Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: Pena de Morte
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de March de 2006 01:17

João, na pena de morte o que pode levar o estado a aplica-la não é a gravidade do crime.

Isso seria uma pena por vingança, para remir pela dor o mal causado o que contrariaria a esperança na redenção do homem. A vingança é também contraria ao pensamento cristão.

O que pode eventualmente tornar a pena de morte admissivel é a segurança. Se não for possivel manter essa pessoa viva sem ela constituir uma ameaça para outras pessoas.

por exemplo um sniper a disparar sobre uma multidão. Quem não tomaria a decisão de mandar abate-lo antes que ele fizesse mais vitimas?

Outra hipotese é a de estados (ou grupos) primitivos que não tenham possiblidade de manter um criminoso preso sem que ele deixe de constituir uma ameaça.

Uma 3ª hipotese é a de casos extremos de situações de guerra.

Re: Pena de Morte
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de March de 2006 23:22

Há pessoas que não têm direito a viver?

Na sociedade dita civilizada a pena de morte é aplicada frequentemente.

Acontece que o réu apenas cometeu um crime: o de ter nascido

Há um julgamento mas, nestes casos, não há um advogado oficioso que defenda o réu...o tal que teve a ousadia de nascer...

Não se pode defender, pois não tem capacidade para o fazer....

Como é frágil a sociedade é que decide até que altura da sua vida é legítimo matá-lo.

Uns defendem: até ao dia seguinte da fertilização (nessa altura tem em si todas as potencialidades de pessoa). O espermatozóide e o óvulo não o tinham. Mas, esse ser já o tem. E temos a tão desejada pílula do dia seguinte... Assim não se arrisca...Nem se tem problemas de consciência, pois se inventam umas "tretas" para justificar o injustificável...
Ou então umas tantas semanas...

Abortar é exercer um poder. O poder de condenar à morte.

Abaixo a pena de morte!!!

Seja ela aplicada em seres não nascidos ou em seres adultos.
Todos são pessoas.

Re: Pena de Morte
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de August de 2006 12:25

A este propósito:

[dn.sapo.pt]

Re: Pena de Morte
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de August de 2006 12:28

"A formação Liga das Famílias Polacas (LPR), nacionalistas de extrema-direita que integram a actual coligação governamental naquele novo Estado membro da UE, lançou agora uma campanha europeia a favor do restabelecimento da pena de morte para homicidas pedófilos.

"Iniciámos uma campanha social à escala europeia. Vamos recolher meio milhão de assinaturas de cidadãos da UE como base de uma petição a exigir a pena de morte para os assassinos pedófilos enquanto excepção à não-aplicação da pena", declarou um vice-presidente da LPR, Wojcieche Wierzejski, citado pelo jornal diário Rzeczpospolita.

Também o Presidente polaco Lech Kaczynski - do Partido Lei e Justiça (PLJ) - afirmou recentemente numa entrevista radiofónica que gostaria de ver um debate europeu sobre a pena capital. "A nível pessoal, sempre fui e continuo a ser um partidário da pena de morte", sublinhou o chefe do Estado, acrescentando ainda que considera ser "preciso discuti-la na Europa e que com o tempo a Europa mudará o seu ponto de vista sobre este ponto".

A pena de morte foi abolida na Polónia em 1997 e, actualmente, a pena máxima é a prisão perpétua. "



Falta dizer que são todinhos "pró-Vida". Nota-se.

Re: Pena de Morte
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de August de 2006 17:31

nos USA o grupo mais influente que está contra a pena de morte está tambem contra o aborto. É a hierarquia da igreja catolica.

Repito que basta ver os paises que foram abolindo a pena de morte para ver que esta começou por ser abolida em primeiro lugar em paises cristãos, principalmente em paises catolicos e curiosamente em paises bastante conservadores (Portugal, são marino, paises sul americanos).

Re: Pena de Morte
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de August de 2006 17:37

E não deixa de ser curioso que seja um país dominado pelo fundamentalimo católico na sua versão maais serôdia e pela hierarquia católica quem agora vem propor o reestabelecimento da pena de morte na União Europeia...

E não é verdade que o grupo mais influente do EUA seja a Igreja católica.
Embora o Estados americanos que mantêm a pena de morte ( e onde se aplica mais) sejam os Estados de profundo devocionismo... cristão.


E a pena de morte na Europa foi abolida á medida que os Estados se laicizaram...

Re: Pena de Morte
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de August de 2006 18:25

Camilo,

Pelo menos a Conferência Episcopal dos EUA é lógica: nunca percebi como se pode aceitar uma delas (a pena de morte ou o aborto) e denunciar o outra.

É esse um dos erros do Catecismo.

João (JMA)

Re: Pena de Morte
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 10:36

CP,

Tens razão em dizer que é uma contradição mas a Polónia é uma país contraditório e de contadições.

O LPR representa perto de 6% das intenções de voto num país que continua a procurar lideres que possam substituir aqueles que foram mortos durante os últimos 3 séculos. É fácil acusar mas mais difícil é compreender. O povo polaco é dos povos mais martirizados da Europa. Primeiro foram divididos entre os 3 impérios que os rodeavam no século XVIII. Com a Iª Guerra Mundial recuperaram algum do seu vigor mas primeiro a IIª Guerra e depois com o regime Comunista todos os intelectuais, politicos, sociologos, filosofos, escritores e demais pensadores foram pura simplesmente desaparecendo.

No meio disto tudo houve uma organização que esteve sempre, mas sempre do lado dos que sofriam. A Igreja. E quando Igreja digo a católica, a evangélica, a protestante e a ortodoxa. São inúmeros os relatos heroicos de resistencia, nao so pela força mas pela manutenção da Identidade do povo polaco. A história da juventude do papa Karol Wojtila é igual a milhares de outros polacos.

Agora a LPR não representa a Igreja e nem a Igreja se sente representada pela Liga das Familias Polacas. Nem o PiS, partido maioritario da coligacao do governo pode clamar ser representante dos catolicos polacos.

A catolicidade na Polónia é algo vivo, em crescimento, em multiplicação e mesmo em discussão se bem muitas vezes esta seja limitada a alguns circulos mais jovens e irreverentes ou grupos melhor formados.

Sim a LPR defendem ser um partido católico mas para a maior parte dos polacos a LPR, a Radio Marja (rádio ultraconservadora contestada por maior parte dos sectores da sociedade polaca) e outros ultra católicos são franjas do catolicismo que nem de perto nem de longe representam quer a maioria quer a hierarquia da Igreja.

A Polónia profunda e rural vive em condições muito más, com ordenados minimos a rondar os 150 Euros mensais mas com o preço da gasolina mais alto que em Portugal, graves problemas de alcoolismo, 16% de taxa de desemprego e muitas, muitas contradições.

Não posso dar números mas ainda não encontrei nenhum polaco que me diga, sim sou a favor da pena de morte para pedofilos... mas como disse a Polonia rural é diferente e eu vivo em Varsóvia.

Sim, uma verdadeira estupidez e que envorgonha muitos polacos as baboseiras que alguns politicos locais dizem e fazem (investiguem um bocadinho sobre Andrzej Lepper líder do partido populista Samobroona e conseguem algumas pérolas da estupidez) mas a Polónia é um país que ainda precisa de aprender muito e recuperar a sua identidade. Mais perigoso é quando os 6% desta minoria estão em países como a França, a Austria, a Alemanha ou Itália, paises desenvolvidos, ricos e supostamente democraticamente adultos.

Depois disto tudo, considerar política de um partido minoritario com a politica de um pais e com a Igreja é no minimo injusto.

A Igreja na Polónia é contra a pena de morte. O Papa Joao Paulo II, apesar de não gostar muito dele, foi opositor acérrimo da pena de morte deu disso testemunho em diversas ocasiões.

Fizeste bem a reçalva que nos Estados Unidos são estados de devocionismo cristão (que normalmente se excluem de contactos ecuménicos e se aproximam bastante de seitas e cristão evangélicos) mas não católicos. Para se ter a certeza da diferença pode-se ler aqui a posição da Igreja e da Conferência Episcopal do Texas.

Para finalizar, quer se queira quer não mesmo com defeitos, a Igreja Católica na Polónia caminha forte, jovem e alheia à crise de vocações que se vive no resto da Europa. Já consigo ver muitas coisas que a fez viver e não sobreviver mas sem dúvida a mais importante é que os leigos se comprometem na sociedade e na Igreja e que a Igreja também se empenha em fazer uma sociedade melhor.

Em comunhão

Re: Pena de Morte
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 12:57

Caro Tilleul:

Agradeço-te mesmo muito o teu contributo para a compreensão e o enquadramento do que se passa actualmente na Polónia. Também tinha a ideia de que esse partido e essas franjas minoritárias não são representativas do povo polaco ou dos católicos polacos. Infelizmente, é o partido que está no poder , como resultado de eleições livres e com o apoio da igreja católica.

SEi também um pouco da história da Polónia, um grande país, com um passado riquíssimo do ponto de vista cultural e humano.

Por isso, mais uma vez, é lamentável que a "face visível "da Polónia no mundo, através dos seus líderes políticos, tenha este cunho .

Vemo-nos em Taizé.

Re: Pena de Morte
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 18:50

A maior parte da população e dos católicos ao redor do mundo não sabem que a Igreja Católica é a favor da pena de morte. Logicamente que a Igreja ensina de acordo com as palavras da Bíblia, explicando muito bem esta doutrina que é ainda hoje a doutrina oficial da Igreja.
Na Bíblia aparece entre os dez mandamentos o conhecido “Não matarás” (Êx, cap. 20, v. 13). Posteriormente, entre várias outras leis, o mesmo Deus que nos proibiu de matar disse que “quem ferir mortalmente um homem será morto” (Êx, cap. 21, v. 12). No mesmo livro de Êxodo também está escrito: “Quem cometer um rapto será morto” (Êx, cap. 21, v. 16). Existem muitas outras passagens parecidas com estas, determinando que o Estado de Israel matasse criminosos de tipos diferentes.
Aparentemente isto seria uma enorme contradição, pois como poderia Deus nos ter proibido de matar em um versículo e posteriormente o mesmo Deus ter mandado exterminar homicidas e seqüestradores em outro?
São Tomás de Aquino explicou muito bem esta questão, dizendo que "Tu não matarás" é parte. Nós não temos direito de matar enquanto parte que somos. Porém, a sociedade, enquanto todo, tem direito de matar. Por isso que depois de dar a lei "tu não matarás", Deus dá a lista dos crimes que mereciam a pena de morte.
A nossa mão é parte do corpo, e é subordinada ao todo. Assim, se a mão tem câncer, nós a amputamos para salvar o todo. Se a mão tem câncer e vai matar o corpo, cortamos a mão para salvar o todo, evitando um mal maior. Porque a parte é menos que o todo.
O criminoso é parte da sociedade. Se ele ataca a sociedade com seu crime, a sociedade, enquanto todo, pode reagir, tirando o câncer que está nela, matando. Porém, desde o princípio, na Bíblia o direito de pena de morte é da sociedade, do Estado, e não de uma parte.
É justamente por defender a vida que a Igreja Católica sempre foi a favor da pena de morte, evidentemente em determinados casos, com um motivo justo e um julgamento mais justo ainda, como é mandado na Bíblia (Nm, cap. 35, v. 30). Mas alguém poderia inocentemente argumentar: “ora, mas Jesus Cristo, o Senhor da paz, aperfeiçoou a lei através do amor, e portanto hoje como cristãos não podemos aceitar a pena de morte, porque somente Deus tem o direito de tirar a vida de alguém”. Ledo engano.
A doutrina da pena de morte não entra em conflito nem mesmo com a mensagem de paz trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Apresento palavras ditas pelo próprio, Cristo, e algumas situações onde ele defendeu a pena de morte. Vamos a elas:
1) Quando era interrogado por Pilatos, Nosso Senhor ouviu dele a seguinte pergunta: "Não sabes que tenho poder de te matar ou de te soltar?" (S. João, cap. 19, v. 10). Cristo, ao invés de corrigi-lo, concordou com Pilatos, respondendo: "Tu não terias esse poder se não te fosse dado do alto" (S. João, cap. 19, v. 11). Portanto, Cristo não apenas confirma o poder que o Estado possui de condenar criminosos a morte, ainda que Ele próprio não fosse criminoso, como ainda ensina que este poder de Deus é estendido ao Estado. Somente Deus pode matar, mas ele empresta este poder ao Estado. Por isso escreveu São Paulo, apóstolo de Cristo por excelência, em uma das passagens bíblicas mais favoráveis a pena de morte: “Queres não ter que temer a autoridade? Fazes o bem e receberás os elogios, pois ela está a serviço de Deus para te incitar ao bem. Mas se fazes o mal, então temes. Pois não é em vão que ela traz a espada: castigando, está a serviço de Deus para manifestar a sua cólera para com o malfeitor” (Romanos cap. 13, v. 1 a 4). Mais claro, impossível. A autoridade legitimamente constituída por Deus está a serviço do Criador quando pune com a pena de morte os malfeitores (leiamos também I Pe cap. 2, v. 13-17). São Paulo e São Pedro escrevem, com todas as letras, a legitimidade da pena de morte. Portanto, é com a autoridade e o conhecimento recebidos por Cristo que os apóstolos escreveram de forma favorável a pena de morte.
2) Nosso Senhor, de forma favorável a pena de morte, disse a São Pedro: “Todos os que tomam a espada morrerão pela espada” (S. Mateus, cap. 26, v. 51). Aqui, Jesus Cristo diz claramente que quem mata pode ter que ser morto.
3) Quando Jesus estava na cruz, antes de morrer, haviam dois bandidos pregados ao seu lado. Quando um deles blasfemou contra Jesus, o outro o repreendeu, dizendo: “Tu nem sequer tens o temor de Deus, tu que sofres a mesma pena! Para nós, é justo: nós recebemos o que os nossos atos mereceram; mas Ele não fez nada de mal!” (S. Lucas, cap. 23, v. 40 e 41). E Jesus ao seu lado não o corrigiu, mas ao contrário, o aprovou, dizendo-lhe: “Hoje mesmo estarás comigo no meu reino!” (S. Lucas, cap. 23, v. 43). Isto prova que Cristo perdoa aqueles que se arrependem, mas mesmo aqueles que se arrependem precisam pagar pelos seus crimes, ainda que estejam arrependidos. Perdão não significa impunidade.
4) No livro de Apocalipse está escrito que "quem pela espada fere, pela espada perecerá" (Ap, cap. 13, v. 10). São João, divinamente inspirado por Cristo, mostra que o Novo Testamento não mudou a situação jurídica do Antigo Testamento.
Não se trata, neste caso, de discutir sobre a viabilidade ou não da pena de morte em qualquer país doo mundo. O problema é se a pena de morte é uma coisa justa e necessária, e se ela corresponde ao direito humano e a justiça. Esse é o problema. Se é viável essa é outra questão. O problema é: a pena de morte, ela é algo necessário, segundo a justiça, em qualquer lugar do mundo? Resposta: a justiça exige a punição de morte. Evidentemente, para determinados crimes.
Uma pessoa condenada à prisão perpétua não tem mais nada a perder. Ela só tem que fugir da cadeia e fazer mais barbaridades. Nos presídios ao redor do mundo, os bandidos que têm punições longas - de 30, 90 anos - são contratados pelos outros criminosos para, por um maço de cigarros, matar mais alguém; pois, quem já tem uma condenação de 300 anos, que diferença faz matar mais um? Mata-se por um maço de cigarros...
A Igreja Católica não defende a pena de morte para se vingar do criminoso, mas sim para fazer justiça a sociedade e também e para tentar salvar a alma da pessoa, para que ela possa ir para o céu, o que faz da pena capital um verdadeiro ato de amor ao sentenciado. Explico.
São Tomás ensina que aquele que aceita a pena de morte como um ato de justiça para si mesmo, que aceita o suplício, esta atitude é uma súplica a Deus. E a pena de morte é uma caridade para com ele, porque põe a morte para ele diante dos olhos: "você vai morrer daqui 30 dias". E ele tem tempo de se converter.
Nesta situação hipotética, digamos que o criminoso saiba que morrerá em breve. Ele recebe a visita de um padre que fala de Cristo para ele. Diz que ele precisa se arrepender de seus pecados. Se ele se arrepende de fato, Deus no céu o perdoa, porque ninguém pode enganar a Deus. Então um criminoso que se arrepende verdadeiramente é condenado a pena de morte pelo Estado, e depois de morrer pode ir para o céu. A pena de morte é uma possibilidade do criminoso ir para o céu, além de se fazer justiça ao crime praticado. De que adianta o bandido continuar vivo, ser reeducado, mas não se arrepender verdadeiramente e ir para o inferno? Melhor morrer hoje e ir para o céu do que morrer daqui a trinta anos e ir para o inferno.
Há desigualdade nas graças, nas virtudes, nos mistérios e nas culpas, o que produz desigualdade de glória no céu e de castigos no inferno. Assim, caso o malfeitor não se arrependa, então morrerá e se for para o inferno, lá ele sofrerá menos, pois tendo morrido deixou de cometer vários crimes e pecados que cometeria caso ainda estivesse vivo, o que o faria sofrer ainda mais no inferno, quando lá chegasse. Outra caridade proporcionada pela pena de morte.
O que os contrários à pena de morte dizem é que tem que “educar” e “recuperar”. Isto parte da falsa idéia de que só no povão tem criminosos e que a miséria é que provoca o crime. Isso é falso. Há pessoas muito pobres e honestas (a esmagadora maioria). O que provoca o crime é a falta de Deus na alma!
Para acabar com a criminalidade, tem que conduzir o povo para Deus. Existem muitos políticos e empresários que foram muito bem educados em suas infâncias e que são grandes criminosos. Portanto, a origem da criminalidade não está na falta de oportunidades e de educação, mas sim na falta de Deus no coração! Sem Deus não é possível mudar ninguém. Para mudar uma pessoa, ou ela muda por Deus, ou não é por educação.
Caso alguém seja a favor da pena de morte apenas por vingança, então não poderá ser aliado da Igreja Católica nesta luta, porque ainda que o objetivo seja o mesmo, os motivos pelos quais lutamos são diferentes. Para embasar documentalmente este artigo, cito o Catecismo da Igreja Católica aprovado pelo Papa João Paulo II. Pois bem, na página 590, o número 2267 diz que “o ensino tradicional da Igreja Católica não exclui, depois de comprovadas cabalmente a identidade e a responsabilidade do culpado, o recurso a pena de morte, se esta for a única via praticável para defender eficazmente a vida humana contra o agressor injusto” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2267, pg. 590).
Se não exclui, inclui. Esta aí, com todas as letras, no catecismo da Igreja, aquilo que a doutrina Católica sempre ensinou: que a pena de morte é legítima. E isto não pode ser revisado nos dias modernos, porque é verdade ensinada pela Sagrada Escritura e confirmada pela doutrina oficial da Igreja. Inclusive tenho que realçar que este catecismo foi aprovado pelo Papa João Paulo II. Ou seja, o Papa que tem a fama mundial de ter sido um grande promotor da paz no mundo aprovou documentalmente a pena de morte.
O que é realmente espantoso é como os católicos hoje estão contaminados pelo liberalismo e pelo romantismo que são contra a pena de morte. Tanto bispos como padres e leigos se declaram contra a pena de morte, colocando as suas opiniões pessoais acima daquilo que a Igreja ensina. Outro "fruto" do Vaticano II.
Um abraço e fiquem com Deus. In corde Iesu et Mariae, semper!
Sandro Pelegrineti de Pontes

Re: Pena de Morte
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 22:52

Sandro

O Sandro não aceita o Concílio Vaticano II e vem para aqui ensinar em nome da Igreja?

pontosvista

Re: Pena de Morte
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 09:05

"
Citação:
pena de morte é legítima. E isto não pode ser revisado nos dias modernos, porque é verdade ensinada pela Sagrada Escritura e confirmada pela doutrina oficial da Igreja
."

Jesus foi um condenado à pena de morte.

Re: Pena de Morte
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 09:21

Essa é boa: a Igreja Católica é a favor da pena de morte. Por favor! Onde fica o "Não matarás"?


As passagens bíblicas que o Sandro foi buscar estão completamente descontextualizadas. Nem tem em conta que a Lei do Antigo Testamento foi aperfeiçoada por Jesus, nem entende quando se está perante uma expressão literal e uma metáfora.

Se é, pessoalmente, a favor da pena de morte, diga-o. Agora dizer que a Igreja e a Bíblia (Palavra de DEus) defende a pena de morte!

Re: Pena de Morte
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 16:43

A Igreja não pode defender, nem defende, a pena de morte... Se o fizesse, como é que podia condenar o aborto...? A Igreja pode ter muitos problemas, mas a incongruencia não é um deles...

Um abraço a todos

MD

Re: Pena de Morte
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 19:13

Citação:
Miguel D
A Igreja não pode defender, nem defende, a pena de morte

Estou de acordo. Mas então o Catecismo está errado.

João (JMA)

Re: Pena de Morte
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 19:40

Penso que o Catecismo não está errado. Ou já teria sido corrigido.

Penso que a pena de morte que lá é referida é numa situação tão extrema que não se possa salvaguardar a segurança dos inocentes. Coisa que actualmente não se verifica. Pode-se combater eficazmente a injustiça. Basta quererem. Por isso penso que o Catecismo está bem. E que os nossos Papas têm feito um bom trabalho. hoje em dia não há necessidade de pena de morte.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Pena de Morte
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 20:29

Lembro que hoje, nos primeiros minutos a seguir à meia-noite, foram executados, injustamente, três cristãos na Indonésia. Acham correcta esta decisão? Pois eu não. Oremos por eles.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Pena de Morte
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 23:48

Eu também não acho correcto. Que mal fizeram eles sabes?

Devemos todos rezar por eles.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Pena de Morte
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de October de 2006 16:59

E os indonésios lá vão cumprindo o catecismo... no que respeita à admissibilidade da pena de nmorte.

João (JMA)

Re: Pena de Morte
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de November de 2006 00:24

devem ter interrompido a leitura do paragrafo a meio.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.