Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de June de 2009 23:14

"Têm a missão de fazer de cada homem um Deus, e contentam-se em fazer um prosélito.", José Luis Cortés

Este fórum esteve encerrado durante alguns dias porque senti que era necessário fazer uma pausa. Ao ler os últimos tópicos deste fórum, parece-me mais uma batalha campal, entre católicos e cristãos evangélicos, que um fórum de discussão.

O objectivo deste fórum era dinamizar o estudo bíblico, proporcionando um espaço de crescimento para todos, que o desejassem fazer. Infelizmente, tem-se tornado um espaço de duelos entre católicos e evangélicos. Assim, duvido que alguém que queira colocar uma questão sobre a Sagrada Escritura, se sinta com vontade para o fazer.

Ponderei adicionar mais regras para este fórum, às já existentes para todos os fóruns. Depois de uma leitura atenta das Regras de Funcionamento, entendi que não seria necessário fazê-lo.

Sempre dissemos e repetimos que este fórum de discussão é aberto a todos. Porém, lendo Quem Somos, vimos o seguinte:

"O Paroquias.org é um portal católico na Internet, criado por leigos com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação, respeitando a doutrina e magistério da Igreja Católica."


As Regras de Funcionamento dizem também:

Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica.


Infelizmente, sinto que a generalidade dos cristãos evangélicos do Brasil, mais até do que na Europa, tem um certo sentimento anti-Igreja Católica (e vice versa). Talvez alguns evangélicos não se dêem conta, mas para a generalidade dos católicos, é ofensivo dizer que a Igreja Católica adicionou sete livros à Bíblia no tempo da Reforma. Entre outras coisas que aqui tenho lido. Se é isso que de facto pensam, ou guardam isso para vocês, ou é melhor não participarem.

A perspectiva de ter discussões entre diferentes católicos, evangélicos e outros cristãos terá que ser sempre numa base ecuménica positiva: valorizando aquilo que nos une, e não ficarmos apenas no que nos separa porque isso nunca irá mudar. Pergunto aos evangélicos: acham que é com as vossas participações neste fórum católico, no tom que têm sido escritas algumas mensagens, que vão conseguir diálogo com os demais católicos?
Aos católicos, embora compreenda a nossa falta de paciência para determinado tipo de discursos evangélicos num portal católico, pergunto se alimentando polémicas fora do tema do tópicos, atingimos os nossos objectivos?

Todos gostaríamos de ter um moderador de serviço que pudesse fazer uma moderação mais próxima e presente. Por enquanto, ainda não conseguimos encontrar ninguém, embora continuemos à procura.

Posto isto, o fórum de Bíblia volta a estar aberto à participação de todos. Caso tenhamos necessidade de voltar a suspender o fórum, provavelmente, teremos de introduzir a funcionalidade de moderação prévia a todas as mensagens escritas antes destas aparecerem.

Relembro a funcionalidade de reportar mensagens aos moderadores. Mesmo em caso de falta de tempo para acompanhar o fórum mais de perto, é uma forma de sermos alertados que algo de anormal se passa.

Muito obrigado a todos,
Luís Gonzaga

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 19:38

Olá Luis. Lembrando que, nos quotes, alguns dos destaques são meus.

Citação:
Luis Gonzaga
Este fórum esteve encerrado durante alguns dias porque senti que era necessário fazer uma pausa. Ao ler os últimos tópicos deste fórum, parece-me mais uma batalha campal, entre católicos e cristãos evangélicos, que um fórum de discussão.
O objectivo deste fórum era dinamizar o estudo bíblico, proporcionando um espaço de crescimento para todos, que o desejassem fazer. Infelizmente, tem-se tornado um espaço de duelos entre católicos e evangélicos. Assim, duvido que alguém que queira colocar uma questão sobre a Sagrada Escritura, se sinta com vontade para o fazer.

Compreensível o seu desejo de chamar a ordem para este fórum, mas o problema não se limita a este. Assim como o objetivo deste era "dinamizar o estudo bíblico", é fácil imaginar tb alguma intenção edificante para os outros; mas acontece que, não sei se já percebeu, os "duelos" citados estendem-se aos outros fóruns. Sua colocação leva a pensar em que medida alguém se sente com vontade para colocar uma questão religiosa qualquer e não somente uma questão sobre a Sagrada Escritura.

Citação:
Luis Gonzaga
Ponderei adicionar mais regras para este fórum, às já existentes para todos os fóruns. Depois de uma leitura atenta das Regras de Funcionamento, entendi que não seria necessário fazê-lo.
Sempre dissemos e repetimos que este fórum de discussão é aberto a todos. Porém, lendo Quem Somos, vimos o seguinte:

"O Paroquias.org é um portal católico na Internet, criado por leigos com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação, respeitando a doutrina e magistério da Igreja Católica."


As Regras de Funcionamento dizem também:

Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica.

Sem mais. Uma dúvida apenas, o que acontece qdo alguém sistematicamente desrespeita a Igreja Católica?

Citação:
Luis Gonzaga
Infelizmente, sinto que a generalidade dos cristãos evangélicos do Brasil, mais até do que na Europa, tem um certo sentimento anti-Igreja Católica (e vice versa). Talvez alguns evangélicos não se dêem conta, mas para a generalidade dos católicos, é ofensivo dizer que a Igreja Católica adicionou sete livros à Bíblia no tempo da Reforma. Entre outras coisas que aqui tenho lido. Se é isso que de facto pensam, ou guardam isso para vocês, ou é melhor não participarem.

Sobre os "evangélicos do Brasil", felizmente nem todos são anti-Igreja Católica, e nem muito menos o "vice versa" graça por aqui. Todavia, os últimos evangélicos brasileiros que aqui vieram agem como membros de seitas tomando os fóruns como campo para prática de proselitismo. Como sugestão, apenas dê uma passada de olhos nos títulos dos últimos tópicos e será fácil perceber um padrão, a repetição ad infinitum das mesmas questões surradas de sempre que são utilizadas por esses fanáticos para atacar os católicos. A eles não interessa o que um católico tem a dizer, não existe intenção de dialogar, querem apenas fazer pregação proselitista, e isso cansa ou transforma tudo em "duelo".

Citação:
Luis Gonzaga
A perspectiva de ter discussões entre diferentes católicos, evangélicos e outros cristãos terá que ser sempre numa base ecuménica positiva: valorizando aquilo que nos une, e não ficarmos apenas no que nos separa porque isso nunca irá mudar. Pergunto aos evangélicos: acham que é com as vossas participações neste fórum católico, no tom que têm sido escritas algumas mensagens, que vão conseguir diálogo com os demais católicos?

Vc ainda supõe que esses querem dialogar? Talvez não saiba que muitas seitas evangélicas aqui consideram o ecumenismo como algo diabólico, um tipo de contemporização com o "inimigo". Consideram católicos como inimigos para serem batidos, ou "convertidos", o que dá no mesmo. Inclusive há desses exemplos aqui nos fóruns.

Citação:
Luis Gonzaga
Aos católicos, embora compreenda a nossa falta de paciência para determinado tipo de discursos evangélicos num portal católico, pergunto se alimentando polémicas fora do tema do tópicos, atingimos os nossos objectivos?

Chamou-se a atenção uma frase do Alpha, já faz algum tempo que o fórum deixou de ser espaço de partilha para ser espaço de guerrilha. Curioso isso que diz "alimentando polémicas fora do tema do tópicos", uma vez que grande parte dos tópicos já foram criados como provocação. Como seria essa prática de participação "não polêmica" num tópico criado com a intenção de provocar os católicos? Esclarecendo dúvidas inexistentes em quem pensa que é dono da verdade?

Citação:
Luis Gonzaga
Muito obrigado a todos,
Luís Gonzaga

Obrigado a vc. Ultimamente não tenho tido muita vontade de participar. Considero um tédio isso de esgrimar versículos, além de senti-lo como usar o nome de Deus em vão, ou, no caso, da Sua Palavra. Algo que um fundamentalista não entenderia. (Claro, evidentemente, que não estou me referindo a você.)

Tem aparecido menos católicos, suponho que tb têm pouco interesse em duelos inúteis contra os doutores da lei. Restaram somente uns heróis que com paciência ainda voltam a responder o já respondido, talvez para não deixar o espaço se tornar mural de panfletagem anti-Igreja Católica.

Boa sorte então. Espero encontrar ainda os amigos no msn. E obrigado novamente.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 16:17

Pessoalmente agrada-me a imagem de batalha campal. Lembra-me Aljubarrota. Mas não acho que os posts fossem assim tão violerntos.Se não perde a vivacidade do forum. Mas e so a minha opinião.

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 18:12

Este belíssimo Fórum é um jardim de paz quando comparado com o sítio do Fórum evangélico que a seguir colocarei. Experimentem ler apenas os títulos das primeiras duas páginas. É um autêntico filme de terror:

[www.webservos.com.br]

M.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 18:23

Tamém fazes cada comparação.
comparar um grupo de cristãos a um bando de loucos furiosos...

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 18:37

Citação:
M. Martins
Este belíssimo Fórum é um jardim de paz quando comparado com o sítio do Fórum evangélico que a seguir colocarei. Experimentem ler apenas os títulos das primeiras duas páginas. É um autêntico filme de terror:
[www.webservos.com.br]

M.

Fui a esse fórum e estive a ler o que por lá se passa. olha, que Deus os perdoe...nada mais a acrescentar. Mas deixa lá que conheço uns católicos bem fanáticos que são capaz de dizer o mesmo deles. Por isso, isto é tanto para um lado como para o outro. Quando se está realmente manipulado dizem-se essas coisas horríveis sobre os outros. Quantas vezes temos de perdoar? 70x7...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: SaraCrasto (IP registado)
Data: 19 de August de 2009 13:41

Citação:
s7v7n
Citação:
M. Martins
Este belíssimo Fórum é um jardim de paz quando comparado com o sítio do Fórum evangélico que a seguir colocarei. Experimentem ler apenas os títulos das primeiras duas páginas. É um autêntico filme de terror:
[www.webservos.com.br]

M.

Fui a esse fórum e estive a ler o que por lá se passa. olha, que Deus os perdoe...nada mais a acrescentar. Mas deixa lá que conheço uns católicos bem fanáticos que são capaz de dizer o mesmo deles. Por isso, isto é tanto para um lado como para o outro. Quando se está realmente manipulado dizem-se essas coisas horríveis sobre os outros. Quantas vezes temos de perdoar? 70x7...

Concordo,
O que interessa não é se somos católicos, evangélicos e por ai. O que interessa é seguir a Jesus, pelo menos na minha opinião.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: pedrangular (IP registado)
Data: 15 de March de 2010 01:10

A imagem de uma batalha campal é dinâmica e creativa sobretudo porque todos sabem que o único intíuto das batalhas campais é afirmar uma posição pela força, normalmente pela força mais do que chegar a um estado de maior conhecimento ou iluminação :)

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 22 de March de 2010 14:05

O que de fato interessa é: condenar o erro e anunciar a verdade.

Extirpar um cancer é o árduo trabalho de um médico, fazer a luz de Cristo brilhar nas trevas é o arduo trabalho de um homem, ou acaso não foi dito: ...assim, brilhe vossa luz sobre os homens.

Tarefa das trevas é fazer guerra contra a luz, pois o que nos separa é maior de que aquilo que nos une (já que aquilo que separa não pode se tornar um, com Cristo), pois ninguém deliberadamente, pretende perder sua vida eternamente, fazendo-o somente pelo simples desconhecimento da verdade e enganado por falsos conceitos que nada anunciam sobre a verdade.

É obvio que em muito fica prejudicado qualquer tipo de dialogo racional, quando se pretende impor uma condição sem elementos basicos, logicos e racionais discutidos dentro de um ambiente naturalmente aceitavel, posto que todos os elementos da propria vida humana corrobora para iluminar ao ser.

O problema é a fuga daquilo que é exposto para sustentar opiniões pessoais sem nenhuma base de apreciação racional, argumentativa ou lógica, onde o que se pretende é atacar o dogma, e tornar dogma o que racionalmente, analisado à luz da razão é uma heresia evidente.

Exemplo disso é o que pretendem alguns, ao tornar o enunciado que iremos analisar em um dogma seguro e infalivel e causa de eterna salvação.

Jesus salva.
Creio em Jesus.
Logo, estou salvo.

Embora as premissas sejam válidas, isto é uma falácia.

a) Porque dependemos dos sacramentos.

b) Porque dependemos dos sacerdotes que adminstram os sacramentos.

c) Porque nem mesmo Paulo se dá por seguro de estar salvo, mas, com diz "Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros"

d) A aquele que vencer, será dado a coroa da vida.

e) Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia.

Reflexão sobre o enunciado: Eu, Paulo, embora pessoalmente eleito por Cristo para levar o evangelho a todas a nações, não me assento sobre o trono da soberba tendo por seguro e certo de já estar salvo antes que se de por encerrado este ministério no tabernáculo de meu corpo; por isto, certo e seguro de ainda não ter atingido a meta, castigo meu corpo e o mantenho em servidão, por medo de que possa ser reprovado e condenado depois de ter ensinado a muitos.


Ninguém segue a Jesus quando segue o erro, e a premissa de estar salvo é, de si, uma evidente heresia, pois nega o que o Apostolo anuncia, tornando o evangelho uma fábula.


A verdade é eterna, a mentira é passageira; logo, não podemos sentar-nos na mesa de Cristo e comungar da mesa do demonio.Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.


Reflitam Senhores...não nasce uma Igreja por dia, nem um Cristo para cada um...



OmegaStar

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Josoco (IP registado)
Data: 15 de June de 2010 20:38

Sempre digo uma coisa: Uma idéia se vençe com outra idéia; um argumento se vençe com outro argumento. Ponto de vista oposto vai sempre ter e isto é o que dá dinamismo e gosto por participar dos fóruns. Nunca deve existir falta de respeito. É uma luta ideológica, deve sempre existir o respeito à pessoa. Agora um fórum onde todo mundo concorda? tem muitos na web e por isso mesmo sem frequentadores e visitantes. A audiência de um fórum é aumentada em função das polêmicas e dos argumentos inteligentes. Essa é minha opinião.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de June de 2010 18:20

Caro Josoco.

As Regras de Funcionamento do fórum são claras. Basta ler o que escrevi na primeira mensagem deste tópico para se perceber que, neste fórum, não se pede apenas que todos os utilizadores sejam respeitados. Pede-se também que se respeite o Cristianismo e a Igreja Católica.

És livre de ter a opinião que só com polémica se aumentam as audiências de um fórum. Se leres as Regras de Funcionamento, vês que nem as polémicas, nem as audiências não são o nosso objectivo.

Aproveito a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que reportaram mensagens aos moderadores, e peço que o continuem a fazer, sempre que se justificar.

Obrigado, Luís Gonzaga

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de June de 2010 18:55

Olá Luiz... Paz do Senhor Jesus


Citação:
És livre de ter a opinião que só com polémica se aumentam as audiências de um fórum.

Aproveitando o "embalo", uma pergunta:

O TÓPICO "Por que Jesus veio ao mundo?", quando sairá da manutenção?

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 21/06/2010 19:13 por David_.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 de June de 2010 18:16

Citação:
Josoco
Desrespeito a qualquer pessoa é inaceitável

Que ironia. Entrou nesse fórum agredindo todos os católicos mas ainda sonha que não desrespeitou ninguém.



Editado 2 vezes. Última edição em 23/06/2010 18:38 por firefox.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 23 de June de 2010 23:03

"O Paroquias.org é um portal católico na Internet, criado por leigos com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação, respeitando a doutrina e magistério da Igreja Católica."

Respeitando o quê??????????????

"A doutrina e o magistério da Igreja Católica"

Como diria a minha querida mãe:
a minha alma está parva...

Sim senhor, agora este fórum superou-se.

Ut inimicos sanctae Ecclesiae humiliare digneris, te rogamus, audi nos!

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 23 de June de 2010 23:49

"Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica."

Eu leio e não acredito no que vejo...

Haja incoerência entre os princípios mais básicos e a actuação concreta, entre as palavras e as atitudes, entre o que se diz ser na teoria e as opiniões que se expressam de modo público e manifesto.

Deus me tenha misericórdia em tais momentos, quando leio coisas como estas.

Ut inimicos sanctae Ecclesiae humiliare digneris, te rogamus, audi nos!



Editado 1 vezes. Última edição em 23/06/2010 23:51 por Miriam.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 00:47

Mas uma pessoa não se pode ausentar nem por um bocado... agora fico sem saber o que se passou.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/06/2010 00:52 por Jorge Gomes.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 04:09

Citação:
Miriam
Eu leio e não acredito no que vejo...

Por suposto conhece a diferença entre fórum e blog.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 11:45

Sim, conheço. Mas os donos e moderadores do fórum católico expressam opiniões contrárias à fé católica. E, como não acredito em esquisofrenias espirituais/doutrinais, acho uma enormérrima incoerência dizer-se que se respeita "a doutrina e magistério da Igreja Católica"!!!

Toca os pícaros do absurdo esta frase, o melhor seria tirá-la do «quem somos», porque não corresponde à verdade!

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 16:34

Miriam,

Faço notar que não quero te acusar de nada, tenho procurado evitar e pretendo sempre continuar tentando. Suponho que tb esteja crescendo, que antes do papa atual era bem mais benevolente com alguns setores tradicionalistas quando atacavam o magistério, inclusive apoiando alguns sinais de desobediência, naquela feita considerada "aparente" com vistas a algo maior do que uma "corriqueira obediência ao magistério". Sei do seu amor a Lefebvre e que inclusive apoiou sua desobediência. Sim. Por que gosta tanto de aplicar esse nome aos outros e se esquece desse caso "oficial" do bispo e de si mesma ao apoiá-lo? Porque é mais agradável qdo os nomes se aplicam aos outros.

Entristece-me te escrever nesses termos... Mas como vc mesma me disse, algumas coisas precisam ser ditas em nome da verdadeira amizade, que um amigo que não é falso não teme. Quero repetir: tenho respeito e carinho por vc, aliás nem consigo explicar bem a razão, visto que está sempre me aplicando nomes, rs. Sou o primeiro a notar em vc um desejo de ser fiel à Igreja, apenas lamento que não tenha bons olhos para a caminhada dos outros nem paciência com nossas limitações. Por que gosta tanto de assumir o papel de inquisitora? Ou se não gosta, sabia que existem outras formas de didática? O próprio Jesus utilizou de outros meios.

Um abraço carinhoso, na esperança de que não me tome por inimigo ao lhe escrever essas linhas. Deus te abençoe muito.

Re: Fórum de discussão ou batalha campal
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 24 de June de 2010 23:23

Ah agora eliminam-se mensagens também? Quando a verdade incomoda... Em vez de se rebater, elimina-se... lindo!

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.