Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 10:43

SEven:

Citação:
- O Espírito Santo possui espermatozóides?
Por favor!...


Tem ou não tem?

É que se não tem, O Espírito Santo não fecundou Maria, como tu afirmaste.

Podrá ter contribuido para oa nascimento de Jeuss de muitas formas misteriosas ( tal como contrbuiu para o nascimento de qualquer um de nós e da própria vida) , mas não como fecundador.

2 - Se o espírito santo

Citação:
Seven
esteve presente na concepção biológica de Jesus e como é que explicas esse processo

Eu não explico. ( Tenho uma ideia específica sobre o tema, mas não o explico).

O espírito santo poderá agir de muitas maneiras mas não como fornecedor de espermatozóides, ou seja , como inseminador biológico.


E se jesus foi verdadeiramente homem ( como é dogma da Igreja) nasceu da junção dum espermatozóide com um óvulo.

Não há outra forma de existir um ser humano do sexo masculino, ou seja, um homem. Mesmo um Deus que seja Homem ou um Homem que seja Deus terá de ter obrigatoriamente um par de cromossomas XY.


Tanto quanto sei, esta tua noção do Espírito Santo como "inseminador biológico de maria " vai contra a doutrina da Igreja.

Aliás a doutrina igreja nada explica sobre a fecundação de maria, e não fala sequer em fecundação.Ao contrário de ti.


Citação:
"Jesus que é Deus, inseminou a própria mãe para se gerar. "

Não sou eu que o digo. É uma pura dedução lógica do teu raciocínio conjugado com o dogma da santíssima trindade.

Em suma _ há realmente falta de catequese.

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 19/05/2007 10:54 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 10:52

LOL! Não precisas de ficar aborrecida. Eu só disse «por favor» porque notei um certo gozo nessa tua afirmação. Realmente a Igreja nunca se pronunciou nem existe nada escrito se foi por um espermatozóide ou não foi. O Espírito Santo tal como diz a bíblia, e tu deves saber, foi quem cobriu Maria com a Sua sombra. E agora explicar isto concretamente não explicas. Ou se tem explicação eu não sei. E acho que não existe explicação. Mas Que o Espírito Santo foi o responsável, isso é bíblico e tu não podes contrariar. Tanto que não tens onde te basear para dizeres que o que eu digo vai contra a Doutrina da Igreja. Senão já o terias posto.
Citação:
Tanto quanto sei, esta tua noção do Espírito Santo como "inseminador biológico de maria " vai contra a doutrina da Igreja.
É favor de consultar o Evangelho de São João.
Citação:
Não sou eu que o digo. É uma pura dedução lógica do teu raciocínio conjugado com o dogma da santíssima trindade.
Por favor, não recomeces com esse tipo de coisas. Eu dei um exemplo meio absurdo e tu já estás a dizer que eu defendo isso. Assim é complicado «falar».
Citação:
Em suma _ há realmente falta de catequese.
É verdade nem eu sei tudo, nem tu muito menos pelo que se vê. Temos muito que aprender.

E peço-te mais uma vez para te baseares na Igreja que dizes acreditar para justificares o que dizes.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:03

1 - Qual a citação do evangelho de S. joão em que se afirma que oe espírito santo foi o inseminador biológico de maria?


2 - "Realmente a Igreja nunca se pronunciou nem existe nada escrito se foi por um espermatozóide ou não foi."

POis não. Nem fala em inseminador biológico ( dador de espermatozóide).
Mas se Jesus foi verdadeiramente homem, existiu obrigatoriamente um "fornecedor de espermatozóide".

3 -
Citação:
Seven
"nem eu sei tudo, nem tu muito menos pelo que se vê
lolada.

Bem , é uam grnde avanço terapéutico reconheceres que não sabes tudo. Um bom ponto de partida para o teu crescimento como pessoa.

Mas , como pelso vistos sabes muitísimo mais que eu, fico á espera que me respondas a três perguntinhas básicas:
a) Jesus resultou de uma fecundação - processo de fusão de um óvulo com um espermatozóide???

b) Foi o espírito santo que fecundou maria ,como escreveste, ou seja, foi o epírito santo quem forneceu o espermatozóide?

c) Jesus era um Homem?

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 19/05/2007 11:05 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:05

Ou seja, não reconheces Jesus Cristo como homem de carne, igual a nós? É o que me está a parecer. Mas pode ser que esteja enganado. Assim já explicaria muito do teu raciocínio.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: Master (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:06

Só para dar uma ajuda á nossa católica praticante aqui fica os vários significados da palavra fecundar:


fecundar

Conjugar


do Lat. fecundare

v. tr.,
tornar fecundo;
unir-se o gâmeta masculino com o feminino;
conceber, gerar;
desenvolver;
fomentar;
v. int.,
conceber;
tornar-se fecundo;
fig.,
fazer progredir.


Como podes observar, fecundar, pode ter vários significados.
Claro que consoante a intenção cada um escolhe o que lhe dá mais jeito!
Resumir a fecundação ao espermatozoide, acaba por ser uma visão muito infantil da coisa, como ela gosta de lhe apelidar.

Como sempre, tentar compreender o Espirito Santo e a sua acção com base no homem acaba invariavelmente por cair neste tipo de erros.

Já á muitos Séculos atrás, Santo Agostinho tentou entender o que era o Espirito Santo. Reza a lendaque andava ele a pensar nestes assuntos quando passando por uma praia encontrou uma criança que não parava de encher um buraco na areia com a água do mar.

Ao interpela-lo sobre as suas acções, a criança retorquiu que estava a tentar por todo o mar dentro daquele buraco.

Ao que Agostinho respondeu que seria impossível.

A resposta da criança é clara e óbvia:

- Pois olha é mais fácil eu conseguir por todo o mar dentro deste buraco, que tu compreenderes o mistério do Espirito Santo!


Quem tiver ouvidos que oiça!!!

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:08

Gostaria que respondesses ás três perguntinhas básicas,se conseguires.

católica praticante

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:10

Eu respondo-te a tudo o que quiseres se me confirmares que consideras Cristo como algo que não foi homem de carne como eu e tu. Ou não queres admitir isso? É que já o disseste várias vezes e não quero estar a dizer coisa que depois não o são.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:13

Masters:

O termo fecundação , quando relacionado com o processo de início de uma gravidez, não é polissémico. Tem apenas um significado. fusão do gâmeta masculino com o feminino.

católica praticante

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:13

As tuas questões, que eu responderei uma a uma, baseiam-se todas na negação de que Jesus nasceu como nós, homem de carne, e assim morreu, e assim ressuscitou no seu novo corpo glorioso. Mas isso é outra conversa. Antes de as responder preciso de saber isso para não estar a inventar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:14

Em suma, és completamente incapaz de responder. Grande expert em catequese que me saíste...LOL

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 19/05/2007 11:14 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:20

Tens medo de admitir o que dizes, mas eu dentro de 2 horas estou em casa e vou responder-te mediante os teus argumentos. É uma promessa. Já que te recusas admitir o que já disseste. Mas está dito. E ainda não conseguíste provar seja o que for pela Doutrina da Igreja. Porque será? Até já! Mi aguardje!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:24

Já agora - eu acredito que Jesus foi ineiramente um homem, com um cromossoma XY resultante da fusão de um óvulo com um espermatozóide.


Tu é que pelos vistos não deves acreditar na plena humanidade de jesus.

Como na altura não havia técnicas de RMA nem nasceu jesus de partenogénese, a sua origem humana teria forçosamente de resultar de uma relação sexuada.


Não há outra forma de nascer um homem, mesmo que seja deus encarnado.

E Pode o Espírito Santo intervir com o seu sopro, ou a sua sombra numa relação sexuada?

Não tenho dúvidas.

E pode haver uma relação sexuada sem coito? Ou seja, pode uma mulher engravidar sendo virgem, sem consumação do acto sexual através de penetração?
È raro, mas pode ocorrer. Não é impossível, do ponto de vista fisiológico.


E pronto, agora que já sinto o cheirinho da fogueira que vocês, os mais fervorosos, já devem estar a atear , retiro-me com um desafio:

Ousem pensar.

Mesmo sobre os dogmas
.

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 19/05/2007 11:51 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 11:48

Há ainda uma outra hipótese...

Maria pode ter sido uma quimera tetragamética possuidora de gónadas de ambos os sexos, e Jesus ser o resultado de uma auto-fertilização.
A probabilidade disto ocorrer é baixíssima, pelo que pode ser considerada uma hipótese milagrosa, eventualmente possibilitada por acção do Espírito Santo.

Antes que "comecem", não estou a brincar nem a fazer pouco de nada. Apenas estou a apresentar uma hipótese que nunca poderá ser confirmada ou anulada pois não há dados suficientes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 12:00

Dificilmente, Lena.
SE Maria tivesse essas características e essas alterações anatómicas tão drásticas, isso traduzir-se-ia em alterações fisiológicas e anatómicas tão invulgares que dificilmente maria seria considerada uma rapariga adolescente judia normal , ser integrada numa comunidae judia rural sem esse dado não causar espanto, receio ou estigma.
Duvido até que algum homem judeu quisesse casar com ela.


Normalmente, perante factos invulgares, as explicações mais simples e mais prováveis, são as verdadeiras.

SE jesus foi um homem resultou de uma relação sexuada.
POde ter sido sem coito consumado, o que explica a virgindade da grávida e a expressão "sem ter conhecido homem".
É invulgar mas não impossível. Há relatos de casos desses na literatura médica, sobretudo em adolescentes mal informadas sobre a sexualidade.

Isto para quem acredita que a virgindade de Maria era uma característica Fisiológica e não espiritual..

católica praticante



Editado 4 vezes. Última edição em 19/05/2007 12:08 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 13:03

Fico contente por teres respondido. Vou então agora responder-te às questões.

Citação:
a) Jesus resultou de uma fecundação - processo de fusão de um óvulo com um espermatozóide??
Não faço a mínima ideia se foi ou não foi. Nem tu igualmente. Tu apenas chutas com teorias científicas que nada podem provar sobre Deus. Não passam disso mesmo. Teorias. Deus ultrapassa a ciência infinitas vezes.
Citação:
b) Foi o espírito santo que fecundou maria ,como escreveste, ou seja, foi o epírito santo quem forneceu o espermatozóide?
Tu insistes na do espermatozóide. Não há nada escrito como foi feito esse processo. O Espírito Santo cobriu Maria com a Sua sombra. Mais uma vez, teorias tuas que podem ser verdade ou não. Achas que Deus não tem a possibilidade de fazer o que fez sem ser por espermatozóides? Na nossa mente limitada parece que não há outro caminho. Mas para Deus há sempre caminho.
Citação:
c) Jesus era um Homem?
Ainda não percebi porque perguntas isso. Claro que É um homem. Só que não é apenas homem, Ele é Deus também.

E pronto temos ambos as respostas respondidas.Aqui ninguém está a atear fogueiras. Tu é que ficas «passada» sem razão. Vens sempre com um discurso super stressante. Devias acalmar-te mais. Não precisas de te retirar da conversa. Eu estou na boa, e tu também deverias estar.

E desviámo-nos um pouco da questão inicial:

Maria é realmente Esposa do Espírito Santo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 19/05/2007 13:13 por s7v7n.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 13:24

CP
as quimeras tetragaméticas podem ter um fenótipo normalíssimo.

Num célebre caso real, uma mulher foi acusada de fraude por se intitular mãe dos seus próprios filhos. [www.answers.com]
No caso desta mulher, ela resultou da fusão de 2 embriões XX.
No caso de fusão de embriões XX e XY, o resultado pode ser muito evidente ou facilmente passar despercebido, tudo depende do grau e tipos de órgãos envolvidos.
[www.scielo.br]

Volto a repetir, não estou a afirmar que foi o que aconteceu, mas apenas a levantar uma hipótese.
Embora concorde contigo que normalmente as explicações simples e mais prováveis são as verdadeiras, isso não exclui a possibilidade de estarem igualmente erradas.

Eu não acredito em milagres, mas para quem tem fé na divindade de Cristo e tendo em conta o significado extraordinário envolvendo o seu nascimento, não me choca que se acredite na virgindade de Maria e que Jesus seja fruto da acção do Espírito Santo, sem intervenção de mais nenhum ser humano para além de Maria.

Fazer dogma disso é que considero patetice, mas cada um acredita no que quer.
Não vejo no que é que um Jesus meramente humano, fruto de um cópula normalíssima, diminuiria a importância da sua mensagem. Para mim não faz diferença, para outros fará, e lá terão as suas razões.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 13:53

Concordo contigo ,lena relativamente ás ideias essenciais.

No entanto , a noção genética de quimeras tem outro sentido que não apenas o que apontaste.

E mesmo as mulheres com alteração de genótipo do tipo que referiste reproduzem-se de forma sexuada - ou seja, não estamos a falar de partenogénese, pelo que seria sempre necessário existir o contributo de gãmetas masculinos.

Aliás, a partenogése foi expressamente afastada pela doutrina da igreja católica, convem anotar .

Pelo que se mantem como bastante lógica a única possibilidade alternativa: uma relação sexuada.

E tenho pena que o seven responda ás perguntas todas da mesma maneira:

a) Não sabe, não faz a mínima ideia
b)Não sabe, mas acha que não houve espermatozóide, ( logo não houve fecundação, porque não há fecundação humana sem espermatozóide, a não ser por clonagem. Mas nesse caso Jesus seria mulher.)
c)No entanto jesus é um homem...

Confuso q.b.Esperava mais, de quem sabe tanto de catequese.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 19/05/2007 13:59 por catolicapraticante.

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 14:10

Cp, mais teologia e menos ciência também nunca fizeram mal a ninguém. Nem muito menos consegues provar nada do que dizes. Está visto que tu sem a ciência não tens nada. Queres provar à força tudo pela ciência. E depois não provas nada porque não consegues. Refugias-te em esquemas pouco credíveis que são limitados à inteligência humana. Queres que eu saiba coisas que não foram reveladas ao Homem. Mas utilizas isso como arma de arremesso. Eu até já nem digo que é falta de catequese. Talvez má vontade, não sei...Só vês a lógica à tua frente aliada à racionalidade. Mais uma vez, Deus não está limitado à nossa tão limitada maneira de pensar.

Questão para ti:

Então mas diz-me por favor, qual é a tua opinião. Até agora eu dei a minha. Tu ainda não me disseste o que é que realmente aconteceu. Como é que foi feito Jesus e por que maneira e como é que o Espírito Santo tem influência nisto, e quem é que engravida Maria. E como que bases teológicas é que afirmas isso tudo.

Agradecia que me respondesses também, dentro do que sabes, tal como eu te respondi.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 15:56

" mais teologia e menos ciência também nunca fizeram mal a ninguém"

Mas até agora ainda não deste uma única resposta teológica, apenas mitológica.

católica praticante

Re: DOGMAS CATÓLICOS
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2007 20:31

Então porque não respondes às minhas perguntas? O que escondes? Queres que te cite a bíblia em qeu fala que o Espírito Santo cobriu Maria com a sua sombra? Tu já conheces isso. Isso prova que o responsável pelo nascimento de Jesus é o Espírito Santo mesmo. E tu não tens como me contrariar. Eu já te pedi imensas vezes para justificares teologicamente. E agora ainda pra mais não dizes o que realmente pensas sobre o assunto. Apenas mandas bocas para desviar o assunto. Eu compreendo. Só não precebo é porque te meteste no assunto se não é para expores a tua opinião. Mas é contigo. Eu compreendo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.