Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: Questões de batismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de August de 2006 17:42

Diz-nos o Catecismo que o Baptismo é o Sacramento que Jesus nos deixou para
nos restituir a vida divina perdida pelo pecado original e nos tornar filhos de
Deus, membros da Igreja e herdeiros da vida eterna.

Adão e Eva, porque pecaram, perderam a Amizade de Deus, que nos deviam deixar
como Herança.

Essa Herança, é-nos restituída pelo Baptismo, que nos torna de novo
possuidores da Amizade de Deus, fazendo-nos Seus filhos com o direito de possuir
o Céu.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 20 de August de 2006 01:07

Ana Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Diz-nos o Catecismo que o Baptismo é o Sacramento
> que Jesus nos deixou para
> nos restituir a vida divina perdida pelo pecado
> original e nos tornar filhos de
> Deus, membros da Igreja e herdeiros da vida
> eterna.
>
> Adão e Eva, porque pecaram, perderam a Amizade
> de Deus, que nos deviam deixar
> como Herança.
>
> Essa Herança, é-nos restituída pelo
> Baptismo, que nos torna de novo
> possuidores da Amizade de Deus, fazendo-nos Seus
> filhos com o direito de possuir
> o Céu.

Sim Ana, mas isso é o que é dito por um documento da igreja católica não bíblico, pois até onde eu sei o batismo não salva. Na Bíblia, o ato em si nada mais é do que a manifestação física da aceitação em Cristo. Reitero que não encontrei na Bíblia nenhuma menção ao batismo de crianças.

Transcrevo abaixo uma passagem interessante que corrobora o que eu disse:

"E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.
Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho."

Atos 8: 36 a 39

Abraço

Re: Questões de batismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de August de 2006 01:28

Mas o que diz o catecismo católico, é só para quem acredita na igreja católica:) Eu acredito e sinto-me bem:) E dada vez tenho mais fé:)))

Re: Questões de batismo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de August de 2006 02:53

Diz o Marcelo:
Citação:
Na Bíblia, o ato em si nada mais é do que a manifestação física da aceitação em Cristo.

Mas será que a Bíblia concorda consigo?
Em primeiro lugar, o Baptismo existia antes de Jesus. O próprio Cristo foi Baptizado por João Baptista. E quer saber o que aconteceu? A Bíblia diz-lhe:

Citação:
[21]Todo o povo tinha sido baptizado; tendo Jesus sido baptizado também, e estando em oração, o Céu rasgou-se [22] e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E do Céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado; em ti pus todo o meu agrado.»
(Lc 3: 21-22)
Daqui tiramos uma conclusão: aquando o Baptismo, não é só a pessoa que manifesta o "aderir" a Cristo, mas é Deus que manifesta a presença nessa pessoa. Por isso, torna-se um SACRAMENTO. Aquando do Baptismo, acontecem 3 coisas:
1. a pessoa adere à Fé cristã, na pessoa de Cristo;
2. a pessoa adere à Igreja em que é Baptizado, que eu creio que hoje não tem importância, pois a Igreja definiu o Baptismo válido universalmente;
3. o Espírito Santo desce sobre a pessoa.

E o ponto 3 é bastante importante. Vejamos:
«Tu és o meu filho muito amado...» Cristo mandou que todos fôssemos evangelizados, logo, baptizados. Ele conferiu ao Baptismo uma nova identidade. Para além de ser uma manifestação de Fé, no Baptismo somos constituídos, pelo Espírito Santo, filhos de Deus. Assim, as palavras do Catecismo, lembradas pela Ana, estão certas. Somos constituídos filhos de Deus com todos os privilégios: acesso ao Reino, remissão do pecado original (herança de Adão e Eva, simbólica, que nos colocou em rotura com Deus). Não queremos, por tudo, negar estes privilégios às crianças que, se em tempo oportuno o entenderem, podem abandonar a Fé.

Podemos também pegar no ponto 1:
Se aderimos a Cristo, tomamos parte no seu Corpo Místico, o que nos constitui filhos de Deus. O resto é igual.

A pomba também tem um papel importante.
Na simbologia, a pomba é a Paz, mas também é o SACRAMENTO, o toque de Deus.
Deus sacramentaliza-nos. Unge-nos. Torna-nos Cristo (Cristo significa o Ungido).

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 00:43

Diogo,

Na verdade sou eu é que concordo com a Bíblia e não Ela comigo, até porque o que citei foi a própria Bíblia, inclusive emendando com uma pergunta que ainda não foi respondida. Por que batizar crianças se destas é o Reino de Deus?

O batismo realmente surgiu antes de Jesus, mas surgiu "para Jesus". Lembre que o batismo foi introduzido por João, que teve como missão abrir o caminho para a chegada do Filho de Deus.

Quanto ao ponto 1 que você mencionou, a pessoa não adere à Fé Cristã pelo batismo. Quantas crianças batizadas crescem e optam por não aderir a Fé Cristã? Responda-me por favor! O batismo é um rito externo. Qualquer um pode se batizar e não aderir, internamente, à fé cristã.

Concordo com você no que tange ao ponto 2.

Em relação ao ponto 3, mas uma contradição. Se a Bíblia diz que o Espírito Santo é quem nos dá DISCERNIMENTO, CONSOLAÇÃO, ENTENDIMENTO... por que descer em uma criança de colo, já que esta não possui entendimento, discernimento e condições de ser consolada? Gostaria de mais essa resposta.

Veja bem, caro Diogo, não quero polemizar, mas entender o por que de documentos católicos serem tão contraditórios à Palavra de Deus. Um simples exercício de leitura bíblica mostra a qualquer um o que estou a dizer. Entenda, também, que isso não vem só dos católicos, os presbiterianos também batizam crianças. Portanto, não há nada contra os católicos (pelo contrário), mas contra um ato não aprovado biblicamente.

Abraços

Re: Questões de batismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 01:27

Citação:
O batismo realmente surgiu antes de Jesus, mas surgiu "para Jesus". Lembre que o batismo foi introduzido por João, que teve como missão abrir o caminho para a chegada do Filho de Deus.

Mas parece que João fazia uma distinção relevante:
Citação:
João disse a todos: «Eu baptizo-vos em água, mas vai chegar alguém mais forte do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo e no fogo. (Lc 3, 16)

Citação:
Se a Bíblia diz que o Espírito Santo é quem nos dá DISCERNIMENTO, CONSOLAÇÃO, ENTENDIMENTO... por que descer em uma criança de colo, já que esta não possui entendimento, discernimento e condições de ser consolada? Gostaria de mais essa resposta.

Boa questão. Mas pode questionar o Espírito já que:

Citação:
Depois disto, derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade.
Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos
e os vossos jovens terão visões. (Joel 3, 1)

Citação:
mas contra um ato não aprovado biblicamente.

Não aprovado nem reprovado.

Citação:
entender o por que de documentos católicos serem tão contraditórios à Palavra de Deus

Eu não entendo é as preocupações com estas contradições. A própria Bíblia está cheia delas (ver aqui, por exemplo). Os católicos usam a tradição e o discernimento da comunidade para ir tentando compreender melhor a Deus. O que usa o Marcelo?

pontosvista

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 02:03

pontosvista Escreveu:
-------------------------------------------------------
O que usa o
> Marcelo?

O Marcelo usa.

Diferente de você, não vejo a Bíblia como um livro de contradições, até porque sei discernir fatos históricos testemunhados por não crentes de profecias bíblicas.

A Bíblia é a Palavra de Deus, portanto sem falhas. No entanto, deve ser lida sob a orientação do Espírito Santo, que dá o discernimento necessário para entender os mistérios de Deus. "As coisas de Deus parecem loucura aos homens".

Insisto na pergunta que fiz anteriormente. A resposta dada não satisfaz, uma vez que crianças de colo não profetizam e não têm visões espirituais.

Abraços

Re: Questões de batismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 02:55

Marcelo

Quem derrama o Espírito é Deus e só Deus sabe quais os seus efeitos. O Espírito tem alguns frutos conhecidos mas isso não significa que só tenha esses. Assim, Deus pode derramar o seu Espírito sobre quem entender que nenhum de nós está em posição de lhe dizer que isso não faz sentido.

Assim, a sua pergunta não evidencia uma contradição mas apenas a limitação do nosso conhecimento perante Deus.

O Marcelo, tal como a Igreja Católica, faz uma leitura que acredita que é inspirada pelo Espírito. Só assim pode encontrar um significado coerente num texto que, tomado à letra, seria contraditório. Não percebo porque é que aparece aqui a gritar "contradição" às interpretações católicas enquanto usa as suas interpretações para ultrapassar as contradições textuais.

pontosvista

Re: Questões de baptismo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 12:25

Olá Marcelo,

Há alguma recomendação bíblica para que não se baptizem as crianças? Para que se baptizem apenas quando tiverem alguma idade? É porque eu não encontro.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 13:27

pontosvista Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Marcelo
>
> Quem derrama o Espírito é Deus e só Deus sabe
> quais os seus efeitos. O Espírito tem alguns
> frutos conhecidos mas isso não significa que só
> tenha esses. Assim, Deus pode derramar o seu
> Espírito sobre quem entender que nenhum de nós
> está em posição de lhe dizer que isso não faz
> sentido.
>
> Assim, a sua pergunta não evidencia uma
> contradição mas apenas a limitação do nosso
> conhecimento perante Deus.
>
> O Marcelo, tal como a Igreja Católica, faz uma
> leitura que acredita que é inspirada pelo
> Espírito. Só assim pode encontrar um significado
> coerente num texto que, tomado à letra, seria
> contraditório. Não percebo porque é que aparece
> aqui a gritar "contradição" às interpretações
> católicas enquanto usa as suas interpretações para
> ultrapassar as contradições textuais.

Pontosvista, qual o propósito e os efeitos do derramamento do Espírito Santo em uma criança de colo? Algum relato sobre isso em algum lugar, até fora da Bíblia?

Minha pergunta evidencia "contradição", uma vez que a Bíblia é clara quanto ao batismo.

O batismo de crianças surgiu quando a igreja vendeu a idéia de que as criancinhas que fossem mortas sem o batismo, estariam morrendo no paganismo. Infelizmente, esse é um passado triste de nossa igreja, que, diga-se de passagem, lucrou muito com isso. Mas mesmo estando errada diante do que a Bíblia prega, já que é o próprio Jesus que diz que das crianças é o Reino de Deus e que para que qualquer pessoa entre no céu tem que se tornar igual a uma criança, dada a sua pureza de coração, a igreja apenas tentou "dar uma cara nova" a esse ato, ou seja, ao invés de reconhecer que tal ato não encontra embasamento bíblico, insistiu no ato.

Também não estou usando de interpretações minhas para refutar o que os católicos acham certo. O que os católicos e evangélicos presbiterianos acham certo não encontra base bíblica, apenas isso.

Abraços.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 13:32

S7v7n,

encontro-me no direito de responder apenas depois de ter respondida a minha pergunta, que agora faço pela 4a ou 5a vez: Alguma recomendação bíblica para o batismo de crianças? Para se decidirem antes de tomar qualquer atitude?

Marcos 6: 16 diz:
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Aqui não diz que quem nao for batizado será condenado, mas a condenação é para os que não crêem.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 13:38

Com base em um post meu também sem resposta, volto a perguntar:

UMA CRIANÇA DE COLO BATIZADA PELOS PAIS CRESCE E OPTA POR NÃO ADERIR À FÉ CRISTÃ. ELA NEM MESMO ACREDITA EM DEUS. AO MORRER, ESTA IRÁ PARA O CÉU?

Só há duas respostas para essa pergunta: SIM e NÃO.

Se responderem SIM, não há porque seguir a Cristo já que um ato ao qual você foi submetido quando criança, sem nem mesmo ter discernimento, o torna apto para ingressar no céu, independentemente de suas ações enquanto adulto.

Se responderem NÃO, estarão sendo incoerentes consigo mesmos.

Aguardo uma resposta sem rodeios, se possível.

Abraços

Re: Questões de batismo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 14:08

Não vejo incoerência nenhuma.
Eu respondo NÃO. O baptismo dá os dons do Espírito (não sei se ouviu falar no Pentecostes), que nos ajudam a crescer na Fé.
Se a pessoa abandona a Fé, recusa os dons que recebeu e que são renovados semanalmente na comunhão.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 14:19

Sim Diogo, mas falas de um batismo diferente. Falas do batismo no Espírito Santo, derramado sobre os que crêem (excluímos daí as crianças).

O batismo do Pentecostes (Atos 2) não aconteceu com crianças.

Quando fiz a pergunta, fui claro ao dizer que as crianças quando crescidas e já com discernimento não seguiriam ao Senhor, nem mesmo acreditariam Nele. Logo, também não seriam batizadas no Espírito.

Assim, a pergunta permanece sem resposta.

UMA CRIANÇA DE COLO BATIZADA PELOS PAIS CRESCE E OPTA POR NÃO ADERIR À FÉ CRISTÃ. ELA NEM MESMO ACREDITA EM DEUS. AO MORRER, ESTA IRÁ PARA O CÉU?

Abraço

Re: Questões de batismo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 17:26

Olá Marcelo,

Olha, eu sei que Cristo mandou baptizar todas as pessoas. É bíblico. E não faz recomendações que as crianças sejam postas à parte até que tenham cabeça para pensar.
Os pais tomam tantas responsabilidades pelos filhos, porque é que não podem tomar mais uma? Porque é que querem tanto afastar o baptismo das crianças? Foi Cristo que disse "deixai vir a mim as criançinhas" E vocês não estão a deixar. Existe o Crisma para a confirmação de que se quer ser mesmo católico. Não estou a ver qual o problema. Se a pessoa em questão quiser depois seguir outra religião está no seu direito. Ninguém a obriga a ficar na religião em questão.

De resto a meu ver, Deus é justo o suficiente para levar todas as crianças não baptizadas para o céu e até aqueles que pertencem a outras religiões. Mas como não sei como se processam as coisas, limito-me a dizer o que sei.

E o que sei é que vocês querem recusar o baptismo como se fosse algo que prejudicasse as crianças ou que as traumatizasse. Como se a estivéssemos a entregar ao demónio.

Citação:
UMA CRIANÇA DE COLO BATIZADA PELOS PAIS CRESCE E OPTA POR NÃO ADERIR À FÉ CRISTÃ. ELA NEM MESMO ACREDITA EM DEUS. AO MORRER, ESTA IRÁ PARA O CÉU?
Eu respondo-te a tudo não te preocupes. Quando não souber digo-o.
A mim não me compete dizer se A,B,ou C vai para o céu. Depende muito da sua vida. Da culpa que teve em se afastar de Deus propositadamente. Uma pessoa que recusa Deus, e quer afastar-se d´Ele, acusando-o por exemplo dos males do mundo, penso que não estará no bom caminho. Depende de muita coisa. Tanto a fé e as boas obras são necessárias à salvação. E não é fazer as coisas interesseiramente. Temos de ter um bom coração. De uma coisa eu sei. Quem não quer estar com Deus, não vai estar de certeza. Porque Deus não obriga ninguém. Espero ter respondido às questões.

Abraço.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 18:40

s7v7n,

vamos lá:

Citação:
Olha, eu sei que Cristo mandou baptizar todas as pessoas. É bíblico. E não faz recomendações que as crianças sejam postas à parte até que tenham cabeça para pensar.

Faz sim. Se é preciso que a pessoa creia para que seja batizada (ver a estória de Felipe e o etíope), logo as crianças são excluídas da ordenança, já que não têm discernimento para crer.

Citação:
Os pais tomam tantas responsabilidades pelos filhos, porque é que não podem tomar mais uma? Porque é que querem tanto afastar o baptismo das crianças? Foi Cristo que disse "deixai vir a mim as criançinhas" E vocês não estão a deixar. Existe o Crisma para a confirmação de que se quer ser mesmo católico. Não estou a ver qual o problema. Se a pessoa em questão quiser depois seguir outra religião está no seu direito. Ninguém a obriga a ficar na religião em questão.

Quando Jesus disse "deixai vir a mim as criancinhas" ele não ordenou que elas fossem batizadas. Como não estamos a deixar? Eu tenho uma filha de dois anos e o que fiz quando ela nascer foi apresentá-la à igreja como ato de consagração a Deus, ou seja agradecimento a Deus já que os filhos são herança no Senhor. O batismo está diretamente ligado à conversão, por isso não acho que deva batizá-la. Quanto à crisma é uma coisa completamente diferente de batismo.

Citação:
De resto a meu ver, Deus é justo o suficiente para levar todas as crianças não baptizadas para o céu e até aqueles que pertencem a outras religiões. Mas como não sei como se processam as coisas, limito-me a dizer o que sei.

Concordo com você. Se a criança não tem entendimento para discernir entre o certo e o errado por que iria para o inferno ao morrer. Não é culpada de nada.

Citação:
E o que sei é que vocês querem recusar o baptismo como se fosse algo que prejudicasse as crianças ou que as traumatizasse. Como se a estivéssemos a entregar ao demónio.

Não, caro amigo. Você está sendo incoerente com o que postou anteriormente. Se Deus permite que uma criança sem entendimento, ao morrer, vá para o céu mesmo sem ser batizada, isso quer dizer que o batismo não influenciou em nada a decisão de Deus. Portanto, não há como imputar a uma criança um ato que na Bíblia é exclusividade dos que crêem em Deus.

Citação:
A mim não me compete dizer se A,B,ou C vai para o céu. Depende muito da sua vida. Da culpa que teve em se afastar de Deus propositadamente. Uma pessoa que recusa Deus, e quer afastar-se d´Ele, acusando-o por exemplo dos males do mundo, penso que não estará no bom caminho. Depende de muita coisa. Tanto a fé e as boas obras são necessárias à salvação. E não é fazer as coisas interesseiramente. Temos de ter um bom coração. De uma coisa eu sei. Quem não quer estar com Deus, não vai estar de certeza. Porque Deus não obriga ninguém. Espero ter respondido às questões.
Respondeu sim! Como eu esperava, você respondeu não. Ou seja, uma pessoa batizada quando criança, cresce e age como você descreveu acima, não irá para o céu. Portanto, de que valeu o batismo desta? Apenas uma to simbólico que em nada influenciou em sua vida.

Abraços

Re: Questões de batismo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 19:33

Olá Marcelo,

eu compreendo aquilo que queres dizer com essa leitura. Mas neste caso trata-se de um adulto e não de uma criança. Em caso algum há passagens a condenar o baptismo de crianças. Logo, se não há, é porque se pode. E mais, como já foi dito, são os pais que tomam a responsabilidade perante Deus para instruir a criança o melhor possível. Depois a criança fará o que bem entender. Mas Deus passa a estar presente nessa pessoa. Isso é mau? Achas que Deus não era capaz de fazer tal coisa? Já que os pais tomaram a responsabilidade sobre o filho...

Citação:
Respondeu sim! Como eu esperava, você respondeu não. Ou seja, uma pessoa batizada quando criança, cresce e age como você descreveu acima, não irá para o céu. Portanto, de que valeu o batismo desta? Apenas uma to simbólico que em nada influenciou em sua vida.

Agora não percebi. Estás a dizer que o Baptismo é apenas um acto simbólico? Esclarece-me lá se faz favor. Deus não obriga ninguém a estar com Ele. Apesar de Ele estar sempre connosco.

Re: Questões de batismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 20:15

Quanto à pergunta do Marcelo Lima, a mesma não pode ser respondida, porque baralha muitas coisas.

Em teoria, podemos dizer que:

Se a questão é se o baptismo é um passaporte infalível para o Céu, a resposta é não.

Um baptizado pode rejeitar em absoluto Deus e não aceitando a comunhão com Ele excluir-se da Salvação.

Por isso a resposta à tua pergunta não é nem sim nem não, mas "depende".

Porém, nada tem a ver com o baptismo, nem de crianças nem de adultos.

João (JMA)

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 21:35

s7v7n, não há nada de diferente no fato da pessoa do exemplo ser criança ou adulto.

Desculpe, mas tenho que comentar o que dizes:

Citação:
Em caso algum há passagens a condenar o baptismo de crianças. Logo, se não há, é porque se pode.

Quer dizer que o fato da Bíblia não mencionar é uma aprovação? Você está abrindo um grande precendente com isso.

Em caso algum há passagens a condenar a morte por arma de fogo. Logo, se não há, é porque se pode?

Acho que a interpretação mais correta para essa situação seria:

Em caso algum há passagens relatando o batismo de crianças
, já que todos os que eram batizados manifestavam, ANTES, o desejo de seguir a Cristo. Logo, se as crianças não eram batizadas, é porque não se podia.

Abraços

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 21:39

Citação:
Porém, nada tem a ver com o baptismo, nem de crianças nem de adultos.

Concordo plenamente! As pessoas vão para o céu ou para o inferno de acordo com o que fizeram em vida, se aceitaram a Cristo e fizeram boas obras, e não se foram batizadas.

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.