Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de June de 2006 01:46

"
Citação:
os americanos são dos povos do mundo com maior nivel de instrução."

You must be joking!!


"

Re: Vaticano
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 29 de June de 2006 23:18

cara catolica praticante? se e catolica porque se revolta contra o vaticano? n tem logica.
querem dizer que n se devem fastar 6 milhoes de contos quando ha gente na miseria. sera que esse dinheiro acabaria com o problema? o problema so vai acabar quando esses paises aprenderem que o pior que quiseram foi a independencia. n se sabem governar nem se deixam governar...
desculpem pela falra de acentos

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 00:23

É uma pena que haja quem fale por falar.
Que digam uns chavões onde há parte de verdade. Mas que são chavões...e onde está apenas parte da verdade... Juntam-lhe mais uns ingredientes e passamos a ter uma falsidade

Nos sacrários estão hóstias consagradas. Na hóstia consagrada está Cristo. Logo nos sacrários está Cristo.

Raciocinar não faz mal a ninguém, não dói...
"A implicação" goza da "propriedade transitiva".

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 00:54

Diogo - Seis milhões de contos não acabavam com a pobreza mundial. Mas podiam ser a diferença entre a vida e a morte de uns bons milhares de refugiados no Dafur. Só para dar um exemplo banal.

"Raciocinar não faz mal a ninguém, não dói..." Experimente. Quem sabe?...

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 03:27

banalissimo.

Só que as pessoas são sensiveis aos dramas da miseria humana em grande parte porque se sentem irmãs em Cristo. Os não cristãos são em regra menos sensiveis que os cristãos. A mensagem de Cristo é essencial para que as pessoas se sensibilizem para essas tragedias.
Um corpo não é só pés, nem só estomagos.

Da mesma forma a Igreja tem muitas tarefas, empenhos diversos.
A igreja tem ajudado a combater a miseria de forma significativa para as suas posses.

Claro que seja o que for que seja feito podia ter como alternativa combater a miseria. Até o nardo puro que derramarou sobre Jesus, como Judas Iscariotes disse.

Até, vejam lá, a internet que a CP e eu estamos a pagar. Ou os chocolates que no post sobre penitencia fisica aconselhou quem a lesse a comer.

Coerencias.

Por acaso o chocolate acaba por causar mais fome que construir ou deixar de construir uma basilica. Raciociniar não doi, experimente que talvez consiga perceber porquê.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 10:48

"Os não cristãos são em regra menos sensiveis que os cristãos"

Esta frase demonstra bem que pensar é mesmo muito difícil.


"seja o que for que seja feito podia ter como alternativa combater a miseria"

Estamos a falar de gastos supérfluos da Instituição Igreja., particularmente da Igreja em POrtugal e não dos gastos pessoáis do camilo em chocolates e internet. ( esse umbiguismo..)

Pelo que este tipo de intervenções desconexas nada contribuem para o debate.


O que estamos aqui adiscurtir são ops custos faustosos e desnecessários de uma basílica num país em grave crise económica e onde as desigualdades sociais são gritantes.

Num mundo onde há milhões que morrem de fome.

Não são números, são pessoas concretas.

Em portugal, como referiu o trento com tanta serenidade, há pessoas que passam fome. Há instituições da igreja meritórias, as tais que combatem a miséria, que andam de mão estendida a pedir. Há paróquias sem estruturas mínimas, mesmo arquitectónicas. Há párocos em dificuldades. A Igreja portuguesa é perita em peditórios para as mias varidas instituições e obras.... Mas peditórios para quê se faz basílicas de seis milhões de contos?


E já agora, alguns que defendem a opulência do cultos e seus símbolos continuam com aquela velha conversa que "jesus é deus" e merece todas as riquezas e ostentações possíveis do mundo, com se fosse um rei e bla-bla- bla...


E despois esquecem-se do essencial. Jesus nasceu pobre, numa época histórica de temenda pobreza, numa família muito pobre da palestina, filho de um carpinteiro.

Jesus escolheu nascer pobre.

Podia ter escolhido nascer filho de um rei, de um líder espiritual, viver toda a vida num palácio, ter roupas faustosas e opulentas e até ter nascido numa família rodeada de poder político.


Já pensaram porque não o fez? Qual o significado disso?

Camilo: "Raciociniar não doi, experimente que talvez consiga perceber porquê.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 10:53

"Agora voltando à questão monetária, como disse logo no inicio do tópico, porquê gastarmos esse dinheiro quando pessoas morrem à fome? se não houvesse ninguém com necessidades básicas por suprir, aí aceitava de bom tom o investimento numa basílica, numa peça de arte, etc. Agora quando todos sabemos que existe tanta gente a viver em condições sub-humanas e sem nenhuma dignidade, não me parece de bom tom gastarmos 6 milhões de contos em tijolos, cimento e mármore.

Como também sabemos, quando andam instituições particulares de solidariedade social a lutar por uns míseros euros, para construir uma cozinha social para dar de comer a quem tem fome, quando uma paróquia ministra as suas sessões de catequese numa cave húmida, sem luz natural e sem as mínimas condições para que as crianças e adolescentes consigam receber e compreender dignamente a palavra de Deus - volto a repetir, gastar 6 milhões de contos numa obra, não me parece bem. "


Trento
Os sublinhados são meus.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 11:23

A questão é mesmo essa catolicapraticante. Deus gosta de igrejas bonitas, mas quando não há pessoas ao nosso lado com fome, voluntários, inclusive da paróquia, a trabalharem sem grandes condições para dar a quem precisa. Sou voluntária e sei do que falo.

Não esatremos nós mais a desculpar a Igreja pelos seus luxos? Mesmo que inconscientemente? Não se esqueçam que o comentário das pessoas em relação à Igreja é sempre o mesmo: vocês falam de amor e de solidariedade, mas têm tantos luxos nas vossas igrejas! Temos que ter em atenção o exemplo que damos.


Jesus atraiu mais as pessoas porque quando falava de ajudar os pobres, também o mostrava dando-lhes comida e atenção e não vivendo cheio de luxos. POdemos viver bem, sem precisarmos de tanta ostentação.


mj

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 15:17

pois, pois bem vejo que a CP não se considera igreja.

A basilica é faustosa? É grande porque assim é necessario para acolher as multidões que acorrem a Fatima. Multidões que ficam muitas vezes à chuva e passam a noite ao frio. Recomendo que passem uma noite inteira em torno da capelinha das aparições do dia 12 de maio para o dia 13 de maio (ou em muitas outras ocasiões) como fazem milhares de pessoas nesses dias.

Depois me dirão se a basilica será superflua ou não.

Ou assistam a uma missa no inverno, à chuva, no recinto do santuario, entre 10 mil peregrinos.

Aliás 6 milhões de contos por uma basilica daquele tamanho (que não me parece excessivo atendendo ao numero de pessoas que visita Fatima) será um valor exagerado? Qualquer igreja hoje custa 200, 300 mil contos e nem precisa de ser muito grande. Se virmos o custo por pessoa que irá frequentar a basilica o seu custo pode até ser menor que o de muitas igrejas paroquiais.

Não me parece superfluo dar condições para que dezena de milhares de pessoas não assistam tantas vezes à missa à chuva ou passem a noite ao relento. (partindo do principio que abrirão a basilica para as pessoas se abrigarem nas noites mais frias e chuvosas).
A construção de uma nova sé em Lisboa parece-me, essa si, uma despesa desnecessaria e um dinheiro mal empregue.



Editado 4 vezes. Última edição em 02/07/2006 23:14 por camilo.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 19:21

"
Citação:
vejo que a CP não se considera igreja
."
O camilo Vê mal.

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 19:23

E escreve ainda pior:

"um desejo de promover uma imagem de igualdade de classe Lisboa é claramente um erro. Em Fatima não me parece."

Isto quer dizer o quê?

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de July de 2006 00:12

quer dizer que eu carreguei por engano no botão do lado direito do rato e copiei o texto aonde respondia a outro topico para aqui.

obrigado pelo aviso, já editei e agora o texto já deve estar intelegivel.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/07/2006 00:15 por camilo.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de July de 2006 23:29

Por favor deixe de atacar.

Respeite os outros.

Considera luxo aquilo que, já tem mostrado noutros tópicos, para si não o é...para os outros...isso sim!!! Como contribui para os problemas com que se debate a humanidade?

Há, em si, uma contribuição que é nítida: gosta dos escândalos,...não diz a verdade pois não quer interpretar correctamente o que está escrito...tem um jeito especial para deformar...alterar ...o que os outros dizem...não sei como alguma vez pode invocar os motivos que invoca...

Quem não sabe respeitar a dignidade humana, nas diversas vertentes é alguém de quem não se pode fazer caso do que diz ou escreve...

Pensar não dói...ser honesta, intelectualmente, também não dói. Experimente

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2006 01:04

Ai estas tias..

Re: Vaticano
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2006 01:14

"
Citação:
Quem não sabe respeitar a dignidade humana, nas diversas vertentes é alguém de quem não se pode fazer caso do que diz ou escreve... "


Acho esta intervenção da Tia M.J. muito desajustada. Penso até que viola premeditadamente uma série de regras do Forum. Em primeiro lugar porque tem implícita acusação bastante idiota e sem sentido - a ideia d que ue não erspeito adignidae human,. ora tal acusação é nbastante grave só s epode explicar por uma profunda e ressabia máfé. Explica-se sobretudo pela total incapacidade em debater ideias ...

Em segundo lugara citação MJ implica uma desqualificação do outro que nada tem de útil para o debate...

Enfim é um estilo muito próprio a que já nos vamos habituando, com muitos gritos, vivas e exigências em tom comicieiro. ( Faz-me lembrae vagament o alberto João)
Que a M.J. use esse estilo comicieiro nos locais sonde está habituada a frequentar , tudo bem.

Mas não me parece coerendet andar aos gritinhos a exigir que se respeitem as regras do forum e depois saír-se com pérolas destas.

Enfim, são os pietismos.

Re: Vaticano
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 15:12

Fala-se na construção da basílica como um meio para se evangelizar. Mas, Jesus precisou disso? Ele tinha a sinagoga, mas onde passou mais tempo a falar de DEus foi precisamente indo ter com as pessoas. A basílica não vai fazer com que haja mais crentes.

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 16:44

vai fazer que eles não assistam missa à chuva ou não passem a noite ao relento em Fatima como tantas vezes acontece.

Acho que se será mais provavel alguem se decidir a ir à missa em Fatima se não tiver a perspectiva de assistir à missa à chuva.

mas o raciocinio que apresentas pode ser extendido a qualquer igreja deste mundo. Algumas delas ficam mais caras, por pessoa, que a nova basilica de Fatima.

Vaticano
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 17:32

Camilo,

Falas tantas vezes de pessoas ficarem ao relento... entao as pessoas vao poder dormir dentro da Basilica?

Se fosse por causa disso tambem podiam dormir na igreja nao e?

Depois assistirem a missa a chuva... engracado mas achas que vao caber todos os peregrinos que ficavam no recinto nas peregrinacoes aniversarias?

Outra coisa, de Maio a Outubro a percipitacao em Portugal tambem nunca foi muito...

Se calhar deverima ter construido um albergue... com 6 milhoes de euros de certeza que ninguem ficava a chuva

Em comunhao

Re: Vaticano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de July de 2006 10:37

a igreja não tem a capacidade que tem a basilica, muitas pessoas costumam dormitar em redor da capelinha das aparições, sentadas ou deitadas nos bancos.

nas grandes peregrinações as pessoas não irao caber na basilica mas é vulgar em fatima existirem missas a que assistem 5 ou 10 mil pessoas. Ocorrem com muita frequencia mesmo nos domingos chuvosos. A basilica não serve para as peregrinações aonde se juntam 50 ou 100 mil pessoas mas serve para aquelas em que se juntam 5 ou 10 mil. E estas, pelo que li, ocorrem varias vezes por mês.

Um albergue para abrigar uma multidão como a que cabe dentro da basilica ficaria tão caro como a basilica e de manutenção mais cara.

Vaticano
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de July de 2006 11:45

Camilo

As pessoas que dormem em redor da capelinha das aparições vão poder dormir na nova Basilica?

Quer dizer então que se vão deixar de fazer missas na esplanada durante o Inverno?

Em comunhão

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.