Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Questões de batismo
Escrito por: Eugénio Santos (IP registado)
Data: 28 de July de 2006 01:31

Caros participantes, ajudem-me por favor.

A minha esposa quer batizar o nosso filho e disse-me que ela escolhia a madrinha e eu o padrinho. Logo aí mostrei o meu desagrado porquê os padrinhos têm de ser escolhidos pelos dois.
Quando ela me diz que escolheu para madrinha a mãezinha dela, eu respondi perentóriamente que não. Fez um banzé tremendo, ficou extremamente nervosa e eu na tentativa de a acalmar disse-lhe que escolhesse a madrinha e o padrinho e que fizesse a festinha dela(s). Resultou só demorou 3 dias a acalmar.
Na verdade não sei como está a questão do batismo, mas acredito que ela esteja a tratar de tudo.
Será necessário eu ir falar com o Sr Padre para lhe falar disto ou será suficiente o facto, da mãe da minha esposa, ser divorciada matéria suficiente para ela não ser madrinha?

Um abraço

Re: Questões de batismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de July de 2006 04:37

Eugénio

Então o Menino não gosta da sogra, heim:)

Olha, enviei o teu e-mail a padres, vamos ver se algum me responde:-)
Creio que sejas brasileiro?

Deviam escolher gente nova, um casal novo.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de July de 2006 14:15

Eugénio, aqui tens uam resposta:)

Se esta mensagem é um questionamento, aqui o fato de ser divorciada em si não impede de ser madrinha, a não ser que a pessoa tenha contraído segunda núpcia ou viva em combubinato.
na verdade o divórcio é só civil, e a pessoa continua casada no católico. Se ela não está vivendo em pecado, creio que não haja obstáculo.
MAs, quem pode definir a situação local é o padre ou o Bispo da Diocese.
Um abraço
Aluizio

Re: Questões de batismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de July de 2006 16:03

A questão da madrinha e do padrinho não deve ser motivo para criação de discussão entre a família.

O requisito essencial é que estes (madrinha e padrinho) sejam pessoas que possam ajudar a criança a baptizar a caminhar na Fé.

Se não têm condições para tanto, não faz sentido escolherem-nas para padrinho ou madrinha.

No caso que apontas ficamos sem saber se a tua sogra tem ou não condições para tal.

Ser divorciada ou não, nada adianta para a questão.

João (JMA)

Re: Questões de batismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de July de 2006 16:19

Eugênio , por que vocês querem batizar vosso filho ?

Re: Questões de batismo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de July de 2006 12:37

Boa pergunta Chris. Essa pergunta diz tudo, mas mesmo tudo sobre a questão.

:)

Re: Questões de batismo
Escrito por: Eugénio Santos (IP registado)
Data: 31 de July de 2006 12:53

Não sou Brasileiro.
Sou Português de Portugal

Re: Questões de batismo
Escrito por: Eugénio Santos (IP registado)
Data: 31 de July de 2006 12:55

A minha esposa quer batizar o nosso filho, porquê o sonho da maezinha dela é ser madrinha.
Eu creio que esta História vai acabar com o nosso casamento.

Re: Questões de batismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de July de 2006 14:18

Baptizar uma criança é um acto de Fé e não um evento social.

Porque queres tu baptizar o vosso filho?

João (JMA)

Re: Questões de batismo
Escrito por: Eugénio Santos (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 17:57

Mas é que eu não o quero batizar. A minha espoza é que eur para fazer a vontadinha à mama.
A Santa inquisição faz-me perder a vontade de me relacionar com a igreja.

Re: Questões de batismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 18:34

Estou a ver...

Não sabia que eras tão idoso: é que o Tribunal da Santa Inquisição deixa de existir em Portugal em 1821 :o))

João (JMA)

Re: Questões de batismo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 21:00

E o último Auto de Fé foi uns anitos antes...

Re: Questões de batismo
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de August de 2006 09:20

E se nem queres batizar a crianca porque te incomoda tanto que a tua esposa escolha a madrinha que ela acha mais apropriada?

A meu ver o teu interesse pelo batizado tem mais a ver com uma situacao de conflito com a sogra do que propriamente encontrar alguem que seja na realidade um bom padrinho ou padrinho.

Acho que estas simplesmente a procurar brigas...

Se queres mesmo encontrar um padrinho tens que antes mais tu proprio preparares.

Em comunhao

Re: Questões de batismo
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 02 de August de 2006 15:21

Eugénio,

Pelos vistos, estás metido num pequeno sarilho.

Mas nada de dramatismos nem de catastrofismos! Há, infelizmente, muitos casos como o teu e seria gravíssimo, quase caricato, que, por causa da escolha dos padrinhos, o teu casamento acabasse (certamente, haverá por aí outros problemas...).

Esforça-te por seres pragmático e realista. Procura a solução que, não sendo a ideal nem a do teu agrado, te pareça a menos má, atentas as circunstâncias.

Como, para ti, ao que parece, o baptismo não tem qualquer valor nem significado, por que carga de água então te hás-de afligir com a escolha desta ou daquela pessoa para padrinho/madrinha? Por razões de antipatia pessoal? Por preconceitos sociais? Esquece! Coração ao largo!

E, já agora, a tua esposa, ao menos, quererá baptizar o filho por verdadeira e real convicção, própria de uma cristã autêntica, ou é daquelas a quem só interessa cumprir o ritual social, como tantas vezes acontece, marimbando-se na educação religiosa do filho? É que, se assim for, a criança ficará, sem dúvida, baptizada, mas o vosso papel será o de meros actores de uma farsa... Sentes-te bem nesse papel?

Mas o melhor é confiares na competência e bom senso do pároco que vai tratar do baptismo. Na reunião que com ele tiveres, responde a tudo com sinceridade. Se ele se aperceber que nem pai, nem mãe, nem padrinho, nem madrinha estão suficientemente preparados, garanto-te que o teu filho não será baptizado, pelo menos para já (parto do princípio que se trata de uma criança muito novinha).

Casos como o teu conheço muitos e eu próprio já vivi situação algo semelhante, embora sem as proporções graves com que apresentas a coisa.

Termino, lembrando-me do comentário que uma vez ouvi a um padre sobre este assunto, e precisamente por causa das "guerrinhas", falsidades e fingimentos à volta do arranjo dos padrinhos: "se fosse eu que mandasse, já tinha acabado há muito com isto dos padrinhos e madrinhas no Baptismo!".

Re: Questões de batismo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de August de 2006 00:01

Mais do que o conflito do baptismo... seria útil compreenderes Eugénui, qual o verdaeiro conflito subjacente.
Uma sogra muito intromissiva pode de facto dificultar o equilíbrio e o diálogo de um casal.
Em suma - como diz o OT, há que desdramatizar e fazer um certo distanciamento.

Uma avó ser madrinha não é muito vulgar.O que está por trás disso?

Re: Questões de batismo
Escrito por: Eugénio Santos (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 13:53

Caro OT

A sua resposta agradou-me bastante. E parece-me ser uma pessoa de bem e conhecedora da vida, muito obrigado.

Respondendo às suas perguntas:
Porque não a quero para madrinha?
Na verdade por conflitos sociais, ela torna a minha vida num inferno com o poder manipulador sobre a minha esposa.

Porque a minha mulher o quer batizar?
Cumprimento de um acto social ee de um sonho da mama que é de ser madrinha. Mas como é ignorante não sabe o que é ser madrinha. Eu sei, até aos 18 anos fui católico patricante e foi o padre da minha aldeia que me afastou da igreja. Embora me tenha afastado da igreja sei muito sobre ela porque li bastante. A minha esposa e sogra dizem-se muito católicas só porque dão um beijo num biblot que têm em casa todas as noites, esse biblot é a imagem de N Sra de Fátima. Mas não se preocupam em praticar o bem nem com os valores da igreja, nem rezar sabem.

A criança deve ser nova.....
Tem 2,5 anos

O Padre se se apreceber de algo.....
A reunião é na igreja das Antas-Porto, mas é muita gente e não me parece que o padre tenha hipoteses de se aperceber do que quer que seja.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 14:06

Eugénio

Diz ao padre que venha aqui ao Fórum ler este tópico. Ai as sogras!
Eu gostava de ser uma boa sogra! Nunca me vou meter na vida dos meus filhos! A vida é deles...
Não acabes com o casamento, tenta resolver o problema. Fala com o padre.

Re: Questões de batismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 15:16

Estou mais descansado. Afinal não foi a Inquisição que te afastou da Igreja.

Quanto à religiosidade dos outros nós não a conseguimos medir.

Não sabemos se aquilo que a ti te parece ser beijar um bibelot tem ou não algo de religioso. Só a própria pessoa o pode saber. essa atitude pode-te causar estranheza, mas cada qual exprime a sua religiosidade de sua maneira.

Agora parece-me que estão a transferir para o baptismo do vosso filho questões que ali nada têm que estar.

João (JMA)

Re: Questões de batismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 14:06

Correio que me chega!!!:)
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<


O SACRAMENTO DO BAPTISMO !...

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

1213. – O Santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Esírito (“vitæ spiritualis ianua”) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes na sua missão. “O Baptismo é o sacramento da regeneração pela água e a Palavra”.(Catec.Rom.2,2,5).

Diz-nos o Catecismo que o Baptismo é o Sacramento que Jesus nos deixou para nos restituir a vida divina perdida pelo pecado original e nos tornar filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros da vida eterna.

Adão e Eva, porque pecaram, perderam a Amizade de Deus, que nos deviam deixar como Herança.

Essa Herança, é-nos restituída pelo Baptismo, que nos torna de novo possuidores da Amizade de Deus, fazendo-nos Seus filhos com o direito de possuir o Céu.

O Pecado Original, em nós, não representa uma ofensa nossa mas apenas um prejuízo, a falta de alguma coisa a que tínhamos direito, que nos deveria ser dada como Herança : A Amizade de Deus.

Com o Pecado Original não poderíamos herdar a riqueza espiritual que Deus a todos tinha reservada e a que a todos quer dar : A Vida Eterna.

Pelo Baptismo, tornamo-nos de novo agradáveis aos olhos de Deus, de quem ficamos a ser filhos adoptivos e predilectos com todos os direitos e deveres de filhos; e isto bastará para que ela seja administrado logo que seja possível.

Direitos a receber e deveres a cumprir.

Na medida em que formos bons filhos, tornar-nos-emos participantes de uma Herança que nos será dada na Vida Eterna

A partir do nosso Baptismo ficamos a dar glória a Deus com todos os nossos actos e a receber em troca infinitos merecimentos.

Cristo instituiu o Sacramento do Baptismo quando mandou os Apóstolos dizendo: - "Ide, pois, e ensinai a todas as gentes, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos tenho mandado". (Mt.28,19).

O Baptismo, o primeiro dos Sacramentos, chamado o Sacramento da Regeneração pela água e pelo Espírito Santo,como diz o Catecismo da Igreja Católica :

1215 . – Este sacramento é também “banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (TIT.3,5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus”.(Jo.3,5).

O Baptismo é administrado presentemente, derramando, por três vezes, a água sobre a cabeça do baptizando, e dizendo ao mesmo tempo as palavras da Forma deste Sacramento:

- "F. Eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

No Novo Testamento o Baptismo é mencionado várias vezes.

Por duas vezes S. João se refere ao Baptismo :

- “Depois disto, foi Jesus com os Seus discípulos para a terra da Judeia, permaneceu ali com eles a baptizar. João estava também a baptizar em Enon, perto de Salim, porque havia ali muita água e acorria gente para ser baptizada”. (Jo. 3,22-24).

- “Tendo o Senhor sabido que os fariseus ouviram dizer que Ele fazia e baptizava mais discípulos do que João - se bem que Jesus não baptizava, mas sim os Seus discípulos - deixou a Judeia e partiu de novo para a Galileia”. (Jo.4,1).

Todavia não parece tratar-se ainda do Baptismo cristão, pois o Espírito que este dá, só foi dado depois de Jesus ser glorificado :

- “Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que n'Ele acreditassem; pois o Espírito ainda não viera, por Jesus não ter sido ainda glorificado”. (Jo. 7,39).

Devia, pois, tratar-se dum Baptismo como o de João.

A palavra Baptismo é usada metaforicamente, em relação com a Paixão de Cristo :

- “Não sabeis o que pedis ; podeis beber o Cálice que Eu vou beber e receber o Baptismo que Eu vou receber ?” (Mc. 10,38).

- “Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu senão que ele já se tenha ateado? Tenho de receber um Baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize”. (Lc. 12,49-50).

A metáfora parece ser num Baptismo como princípio de uma nova vida, de um novo estado de vida, como uma transformação.

Ele é condição indispensável para que alguém possa ser cristão :

- “Convertei-vos e peça cada um o Baptismo, em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos seus pecados; recebereis então o Dom do Espírito Santo”. (Act.2,38).

E este Baptismo tem que ser conferido em nome de Jesus, porque dele se recebem os méritos através da Sua Paixão, Morte e Ressurreição :

- “Tinham apenas recebido o Baptismo em nome do Senhor, Jesus..”. (Act.8,16).

- “E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo”. (Act.10,48).

- “Quando isto ouviram, baptizaram-se”.- (Act.19,5).

Mas o Baptismo é também conferido em nome do Espírito Santo :

- “Eu vos baptizarei em água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo”. (Mc.1,8).

- “João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo”. (Act. 1,5).

Para S. Paulo, o Baptismo é a experiência cristã da Paixão, Morte e Ressurreição do próprio Jesus :

- “Ignorais porventura, que todos nós, que fomos baptizados em Jesus Cristo, fomos baptizados na Sua morte ?” (Act.6,3).

O Baptismo simboliza e torna efectiva, não só a incorporação do cristão em Cristo, mas também a sua união com todos os outros membros de um só corpo :

- “Porque todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo; pois todos os que fostes baptizados em Cristo, vos revestistes de Cristo” .(Gal.3,26-27).

- “Foi num só Espírito que todos nós fomos baptizados, a fim de formarmos um só corpo (... ) e todos temos bebido de um só Espírito”.(1Cor.12,13).

Sendo, ao mesmo tempo tão vulgar e tão mal entendido o Baptismo, nunca é demais fazermos sobre ele as nossas reflexões, com base no Catecismo da Igreja Católica, partindo do princípio básico de que o Baptismo é um Sacramento e, portanto, um sinal sensível de uma graça especial que, por isso é sacramental, é o primeiro dos sacramentos e sem ele não é possivel receber nenhum dos outros.

Re: Questões de batismo
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 19 de August de 2006 15:51

Chris Luz BR Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Eugênio , por que vocês querem batizar vosso
> filho ?


Boa pergunta! Como leitor da Bíblia e por nunca ter achado nada que justifique tal ato para com uma criança, gostaria de saber o que leva um casal a batizar seu filho pequeno, visto que este não tem discernimento para entender o bem e o mal.

Não estou querendo polemizar, mas entender o por quê disso, já que não há na Bíblia nenhuma menção ao batismo de crianças. Jesus, que foi batizado já adulto, disse que das crianças é o Reino de Deus.

Abraços

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.