que não é a sua.
Começamos por um aspecto em voce próprio afirma com as suas próprias palavras sobre o professor ter um conhecimento perene da Santa Igreja que destrói a ilusão do pensamento moderno.

Mas há muitas citações no site:

Uma das mais claras é esta:

E estou lhe ensinando, e não dialogando. Não estou "trocando idéias" consigo, como se costuma dizer.
No apostolado católico, ensinam-se verdades reveladas por Deus e confirmadas pela Igreja, e não se troca a verdade católica pelas heresias do diabo.
Permaneço à sua disposição, corrigindo-o e ensinado-o in charitate Christi et in Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli
Ele diz que esta ensinando as verdades da igreja, não as verdades que ele produziu, a autoridade aqui é Deus, que entregou as verdades a guarda da igreja, ele só as repete?

Citação:
No momento em que faltam vocações o professor dos pneus considera-se acima de toda a catolicidade brasileira para não reconhecer valor a nenhum dos seus seminários.

Não conheço, hoje, nenhum seminário que lhe pudesse recomendar. Normalmente, os seminários ensinam modernismo e não catolicismo.
Ele acaso tem a obrigação de, ou disse que, conhece todos os seminários e não indica nenhum? ou disse apenas que dos que conhece, não os indica? talvez por conhece-los???

Citação:
Diz ainda aquele que o senhor diz não querer ter autoridade:
Você pode ter certeza de que, ao contrário do que você pensa, a prática também me ensinou que meu método polêmico é eficiente. O argumento, meu caro, é um excelente anzol.

E porque Cristo disse "Ide e ensinai", como mero professor secundário, e leigo, ensino o que sei ser verdade.

E para defender a verdade, sou obrigado a combater o erro, como todo professor, que para ensinar o certo ,passa um "X" sobre o errado, e dá zero para o aluno que errou tudo.

Passei a vida fazendo xis em certas provas. Em geral dava boas notas E dei muito poucos zeros em minha vida, com minha caneta.

Agora, aposentado, sou obrigado a fazer -- com pena, isto é, lamentando -- um grande xis em certas cartas, e -- com muita pena, mas sempre com esperança -- a lhes dar zero.

Por respeito, não digo a nota que sua carta mereceu deste velho professor, que visou, antes de tudo a ensiná-lo, refutando seus erros, e fazendo brilhar, acima de tudo a verdade católica e não a minha opinião pessoal que nada vale.
Diz ele que era professor secundário e leigo, que ensina o que sabe ser verdade, que combate o erro (o diverso da verdade que conhece) para evidenciar apenas a verdade?


Citação:
E podia continuar...
deveria ter continuado, a pergunta é: onde ele se arvora em especialista, exceto em história, é óbvio?

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 19:49

Pimba

E não é que o Alef já vislumbrou o tal tique "tradicionalista". Revelou-se finalmente no Alessandro a sanha que caracteriza os tradicionalistas e demais defensores da Missa Tridentina, quais lobos com vestes de cordeiro que querem destruir as conquistas irreversíveis do Concilo Vaticano II (Ups cuidado Cristina que esta frase pode ser considerada um ataque assanhado à Igreja pos concilio, uma expressão cheia de ambiguidade que no fundo tem por objectivo atacar os arautos do Concílio).

E a ninha sanha Alef ? Quando se revelará?

Cristina

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 20:11

Alessandro

HAHAHAHA! És um tipo com piada! Mas tipos como tu aparecem aqui de mansinho, mandam uma ou duas que já tem combinados com o senhor do stand dos pneus e desaparecem.

Ele diz que esta ensinando as verdades da igreja, não as verdades que ele produziu, a autoridade aqui é Deus, que entregou as verdades a guarda da igreja, ele só as repete?

Quem ensina tem autoridade para o fazer, tem hablitações para o fazer. Ou acha por ter ouvido o que dizem na catequese ou as coisinhas que eu li aqui e ali me dá autoridade para ensinar?

Quem ensina é professor, ele se for professor é de história e mesmo assim tenho as minhas dúvidas das as carências científicas ao nível da história.

Você reconhece a autoridade da Igreja ou do Professor Mambarelli? É que eu enquanto modernista sinto-me muito mais à vontade em dizer que a Igreja se engana e não é infalível. Você consegue dizer isso?

Ele acaso tem a obrigação de, ou disse que, conhece todos os seminários e não indica nenhum?

Você quer me chamar idiota ou é o seu charme natural? Então ele não diz claramente que não reconhece competência a nenhum seminário??? Leia o link que eu postei poderá ver que ele recomenda depois os excomungados do Monsenho Lefvbre.

Será que você consegue ser tão obtuso e negar o evidente? Então o Professor Mozarella recusa o Concílio Vaticano II e afirma ensinar uma verdade que segundo as suas palavras que sabe ser verdade, mas afinal a verdade é de quem de ele, da Igreja ou de Deus?

Será que a sua desonestidade vai tão longe que consegue afirmar que o Professor Fideli se apropria da autoridade sobre e pela Igreja sem para isso ter autoridade ou formação para tal?

Ai ai ai Alecsandro... veja lá ao menos se você marca dois golitos ao Belenenses porque daqui você não leva nada.

Em comunhão

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 15 de May de 2007 20:12

Citação:
2. Parece-me que, se a tua mensagem à Cristina, era apenas para a Cristina, devias ter-lhe enviado uma mensagem privada. Ora, parece-me que essa mensagem era pura caricatura. Parece-me.
Parece-te, mas não era, alias, havia a charge, que era uma caricatura, mas a mensagem ERA pura ironia. Mas PARECE-ME, por aqui não gostam desta palavra, "PARECE-ME" por que não tenho argumentos que justifiquem.

Citação:
3. Parece-me que quando eu digo que não acredito que exista um único teólogo que busque as trevas, manifesto prudência,
Não tens nem a própria certeza de que manifestas ou não a prudência?

Citação:
porque eu não conheço todos os teólogos do mundo e parece-me que não sou Deus para ter um ponto de vista omnisciente.
E ainda tens dúvida, se és ou não Deus? Acredite em min, não és, se o fosses, saberia.

Citação:
Pelo contrário, tu pareces afirmar que existem tais teólogos. Parece-me que afirmar uma tal coisa é um juízo temerário.
Não devia parecer-te, uma vez que afirmei isto, tenho notícias de inúmeros cultos satânicos, e acredite, eles tem sua teologia. Não vou postar links aqui, por que são um verdadeiro perigo as almas, e com isso não se brinca.

Citação:
Parece-me que é tão achismo como o meu achismo. Parece-me que a única diferença é que tu fazes disso um «dogma» e eu falo com base no que conheço. Ah, e no que me parece. Eis a diferença.
Fique você com seu achismo, eu repito o que aprendi, e não digo que santos e papas estão errados, a menos que tenha um argumento válido que o justifique. Aquilo que acho, ou guardo pra mim, ou pergunto a quem me pode ensinar.

Citação:
Em segundo lugar, parece-me que argumentar que uma tal afirmação é um juízo temerário é um argumento importante, e não simplesmente uma justaposição de uma frase.
Quando não temos um argumento válido, qualquer argumento torna-se muito importante!

Citação:
Parece-me que a acusação de que alguém busca as trevas é muito grave e parece não estar provada. Face a essa afirmação redonda, sem provas cabais e evidentes a toda a pessoa (então seria um facto), parece-me que eu tenho toda a legitimidade de mostrar a minha dúvida e dizer que não acredito nisso. Parece-me.
Parece-te, que seria um fato, não fossem as tuas dúvidas, e tens toda a legitimidade em mostrar a dúvida, mas não pode usar a tua dúvida como argumento, como diria um ex-presidente do Brasil:
Citação:
FHC
Assim não pode, Assim não Vale!

Citação:
4. Sim, parece-me que a acusação de «modernismo» é um guarda-chuva muito grande, vago e arbitrário. É o que me parece. E depois?
Alef, Leia a Pascendi, fará bem a sua alma, e irá perceber que aqui estás errado.

Citação:
5. Também me parece que a crise do modernismo foi um momento muito triste da História da Igreja. Creio ter falado várias vezes disto por cá, explicando. Também disse por que razão foi triste. Acontece que é o que parece a muitos historiadores.
Siquer eu entrei neste mérito, e ainda que o fosse, não serviria como argumento para dizer que não posso chamar um modernista de modernista!

Citação:
E, sim, parece-me que muitos daqueles que são chamados de modernistas pelos Tradicionalistas não defendem qualquer tese do Syllabus.

Citação:
Cardinal Joseph Ratzinger
If one is looking for a global diagnosis of the text [of Gaudium et spes], one could say that it (along with the texts on religious liberty and world religions) is a revision of the Syllabus of Pius IX, a kind of counter-Syllabus ....
(Les Principes de la Theologie Catholique - Esquisse et Materiaux, Paris: Tequi, 1982, pp. 426)
Não é a opinião do Cardeal Ratzinger, que diz que: A Gaudium et spes é o anti-Syllabus, e ele não disse que lhe PARECE, disse que É. Então eu por dedução própria (livre-exame do livro do Cardeal Ratzinger eu posso fazer) e fundamentado pelo exposto no livro, posso dizer que quem(qualquer um que) defende uma visão global do texto da Gaudium et Spes, quanto a liberdade religiosa, entre outras coisas, esta contrariando o syllabus.

Citação:
Enfim, parece-me. E a ti, nada te parece?
muitas coisas, mas não as uso como argumento, não são justificativa pra nada, pelo contrário, carecem sempre, emergencialmente de justificativa.

Página actual: 5 de 16


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.