Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

São Lucas 19

19 Zaqueu, cobrador de impostos - 1*Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. 2Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. 3Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. 5Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» 6Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. 7*Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador.
8*Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» 9*Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; 10*pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

Parábola do rendimento dos dons (Mt 25,14-30) - 11Estando eles a ouvir estas coisas, Jesus acrescentou uma parábola, por estar perto de Jerusalém e por eles pensarem que o Reino de Deus ia manifestar-se imediatamente. 12*Disse, pois:
«Um homem nobre partiu para uma região longínqua, a fim de tomar posse de um reino e em seguida voltar.
13*Chamando dez dos seus servos, entregou-lhes dez minas e disse-lhes: 'Fazei render a mina até que eu volte.' 14Mas os seus concidadãos odiavam-no e enviaram uma embaixada atrás dele, para dizer: 'Não queremos que ele seja nosso rei.'
15*Quando voltou, depois de tomar posse do reino, mandou chamar os servos a quem entregara o dinheiro, para saber o que tinha ganho cada um deles. 16O primeiro apresentou-se e disse: 'Senhor, a tua mina rendeu dez minas.' 17Respondeu-lhe: 'Muito bem, bom servo; já que foste fiel no pouco, receberás o governo de dez cidades.' 18O segundo veio e disse: 'Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.' 19Respondeu igualmente a este: 'Recebe, também tu, o governo de cinco cidades.' 20Veio outro e disse: 'Senhor, aqui tens a tua mina que eu tinha guardado num lenço, 21pois tinha medo de ti, que és homem severo, levantas o que não depositaste e colhes o que não semeaste.' 22Disse-lhe ele: 'Pela tua própria boca te condeno, mau servo! Sabias que sou um homem severo, que levanto o que não depositei e colho o que não semeei; 23então, porque não entregaste o meu dinheiro ao banco? Ao regressar, tê-lo-ia recuperado com juros.' 24E disse aos presentes: 'Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas.' 25*Responderam-lhe: 'Senhor, ele já tem dez minas!'
26*Digo-vos Eu: A todo aquele que tem, há-de ser dado, mas àquele que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado. 27*Quanto a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai-os na minha presença.» 28*Dito isto, Jesus seguiu para diante, em direcção a Jerusalém.

V. MINISTÉRIO DE JEJUS EM JERUSALÉM (19,29-21,38; ver Mt 21,1-25,46; Mc 11,1-13,37)

Entrada messiânica em Jerusalém (Mt 21,1-11; Mc 11,1-11; Jo 12,12-19) - 29Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto do chamado Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos, 30dizendo: «Ide à aldeia em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ninguém montou ainda; soltai-o e trazei-mo. 31*E se alguém vos perguntar: 'Porque o soltais?', respondereis assim: 'O Senhor precisa dele.'»
32Os enviados partiram, e tudo se lhes deparou como Ele tinha dito. 33Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos disseram-lhes: «Porque soltais o jumentinho?» 34Responderam-lhes: «Porque o Senhor precisa dele.»
35Levaram-no a Jesus e, deitando as capas sobre o jumentinho, ajudaram Jesus a montar. 36Enquanto caminhava, estendiam as capas no caminho. 37Estando já próximo da descida do Monte das Oliveiras, o grupo dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. 38*E diziam:
«Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor!
Paz no Céu e glória nas Alturas!»
39*Alguns fariseus disseram-lhe, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos.»
40Jesus retorquiu: «Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras.»

Jesus chora sobre Jerusalém (13, 34-35; Mt 23,37-39) - 41Quando se aproximou, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: 42*«Se neste dia também tu tivesses conhecido o que te pode trazer a paz! Mas agora isto está oculto aos teus olhos. 43*Virão dias para ti, em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; 44hão-de esmagar-te contra o solo, assim como aos teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada.»

Purificação do templo (Mt 21,12-17; Mc 11,15-19; Jo 2,13-18) - 45Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. 46E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.» 47*Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. 48Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.