Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 15:39

Uma atitude muito correcta, s7v7n.

João (JMA)

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 17:19

JMA:

Vou recupeara uma frase tua que considero muito interessante ( além da ideia da formação reactiva dos dogmas) :

Os Dogmas " fixam uma determinada doutrina, num dado momento e num dado contexto cultural. (...)Mas não confundamos: o que é dogma é a "essência" do que está escrito, não aquelas frases em concreto. Pelo que se tem de contextualizar o que está escrito."JMA

Algumas questões:

Poderão alguns dogmas ser falsos no sentido da sua formulação historicamente situada ir contra a essência dos princípios cristãos?

POderão alguns dogmas vira a ser eliminados, já que historicamente situados, visto que houve dogmas que emergiram claramente de contextos sociopolíticos típicos de um dado momento histórico?

católica praticante

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 17:22

Citação:
"Maria além de santa é Esposa do Espírito Santo. Ela não foi uma qualquer"


Que quer isto dizer?


católica praticante

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 17:33

Sobre a infalibilidade papal:


Hipótese 1

O papa é um ser humano.
Todos os seres humanos são falíveis
O papa é falível.

Hipótese 2

O Papa é infalível.
Todos os seres humanos são falíveis.
O Papa não é um ser humano.

Hipótese 3

Apenas Deus é Infalível
O Papa é infalível.
O Papa é um Deus.


Será possível aceitar um dogma que vá contra a mais simples e elementar lógica?
Um dogma religioso tem de ser “naturalmente” absurdo, ilógico e irracional?

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 18/05/2007 17:34 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 18:17

Tão boa pergunta da CP que a volto a repetir aqui:

Citação:
POderão alguns dogmas vira a ser eliminados, já que historicamente situados, visto que houve dogmas que emergiram claramente de contextos sociopolíticos típicos de um dado momento histórico?

Abraço fraterno,

Miguel

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 18:49

Nenhum dogma consegue entrar na nossa cabeça via racional. Por mais que usem estratagemas científicos para explicar, o facto é que não conseguem porque Deus não se limita à ciência. Nem a ciência explica tudo. Não creio que alguma vez algum dogma seja excluído da Igreja. Isso seria dizer que todos poderiam estar errados. O que não é possível. Nenhum dogma foi proclamado apenas por que sim, sem olhar à Sagrada Tradição. Se fôssemos tentar provara existência de Deus pela ciência, também não conseguiriam.

Mas então digam lá que dogmas é que vocês gostariam de excluir da lista. São aqueles que o Tilleul referiu ou são outros?

Cp, Esposa do Espírito Santo não é difícil adivinhar. Basta conhecer um pouquinho da história do nascimento de Cristo para se ver quem foi O responsável por isso mesmo. Evangelho de São João.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 19:06

"Nenhum dogma consegue entrar na nossa cabeça via racional"

Poderia, por favor, explicar novamente a frase acima? Tempos atrás, separar fé e razão era considerado heresia. Há o risco de incorrer em "fidelismo", "protestantismo" e até.... "modernismo".

Para mentes inquietas, a leitura da "Fides et Ratio", e ficarão quietas.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 19:18

"
Citação:
Cp, Esposa do Espírito Santo não é difícil adivinhar. Basta conhecer um pouquinho da história do nascimento de Cristo para se ver quem foi O responsável por isso mesmo. Evangelho de São João"

Continuo sem perceber.

Mas deixa-me adivinhar - se o Espírito santo é o marido de Maria, isso significa que:


1 - O Espírito Santo casou com Maria?

2 - Existe entre Maria e o Espírito Santo um vínculo matrimonial/conjugal?

3 - O Espírito Santo inseminou maria, como em qualquer relação conjugal que origina um filho?


4 - SEndo o Espírito Santo uma das pessoas da trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, e sendo o filho parte integrante da natureza de Deus, de que não pode ser dissociada, podermos então dizer que jesus ( deus) é igualmente esposo de maria, embora sendo seu filho?

Parece-me que o conceito subjacente e as implicações da afirmação do Seven roça a heresiam e vai contra dogmas fundamentais.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 18/05/2007 19:33 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 19:26

Cp,

desafio-te a provares a minha heresia, pela doutrina católica. Fico à espera.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 19:41

Bem, essa afirmação põe em causa o dogma da a virgindade de maria, o dogma da santíssima trindade ( a não ser que admitamos que maria era igualmente esposa de jesus, apesar de ser sua mãe)...

Cuidado com a fogueira.

Sobre os dogmas...

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 18/05/2007 19:43 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 20:17

Põe em causa se tu quiseres por. Não é mentira nenhum que o Espírito Santo fecundou Maria para dar origem a Jesus. Esse exercício mental que estás a fazer é teu e não da Igreja. Não me chegaste a responder ao desafio proposto. Se conseguires provar-me que pela Igreja eu estou errado nas palavras, então nunca mais o direi.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 20:18

Além do mais esta expressão não é minha, é da Igreja Católica. Até o Papa JP II a utilizou. E concerteza que mais pessoas também.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: Master (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 20:35

Calma S7v7n,

Sabes muito bem, que a ignorancia sobre certos temas leva ao erro.
Quando juntas a essa ignorância, um pouco de má fé e a tentativa de se fazer engraçado, bem, o resultado é o que se vê!

Julgo que deves continuar o teu caminho de tentar esclarecer. agora se as pessoas optam pelo escárnio, o deves ignorar.


Estas temáticas do Espírito Santo, são dificeis o suficiente quando se fala a sério quanto mais quando tens de levar com pessoas que só pretendem o gozo!

Por mim, continua, que tenho aprendido muito contigo.
Com calma e muita paciência, fazes passar a tua mensagem, a quem realmente está interessado em a ouvir.
Quanto aos outros...

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 20:49

Só para não dizerem que não revelo fontes, vou por aqui isto que encontrei:

Citação:
A Maria, primeira discípula de Cristo, Esposa do Espírito Santo e Mãe da Igreja, que acompanhou os Apóstolos no primeiro Pentecostes, dirigimos o nosso olhar para que nos ajude a aprender do seu Fiat a docilidade à voz do Espírito.

LINK

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: Master (IP registado)
Data: 18 de May de 2007 21:17

Pretendendo reforçar um pouco a tua ideia de Maria como esposa do Espírito, aqui fica um importante link que refere a eventualidade de ter sido S. Francisco de Assis o primeiro a chamar a Maria a esposa do Espírito !

[www.capuchinhos.org]



Editado 2 vezes. Última edição em 18/05/2007 21:19 por Master.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 07:54

Citação:
SEven
"o Espírito Santo fecundou Maria para dar origem a Jesus"

Bem ,esta afirmação parece-me contra crenças católicas básicas e coloca perguntas interressantes:

1 - Jesus resultou de uma fecundação?

2 - O Espírito Santo possui espermatozóides?


Ou seja, ou reformulas a linguageme os conceitos ....

Uma coisa é dizer que o espírito santo esteve presente na concepção biológica de jesus , outras coisa completamente diferente é afirmar que o espírito santo fecundou / inseminou maria.

3 - Por último, o dogma da santíssima trindade implica a concepção que Deus é um único
As pessoas da santíssima trindade não se dividem em três divindades autónomas mas cada uma delas é Deus por inteiro: "o Pai é igual ao Filho, o Filho é igual ao Pai, o Pai e o Filho são iguais ao Espírito Santo: isto é: um só Deus por natureza" (Cc. Toledo XI em 675: DS 530). "
Se Maria é esposa do espírito santo, é esposa de Deus , logo é esposa do Pai e do Filho ( que é também seu Filho). Um completo nonsense.


Mais ainda. se o Espírito Santo procede do pai e do filho, não pode o espírito santo originar o filho.

4 - Quanto ao facto de um papa ter feito essa afirmação , não é a primeira vez ( nem a última) que um papa diz um disparate.

Ou então usou a expressão ser "esposa" numa dimensão qualitativamente diferente da noção do "deixar-se inseminar". ou da fecundção que terá originado Jesus.

5 - Por último as expressões ( e os conceitos paradoxais neças explícitos)

mãe de deus ou esposa de deus( ou do espírito santo), colocam maria num eventual panteão dos deuses católicos , numa espécie de mariolatria ou de divindade feminina.
Ou que não deixa de ser encantador, atendendo á intensidade com que a igreja perseguiu o feminino e as mulheres ...

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 19/05/2007 08:05 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 09:32

O que queres que te faça? Estás a contrariar a doutrina da Igreja com a tua mera opinião. Não consegues nada com esses jogos mentais. Já te disse que Deus não se encaixa no racional. Se um papa disse um disparate, não iria ficar por corrigir. Nem acho que és tu que tens a teologia necessária para vir corrigir um Papa assim sobre este assunto. E tal como o Master colocou aquele link que deverias ter visto, o mesmo é aceite e bem aceite pela Igreja.
Citação:
2 - O Espírito Santo possui espermatozóides?
Por favor....
Citação:
Uma coisa é dizer que o espírito santo esteve presente na concepção biológica de jesus , outras coisa completamente diferente é afirmar que o espírito santo fecundou / inseminou maria.
Então esteve presente na concepção biológica de Jesus e como é que explicas esse processo? Então pelo teu raciocínio Jesus que é Deus, inseminou a própria mãe para se gerar. Visto que o Verbo é o Espírito de Cristo. Vais ter que te organizar melhor sobre este tema.

E onde é que te baseias na Doutrina da Igreja para dizeres isto tudo? Gostava que me dissesses. Porque parece que não se baseia em lado nenhum. E eu não estou a basear-me apenas na minha opinião. Baseio-me em factos concretos da Igreja Católica.
Citação:
mãe de deus ou esposa de deus( ou do espírito santo), colocam maria num eventual panteão dos deuses católicos , numa espécie de mariolatria ou de divindade feminina.
Pois, isto resume-se a uma coisa simples. Falta de catequese!

Edit: Esqueci-me de frisar isto:

Citação:
4 - Quanto ao facto de um papa ter feito essa afirmação , não é a primeira vez ( nem a última) que um papa diz um disparate.

Este tipo de argumentos não os considero válidos. Estão sempre a ser utilizados para tirar crédito à Igreja só porque não entendemos uma coisa. E este assunto da Esposa do Espírito Santo, já vem desde São Francisco de Assis. Não é um simples disparate inventado à pressão ;)

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 19/05/2007 09:51 por s7v7n.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 09:46

Caro S7v7n... o que quer dizer "o Verbo é o Espírito de Cristo"? Não percebi bem qual o passo da teologia católica que diz isso assim...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 09:49

Olá!

Pode ser que me tenha exprimido mal. Por isso é que é bom que todos participem. Então eu disse isso como diz na bíblia que o Verbo encarnou e se fez homem. Não faz sentido?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 10:00

Pois: eu percebi, mas assim ficava um pouco estranho - o Verbo é o próprio Cristo.

Abraço fraterno,

Miguel

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.