Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de January de 2007 14:01

Olá

Tenho uma dúvida e vinha procurar esclarecimento. Na indicação dos versículos da Bíblia, há muitas vezes letras (a, b, c e d). Por exemplo, hoje o salmo da missão é Sal 97, 1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6. O que significam essas letras?

Obrigada

Cassima

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de January de 2007 16:56

Olá Cassima.

Tipicamente, significam partes do versículo, normalmente, divisão de um versículo em partes ou frases distintas.
No exemplo que apontas, o versículo Sl 97, 3, deve-se conseguir separar em quatro "partes":

Um fogo vai à sua frente (ab)
e devora os inimigos que o cercam. (cd)

Luís

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de January de 2007 17:07

Olá Luís

Muito Obrigada e um abraço

Cassima

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 17:15

Olá

Tenho mais uma dúvida.

Segundo o Secretariado Nacional de Liturgia, a leitura do dia 1 de Março de 2007 é Est 4, 17 n. p-r. aa-bb.gg-hh (http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/lit_dia/fer_fort/ld_fer_fort_ver.asp?cod_fer_fort=44).
Porém, o texto que o Secretariado aí apresenta corresponde, na Bíblia do Paróquias.org a Est 7,12 (http://www.paroquias.org/biblia/?c=Est+7).
Não percebo!
E o que querem dizer as letras "n. p-r."?
Isto para descodificar as citações da Bíblia é necessário um curso... :(

Obrigada pela ajuda

Cassima

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2007 18:35

Cassima:

Estou sem muito tempo. Vê o que se diz na Introdução ao Livro de Ester.

A edição da Difusora Bíblica coloca números nestes versículos, mas outras edições colocam letras. Como o capítulo tem mais letras versículos que as letras do alfabeto, depois do «z» passa-se a «aa», «bb», etc.

Alef



Editado 2 vezes. Última edição em 07/02/2007 10:32 por Alef.

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 10:26

Obrigada Alef

Vou analisar isso.

Um abraço

Cassima

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de March de 2007 18:12

Há coisas que não necessitam de explicação se a pessoa for verificar pessoalmente, mas que se torna dificil de explicar se falarmos apenas de cor.
Procure essa tradução da Bíblia e compare-a com outras traduções e ficará esclarecida.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de March de 2007 16:00

Manuel Pires:

Se atentar bem na minha mensagem de 06 de Fevereiro de 2007 17:15, eu fui verificar pessoalmente.

E quando não sei, não tenho vergonha de pedir ajuda.

Cassima

Re: Letras "a, b, ..." nos versículos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 10:05

Faz bem em pedir ajuda.

Mas o melhor é o trabalho de pesquisa pessoal antes e depois de sermos ajudados.

(Se és meu amigo: não me dês um peixe; ensina-me a pescar)

A minha observação não foi directa e excusivamente para si, mas para quem estiver a ler isto para que desperte nessa pessoa a motivação de procurar e não se contente com simples esclarecimentos pessoais e pontuais que caem no esquecimento.

Quando eu me deparei com esse «problema» tinha a Bíblia aberta e pareveu-me intuitivo.

Se visse isso, pela primeira vez, noutra situação talvez me parecesse também muito complicado.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.