Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 20:09

Jornada Mundial da Juventude 2008 (Austrália)


O mistério do sofrimento: é a proposta de reflexão para os jovens que já peregrinam «virtualmente» rumo a Sidney (Austrália), onde se celebrará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2008.

A e-PEREGRINAÇÃO («e-PILGRIMAGE»), peregrinação «on-line», é um instrumento completamente novo nas JMJ para chegar aos jovens peregrinos e prepará-los para esse grande encontro de fé e festa com o Papa.

O boletim de março, preparado pela organização da JMJ-2008 para esta experiência de e-PEREGRINAÇÃO», aborda, neste tempo quaresmal, o sentido cristão do sofrimento humano, e isso começando com uma «mensagem de esperança» do bispo Anthony Fisher O.P. -- coordenador do evento: o sofrimento e a morte não têm a última palavra.

«Este é um momento no qual todos nós nos perguntamos se Deus se preocupa por nós ou não, se lhe importamos», escreve o prelado aos jovens. «Onde está Deus quando morrem as crianças, ou nossos entes queridos? Onde estava Deus na época de Auschwitz?», propõe.

Em cada geração, as pessoas pensam e consideram o tema do mal, seja natural ou humano, constata o bispo Fisher. «Com freqüência nos sentimos como a Mãe de Jesus, as outras mulheres e o adolescente João sem dúvida se sentiram ao pé da Cruz: golpeados com muda incompreensão e paralisados pela impotência ante o mistério do sofrimento», prossegue.

A proposta do bispo Fisher é a Via Sacra, que se reza em tantas igrejas na Quaresma e especialmente na Semana Santa, e que na JMJ australiana celebrará pelas ruas de Sydney, carregando a cruz por lugares significativos da cidade.

O prelado é consciente de que «causará um forte impacto não só entre jovens peregrinos, mas também na cidade e no mundo enquanto observam».

«Parte da razão pela qual a Via Sacra tem este efeito é, creio, que ante a face do mistério do sofrimento, não há palavras» -- explica; tentamos «encontrar sentido e encontrar também algum alívio», e «concluímos, como todo cristão deve concluir, que o mal não é um ato de Deus; que nenhuma pessoa inocente sofre pela vontade ativa de Deus; que, apesar de que Deus permita que isso aconteça para facilitar-nos a liberdade, isso lhe custa enormemente; que o sofrimento e a morte não têm a última palavra.»

«Deus caminha na Via Sacra -- que 'demonstra a profundidade do amor salvador de Deus' -- com cada um de nós, em nossa solidão e dor, até o fim», assegura.

Ao fazer a Via Sacra nesta Quaresma, «entreguemos a Cristo tudo aquilo que nos confunde, nos horroriza e nos dói, confiando em que Ele entende a necessidade humana desde dentro e tem o poder de consolar, transformar e salvar», propõe o prelado.

E, quanto Cristo nos ama?: «Ninguém tem maior amor que o que dá sua vida por seus amigos» (João 15, 13; João 10, 11-18), responde. E nós, como devemos responder? Seguindo as palavras de Cristo: «...Como eu vos amei, assim amai-vos também vós, uns aos outros» (João 13, 34), conclui o bispo Fisher.

O boletim de março da e-PEREGRINAÇÃO dá também, na seção «Fundamentos de fé», uma breve reflexão sobre o mistério do sofrimento humano.

Desta forma, o Pe. Peter Williams, diretor litúrgico da JMJ’08, escreve e explica a Via Sacra.

Os jovens podem consultar igualmente os fragmentos selecionados da Carta Apostólica de João Paulo II «Salvifici Doloris», sobre o sentido cristão do sofrimento humano.

O boletim recolhe também o testemunho de fé de uma jovem da diocese de Canberra-Goulburn, e propõe a vida e testemunho de São Pio de Pietrelcina (o Padre Pio, 1887-1968), que desenvolveu um desejo ardente de compartilhar com Jesus sua Paixão na Cruz.

Ao padre Pio se deve a conhecida «Casa Alívio do Sofrimento» na Itália, e entre as muitas pessoas que o visitaram se encontra Karol Wojtyla.

Por outro lado, Turim (Itália) é o lugar de peregrinação espiritual que este mês se propõe aos jovens do mundo, pois lá se conserva o Santo Sudário de Cristo.

O boletim de março e-PEREGRINAÇÃO, titulado «Como eu vos amei, assim amai-vos também vós, uns aos outros» (João 13, 34), pode-se baixar em formato «pdf» desde o link [www.wyd2008.org].

De 15 a 20 de julho de 2008, a cidade de Sydney acolherá a JMJ, que reunirá jovens de todo o mundo ao redor do Papa. Será a primeira visita de Bento XVI à Austrália.

«Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas» (Atos 1, é o lema eleito para a convocação.

Mais informação e inscrições na página oficial (plurilíngüe) da JMJ’08: www.wyd2008.org.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 10:48

Para mim a «via sacra» é a nossa caminhada em direcção ao nosso Messiah, que é simbolizada profeticamente pela caminhada de Israel até chegar à «Arca da Aliança» que esperava no leito do rio Jordão de forma a abri-lhe o caminho e fazer a separação das águas.
Por favor lei o livro de Josué, danto uma especial atenção ao cap 3 que está aqui.

Sabia que Josué tinha o mesmo nome que Jesus?!

Josué chamava-se «YoSHUA» de «YeHoSHUA» e de «YaHSHUA»
Jesus chamava-se «YeSHUA» de «YeHoSHUA» e de «YaHSHUA»
(estes nomes querem ambos dizer YAH (DEUS) salva. A salvação de Yahweh.)

Mas o nome de Josué era apenas um pseudónimo que lhe deu Moisés, ao passo que o nome de Jesus era verdadeiramente dele. O primeiro, como símbolo que aponta para o segundo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2007 10:57 por Manuel Pires.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 15:36

Manuel Pires,

nas várias citações que apresentaste, elas falam da Trindade. De certo que não espero que entendas e compreendas. Por isso te causa confusão. Claro, causa confusão a todos. Mas para Deus tudo é possível.

Depois, negas que Jesus é Deus. Nós já falámos nisto noutras threads, mas vou escrever outra vez, e deixa bem explícito em como Jesus Cristo é Deus.


Citação:
João I
1. No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.....
9. O Verbo era a luz verdadeira, que ilumina todo o homem; Ele vinha ao mundo.
10. Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não O reconheceu.

14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória, glória que Ele tem junto ao Pai, como Filho único, cheio de graça e de verdade.



Portanto, está escrito que o Verbo era Deus, está escrito que o Verbo fez-se carne para habitar connosco. O verbo que é Deus, e tu dizes que Jesus que é o Verbo não é Deus? Como é que ficamos?

Em Lucas 1;43, vemos Isabel a chamar Maria de mãe do meu Senhor. Mãe de Deus claro. "Senhor" naquela altura não era apenas como eu chamo "Sr. Joaquim". Refere-se a Deus. Sempre Deus.

Afinal se Jesus Cristo não é Deus, é o quê, e está escrito onde? O Messias? Já sabemos. Queremos saber então se é um anjo, arcanjo, etc...

Se mesmo assim tiveres dúvidas, volta a ler o primeiro capítulo de S. João, em que Diz que o Verbo é Deus, e que o Verbo se fez carne para habitar connosco.

Se eu disser, o Manuel Pires é Deus, e o Manuel Pires fez-se carne e veio habitar connosco, como ficamos? És Deus ou não és?

Quanto aos sermos Cristãos, não sei como é que começou essa designação, se foi por acreditar num Cristo, ou se foi por acreditar No Cristo. Por isso digo que as testemunhas de Jeová não deverão ser Cristãos. Porque não se identificam com o Cristianimo, nem acreditam em Cristo Deus.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de March de 2007 22:07

s7v7n
A bíblia nunca fala de TRINDADE, nunca mesmo, nem a define.
(Fala apenas no Pai, Filho e Espírito Santo, o que é MUITO diferente)
Trindade é termo e doutrina dos teólogos.


Dizes que eu NEGO a divindade de Jesus?!
Usas esses termos para causares a confusão. Os Teólogos é «definem» essa divindade.
Eu apenas disse que Jesus não se preocupava com essa definição pela qual os «sábios» teólogos humanos, transformaram em dogmas. Isso não é essencial, mas acessório para Cristo.


Quanto ao título de «mãe de Deus» eu discordo porque leva as pessoas à idolatria.
Mais uma vez, os teólogos a mexer no que não devem.

Para nós o importante em Jesus é sim ser «o Messias», mas nem isso a maioria dos Cristãos sabem o que quer dizer, nem conseguem ver qual é a sua importância. Isto sim é o essencial.

Mesmo que tu, ou alguém, me chame Deus, ou mesmo deus, eu posso testemunhar com toda a minha força que «eu» não sou Deus, nem deus. Não tenhas o descaramento de me vires a adorar. Está bem ?! Por favor, não faças isso ! Te peço !
(Não devias usar esses termos, nem em forma de analogia)


Quanto a julgar as Testemunhas de Jeová, que têm imperfeições semelhante às outras pessoas, estás a dar-lhe valor demasiado ao as desvalorizares. Esperemos pelo julgamento de Deus. Quanto a chamar-lhe cristãos ou não, posso dizer que são tão cristãos como os outros, tanto no testemunho como na sua conduta.
Eu não quero fazer comparações. E tu ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 23/03/2007 22:11 por Manuel Pires.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de March de 2007 01:42

Manuel,

não respondeste. Volto a pedir, lê o que escrevi e citei sobre a epístola de S. João.

Mãe de Deus leva à idolatria? É capaz, se as pessoas não tiverem formação suficiente. Mas o que está na bíblia é que Maria é "mãe do meu Senhor" Eu não estou a inventar nada.

Quando eu escrevi que eras Deus era só um exemplo de como poderíamos perceber o início da epístola de S. João. Espero que tenhas percebido isso.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 24 de March de 2007 22:14

Quando leres o primeiro livro de S. João deves ler também o penúltimo onde Jesus chama Seu Deus ao Pai. (João 20,17)
Citação:
João 20
17*Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»
Jesus tinha muito mais a noção do que era que nós.
Não nos devemos envolver em loucas questões, como aconteceu no passado, acerca do que não conhecemos perfeitamente, fazendo joguinhos, com o significado de palavras dúbias, para defendermos dogmas humanos.
disseste:
Citação:
s7v7n
.... É capaz, se as pessoas não tiverem formação suficiente
Isso basta, por amor dessas pessoas, segundo as palavras de Paulo que peço que confiras.
Romanos 14
Aqui o que se trata do comer e beber também se pode aplicar à atribuição de títulos grandilocos.

Por favor Lê também o cap 10 da 1ª aos Corintios.

A expressão, mãe do meu Senhor, não é perigosa, mas muito respeitosa, ao passo que mãe de DEUS é confusa e perigosa, como está documentado pelos muitos que têm pouca formação. Não devemos pensar só em nós, mas também nos outros.

Olha mais uma expressão de Paulo;
Por favor lê todo o cap 8 deste livro de Paulo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de March de 2007 23:58

Manuel,

mais uma vez não respondeste. Refugias-te em citações que te podem deixar dúvidas, e ignoras o que eu citei. Pois a bíblia não é para ser lida aos bocados nem para ser retalhada aos bocados, consoante o nosso interesse. Volto a pedir, lê aquilo que eu escrevi primeiramente. Esqueces-te também que Cristo veio à terra para dar o exemplo. Para nos ensinar como se deve amar a Deus. Por isso ele dá os exemplos que dá. Podes fugir, mas não te podes esconder. O Verbo que é Deus, encarnou e se fez homem. Está escrito e não há interpretações dúbias pelo meio. Dá as voltas que quiseres.

Citação:
A expressão, mãe do meu Senhor, não é perigosa, mas muito respeitosa, ao passo que mãe de DEUS é confusa e perigosa, como está documentado pelos muitos que têm pouca formação. Não devemos pensar só em nós, mas também nos outros.

Ou seja não tens contra-argumentação para me contradizer. Maria é mãe do meu Senhor. O que significa mãe de Deus. Mãe de Jesus Cristo que é Deus. Se ignoras isto tudo o que disse, só demonstras que tenho razão.

Ainda não me disseste então o que é Jesus Cristo. Se não é Deus, então é um anjo? É um simples humano? É o quê? E claro, espero que fundamentes a tua resposta. Pela bíblia se conseguires.
E já agora, podes dizer-me o que é que queria dizer a palavra "Senhor" naquele tempo. Para que situações é que se utilizava aquela palavra. Obrigado.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 25/03/2007 00:06 por s7v7n.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 13:34

.... consoante o «nosso» interesse: ..................... eu nunca fiz nem faço isso; mas há quem faça !
Eu li o que escreveste, e eu não posso ir mais longe porque confesso que sou limitado. Espero (tenho esperança, que é uma virtude) que Jesus esclareça todas as dúvidas.
Sim, Cristo veio para dar o exemplo. Por isso nós devemos seguir o seu exemplo; ser imitadores d'Ele. É o que eu faço, segundo as minhas limitações.
È tambm verdade que o VERBO de Deus, que é Deus e está com «O DEUS» (veja texto grego) tomou carne, fez-se homem e habitou dentre a humanidade. Isto é claro, mas não posso ir além disso para não criar complicações semelhantes às do passado sangrento.

É mentira o que afirmaste quando escreveste que «mãe do meu Senhor» significa «mãe de DEUS». Isso é apenas uma conclusão teológica. Lá pelo facto de Jesus, o Filho ser Deus (divino, gerado por DEUS: PAI) não é lá muito próprio que lhe seja atribuído o título de «mãe de DEUS» a sua mãe. A humildade é um valor a preservar. Penso que o título de «mãe de Deus» tinha água no bico quando foi defendido tão veemente contra a opinião de Nestório. Isso aconteceu em Éfeso, cidade que já tinha uma SENHORA, mãe de deuses.

Mas quem é Jesus para mim ? Resposta: o meu Salvador.
Mas para ser mais preciso, e teres uma resposta que te agrade ponho Jesus a responder a FIlipe:

Citação:
João cap 14
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» 9Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'? 10*Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. 11*Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2007 13:36 por Manuel Pires.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de March de 2007 14:13

Manuel,

diz-me por favor, qual era o sentido da palavra "Senhor" naqueles tempos. Então aquilo que está escrito, "mãe do meu Senhor", é uma farsa inventada e escrita?

Até mais logo....

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 10:26

As palavras que se traduzem por «Senhor» tinham muitos sentidos.

Um deles e na Palestina tinha o valor de «Baal», pois Baal segundo já disse algures, significa algo semelhante a «Dominus» em latim e «Lord» em inglês; isto é «Senhor» com o significado de dono.
Com o tempo, o nome de YHWH foi deixado de pronunciar e onde estava escrito YHWH os Judeus passaram a pronunciar «Adonai», outra palavra que significa «Senhor».

Ora no caso concreto, Isabel, estou convencido que não se referia a YHWH, mas tinha um contexto semelhante ao que Paulo utilizou em:
Citação:
1 Cor 8, 6
para nós, contudo, um só é Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos, e um só é o Senhor Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe e mediante o qual nós existimos.

(Portanto, tanto «Paulo» como «Isabel» não estão preocupados com conceitos «teológicos», mas usam uma terminologia muito apropriada e de louvar).

Esse «Senhor» era o Cristo (ou Messiah), o rei ungido por YHWH. Isabel não estava a pensar em termos teológicos, mas no Messiah esperado, tal como Simão se exprimiu


Citação:
Lucas 2
26*Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor.
( aqui, pelo contexto, podemos ver que «Messiah do Senhor» tem o mesmo significado que «Senhor» expressa por Isabel.)

Quanto a farsa, parece que tu é que estás a confundir as coisas, usando as palavras como se fossem expressões matemáticas. O que interessa é o seu significado dentro do contexto.

Sendo assim, o que é que tu entendes com o signifido da expressão posta na boca de Jesus:

.... vou para o meu Deus .... o vosso Deus ...

Portanto, temos um DEUS que é Deus de Jesus.

Ao pretenderem usar a expressão de «Mãe de Deus» querem dar a ilusão que a mãe de Jesus é também a mâe do Deus de seu Filho e nosso Deus.
O que é que ganha Maria (a mãe de Jesus) com esse título?| Absolutamente NADA. Mas há alguém que tenha algo a ganhar. Não é Jesus, nem Maria, mas o «clero», que chamou a si o poder de consagrar a «hóstia» e de a «transubstanciar» num Deus (de carne, sangue , alma e divindade ... ). Tem um valor psicológico que em psicologia se chama de «SUGESTÃO». A «sugestão» tem um poder tão forte, que apenas com essa força o hipnotizador, consegue dominar o hipnotizante.
É também por isso que também defendo que a consagração não deveria ser um privilégio dos «padres», mas de qualquer cristão, seja ele homem, mulher ou criança; Qualquer «cristão» deveria ter a possibilidade de presidir àquilo que chamam de «EUcaristia». Não há NADA na bíblia que impeça que isso possa acontecer. O sacerdócio eucarístico é extensivo a todos os cristãos.



Citação:
1 Pe 2, 5 *
também vós - como pedras vivas - entrais na construção de um edifício espiritual, em função de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
Citação:
1 Pe 2, 9 *
Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável;

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 28 de March de 2007 12:32

Manuel,

Citação:
Ora no caso concreto, Isabel, estou convencido que não se referia a YHWH, mas tinha um contexto semelhante ao que Paulo utilizou em:

Pois é, é a tua opinião, mas no entanto a passagem bíblica que transcreveste diz também:
Citação:
e um só é o Senhor Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe e mediante o qual nós existimos.
Ora, quem é que foi o responsável por tudo o que existe? Eu não fui. Mas a bíblia diz que foi Deus. Tal como diz nessa passagem, que o responsável foi Cristo. Cristo que é o Verbo que é Deus.

Mas afinal, consideras que Jesus é Deus ou não? Se consideras, então como só há um Deus, tem que fazer parte do Pai, e do Espírito Santo. Em que ficamos? Ou é um Deus diferente?
Citação:
Ao pretenderem usar a expressão de «Mãe de Deus» querem dar a ilusão que a mãe de Jesus é também a mâe do Deus de seu Filho e nosso Deus.
Errado! Isso é o que se costuma dizer para refutar a nossa opinião. Mas é falso isso que dizes, até porque não encontras em nenhum lugar, escritos católicos que digam isso. Não metam coisas no nosso pensamento que não existam. Há uma mania interessante de utilizarem esse argumento contra os católicos que é obra. Mas nunca nenhum católico disse tal coisa. Maria é mãe da pessoa de Jesus Cristo que é Deus, que engloba corpo e alma. Nada mais. Nunca se disse que ela era mãe do Espírito Santo ou que tinha criado Deus(o seu espírito). Isso é um absurdo. Cuidado...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de April de 2007 15:27

Jesus, a Boa-Nova & as Mulheres

Introdução:

"[...] Os judeus, na época de Jesus, não conversavam publicamente com mulheres.

[...] Jesus de Nazaré recupera a visão de igualdade entre o homem e a mulher. Conversa com elas em lugares públicos, pede água à samaritana no poço de Jacó (Jo 4,4-26) e, por isso, escandaliza os fariseus. Jesus mostra o caminho da Salvação para homens e mulheres: "Se ninguém te condenou, eu também não te condeno.
Vai e não peques mais" (Jo 8,11), diz à pecadora.

Os relatos bíblicos estão recheados da presença feminina: Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Míriam, Débora, Rute, Ana, Abisag, Judite, Ester e tantas mais... São mulheres, mães, criadas, rainhas, estrangeiras, heroínas, companheiras. São mulheres que não se inibiram nem se sujeitaram à opressão da sociedade patriarcal, machista e conseguiram romper com as algemas que as sufocavam. Saíram em defesa de seus filhos seus irmãos, seu povo. Saíram em defesa da vida. Tornaram-se símbolos na História da Salvação querida por Deus. Em suas vidas prefiguram Maria, a Mãe de Jesus. [...]"

extractos de: Mulheres na Bíblia, Pe. Luís Rodrigues Batista

"[...]Para Joaquim Carreira das Neves é evidente que “havia um número de mulheres que seguiam Jesus e o serviam, como outros discípulos homens”.

Isso, contudo, não quer dizer que o fizessem “à maneira dos 12”, sendo, assim, discípulas e diaconisas (servidoras) em sentido lato.

Estas mulheres foram mais sensíveis, em determinadas situações, ao anúncio do Reino de Deus por Jesus Cristo.

A sua fidelidade levou-as mesmo a procurar dar a Jesus um enterro condigno, o que as tornaria testemunhas da ressusrreição (Lc 24, 10 refere-se a Maria de Magdala, Joana e Maria, mãe de Tiago, bem como a “outras mulheres que estavam com elas”) e personagens importantes nas primeiras comunidades cristãs.

O exegeta português lembrou que, no seu tempo, Jesus foi uma pessoa “diferente” na sua relação com as instituições judaicas, com as mulheres e com os “Códigos familiares” que colocavam as mulheres numa posição de subalternidade.

Embora os Evangelhos Sinópticos não façam nenhuma referência ao termo discípulas, é plausível que as mulheres estivessem incluídas nos grupos de “discípulos” que muitas vezes são referidos.[...]"
extracto de um artigo
de Pe. Joaquim Carreira das Neves na UCP (2006)

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.