Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 04:40

Caros amigos, "


"O que fazer para seguir Jesus?



*Perdoar sempre, até setenta vezes sete;

*Reconciliar-me com o meu irmão, antes de participar na missa;

*Nada fazer só para ser visto pelos homens;
*Amar o inimigo?

*Não ter onde reclinar a cabeça;.... Então isto não era ser pobre demais? Assim nunca conseguimos seguir Jesus, está muito difícil de chegar até ele!!!

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 16:17

Doar tempo,inteligência, atenção, amor etc.
E tentar mudar as estruturas de injustiça no mundo. Como mudar estas estruturas que sufocam as pessoas é que se torna o grande desafio ... haja oração, amor , etc. Saber que isto vai com certeza trazer a cruz e apesar de tudo não descer da cruz.
O mundo não vive dignamente, não vive a justiça evangélica, no projeto de Deus não pode haver oprimidos e famintos X arrogantes, glutões e acumuladores.
Como mudar a mentalidade da humanidade ?

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 18:07

Dar aos pobres, visitar doentes, consolar os tristes, dizer sempre a verdade, nunca mentir, não jurar.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 19:57

Amar as pessoas que nos rodeiam, principalmente (como é natural) aqueles que nos são mais próximos.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 09 de March de 2007 23:20

Não mentir a si próprio.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de March de 2007 22:05

A melhor coisa para seguirmos uma pessoa é vermos essa pessoa, convivermos com ela e tentar conhecê-la cada vez mais e melhor.

Mas quem é que já viu a Cristo ?! podemos magicar, imaginar etc. mas quem é que já O viu pessoalmente ?! Não estou a falar de visões.

É por isso que é necessário, e cada vez mais que ELE venha tomar posse do que já LHE pertence há muito tempo e nos livre do maligno e do engano.

Consulte Apocalipse cap 12 versos 10 a 12.
Citação:
Apoc. 12,10-12
10*Então ouvi uma voz forte no céu que aclamava:
«Eis que chegou o tempo da salvação,
da força e da realeza do nosso Deus
e do poder do seu Cristo!
Porque foi precipitado o Acusador dos nossos irmãos,
o que os acusava diante de Deus, dia e noite;
11mas eles venceram-no pelo sangue do Cordeiro
e pelo testemunho da sua palavra
e não amaram mais a vida que a morte.
12*Alegrai-vos, pois, ó céus, e vós que neles habitais!
Ai da terra e do mar
porque o Diabo caiu sobre vós com grande furor,
ao ver que pouco tempo lhe resta.
»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 10/03/2007 22:08 por Manuel Pires.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de March de 2007 15:04

Vemos Jesus sentindo os impulsos e inquietações que ´Seu Espírito Santo nos causa. Vemos Jesus no brilho dos olhos dos irmãos e ali o reconhecemos.
Vemos Jesus no Evangelho, em sua mensagem de justiça e amor.
ora, o vemos todo dia Manuel ...qual é?

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de March de 2007 21:50

"Aqui temos a resposta de um padre, brasileiro"!!!


*Olá Rita!


Sua pergunta é muito importante. Da reposta que damos a ela depende
toda a nossa vida.

Seguimento implica caminhada. Quando falamos em seguir a Jesus,
estamos dizendo que nos dispomos a caminhar atrás dele, a fazer o
caminho que ele fez. Antes mesmo de ser chamado "cristianismo", a
religião fundada por Jesus foi conhecida como "O Caminho".

Evidentemente que seguir Jesus não significa entrar em um avião e ir
para a Palestina a andar nas trilhas que Ele andou... Não é isto! É
mais que isto!

No capítulo 8 do Evangelho de Marcos, lemos claramente que em
determinado momento de sua vida, Jesus tomou a firme decisão de ir
para Jerusalém. A partir deste momento ele faz sua longa peregrinação
para a cidade santa, onde foi rejeitado, morto e, ao terceiro dia,
ressuscitou.

Este "caminho" percorrido pelo Mestre foi mais que um caminho
geográfico, foi um percuro espiritual. Neste tempo, Jesus foi
ensinando que o verdadeiro valor da vida consiste em esquecer-se de si
e amar o próximo. Ele mostrou aos seus discípulos a importância de
perder a vida para ganhá-la de verdade. Ensinou a perdoar o irmão e a
amar o inimigo. E não apenas ensinou, mas também testemunhou e
vivenciou estes valores. De fato, Jesus não foi compreendido em sua
mensagem e foi ficando cada vez mais só, até que, sozinho, derramou
seu sangue na cruz sem deixar de amar. Por isso Ressuscitou! Porque
venceu o desprezo e o ódio pelo amor que manifestou enquanto era
assassinado na cruz.

Se de fato queremos vencer na vida, se queremos ser felizes de
verdade, se queremos ganhar a vida que estamos vivendo, devemos
percorrer o caminho espiritual traçado por Jesus! Devemos sair de
nosso comodismo e indiferença e irmos ao encontro do próximo, amando
cada vez mais. Nisto consiste a verdadeira conversão! E mesmo que
sejamos rejeitados e desprezados, jamais deixemos de amar, pois o amor
vence o desprezo, assim como a vida venceu a morte no mistério pascal
de Jesus!

Vamos então! Não esperemos mais! Coloquemo-nos a caminho seguindo os
passos de Jesus. Nisto consiste a verdadeira religião cristã!

--
Em Cristo!


PE. ******

Vice-Reitor do Seminário São José
Coordenador da Comissão Juventude
Assessor da PJB
Diretor Espiritual do TLC

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 12:50

Chris Luz BR !

É verdade que Jesus considera os mais pequeninos dos seus irmãos como sendo ele mesmo.

Citação:
Mt 25, 40
E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.'

Mas a ELE em pessoa não o vemos, assim como ninguém viu a DEUS.
Citação:
Jo 1, 18
A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.

Os Apóstolos e os seus discípulos seus contemporâneos viram-no, e mesmo assim mal O conheciam.
e fico muito bem impressionado com a sua sinceridade.

Citação:
Jo 14,8
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!»
Citação:
Jo 14, 9
Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'?

Eu acho que é muito importante vê-Lo, para que não fiquemos confundidos, num mundo tão cheio de magia e engano. Eu estou ansioso pela sua vinda.

Citação:
Ap 22, 20
O que é testemunha destas coisas diz: 'Sim. Virei brevemente.'» - Ámen! Vem, Senhor Jesus!

E Eu também não me canso de dizer: Vem, Senhor Jesus
Vem, Senhor Jesus
Vem, Senhor Jesus

É muito importante. Não tenhais medo ! ... ELE ama-nos, e quer ajudar-nos !
Aceitai a Sua VINDA! Aceitai a sua presença em pessoa !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 3 vezes. Última edição em 14/03/2007 13:00 por Manuel Pires.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 23:21

Eucaristia é Cristo em nós, Manuel, em nós...Ele caminha conosco na história, lutamos no mundo não sozinhos mas com Deus a nos acompanhar... veja : lutar junto com Deus .



Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2007 23:24 por Chris Luz BR.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 12:07

Paulo disse:

Citação:
Gl 2, 20
Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Mas também disse:
Citação:
Fl 1, 23
Estou pressionado dos dois lados: tenho o desejo de partir e estar com Cristo, já que isso seria muitíssimo melhor;

Como vemos, estar com Cristo (Fl 1,23) é muitissimo melhor que vivemos em Cristo na fé (Gl. 2,20) e Cristo viver em nós.

=
Neste mundo, sem a presença pessoal de Cristo (que vive em nós) ainda há lugar para muitos enganos (para não falarmos das perseguições, outrora encarniçadas, agora dissimuladas).

Por exemplo o termo Eucaristia é também usado para falar de um bocado de pão consagrado que se corrompe como qualquer outro pão apesar de muita gente o adorar quando fechado num «sacrário» como se fosse o corpo de Cristo. Na verdade o corpo de Cristo não pode corromper-se como está escrito:
Citação:
Actos dos Apóstolos 13
34*Que Deus o ressuscitou dos mortos para não mais voltar à corrupção, disse-o Ele deste modo:
Dar-vos-ei as coisas santas de David,
que são verdadeiras.
35*Por isso, diz noutra passagem:
Não deixarás o teu Santo ver a corrupção.
36Ora David, depois de servir em sua vida os desígnios de Deus, morreu; foi reunir-se a seus pais e viu a corrupção. 37Mas aquele que Deus ressuscitou não viu a corrupção.


(Há coisas muito mal explicadas ... e as pessoas acreditam cegamente, favorecendo os interesses de uma classe que nos quer dominar) e se recomendam a si mesmos.
Citação:
2 Cor 10, 12
Em verdade, não ousamos igualar-nos ou comparar-nos a alguns daqueles que se recomendam a si mesmos. Medindo-se pela sua própria medida e comparando-se consigo mesmos, dão provas de pouco senso.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 13:27

Caro Manuel:

Com premissas erradas é possível chegar às «conclusões» que melhor convêm ao interessado. Se fosse tal como tu dizes, então os teólogos católicos seriam muito limitadinhos de inteligência... A formulação tradicional da Igreja diz que Jesus está presente «sob as espécies» do pão e do vinho consagrados com as mesmas palavras de Jesus. Quando as espécies se corrompem, já não temos tal presença do Corpo de Cristo. Evidentemente, o corpo de Cristo não se corrompe.

A presença de Jesus no pão e vinho consagrados não é fisicista. Um rato que coma as hóstias do sacrário não comunga o corpo de Cristo. Já aqui contei a história de um padre que perguntou a outro o que faria se um rato entrasse no sacrário e comesse as hóstias consagradas, ao que o segundo respondeu: «Eu poria uma estola ao gato».

Aliás, nota que se trata da presença de Cristo ressuscitado. O corpo é a presença.

Alef

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 14:52

Ãs vezes falta a fé para acreditarmos...

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 16:05

Citação:
Alef
A presença de Jesus no pão e vinho consagrados não é fisicista.
Eu não compreendo o alcance da palavra destacada.

Acredito nas palavras de Jesus quando disse:
Citação:
Lc 22, 19
Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória.»

Mas o que ensinaram na catequese em nome da «santa» igreja cat. Romana isso é iverosimel: «que as espécies consagradas (pelos padres) são não apenas o corpo e o sangue mas também a alma e a divindade de Cristo, tão real e perfeitamente como está nos céus».
Nem Jesus nunca disse isso, nem é possível tirar tal conclusão, excepto uma classe clerical que tire proveito disso, pois essa conclusão lhe dá PODER, sobre as outras pessoas a quem tiraram a possibilidade de consagrar o pão e o vinho, com as suas leis verdadeiramente egoístas, como bem me parece.
Jesus nunca disse que o pão que deu aos Apóstolos era ELE, mas que era (apenas) o seu corpo (mortal) que ia ser entregue.
A comemoração desse acto («Fazei isto em memória de Mim») não transforma o pão na pessoa de Jesus, nem sequer no seu corpo físico. Para mim, a comemoração da morte de Jesus, utilizando o pão como sendo o corpo de Jesus é uma parábola muito significativa:
Assim como o pão (que são grãos de trigo moídos e já sem VIDA) alimenta o nosso corpo físico, assim também o corpo de Cristo já sem vida (pois morreu na cruz) alimenta o seu corpo do qual Ele (Cristo) é a cabeça.
Assim como Ele ressuscitou, também os que morrem em Cristo hão-de ressuscitar.

Citação:
Ef 5, 23
porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja - Ele, o salvador do Corpo.
(igreja, aqui significa congregação de pessoas humanas e não o edifício)
Citação:
Mt 18, 20
Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles
Citação:
Ef 4, 15
antes, testemunhando a verdade no amor, cresceremos em tudo para aquele que é a cabeça, Cristo.

Citação:
2 Cor 4, 14
sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há-de ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele junto de vós.

Quanto ao que afirmaste:
Citação:
Alef
Com premissas erradas é possível chegar às «conclusões» que melhor convêm ao interessado. Se fosse tal como tu dizes, então os teólogos católicos seriam muito limitadinhos de inteligência... A formulação tradicional da Igreja diz que Jesus está presente «sob as espécies» do pão e do vinho consagrados com as mesmas palavras de Jesus.
Concordo perfeitamente. O clero usou premissas ERRADAS para chegar às «conclusões» que melhor convêm à sua classe (a interessada). Também é verdade que os teólogos católicos (assim como todos seres humanos) são, evidentemente, na verdade, MUITO limitadinhos de inteligência (aos olhos de Deus), mas muito zelosos pelos seus próprios interesses económicos e de poder. O que dizem os membros da Igreja clerical tem como fundamento oportuno a defesa dos seu PODER e interesses económicos tal como um bom psicólogo que ouve os seus pacientes, com toda a paciência.
Porque é que ELES (os membros do clero) açambarcaram a possibilidade de serem apenas ELES a consagrar as espécies do pão e do vinho?! ...
E porque motivo é que a missa está tão "standardizada" ?! ... O próprio clero parece uma hierarquia metida numa camisa de forças controlada pelo topo humano.

Estou certo que Jesus não queria nem pediu nunca este tipo de fé cega, que nos é imposta pelo clero, que comparo à de um vigarizado pelo conto do «VIGÁRIO». Os judeus do tempo de Jesus desvalorizavam os seus milagres e não tinham fé n'Ele apesar de ressuscitar mortos com vários dias de sepultura como Lázaro, mas agora as pessoas até acreditam em «mitos» despropositados de verdade.

Não é preciso frequentar uma universidade, para podermos dizer, como uma criança, sem malícia, que «O REI VAI NÚ».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 9 vezes. Última edição em 15/03/2007 16:28 por Manuel Pires.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 16:41

Permitam-me que acrescente, pois o tempo não o permitiu:

Assim como Cristo denunciava a hipocrisia das autoridades eclesiásticas (clero) do seu tempo, também nós podemos denunciar a limitação de inteligência do clero dos nossos dias, aos olhos de YHWH. Fazendo isso, estamos a imitar (seguir) Jesus.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 18:27

Citação:
Manuel Pires
«que as espécies consagradas (pelos padres) são não apenas o corpo e o sangue mas também a alma e a divindade de Cristo, tão real e perfeitamente como está nos céus». Nem Jesus nunca disse isso, nem é possível tirar tal conclusão, excepto uma classe clerical que tire proveito disso, pois essa conclusão lhe dá PODER, sobre as outras pessoas a quem tiraram a possibilidade de consagrar o pão e o vinho, com as suas leis verdadeiramente egoístas, como bem me parece.
Jesus nunca disse que o pão que deu aos Apóstolos era ELE, mas que era (apenas) o seu corpo (mortal) que ia ser entregue.
A comemoração desse acto («Fazei isto em memória de Mim») não transforma o pão na pessoa de Jesus, nem sequer no seu corpo físico. Para mim, a comemoração da morte de Jesus, utilizando o pão como sendo o corpo de Jesus é uma parábola muito significativa:
Assim como o pão (que são grãos de trigo moídos e já sem VIDA) alimenta o nosso corpo físico, assim também o corpo de Cristo já sem vida (pois morreu na cruz) alimenta o seu corpo do qual Ele (Cristo) é a cabeça.

Manuel, acho que não encontrará muita gente disposta a te indicar a mim como referência de gente que aceita tudo o que um membro do clero diz. Ainda assim, entretanto, dessa vez discordo de vc, está errado. Parece-me que está a espetar um boneco, pq o que apresentou acima não é nem de longe o que ensina a teologia católica.

Observe a importância do que o Alef disse antes: a presença de Cristo no pão não é fisicista. Ela não se resume no físico, senão um cristão seria um necrófago, o que é absurdo! Quem comunga do pão, comunga da vida de Cristo, da vida em Cristo, e é por isso que a igreja ensina que Cristo está vivo nas espécies, no pão e no vinho consagrados. A presença de Cristo na ceia é simbólica!!! E note: é um erro enorme entender "simbólico" como significando "não real". Nesse tipo de erro incorre o ocidental contemporâneo que perdeu a referência de uma cultura ligada aos símbolos. Símbolo é o que une, o que ultrapassa, e no símbolo não há confusão de "real" com "material". O Alef disse, se ele me permitir o adendo, que a presença de Cristo nas espécies não é "material". Ora, isso é óbvio, ele estava lembrando a vc que não encontrará o DNA de Jesus se fizer uma análise do pão em laboratório. A igreja católica nunca ensinou isso! Se a sua crítica passa por aí então ela não procede.

Outra coisa importante que o Alef disse: com premissas erradas se pode chegar a qq tipo de conclusão. Acrescento ainda: com má vontade, torcendo as palavras, é possível colocar absurdos na boca das pessoas. Veja um exemplo: vc critica a igreja por ensinar que quem comunga do pão comunga da alma e da divindade de Cristo, e em seguida afirma que quem comunga comunga do corpo de Cristo sem vida (inclusive comparando isso ao grão de trigo sem vida). Ora, além disso ser errado, pois existe sim vida latente na semente do trigo (se vc plantá-lo ele floresce), como vc se sentiria se alguém entendesse daí que vc estava afirmando que um cristão é necrófago? Acho que vc não fez nenhum esforço para tentar entender o que a igreja ensina, parece que não teve boa vontade para entender no que um católico crê, mas foi duro nas críticas. Uma coisa é um católico fazer a crítica, talvez pq uma crítica vinda de dentro soa menos cruel, talvez pq uma crítica vinda de dentro distorça menos as idéias, mas às vezes parece que vc critíca como se jogasse pedras. Desculpe, foi essa a sensação que tive (um pouco). Ora, se vc demonstra má vontade para entender o motivo pelo qual um católico diz que quem comunga do pão comunga do Cristo vivo, então terá algum motivo para reclamar depois se alguém o acusar de estar pregando a necrofagia?

Pela mesma razão, um católico diz que quem recebe o vinho consagrado, comunga de toda a pessoa de Cristo, sua vida, seu sangue, sua divindade, sua missão. Quem comunga de Cristo partilha da missão de levar o amor aos outros, construir o Reino, ser boa nova para o mundo. É esse o ensinamento da igreja católica.

Uma última recomendação: apesar de todas as críticas que lê aqui, e das minhas, cuidado para não satanizar a igreja hierárquica! Os membros do clero são gente como nós, tem seus acertos, suas falhas, alguns são teimosos, cabeçudos, mas alguns são mesmo santos, sinal do amor de Cristo para os fiéis. Não se esqueça disso se se puser a criticar. Só um lembrete.

Paz para vc.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/03/2007 18:30 por firefox.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 18:59

Amigo.

Uma coisa é comungar da VIDA de Cristo, outra é dizer que Cristo está VIVO no PÃO e VINHO consagrados. Não, não está.
Há lá apenas pão morto e bem morto. A vida vê-se e sente-se quando está presente. Ou será uma VIDA AUSENTE,que está a anos luz de distância?!

O pão é físico! O corpo de Cristo é o sacrifício que Jesus apenas uma vez ofereceu ao Pai por nós, os que o aceitarmos. Não há nisto necrofagia. Jesus estava vivo e morreu, entregou a sua vida que tinha no seu corpo.O Pão é um símbolo.

Não sou daqueles carneiros que dizem sim quando vejo com os meus próprios olhos que o que nos querem impingir é um engano, tal como o do rei que ía NÚ, e as pessoas o seguiam admirando as sua imaginárias roupas inexistentes.
Como uma criança, continuo a afirmar acerca desses ensinamentos muito hierárquicos que o rei vai realmente NÚ, pois consigo enxergar essa nudez.

Mas concordo que haja pessoas, muitas pessoas que gostem de magias !...
Eu prefiro a honesta VERDADE! mesmo que os outros digam que eu é que estou errado!
Se tu estás certo, mostra-me esse Jesus que tu vês nesse pão consagrado. Mostra-me essa divindade e essa vida que está nesse pão e nesse vinho.

Assim como o pão e vinho alimentam o nosso corpo, a entrega de Cristo alimenta o nosso espírito. Isto é que é verdade, mas só se O aceitarmos, Pois Jesus não obriga a ninguém a aceitá-Lo.

Ora Você usa palavras que eu não disse come se eu as tivesse dito.
Porquê?! porque a nossa linguagem é diferente ! A sua está distorcida pelas suas próprias crenças. Eu não falei em comunhão de Cristo, por exemplo.

Não se ponha a interpretar mal as minhas palavras para defender as suas ideias.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de March de 2007 20:04

Citação:
Manuel Pires
Uma coisa é comungar da VIDA de Cristo, outra é dizer que Cristo está VIVO no PÃO e VINHO consagrados. Não, não está. Há lá apenas pão morto e bem morto. A vida vê-se e sente-se quando está presente. Ou será uma VIDA AUSENTE,que está a anos luz de distância?!

Olha Manuel, não vou "brigar" contigo, não vou ficar discutindo se vc acha que todos os católicos estão errados e vc é o único que está correto. Por acaso, achei curioso vc ter escrito que "a vida vê-se e sente-se quando está presente", pq um católico vê e sente Cristo presente na eucaristia. Se vc não vê e nem sente isso, é compreensível que não seja católico e que não entenda os católicos.

Citação:
Manuel Pires
O pão é físico! O corpo de Cristo é o sacrifício que Jesus apenas uma vez ofereceu ao Pai por nós, os que o aceitarmos. Não há nisto necrofagia. Jesus estava vivo e morreu, entregou a sua vida que tinha no seu corpo.O Pão é um símbolo.

Acho que não prestou atenção ou não está disposto para tentar entender, então não vou me alongar no assunto. Vc fala de Cristo como se ele estivesse morto, mas nenhum católico comunga o corpo morto de Jesus na eucaristia, na missa comungamos o corpo de Cristo ressucitado. Engraçado vc insistir que o pão seja um símbolo para assim se justificar. Não demonstrou a mesma boa vontade para entender que tb os católicos utilizam de símbolos para se expressar.

Citação:
Manuel Pires
Não sou daqueles carneiros que dizem sim quando vejo com os meus próprios olhos que o que nos querem impingir é um engano, tal como o do rei que ía NÚ, e as pessoas o seguiam admirando as sua imaginárias roupas inexistentes. Como uma criança, continuo a afirmar acerca desses ensinamentos muito hierárquicos que o rei vai realmente NÚ, pois consigo enxergar essa nudez.

Era desnecessária a agressão. Nem todos no mundo tem olhos tão apurados qto vc, mas enquanto não temos dinheiro para comprar lentes como as suas, vc devia tomar maior cuidado para não acabar muito soberbo com a sua visão superior.

Citação:
Manuel Pires
Eu prefiro a honesta VERDADE! mesmo que os outros digam que eu é que estou errado! Se tu estás certo, mostra-me esse Jesus que tu vês nesse pão consagrado. Mostra-me essa divindade e essa vida que está nesse pão e nesse vinho.

Não, eu não posso. Nem Jesus mostrou isso qdo os judeus lhe pediram, e quem sou eu para fazê-lo?

Citação:
Manuel Pires
Assim como o pão e vinho alimentam o nosso corpo, a entrega de Cristo alimenta o nosso espírito. Isto é que é verdade, mas só se O aceitarmos, Pois Jesus não obriga a ninguém a aceitá-Lo.

Exato.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 01:52

Caro Alef:

Dizes que "A formulação tradicional da Igreja diz que Jesus está presente «sob as espécies» do pão e do vinho consagrados com as mesmas palavras de Jesus." Correcto, se aqui pela palavra "espécies" entenderes as aparências do pão e do vinho, isto é, a côr, o cheiro, a forma e provavelmente os seus elementos químicos etc. É que depois da consagração, segundo a doutrina católica, já não temos mais pão nem vinho mas o corpo e sangue de Jesus sob a aparência de pão e vinho.

A seguir dizes "Quando as espécies se corrompem, já não temos tal presença do Corpo de Cristo" e aqui pareces entender pela palavra "espécies" uma coisa diferente, pareces entender o pão e o vinho naturais que existiam antes da consagração. Ora depois da consagração não há espécies para se corromperem porque já não existem, foram transformadas no corpo e sangue de Jesus permanecendo apenas as suas aparências.

A seguir dizes que «A presença de Jesus no pão e vinho consagrados não é fisicista.»

Ora, a doutrina da transubstanciação exige que aconteçam sempre dois milagres quando o sacerdote consagra a hóstia. O primeiro é que ela se transforma no corpo e sangue de Cristo e o segundo é as aparências da hóstia se manterem inalteradas. Ora bem, a seguir há consagração algo físico que se come. E esse algo físico segundo a doutrina católica não é outra coisa senão verdadeiramente e substancialmente o corpo e sangue de Jesus Cristo. Que pretendes dizer com fisicista? Que Cristo não está presente na sua realidade física? Se assim é ver abaixo o que diz Paulo VI na encíclica mysterium fidei

Citação:
Erro seria, portanto, explicar esta maneira de presença imaginando uma natureza "pneumática", como lhe chamam, do corpo de Cristo, natureza esta que estaria presente em toda a parte; ou reduzindo a presença a puro simbolismo, como se tão augusto Sacramento consistisse apenas num sinal eficaz "da presença espiritual de Cristo e da sua íntima união com os féis, membros do Corpo Místico". Com efeito, a substância do pão e do vinho não é mais a que havia anteriormente, mas outra coisa completamente diversa: isto não só porque assim julga a fé da Igreja, mas porque é uma realidade objetiva, pois, convertida a substância ou natureza do pão e do vinho, no Corpo e no Sangue de Cristo, nada fica do pão e do vinho, além das espécies; debaixo destas, está Cristo completo, presente na sua realidade física, mesmo corporalmente… (Paulo VI, mysterium fidei)

Nota que a crença na presença real de Jesus não é uma doutrina exclusiva da igreja católica. Por exemplo, os luteranos e os ortodoxos também crêem nela. A diferença está na explicação que a Igreja católica dá de como acontece essa presença real.

Também dizes «Um rato que coma as hóstias do sacrário não comunga o corpo de Cristo.» Não? Porquê? Então comunga o quê?

E para terminar dizes «Aliás, nota que se trata da presença de Cristo ressuscitado. O corpo é a presença

Pois bem, então ficam aqui algumas perguntas pertinentes que devem ser respondidas coerentemente por quem defende esta doutrina.

O que, pois, se supõe que transubstanciou Cristo quando realizou a última ceia?
A sua carne corruptível ou a incorruptível que ainda não existia?
O que se supõe que transubstanciam os sacerdotes católicos em todo o mundo?
O mesmo que transubstanciou Cristo?
Pode oferecer-se em sacrifício e comer-se a carne incorruptível?
Sendo a resposta afirmativa, poderia tal carne incorruptível ser atacada pelos sucos digestivos?

[Quando dizes a frase que ja citei acima «Quando as espécies se corrompem, já não temos tal presença do Corpo de Cristo.» já parece quereres responder a esta última pergunta. Mas para isso teria que acontecer uma "trans-transubstanciação" em que o corpo de Cristo a determinada altura (sabe-se lá quando) transubstanciava-se novamente no pão e no vinho que foram consagrados. Bem mas parece-me que isto mereceria o prémio da criatividade teológica.]

Epafras



Editado 1 vezes. Última edição em 16/03/2007 02:02 por Epafras.

Re: O que fazer para seguir Jesus?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de March de 2007 08:45

Apenas uma observação: a citação do texto da encíclica Mysterium Fidei, feita no post anterior, não está correta! O texto é diferente! Na citação apresentada acima foram feitos recortes e colagens que deturparam o sentido original do texto da encíclica.

39. E ninguém ignora serem os Sacramentos ações de Cristo, que os administra por meio dos homens. Por isso, são santos por si mesmos e, quando tocam nos corpos, infundem, por virtude de Cristo, a graça nas almas.

40. Estas várias maneiras de presença enchem o espírito de assombro e levam-nos a contemplar o Mistério da Igreja. Outra é, contudo, e verdadeiramente sublime, a presença de Cristo na sua Igreja pelo Sacramento da Eucaristia. Por causa dela, é este Sacramento, comparado com os outros, "mais suave para a devoção, mais belo para a inteligência, mais santo pelo que encerra"; contém, de fato, o próprio Cristo e é "como que a perfeição da vida espiritual e o fim de todos os Sacramentos".

41. Esta presença chama-se "real", não por exclusão como se as outras não fossem "reais", mas por antonomásia porque é substancial, quer dizer, por ela está presente, de fato, Cristo completo, Deus e homem.
Erro seria, portanto, explicar esta maneira de presença imaginando uma natureza "pneumática", como lhe chamam, do corpo de Cristo, natureza esta que estaria presente em toda a parte; ou reduzindo a presença a puro simbolismo, como se tão augusto Sacramento consistisse apenas num sinal eficaz "da presença espiritual de Cristo e da sua íntima união com os féis, membros do Corpo Místico".

Aqui foram subtraídos nada menos do que seis parágrafos!

48. Todavia, para que ninguém entenda mal este modo de presença que supera as leis da natureza e constitui no seu gênero o maior dos milagres, é necessário escutar com docilidade a voz da Igreja docente e orante. Esta voz, que repete continuamente a voz de Cristo, ensina-nos que neste Sacramento Cristo se torna presente pela conversão de toda a substância do pão no seu Corpo e de toda a substância do vinho no seu Sangue; conversão admirável e sem paralelo, que a Igreja Católica chama, com razão e propriedade, "transubstanciação". Depois da transubstanciação as espécies do pão e do vinho tomam nova significação e nova finalidade, deixando de pertencer a um pão usual e a uma bebida usual, para se tornarem sinal de coisa sagrada e sinal de alimento espiritual; mas só adquirem nova significação e nova finalidade por conterem nova "realidade", a que chamamos com razão "ontológica". Com efeito, sob as ditas espécies já não há o que havia anteriormente, mas outra coisa completamente diversa: isto não só porque assim julga a fé da Igreja, mas porque é uma realidade objetiva, pois, convertida a substância ou natureza do pão e do vinho, no Corpo e no Sangue de Cristo, nada fica do pão e do vinho, além das espécies; debaixo destas, está Cristo completo, presente na sua "realidade" física, mesmo corporalmente, se bem que não do mesmo modo como os corpos se encontram presentes localmente.

fonte: [www.vatican.va]

Os grifos são meus. O texto em vermelho, recortado e colado, foi apresentado como citação no post anterior.

Ora, o texto da encíclica é bastante claro apesar da complexidade do tema, parece-me que responde a maior parte das dúvidas que as pessoas normalmente costumam ter. Custava lê-lo?



Editado 4 vezes. Última edição em 16/03/2007 09:07 por firefox.

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.