paroquias.org


Arquivo de Notícias - Julho de 2009

Irmão David encontrou-se com portugueses
2009-07-28 11:00:55

O Irmão David reuniu-se esta Segunda-feira com os portugueses. A disponibilidade e a proximidade marcou o encontro.
Tudo a postos para o XII Jamboree Açoriano
2009-07-28 11:00:21

S. Miguel prepara-se para receber, de 31 de Julho a 6 de Agosto, cerca de 2000 escuteiros de todas as ilhas, da Madeira e do continente no XII Jamboree Açoriano, ganhando assim uma dimensão nacional, uma iniciativa que se realiza de 4 em 4 anos e que já passou pelas ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge e Pico e é organizada pelo Corpo Nacional de Escutas - Junta Regional dos Açores - Escutismo Católico Português.
Nova geral das Servas de Nossa Senhora de Fátima
2009-07-28 10:56:47

O XV Capítulo Geral da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, a decorrer de 16 a 31 de Julho, elegeu como responsável máxima da congregação a Ir. Lucília Gaspar.
Museus do Vaticano abriram à noite
2009-07-28 10:55:32

Os Museus do Vaticano abriram pela primeira vez ao público durante a noite. O percurso da visita, iluminado pela trémula luz das tochas, atravessou salas e espaços que puderam ser apreciados diante de um cenário fora do comum.
Porta-voz do Vaticano admite medidas de «prudência»
2009-07-28 10:54:46

O porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, disse que o Vaticano terá uma postura "prudente" diante da pandemia da Gripe A-H1N1, tomando, se necessário, "medidas preventivas", seguindo as indicações sugeridas pela Organização Mundial da Saúde.
Homilia na eucaristia do Festival Jota
2009-07-28 10:53:59

1.A Eucaristia desta manhã de domingo centra o nosso Festival Jota, como centra o domingo e a semana de todos os cristãos e dá sentido aos acontecimentos e iniciativas da vida de todos nós.
Comunicado do Patriarca de Lisboa sobre a Gripe A
2009-07-18 10:31:43

Nos últimos dias fui surpreendido com a avalanche de notícias sobre as implicações dos cuidados de prevenção contra o vírus H1N1 (Gripe A), nas assembleias litúrgicas e nos actos de culto católico. Compreende-se que a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde queira colaborar, dando conselhos e orientações úteis para a colaboração dos cristãos no esforço nacional de prevenção. Mas não lhe compete alterar ritos nem dar normas de alterações das regras da Liturgia.
Paróquias recebem conselhos sobre a Gripe A
2009-07-18 10:29:46

A Comissão Nacional da Pastoral da Saúde preparou um panfleto informativo sobre a Gripe A-H1N1 que enviará - através de email - "a todas as paróquias portuguesas até ao próximo dia 25 de Julho" - disse à Agência ECCLESIA o Pe. Victor Feytor Pinto, coordenador nacional desta comissão.
Encíclica «Caritas in veritate» - parte 2
2009-07-18 10:26:18

CAPÍTULO III

FRATERNIDADE, DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE CIVIL

34. A caridade na verdade coloca o homem perante a admirável experiência do dom. A gratuidade está presente na sua vida sob múltiplas formas, que frequentemente lhe passam despercebidas por causa duma visão meramente produtiva e utilitarista da existência. O ser humano está feito para o dom, que exprime e realiza a sua dimensão de transcendência. Por vezes, o homem moderno convence-se, erroneamente, de que é o único autor de si mesmo, da sua vida e da sociedade. Trata-se de uma presunção, resultante do encerramento egoísta em si mesmo, que provém - se queremos exprimi-lo em termos de fé - do pecado das origens. Na sua sabedoria, a Igreja sempre propôs que se tivesse em conta o pecado original mesmo na interpretação dos fenómenos sociais e na construção da sociedade. «Ignorar que o homem tem uma natureza ferida, inclinada para o mal, dá lugar a graves erros no domínio da educação, da política, da acção social e dos costumes»[85]. No elenco dos campos onde se manifestam os efeitos perniciosos do pecado, há muito tempo que se acrescentou também o da economia. Temos uma prova evidente disto mesmo nos dias que correm. Primeiro, a convicção de ser auto-suficiente e de conseguir eliminar o mal presente na história apenas com a própria acção induziu o homem a identificar a felicidade e a salvação com formas imanentes de bem-estar material e de acção social.
Encíclica «Caritas in veritate» - parte 1
2009-07-18 10:25:06

Carta Encíclica «Caritas in veritate» do Sumo Pontífice Bento XVI aos Bispos, aos presbíteros e diáconos às pessoas consagradas aos fiéis leigos e a todos os homens de boa vontade sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade.
"Trata-se de repor a verdade"
2009-07-18 10:11:36

O que significa conceder nulidade a um casamento?

Defender a verdade e realizar a justiça acerca do vínculo e das pessoas. A Igreja não anula casamentos, mas declara a sua nulidade através da instrução de um processo. Considera-se o matrimónio inválido por uma razão que tornou aquele vínculo inexistente e, por isso, as partes estão livres para celebrar um novo casamento. Trata- -se, assim, de repor a verdade.
O casamento sentado no banco dos réus
2009-07-18 10:10:36

No processo eclesiástico, onde é pedida a nulidade, não há vítimas nem culpados, porque o que se avalia é o contrato feito entre o casal. Mas as motivações e condições dos noivos é que ditam essa validade.
As várias causas da nulidade matrimonial
2009-07-18 10:06:17

São várias as causas de nulidade, e o casamento pode ser nulo com base em mais do que uma. Basta que haja provas.
Dioceses apostam na formação dos noivos
2009-07-18 10:05:36

Quem dirige cursos de preparação matrimonial aconselha: quando se casa passa-se para o lado de lá da ponte, e é preciso cortar com o passado, dinamitando-a. A aposta é na formação de casais .
Casamentos que a Igreja anulou
2009-07-18 10:04:12

"Não separe o homem o que Deus uniu." É esta a frase que remata o rito do casamento católico. Apesar de não reconhecer o divórcio, por considerar que, à luz da fé, a união entre marido e mulher é indissolúvel, a Igreja Católica admite que alguns casamentos não são válidos. Porque algo falhou: a vontade, a capacidade para cumprir os seus requisitos ou os propósitos da união. Para conferir nulidade a um casamento, o caso é analisado num tribunal eclesiástico, é moroso, sigiloso. E delicado, pois envolve a intimidade do casal. O DN foi conhecer três vidas assim. Uma das pessoas já voltou a casar e tem família.
Bento XVI no hospital para exames depois de ter caído
2009-07-17 10:13:13

O papa Bento XVI deslocou-se, esta sexta-feira, ao hospital de Aosta, no Norte de Itália, onde está de férias, para fazer um exame depois de ter sofrido uma queda.




Envie esta página

Imprimir