Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 08:18

Desculpa lá S7v7n a resposta vir tão tarde, mas isto de ter um bebé a caminho, ocupa muito tempo.

Já agora aproveito para deseja r boa sorte para todos os estudantes universitarios que estão a começar épocas de exames.

Citação:
S7v7n
A meu ver todos os dogmas que existem fazem sentido. E tal como eu disse,eles demonstram a graça que Deus tem para distribuir pelos homens.

Explica-me por favor em que sentido, consegues encontrar nos dogmas da infabilidade do Papa e da Igreja em matéria de costumes e fé, a graça que tem para distribuir pelos homens? Será essa graça, nomeadamente a certeza da moral e dos bons costumes, estar presente só na Hierarquia e no Papa em especial? Infabilidade é essa que tantas vezes foi e é negada pelas palavras e pelas acções da Igreja? Será que a Humanidade não tem nada a ensinar em termos de moral e fé à Igreja?

Citação:
S7v7n
Sabes que eu não tenho problemas em aceitar Maria como nossa advogada.
Que Deus é esse que precisamos de advogados de defesa? Não é Deus Amor? Não Deus o Pai do Filho Pródigo e o pastor que conhece as ovelhas pelo nome?

Citação:
S7v7n
tenho a certeza que não deixaria que a sua carne apodrecesse
Qual é o mal em carne apodrecer e desaparecer? Não temos nós a esperança da Ressurreição mas que num corpo que não será de todo o mesmo?

Citação:
S7v7n
E Maria merece todas as recompensas pelo seu trabalho.
Que recompensa é essa que antes do trabalho feito já tinha sido recompensada?

Citação:
S7v7n
Mais uma coisa, se utilizas esse argumento de Cristo único mediador para este caso, então terás de excluir a comunhão dos santos e todas as preces que lhes fazemos para que intercedam por nós junto de Deus.
Não estou excluir ninguém de nada. No entanto acho que o papel dos Santos e aqui mais uma vez mais me chamar protestante, são exemplos de vida, amigos a quem podemos prestar homenagem pelo que fizeram e pelo que ainda representam e que ao rezarmos a eles pedimos que olhem por nós, tal como pedimos a um amigo que nos dê uma ajuda. Agora vamos lá ver... Deus é amor. Deus sabe tudo. Para que é que precisamos de advogados de defesa??? Quem intercede por nós é alguém que nos está a fazer um favor (não quero dizer com isto que eu me considere superior) perante alguém que tem a sua dúvidas. Então tu achas que qualquer que seja o Santo tem mais amor por nós e mais vontade de nos salvar e de interceder por nós que o própio Deus? Nos tempos em que Deus era visto como o juiz impelacável que estava à espera de um erro para nos condenar, isso ainda passava. Agora que constantemente ouvimos, Deus é Amor, achas que isso ainda passa?

Citação:
S7v7n
Não te esqueças que Jesus homem de carne ainda não existia, mas o Verbo sempre existiu. Tal como o Pai, e o Espírito Santo. E todos Eles formam um só. Logo, Deus por milagre, limpou Maria do seu pecado original para que pudesse nascer pura, para ser digna de ser Mãe de Deus.

Segundo essa ordem de ideias Cristo não necessitava de encarnar sob o Espírito e fazer-se Homem. Deus que é todo poderoso, bastava-lhe fazer um milagre e Puf! Já estava. Percebes agora onde quero chegar?

Se Deus se fez homem entre os homens. Se comeu entre os mais pecadores dos pecadores, entre a escumalha da escumalha, achas que tem lógica haver cá pretensóes de pseudo-purismo de ter que escolher a mulher perfeita para que nascesse?

Eh pah desculpa lá não vejo as coisas assim. Quando o anjo lhe diz "Avé Maria Cheia de Graça!" ele está lhe a dizer "Avé Maria, desce, você é concorrente! Podes ter a oportunidade de ser a mais sortuda das mulheres! Aceitas o desafio!" Ela cheia de graça não por nada que tenha feito mas porque vai ser mãe de Jesus!

Citação:
S7v7n
Maria teve sempre a liberdade de dizer não.
Esta não percebo. Como é Maria teve liberdade de dizer não se estava isenta do pecado original e durante toda a sua vida permaneceu sem pecado? Se o pecado é ausência de Deus, o Sim de Maria não tem valor nenhum porque foi condcionado por Deus concebendo-a sem pecado.

Citação:
S7v7n
No Dogma da Assumpção, é verdade que também não se encontram referências bíblicas. Mas tenho aqui um livro que fala sobre os dogmas. E neste em questão fala que São Gregório de Tours falecido em 596, foi o primeiro a proclamar a Assumpção de Maria.
Ponho-te a questão nestes termos. Ninguém sabe. Ninguém viu. Como não há corpo, foi para o Céu! Desculpa lá mas isso para mim parece-me um pouco ridiculo. Parece quase a última visão da Irmã L+ucia que diz que vê a Nossa Senhora de Fátima e a Nossa Senhora do Carmo. Vamos lá ver, se continuamos com estas coisas só estamos a dar razão aos ateus que dizem que não pensamos. Que se mantenham ensinamentos que se sabem que estão errados para não causar escandalo e incerteza no seio dos fieis, mesmo ficando descontente, aceito. Agora do nada porque alguém que começou a dizer e durante tanto tempo houve outros que repetiram, não podemos fazer isto dogma de Fé! No máximo a Assumpção pode ser uma esperança, um ensinamento mas a meu ver, não pode ser um dogma de fé.
Citação:
S7v7n
Sobre os dogmas e a infiabilidade Papal, e acho que os Dogmas não são tornados Dogmas apenas porque apetece ao Papa. As coisas têm de vir muito mais de trás.
Olha fazemos uma coisa. Tu tentas encontrar 3 justifcações que contrariem este dogma e outras 3 que a apoiem. Depois comparamos as duas.
Citação:
S7v7n
E tenho a certeza que Cristo continua a acompanhar a Sua Igreja tal como Ele prometeu. Eu acho que se por exemplo os dogmas estivessem errados, Ele não estaria a acompanhar a Igreja como prometeu. Pois seriam erros gravíssimos.
A Igreja é feita de homens. Como homens que somos estamos sujeitos à influência ao tempo e a história. Alguém falava no outro dia num outro tópico que mesmo os doutores da Igreja são por vezes os mais criticados e que muitas se contradizem entre eles. Tu dizeres se os dogmas estivessem errados Deus não estava a acompanhar a Sua Igreja é exactamente o mesmo que dizer que se houvesse Deus não havia desgraças no mundo. Sei que vais responder que há muitos que não ouvem a a Deus. Mas já pensaste que também pode haver imensa gente dentro da Igreja que não ouve a Deus?

Em comunhão

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 14:43

Olá Tilleul. É um menino ou menina? Está a correr tudo bem?

Não consegui por os quotes a funcionar e então fica assim.

Explica-me por favor em que sentido, consegues encontrar nos dogmas da infabilidade do Papa e da Igreja em matéria de costumes e fé, a graça que tem para distribuir pelos homens? Será essa graça, nomeadamente a certeza da moral e dos bons costumes, estar presente só na Hierarquia e no Papa em especial? Infabilidade é essa que tantas vezes foi e é negada pelas palavras e pelas acções da Igreja? Será que a Humanidade não tem nada a ensinar em termos de moral e fé à Igreja?

Eu vejo na infabilidade papal uma certeza de que em assuntos de fé, tais como os Dogmas, Deus não permite que se digam falsidades. É uma certeza que Deus nos dá para acreditarmos que Ele está mesmo com a Igreja. E uma prova disso é que não houve qualquer dogma a ser modificado. E sendo os dogmas assuntos de fé muito importantes, para garantir e solidificar a nossa fé, é impreterível que as pessoas não vivam enganadas. Eu poderia aceitar essa tua oposição se na Igreja a infabilidade se estendesse a toda a qualquer opinião do Papa. Contudo, não é isso que se verifica.

Que Deus é esse que precisamos de advogados de defesa? Não é Deus Amor? Não Deus o Pai do Filho Pródigo e o pastor que conhece as ovelhas pelo nome?

Cuidado quando falas assim de Deus. «que Deus é esse…» Podes estar a ofender a Deus quando apenas não entendes as coisas. De que vale rezarmos pelos nossos irmãos então? Não vale de nada pelo que dizes. De que vale rezar por ti se de nada vale? De que vale rezar por alguém que está doente? De que vale rezar por alguém que se desviou do caminho do Senhor, para que regresse? De que vale rezarmos pelo o que é que seja se Deus sabe tudo? Lá se vai a comunhão dos santos novamente. Se excluis uma coisa, excluis as outras automaticamente. Porque Deus sabe tudo. Então não é preciso nada. E com esta respondi à tua questão maior que estava em baixo. Porque é que Maria foi precisa para que Jesus intercedesse por eles nas boda de Caná? Se não fosse por Maria, não teria havido vinho. E agora perguntamos, então Jesus não sabia da necessidade deles? Não ama Jesus toda a gente? Aquilo só veio consolidar a ideia que a pedido de Maria, as coisas acontecem. Sem falar nos outros santos que partilham da graça de Deus no céu. Mas Maria está acima deles. Está acima dos anjos até, com diz a nossa Igreja.

Qual é o mal em carne apodrecer e desaparecer? Não temos nós a esperança da Ressurreição mas que num corpo que não será de todo o mesmo?

O problema é que Maria nasceu sem pecado original, foi mãe de Deus, e o pecado nela não entrou, nem ela experimentou sequer o pecado. Aquilo que é santo e cheio de graça, a meu ver e na opinião da Igreja, não deve apodrecer. Maria merece todas as honras de santo.
Que recompensa é essa que antes do trabalho feito já tinha sido recompensada?


Errado. Ela só foi recompensada no final da sua vida. E acredita que passou por muito.

Segundo essa ordem de ideias Cristo não necessitava de encarnar sob o Espírito e fazer-se Homem. Deus que é todo poderoso, bastava-lhe fazer um milagre e Puf! Já estava. Percebes agora onde quero chegar?

Pois, essa seria a maneira mais fácil. Ou então com um estalar de deles e estávamos todos no céu sem problemas e sem sofrimentos. Mas Deus não quer nada disso. Deus escolheu este caminho para os humanos. E Maria foi escolhida. E como ia ser o sacrário onde iria nascer Jesus, claro que tinha de ser um sacrário de santidade. Pois dela, iria nascer O Santo!

Se Deus se fez homem entre os homens. Se comeu entre os mais pecadores dos pecadores, entre a escumalha da escumalha, achas que tem lógica haver cá pretensóes de pseudo-purismo de ter que escolher a mulher perfeita para que nascesse?

Deus, O pseudo-purista. Mais um nome. Cuidado novamente. Para ti, tudo e qualquer coisa então serviria para Deus nascer. É o que dás a entender. Eu não penso assim. Nem muito menos a Igreja e a Sua Tradição.

Eh pah desculpa lá não vejo as coisas assim. Quando o anjo lhe diz "Avé Maria Cheia de Graça!" ele está lhe a dizer "Avé Maria, desce, você é concorrente! Podes ter a oportunidade de ser a mais sortuda das mulheres! Aceitas o desafio!" Ela cheia de graça não por nada que tenha feito mas porque vai ser mãe de Jesus!

« Avé Maria, desce, você é concorrente!» ????O que é isto? Nada disso é referido pela bíblia nem muito menos sequer pela Tradição da Igreja. Então Deus entre “” aluga a barriga de Maria para depois a deixar à sorte. Então porque foi Maria e não foi uma qualquer? Visto que Maria foi como todas as outras pecadoras. Assim não faria sentido este trabalho de Deus a escolher Maria. Então Maria não é cheia de graça de Deus, é mas é uma sortuda. Pelo que dizes é isso que deduzo. Mas as palavras são explícitas. Ela é cheia de graça perante Deus. Não apenas porque Deus lhe apeteceu escolher uma mulher qualquer, mas porque a sua santidade era imensa, tal como confirmam os Dogmas e toda a vasta literatura que existe sobre Maria.
Diz Santo Hipólito, mártir do século III e Santo Agostinho:
«O que mandou que se honrasse o pai e a mãe, não iria deixar de honrar aquela que era Sua mãe, Sua esposa, Sua filha»

Mais uma explicação teológica do Papa João Paulo II sobre o caso:

LINK

Quero ver se ainda arranjo mais uma explicação sobre o «cheia de graça» mas ainda não encontrei.

Esta não percebo. Como é Maria teve liberdade de dizer não se estava isenta do pecado original e durante toda a sua vida permaneceu sem pecado? Se o pecado é ausência de Deus, o Sim de Maria não tem valor nenhum porque foi condcionado por Deus concebendo-a sem pecado.


Então Maria não existiu? Ela não foi humana como nós? Ela não pensava? Sentia? Sim, tudo isso. E ela teve sempre sempre hipótese de escolher. Deus não a obrigava a nada. Ela foi escolhida e por milagre de Deus, foi salva à partido, livrando-a Ele, do pecado original. Mas o seu SIM foi sempre decisivo.

Ponho-te a questão nestes termos. Ninguém sabe. Ninguém viu. Como não há corpo, foi para o Céu! Desculpa lá mas isso para mim parece-me um pouco ridiculo. Parece quase a última visão da Irmã L+ucia que diz que vê a Nossa Senhora de Fátima e a Nossa Senhora do Carmo.

Parece-te ridículo e tens o direito de achar. Mas é assim que funciona a Tradição da Igreja, e a respectiva fé. E no que toca à Irmã Lúcia, a Igreja está do seu lado(Ou pelo menos grande parte). Apesar de haver muita gente que não quer acreditar que Deus pudesse mandar Nossa Senhora recomendar que os homens se convertam, para não ofendam mais a Jesus. Para mim faz todo o sentido.

Vamos lá ver, se continuamos com estas coisas só estamos a dar razão aos ateus que dizem que não pensamos. Que se mantenham ensinamentos que se sabem que estão errados para não causar escandalo e incerteza no seio dos fieis, mesmo ficando descontente, aceito. Agora do nada porque alguém que começou a dizer e durante tanto tempo houve outros que repetiram, não podemos fazer isto dogma de Fé! No máximo a Assumpção pode ser uma esperança, um ensinamento mas a meu ver, não pode ser um dogma de fé.

Pois, essas coisas que os ateus dizem não me interessam «puto». Se ficássemos apenas com o pensamento e sem fé, não haveria Deus para ninguém. Manter ensinamentos por interessa?? Não vejo isso na Igreja. Quanto ao resto é a tua negação da Tradição da Igreja. Nada poderei fazer. A escolha é tua.
Olha fazemos uma coisa. Tu tentas encontrar 3 justifcações que contrariem este dogma e outras 3 que a apoiem. Depois comparamos as duas.

Eu não tenho de encontrar nada. Não faço disto a minha batalha. A minha batalha é contra o pecado. Não devemos a meu ver fazer uma investida deste tipo para tentar acabar com os dogmas que achamos que não nos servem. Para mim não. Tu fazes se quiseres.

A Igreja é feita de homens. Como homens que somos estamos sujeitos à influência ao tempo e a história. Alguém falava no outro dia num outro tópico que mesmo os doutores da Igreja são por vezes os mais criticados e que muitas se contradizem entre eles. Tu dizeres se os dogmas estivessem errados Deus não estava a acompanhar a Sua Igreja é exactamente o mesmo que dizer que se houvesse Deus não havia desgraças no mundo. Sei que vais responder que há muitos que não ouvem a a Deus.

A Igreja é feita primeiro por Deus. Foi Cristo que iniciou a Igreja. E os homens depois continuaram. Os doutores da Igreja não estão livres de erro. Não possuem infabilidade. Mas também se são doutores é porque sabem do que falam. Senão não eram doutores. Eram santos apenas.
Acontece que com os Dogmas, elas revelam aquilo que Deus É e faz com os homens, e não o processo de santificação que cada um de nós tem de chegar para podermos estar com Deus.

Mas já pensaste que também pode haver imensa gente dentro da Igreja que não ouve a Deus?

Tenho a certeza absoluta. Ainda nesta 6 feira tive a confirmação de um caso de uma pessoa que se diz tão crente, mas tão crente, e faz tanta penitência, mas depois vamos analisar a sua vida e vemos, fuga à justiça, corrupção, difamação, roubo, etc…Mas depois batem no peito e dizem que os outros é que são possuídos pelo demónio…

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 3 vezes. Última edição em 20/05/2007 14:50 por s7v7n.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 15:14

Citação:
...em assuntos de fé, tais como os Dogmas, Deus não permite que se digam falsidades

Acho esta ingenuidade comovente.E relembrei-em de imediato de uma lista de brutais falsidades que a Igreja Católica proclamou como matéria de Fé...ao longo da sua história.

A começar pelas afirmações sobre os Judeus, sobre as relações entre estado e Igreja, sobre a bruxaria, sobre as mulheres, etc, etc,,,

A Igreja já disse mentiras tenebrosas em matéria de Fé. E Deus permitiu a mentira, a ignorãncia, o erro e a violência. Foi mesmo assim.


Citação:
"Ela foi escolhida e por milagre de Deus, foi salva à partido, livrando-a Ele, do pecado original. Mas o seu SIM foi sempre decisivo.

sE estava condicionada a não poder sequer dizer não, o seu sim não teve qualquer valor. nem foi decisivo.

Se deus a criou perfeita, in-humana, livre de pecado, propositadamente para os seus objectivos pro-criadores, nenhuma liberdade lhe restou enquanto ser humano. E a expressão "escrava do senhor" ganha outro sentido.

Se deus não condena nenhuma das suas criaturas á escravidão, porque faria isso a maria?

Pessolamente, eu não acredito nisto, ainda que mil dogmas tentem obrigar-me.


Citação:
"Parece-te ridículo e tens o direito de achar. Mas é assim que funciona a Tradição da Igreja, e a respectiva fé.

Achas mesmo que a tradição e a fé tem de funcionar de uma forma ridícula e assentar em argumesntos ridículos?
E contentas-te com isso?

"
Citação:
Se ficássemos apenas com o pensamento e sem fé, não haveria Deus para ninguém
"
Nisso concordo contigo.
Mas devemos então deduzir que a fé é directamente proporcional á incapacidade de pensar. E que a fé é antes de mais uma crença infantil e irracional.

católica praticante



Editado 4 vezes. Última edição em 20/05/2007 15:20 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 15:24

Agora não tenho tempo para te responder. Lá para a noite. E se me quiseres responder à pergunta que te deixei ontem sobre a nossa conversa. Deixo apenas um reparo rápido.
Citação:
E que a fé é antes de mais uma crença infantil e irracional.

Então Maria resume-se a isso não é? Infantil e irracional... Ela foi basicamente apenas, fé e só fé e nada mais que fé. E com isto não estou a dizer que não devemos pensar. Devemos pensar e reflectir em todas as coisas. E para já é só.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 15:40

"
Citação:
Ela foi basicamente apenas, fé e só fé e nada mais que fé.
"
Não. Maria foi uma mulher de carne e osso. Com hormonas, pele, músculos, impulsos, menstruações, partos, puerpérios e orgasmos, fome e sede, suor lágrimas e gargalhadas. Maria não foi uma deusa ou uma semideusa.
Foi uma MULHER plena na sua humanidade com tudo o que isso tem de maravilhoso e transcendente.
Foi uma adolescente judia, foi mãe ainda quase uma criança, trabalhou, pariu, lutou, falhou, ela própria teve dificuldades em perceber aquele filho meio estranho que em várias ocasiões a tratou mal e a fez sofrer. Teve doenças, viveu a velhice, agonizou e morreu como qualquer mulher.

E não acredito que tenha subido ao céu como um ET puxado por um feixe de um ovni, só para não apodrecer.

SE não foi poupada ás dores do parto, ao envelhecimento e deterioração do corpo , á doença, á agonia e á morte - e não é isto um apodrecimento? - não me digam agora que os anjinhos levaram o seu corpo velhíssimo e degradado pela doença até ao céu, onde permanece...

E porque não é com esse corpo velho mas preservado da podridão que aparece aos videntes??

Esta mariolatria...

Maria não foi apenas fé, ela pensou, teve dúvidas, ela ousou até rir-se do anjo que lhe anunciava uma impossibilidade, ela escutou-se antes de mais a ela mesma.

E , se decidiu, não foi apenas por Fé infantil e sem razão.

Maria é a mais humana de todos nós e por isso mesmo livre e capaz de pecado. E só por isso mais próxima do divino.

Mais tarde ou mais cedo, a Igreja há-se (re)cohnece-la, em vez de a endeusar.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 20/05/2007 15:42 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de May de 2007 16:19

s7v7n escreveu:

Mas já pensaste que também pode haver imensa gente dentro da Igreja que não ouve a Deus?
****
Tenho a certeza absoluta. Ainda nesta 6 feira tive a confirmação de um caso de uma pessoa que se diz tão crente, mas tão crente, e faz tanta penitência, mas depois vamos analisar a sua vida e vemos, fuga à justiça, corrupção, difamação, roubo, etc…
Mas depois batem no peito e dizem que os outros é que são possuídos pelo demónio…

s7v7n...Gostei desta parte do texto:)
E o vicio de roubar...é o vicio de difamar. As pessoas não vêem isso, é preciso fazer-lhes ver! E além disso a igreja é feita de pecadores!...Todos pecamos...

Um dia o secretario da igreja disse assim a um padre; o Senhor padre tem dinheiro a mais; ele respondeu: isso ao fim de contas tudo da certo!!! " Um padre" !!!

Re: Dogmas Catolicos
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 16:26

S7v7n,

É menina! Vai-se chamar Klara (tem que ser à polaca porque senão não posso registar a miúda!)

Esta partilha de ideias não vem na melhor altura porque tenho andado sem muito tempo para escrever.

Infelizmente, não te consigo explicar mais, visto não ter formação teológica. Confesso que gostava de ter as tuas certezas mas não consigo. E garanto-te que tenho enorme vontade de ter essa quase inocência.

Felizmente mantenho a esperança que um dia deixaremos de ver tudo como se por um espelho.

Em comunhão



Editado 1 vezes. Última edição em 21/05/2007 16:27 por Tilleul.

Re: Dogmas Catolicos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 16:44

Tilleul

Foste pai pela primeira vez ou Quarta vez???:)

Parabéns por seres pai!


Rita*

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 17:08

CP,

Maria não foi como as outras mulheres. Ela a nível de corpo claro que foi igual mas a nível das acções/fé/pecado para com os outros foi extremamente muito melhor do que qualquer um de nós. E isso é o mais importante. E se a fé se manifestasse apenas na infantilidade, então quem me dera ser um infantil,e ter a fé e a santidade que Maria tinha, ainda antes da sua ascensão ao céu.
Citação:
Maria não foi uma deusa ou uma semideusa.
Estou certo que nunca na Igreja alguém lhe deu esse estatuto. Falando claro na hierarquia.

Com que então Jesus tratou mal a própria mãe não foi? Jesus não sabia mesmo como é que deveria amar os outros. Pois é...
Citação:
E não acredito que tenha subido ao céu como um ET puxado por um feixe de um ovni, só para não apodrecer.
Pois, acredito que não acredites. Não acho estranho.

Não sabes se teve ou não dores de parto. Quanto ao envelhecimento é natural que tenha envelhecido. E isso não é um apodrecimento. Tu já viste carne podre e carne viva? É que têm cheiros muito diferentes. A carne enquanto viva não apodrece. Salvo doenças...bla bla...
Citação:
não me digam agora que os anjinhos levaram o seu corpo velhíssimo e degradado pela doença até ao céu, onde permanece...
Pois, ninguém te vai dizer isso. Nem há nada que refira se ela já estaria com o seu corpo glorioso ou se quando foi elevada aos céus, ainda tinha o seu corpo antigo. Muito provavelmente ela já teria o seu corpo eterno.

Citação:
E porque não é com esse corpo velho mas preservado da podridão que aparece aos videntes??
Não percebo estas tuas perguntas sinceramente. Isto é catequese básica. Então se Maria está com Deus para sempre, porque razão teria de conservar o seu corpo antigo? O que lhe aconteceu, irá acontecer-nos no final dos tempos. Quando Cristo regressar à Terra para nos resgatar. Ela teve essa honra devido a ser quem é. Por isso não é de esperar que ela conserve o seu corpo frágil antigo, quando merece ter a luz de Deus a brilhar nela. A senhora mais brilhante que o sol!
Citação:
Esta mariolatria...
Esta falta de catequese...

Citação:
Maria não foi apenas fé, ela pensou, teve dúvidas, ela ousou até rir-se do anjo que lhe anunciava uma impossibilidade, ela escutou-se antes de mais a ela mesma.
Errado! Maria foi apenas fé.Teve dúvidas? Ela não teve, pois o seu SIM foi firme. Ela não ousou rir-se do anjo(onde é que tu foste desencantar esse pensamento??). Ela não escutou antes de mais a ela mesmo. Isso é individualismo explícito da tua parte. É por causa dos individualismos de muita gente que o mundo está como está. Se Maria tivesse pensado essencialmente nela, teria recusado. Ela pensou em Deus, e disse SIM!

Citação:
E , se decidiu, não foi apenas por Fé infantil e sem razão.

Então nas tuas palavras

Citação:
E que a fé é antes de mais uma crença infantil e irracional.

ter fé não é uma crença infantil e irracional? Foi o que disseste. Estranho que te contradigas aqui...

Como sabes então que não foi uma fé infantil e sem razão? Então afinal a fé é infantil ou não? Será que poderá haver uma fé adulta também? É porque pela maneira que escreveste deste a entender que as pessoas que têm fé são infantis. Seria melhor então reformulares a resposta.

Citação:
Maria é a mais humana de todos nós e por isso mesmo livre e capaz de pecado. E só por isso mais próxima do divino.
Claro, ela teve a liberdade de fazer tudo. Mas o que é facto é que de pecado, ela não chegou a ter nem a fazer. Mas então só porque é capaz de pecar está mais perto do divino? O que é este divino? Mais perto de Deus? Ou da Santidade? Ou da graça de Deus? Não percebi. Mas em todo o caso eu também sou capaz de pecar. E também sou humano. Mas não é por isso que estou tão perto ou mais de Deus como Maria esteve.
Citação:
Mais tarde ou mais cedo, a Igreja há-se (re)cohnece-la, em vez de a endeusar.
Sonho teu, sonho teu. Mais falta de catequese pelos vistos. Não tens uma única ponta por onde pegar, para dizer que a Igreja considera Maria como uma deusa. Desafio-te, tal como te desafiei mais atrás e tu estranhamente recusaste, (vai-se lá saber porquê), a provares essa tua convicção que a Igreja faz de Maria uma deusa.

Ficarei à espera. Mas sentado. Porque se for como na outra resposta nunca irá aparecer.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Dogmas Catolicos
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 17:15

Tilleul,

Desejo-te muitas felicidades mesmo! Klara tem muito estilo até ;)

Um conselho que te posso deixar, lê, reflete, pede ajuda a Deus, e Ele concerteza te há-de dar uma resposta. Eu faço o mesmo. E sei que tu fazes também. Eu não acho que seja um iluminado. Há muitas coisas que me falham, e o tempo não me deixa aprofundar mais como queria. Isto vai com calma.

Citação:
Felizmente mantenho a esperança que um dia deixaremos de ver tudo como se por um espelho.
Uma vez sonhei que tinha morrido e então já percebia tudo. Só que depois percebi que continuava na mesma e não percebia nada. Lol. Um dia será...e depois quando nos encontrarmos no céu vamos dizer um ao outro, tás a ver, tás a ver?...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de May de 2007 18:25

Bem, muitas mensagens nestes dias.

Se estiver a passar por cima de alguma, digam-me.

Respondendo à CP,

formação reactiva dos dogmas - penso ter explicado, mas precisarei a ideia. Na generalidade um dogma pretende ser uma resposta a uma questão controversa, muitas vezes com seguidores dentro da Igreja, podendo dar origem a uma heresia.

Nesse momento, a Igreja (não é "o" Papa - nunca é "o" Papa) fixa uma doutrina geral para aquela matéria.

Daqui o tê-la considerado como reactiva. Reage a uma mentira propagada com uma resposta definitiva sobre ela.

E isto leva-nos à outra questão: tem um contexto cultural e a resposta é no âmbito do contexto cultural em que foi produzida. Aplicam-se precisamente as mesmas regras de interpretação que se aplicam à Bíblia.

Respondendo agora às tuas duas questões iniciais:

1 - Poderão alguns dogmas ser falsos no sentido da sua formulação historicamente situada ir contra a essência dos princípios cristãos?
Se tomássemos os dogmas letra por letra poderia acontecer tal resultado, apesar de o crer muito difícil. Não vejo qualquer caso concreto que me ajude.
Mas se o dogma é a "essência" do que está exposto na definição de si próprio, e não aquele formulação em concreto, não vejo possibilidade de isso acontecer.

2 - POderão alguns dogmas vira a ser eliminados, já que historicamente situados, visto que houve dogmas que emergiram claramente de contextos sociopolíticos típicos de um dado momento histórico?
Não me parece. Podem vir a ser re-escritos, re-explicados, re-formulados, sem qualquer dúvida. Haveria até vantagem nisso. Ou seja, a verdade intrínseca ao dogma pode ser transformada de forma a ser expressa de uma forma mais correcta.
O que não atinge a validade do dogma.

Nestas duas respostas não estou a pensar em quaisquer dogmas em particular.

João (JMA)

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.