Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 19:01

Várias sugestões nos têm chegado, sugerindo o interesse de se fazer um encontro do pessoal que em Portugal tem ligações a Taizé.

Como há muitos participantes no Forum que conhecem Taizé, seria interesante trocarmos impressões obre esta matéria:

Onde? Quando? Para quem? Como organizar?

Um abraço e a paz esteja convosco!

Tozé!

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 23:06

Olá Tozé,

Já tinhamos sentido a tua falta. Espero que esteja tudo bem contigo e aparece mais vezes.

Luis

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 12:13

Tozé
Que tal um encontro num campo de futebol? Daqueles que estão a construir agora e ninguém sabe depois como se vão ser rentabilizados?
:) É brincadeira .
Olá tozé sou a Cristina de Aveiro , aquela que apareceu aí com umas telas para fazer uma exposição , o ano passado lembras? Por falar em telas tenho uma exposição a decorrer na loja do cidadão em aveiro se quiseres vir ver tinha muito gosto , tem lá uns quadros muito interessantes :)
Fui a Taizé e gostei muito e tenho aprendido muito com os Catolicos. Acerca do que propões acho que seria muito interessante, se quiseres posso ajudar na organização.
Acho que tem de ser em territorio neutro , que tal o Parque das nações? Podiamos começar por convidar varias igrejas a participar só com corais. Sem discursos inflamados dos protestantes ou demasiado deprimentes dos catolicos. Acho que um encontro onde predominassem os canticos era o ideal. Cada Igreja apresentava o seu modo de louvar a Deus e poupavam-nos os discursos que levam a muitas discussões. canções e hinos de louvor todos gostamos. Um concerto ecumenico de duas horas ou coisa assim. Depois entregava-se aos participantes uma folha com propastas de reflexão e falavam só duas ou três pessoas um texto apresentado previamente às outras congregações para saberem o que irão ouvir para ver se concordam. E depois logo viamos a receptividade e quem sabe daqui alguns anos não seja possivel fazer uma comunhão em conjunto , tomar o calice e o pão de verdade.
Diz alguma coisa , não sei ...
Se quiseres um outro tipo de encontro como o de taizé podemos começar por ver uns parques naturais que tenham capacidade para receber muitas pessoas . Aqui em aveiro temos a reserva natural de s.Jacinto e a Base militar que pode fornecer refeições a uns preços espetaculares. O sitio é muito bonito pode servir também de férias em simultaneo, um lugar para descansar . O problema maior seria o espaço para fazer culto mas que também se resolveria com o emprestimo de uma boa tenda que os escuteiros têm ou a cruz vermelha ou até o pp exercito não sem se tem. Se quiseres ver o espaço é muito bom . Podiamos começar por um fim de semana e depois logo viamos a adesão.
Cumprimentos ao resto do pessoal em especial a uma senhora muito simpatica que conheci.
cristina

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 13:15

Acho excelente um encontro em Portugal sobre Taizé.
Muitas vezes, tenho a sensação que os miúdos de 15 ou 16 anos que lá vão, não têm a mínima ideia do que lá vão fazer: ok, por um lado é bom, porque a surpresa é um convite à abertura, mas por outro lado pode ser mau, porque podem ir com base na experiência de alguns outros que já lá foram e para quem aquilo foi uma "curte" de uma semana com bué estrangeiros onde se fazem bué amigos, mas quanto a aprender o sentido de uma convivência sã inter-igrejas cristãs e até inter-religiões, tááá quieto!
Penso que um encontro de preparação (à semelhança daqueles que se fazem - ou faziam - antes dos encontros europeus), seria óptimo, pois dá-se a ideia global do que é Taizé e qual é o objectivo de uma semana lá.



Anna

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 20:29

Há alguma experiência de fazer este tipo de encontros, dos anos 80:
Básicamente há duas opções:
a) Fazer o encontro numa cidade (de preferência não muito grande) onde haja um grupo de pessoas que tenha ido a Taizé, com ligação a uma paróquia ou comunidade. Seria um encontro ao jeito dos encontros eurupeus - acolhimento em famílias, contacto com paróquias, visitas a lugares de esperença, etc

b) fazer o encontro num local retirado, uma quinta, uma aldeia, um mosteiro, e viver de forma mais concentrada , mais ao estilo de Taizé


Só falta é quem dê o pontapé de saída!

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 21:05

Olá Tozé

Parece que a minha ultima mensagem foi escrita em chinês, tudo bem já percebi : persona no grata. Paciência. Continuo ecumenica na mesma. Independentemente do sigilo que se possa pretender aqui , que não quebrei da tua parte pelo menos por uma questão de educação podias ter cumprimentado.
Cristina

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 01 de March de 2003 00:18

Sorry, cristina.

Não foi Por mal... a mensagem foi escrita sem ter lido completamente a tua, porque estava com pressa.

Então sempre foste a Taizé! Fixe! Gostaste, pelo que percebi, o que é optimo!

Quanto à questão do encontro, as sugestões que dás são boas, e podem ser excelentes possibilidades de locais.

A questão é se é possivel reunir na localidade escolhida uma equipa organizadora capaz de dar conta do recado, e o que a experiência me diz é que são necessárias uma boa dúzia de pessoas com bastante disponibilidade e contactos, de forma a obter colaboração quer das Igrejas locais ( a Católica tem sempre mais estruturas), quer das entidades e instituições da referida localidade.

Acontece que em conversas tem surgido a ideia de fazer um encontro, mas ainda ningém se chegou á frente a dizer: Nós organizamos!

Em Coimbra não temos condições por enquanto, estamos a tentar dinamizar um espaço regular de oração fora do ambiente universitário. Talvez depois do verão tenhamos gente capaz de se por mãos à obra!


Será que em Aveiro há capacidade? Nós podemos dar uma ajuda, se houver, avancem!

Beijinhos

Tozé e Ana Paula!

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: João Gomes (IP registado)
Data: 01 de March de 2003 01:29

Para dizer a verdade, estou a achar este assunto bem mais complicado do que me parecia no início.

A ideia (duma forma mais concreta) surgiu no irc e por aí se espalhou. Chegou a estar decidida a data do encontro, 25-27 de abril (se não estou em erro) e ficaram definidos dois locais, um em Leiria e outro em Coimbra. Pensava que faltava apenas optar por um deles.
O grupo a que pertenço na Covilhã, o JSM - Jovens de S. Martinho (www.jsm.web.pt), chegou mesmo a receber por email a data e hora sugeridas para uma reunião em LX para quem quisesse colaborar na organização do encontro.
Agora, algumas semanas depois, parece que andámos para trás. Sou "invadido" por mensagens da newsletter dos amigos de Taizé, em que só se fala se havemos ou não de fazer um encontro...

Temos que nos organizar melhor.
Acho que estamos muito dispersos. Há grupos que recebem as noticias pela newsletter, outros pelo irc, ...
Convém juntarmo-nos realmente e sabermos todos ao mesmo tempo o que se está a passar nessa altura.

A ver se conseguimos trazer cá a Portugal um leve travo da verdadei Terra dos Sonhos :)

Fiquem bem


João Gomes


P.S. - Será que alguém conseguia arranjar chá de Taizé para o encontro...?!
Encontro de Taizé sem aquele chá não faz sentido :)

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 01 de March de 2003 10:28

Olá
O local de que te falei a reserva de S.jacinto é bastante propicio ao tipo de actividade de retiro , e temos a possibilidade de ter ajuda na utilização da cantina da basea aerea. Já fui lá varias vezes fazer visitas e sei que eles colaboram , é só uma questão de pedir. Em relação a possiveis apoios conheço um Pastor da Igreja metodista que está sempre a organizar encontro e cultos ecumenicos , aqui em Aveiro há um bom dialogo entre os Padres e esse Pastor. Era uma questão de marcarmos um encontro. Ajudas acho que não eram dificies de obter.
É uma questão de falar com eles e de marcar um encontro com voçês se já tem alguma experiência era importante que estivessem presentes e talvez devesses assumir o comando das operações pela experiencia que tens , acho que não se deve dar a "presidencia " destes encontros a entidades religiosas fica mal , embora a sua presença seja indescutivelmente essencial , estou a falar só em termos de organização.No que respei ta a colaboradores acho que não vai ser muito dificil . Não sei . Posso também falar com os evangelicos aqui de Aveiro dou-me bem com eles apesar das guerras. Talvez desta vez eles se atrevam a ouvir-me :)
Não sei vejam lá. No verão era boa ideia. No Inicio , mas é preciso fazer as reservas no parque e na base. Atenção que não é um parque de campismo normal , é de umja reserva natural é muito bonito e está perto da praia e tem piscina e mar perto . Acho que podiamos fazer um retiro muito bom , era uma questão de organizar o tempo das pessoas entre passeios a pé , propostas de reflexão , propostas de leitura de biblia com discussão tematicas , e lazer e é claro tempo de oração, como se fazia em taizé . Só musica e mais nada. teriamos de ter muito cuidado com tudo , pois infelizmente para quem quer implicar tudo está mal . Mas já há muita gente que vai a taizé e gosta portanto acho que iam aderir é uma questão de contactar alguns dos organizadores de viagens a taizé . Algumas pessoas que conheci de certo vão querer colaborar.

cristina

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 04 de March de 2003 18:57

Obrigado pelas sugestões da Cristina e do João.

Seria importante para percebermos todos quem são os outros, que referissem se falam em nome pessoal ou como elementos de um grupo que costuma ir a Taizé.
Haverá em breve uma reunião em que seria bom todos se fazerm representar.

Os objectivos dessa reunião serão, designadamente:
Conhecermo-nos
Criarmos um sistema de troca de notícias e contactos interno (em Portugal)
Estudarmos que coisas poderemos fazer juntos sem que isso signifique crarmos uma organização:
Eu atrevo-me a sugerir duas coisas que podemos fazer juntos:
Encontros
Organizar peregrinações em colaboração
Mas há mais!

A vossa opinião, PF!

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 04 de March de 2003 19:11

Para que as mensagens colocadas neste forum chegem a todos, sugiro que enviem cópias para a "mailling list" dos Amigos de Taizé:

amigos_de_taize_em_portugal@yahoogrupos.com.br

site: [br.groups.yahoo.com]

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 05 de March de 2003 12:20

Ok. Vai em frente Tozé e marca a reunião.
Eu vou. Onde ? e Quando?
A nivel de divulgação acho que não é nada dificil com os meios que temos hoje. A nivel de dinheiro uns bons patricionios e já ta. Fé e oração e fica tudo bem. O que importa mesmo é sair do virtual e ir para o mundo real mostar a fé que temos de que um dia talvez a gente consiga comungar todos debaixo do mesmo amor de Cristo . Falei com o Pastor metodista diz que uma das causas principais porque não comungam juntos é por causa do problemas da transubstanciação, achei estranho , que custa acreditar nesse poder e significado a um pouco de pão e vinho para quem acredita na ressureição?. Os problemas dos evangélicos é o que se passa em fatima os evangelicos dizem que é adoração e os catolicos veneração. Mas quem vai a Fatima fica confuso a ver gente de rastos junto à imagem de fatima. Já fui lá muitas vezes tentar entender o que se passa e entendi : Há gente que sofre tanto e tem tantas aflições que rezam a Deus e a Jesus , mas a resposta tarda e desesperados rezam a Maria rezam aos santos todos e rezam até ao infinito desconhecido. Quem sou eu para julgar quem se arrasta? A ultima cena que vi partiu-se-me o coração uma mãe de joelhos com uma filha de dois anos aos ombros a dar voltas à nossa senhora de fatima. Lá me interessa se ela está adorar ou venerar... Só agradeci a Deus se a mulher lá estava ainda estava viva e é porque algum lhe respondeu as suas orações . Eu nem imagino que aflições teria passado aquela mulher para andar ali de rastos com a filha aos ombros. Portanto o que interessa é anunciar a fé em Deus , Deus que ama para que todos possam compreender que estejam na situação que estiverem há sempre uma mensagem de esperança há sempre salvação para podermos ter uma vida digna , nós e os outros que precisam da nossa ajuda. As religiões são problemas e discussões minhocas que dividem os cristãos. Temos o dever e a obrigação de apresentarmos um novo Jesus às pessoas , todos estão cansados do Natal comercial e de guerra entre religiões. Vamos ter quem participe , não te preocupes. Eu sirvo de animadora:) Conversa não me falta . Vocês trabalham e eu mando piadas para animar o pessoal:)
Cristina

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 05 de March de 2003 15:06

Renovo o convite se quiserem vir à minha casa têm a porta aberta, aguento com dez pessoas ou mais se trouxerem saco cama e um porco para assar:) Aproveitamos e visitamos o local que vos falei e podemos ir ver as condições , se forem boas e todos gostarem depois eu faço os contactos que é tudo aqui perto. Podem vir acompanhados das respectivas "muletas" obviamente , quem as tem. Basta dizer quantas pessoas são, moro a cem metros da PSP é por isso que não tenho medo dos ladrões e recebo à vontade , tenho uma boxer em casa e uma pressão de ar para matar passarinhos intrusos:) Marquem um fim -de -semana. Se for só uma simples reunião falamos e falamos e pouco resolvemos se viermos logo ao local adiantamos serviço, tenho espirito muito partico como já devem ter reparado :) Fico à espera. Depois se for o caso faço mais uns contactos de pessoas que possam estar interessadas em participar, do grupo de pessoas que conheci este verão quando fui a taizé. Vamos ?
cristina

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: João Gomes (IP registado)
Data: 05 de March de 2003 17:54

hmm... a tua casa... tens uma boxer... às tantas é melhor não

:)

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 05 de March de 2003 20:21

Penso que, para fazer um encontro, é necessário fazer préviamente uma
reunião com pessoal representativo das diferentes cidades, paróquias,
grupos, etc, para se poder definir o que fazer, onde e quando.

Parece-me fora de questão que o pessoal está interessado em participar num
encontro, a questão é se há que esteja disposto a organizá-lo.

Como eu já dissse, em Coimbra há um local excelente, mas nem sempre está
disponível , já que pertence aos escuteiros.Por exemplo, na data
inicialmente avançada pelo Ricardo não estará disponível (25 de Abril)

Só que, neste momento, aqui não há dinâmica capaz de se abalançar a um
projecto desses, o que não signifiica que não pssa haver em breve (está um
grupo de Coimbra nesta semana em Taizé).

Assim, o que te sugeria era que vocês aí em Lisboa, que se encontram com
mais frequência,aproveitassem para marcar essa reunião prévia, para um fim
de semana (sábado de preferência). De Coimbra irá alguém com
representatividade, certamente.

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Cristina (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 16:12

Olá
Penso que a ideia de realizar um encontro tipo Taizé em Portugal é excelente. sugiro que se tente organizar o encontro em Lisboa. Parece-me ser a cidade onde será mais fácil alojar os participantes e conseguir um espaço para as orações.

Se a ideia avançar podem contar com a minha ajuda para a organização. Poderei tb ceder a minha casa, que fica a 30 Km de Lisboa, para receber até 8 pessoas.

Arregacemos as mangas e comecemos a trabalhar.


Beijinhos
Cristina Lopes

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Cristina (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 16:14

Olá
Penso que a ideia de realizar um encontro tipo Taizé em Portugal é excelente. sugiro que se tente organizar o encontro em Lisboa. Parece-me ser a cidade onde será mais fácil alojar os participantes e conseguir um espaço para as orações.

Se a ideia avançar podem contar com a minha ajuda para a organização. Poderei tb ceder a minha casa, que fica a 30 Km de Lisboa, para receber até 8 pessoas.

Arregacemos as mangas e comecemos a trabalhar.


Beijinhos
Cristina Lopes

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de March de 2003 02:25

Uma nota clarificadora: Na mensagem que abre este Forum questão colocada é fazer um encontro do pessoal que , em Portugal, tem ligações a Taizé e não um Encontro de Taizé em Portugal.

A utilização do nome de Taizé é feita por facilidade, por ser o factor de ligação entre os eventuais dinamizadores da iniciativa, mas, caso a ideia se concretize não nos podemos esquecer que Taizé não pertende criar nenhuma organização mundial e que cada um de nós tem o seu próprio grupo formal ou informal, paróquia, agrupamento de escuteiros etc.

Assim a iniciativa a promover deve ser sempre apresentada como um encontro ou jornada de oração e partilha, promovida por quem decidir participar na respectiva organização. que deve ser referida e sem qualquer referência a Taizé como tendo algo a ver com a organização.

Naturalmente que podemos promover nesse encontro momentos de oração em que usemos cânticos de Taize (e outros adequados), que podemos apoiar a reflexão em textos do Irmão Roger e noutros, que podemos até falar sobre Taizé, mas devemos falar também nos grupos paróquias e movimentos a que pertencemos ou que conhecemos


Não dvemos, em minha opinião, fazer um encontro pelo encontro, (para isso bastava irmos jantar) mas pensar bem o que nos leva a encontrarmo-nos: A saudade... ou algo mais.

Finalmente há que considerar que muitas coisas que fazem sentido em Taizé perdem-no fora do contexto, e, por outro lado, para quem não conhece Taizé, haverá coisas que parecerão estranhas.


Depois destes considerandos, concluo dizendo que me parece interessante que as pessoas que lançaram a ideia se encontrem, conviadando outros, para reflectir sobre de que forma canalizar este entusiasmo para algo de positivo

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 07 de March de 2003 19:20

esclarecimento...
Acho melhor dividirmos as coisas:

primeiro _ uma coisa é o nosso primeiro encontro , que pode ser numa cidade qualquer , num fim de semana qualquer , que eu posso arranjar dormida ou indicar uns bons hoteis para quem desejar aproveitar o fim-de -semana para se divertir .
esse encontro deve ser informal e acho que um belo almoço aproximava as almas. Se não trouxerem o porco posso assar a "boxer " se a minha pobre cadela for motivo para eu não ser visitada:)

nesse encontro então definiamos :

Objectivos do encontro :

- provocar as pessoas para a reflexão acerca de Deus , incentivando-as ao desenvolvimento da sua espiritualidade , convites a crentes e não crentes, encontro completamente aberto

- provocar reflexão tematica sobre o que pode aproximar as diferentes religiões , encontro para crentes

- encontro para crentes em com o objectivo de partilha de experiências , e oração


Nesse primeiro encontro podiamos definir o que é mais importante neste momento:
Divulgar a pessoa de Jesus Cristo? De que forma? Ou será que já está divulgada , pois vivemos num pais catolico mas tem sido mal divulgada. Como e porquê ?

è essencial definir :

- objectivos
-tema
- publico alvo
- duração do encontro
- local , custos e transportes etc e tal . Tudo que se disser antes disto é perda de tempo:)

Acho que esse tal encontro deveria essencialmente servir para definir objectivos e estrategias , depois arrancar então para a parte pratica. Se esse trabalho já foi feito e existe algum documento gostaria que me informassem . A equipa escolhida para organizar o encontro acho que não tem necessariamente ser do mesmo local , com os meios que dispomos , uns podem colaborar numas coisas e outros noutra consoante as suas capacidades , uns na divulgação , fazer cartazes convites etc e tal , outros arranjar fundos de maneio , outros parte teorica do encontro consoante a sua preparação , sei lá . Nunca fui a uma reunião , mas acho que devia funcionar assim : ) Não sei ....fico à espera de outras opiniões...
cristina

Re: Taizé: Encontro em Portugal?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 08 de March de 2003 18:21

é visivel que a Cristina já fez o trabalho de casa, mas eu insisto na clarificação:

Taizé não é uma organização pelo que uma iniciativa que um conjunto de pessoas de diversas cidades e grupos, que se conheçam por causa de Taizé, decidam fazer deve ter duas característcas fundamentais:

Ter um objectivo, valer por si.

Ser aberto à participação de todos.


Não creio que seja muito importante (nem possível) tentar recriar o que se vive em Taizé nem Portugal. Agora podemos reunirmos para falar de paz, de como ser fermento de confiança e comunhão nas nossas comunidades, de comno enfrentar as dificuldades que se nos deparam , de como aprofundar a nossa relação com Deus e com os outros. E porque não, rezarmos em conjunto e até usarmos cânticos de Taizé.

E ao fazermos isto , fazê-lo dentro da simplicidade que aprendemos com Taizé, sem uma organização muito complexa, em que todos colaborem, encontrando um local onde seja possivel montar tendas e onde haja hipotese de utilizar umas camaratas para os que tem mais dificuldade, partilhando a comida que cada um trouxer.

Por tudo isto me parece que o mais interessante era um dos grupos ou uma das paróquias promover a iniciativa e convidar os outros a aparecer (os que foram a Taizé mas tambem os grupos e comunidades com que se realaciona).

Acho que não há mal nenhum que pessoal que costuma ir a Taizé se encontre informalmente de vez em quando, até porque há coisa práticas para tratar relacionadas com as peregrinações (união de esforços) mas já não concordo que nos punhamos a criar organizações "de Taizé".

Dada a vontade evidente de muita malta em se encontrar, manifestada no IRC e em mensagens que vão sendo trocadas, seria talvez boa ideia que se promova uma reunião para trocar impressões e ver se se pode construir alguma coisa sem por em causa vontade, expressa por várias vezes pelos Irmão da Comunidade, de que não se criem Grupos de Taizé ou Organizações de Taizé!

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.