Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 08:33

Ultimamente têm aparecido neste fórum bastantes mensagens sobre os padres. Quase todas em tom muito negativo, diga-se de passagem. Desde rumores de "amigas", passando pelas finanças, até ao modo como arruma ou não a sua residência (as famosas cuecas do pároco)...

Parece-me que estas mensagens são bastante reveladoras de um determinado tipo de (mau) catolicismo que nos deveria fazer pensar. É certamente consequência do clericalismo, que ainda não foi completamente erradicado e sintoma de tempos de mudança. Antigamente os padres eram muitos e eram os senhores do seu "feudo" paroquial, sobretudo nos meios rurais (o pároco, juntamente com o professor e o regedor, “controlava o rebanho”).

Os tempos mudaram, na sociedade civil e na Igreja. As profundas mudanças sociais e culturais vieram acompanhadas de um facto eclesial importantíssimo, o Concílio Vaticano II. Entre as muitas transformações que o Concílio fomentou está o acentuar do papel dos leigos na Igreja (cfr. Decreto Apostolicam Actuositatem). E que aconteceu aos padres?

O Concílio também sublinhou o seu papel e reforçou a necessidade de uma formação mais global e integrada, mas parece-me inegável que o sacerdócio entrou em crise. Desde o final do Concílio houve uns 65.000 padres que abandonaram o sacerdócio, pelas mais variadas razões, sobretudo na década de 1970. Paralelamente o número de ordenações baixou enormemente e muitos seminários fecharam... Que se passou?

Claro, vejo os Tradicionalistas apontarem imediatamente o dedo, culpando o Concílio. Mas essa é uma forma simplista de abordar o problema, porque ele é muito complexo, pois inclui uma abordagem das motivações, das expectativas, do tipo de formação (sobretudo espiritual), etc. Num certo sentido, parece-me legítimo dizer que os padres do pós-Concílio são mais “testados” e têm pelo menos mais oportunidades de verem as suas motivações mais purificadas. Se antes do Concílio era socialmente muito gratificante ser padre, isso deixou de ser assim em boa parte das sociedades pós-Concílio. Significa isso que os padres de hoje são melhores? Não sei, nem sei se é uma pergunta cuja resposta seja pertinente.

Mas interessa-me motivar alguma reflexão sobre o papel do sacerdote na Igreja. Creio que a teologia pré-conciliar sobre o assunto era muito limitada, porque essencialmente sacramentalista, mas a teologia conciliar sobre o assunto também não se desenvolveu suficientemente. Será certamente um tema forte num próximo Concílio, independentemente de a obrigatoriedade do celibato for discutida abertamente ou não.

Nestes dias da Semana Santa, a Quinta-Feira é tradicionalmente vista também como o dia da instituição do sacerdócio ministerial. Eis algumas questões para pensar:

• Que significa para um católico um sacerdote?
• São necessários os padres? Para que servem?
• Qual o retrato desejável para um padre do século XXI? Que será de esperar dele?
• Deve-se impulsionar as vocações sacerdotais?
• Se um nosso educando, filho ou familiar manifestar o desejo de ser padre, promoveremos tal vocação?
• Quantos católicos o fazem? Não é verdade que muitas famílias evitam que os filhos queiram ser padres? Porque será?

Sugiro que estas questões sejam motivo para a reflexão e partilha construtiva. A seguir deixo uma notícia do «Público» de hoje.

[Nota: Sendo esta uma questão séria e manifestamente intra-católica, peço neste tópico concreto aos não-católicos que omitam comentários pouco ecuménicos... Obrigado! ;-) ]

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 23/02/2005 06:45 por Alef.

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 08:34

Papa Fala em "Primavera" no Número de Padres


O Papa João Paulo II diz que a Igreja Católica está a viver uma "prometedora primavera" no número de vocações de padre. Na carta aos sacerdotes por ocasião de Quinta-Feira Santa, o Papa faz um balanço da situação a duas velocidades, consoante a região do mundo a que se refere, e afirma que "nunca é suficiente o número dos presbíteros para dar resposta às crescentes exigências da evangelização e do cuidado pastoral dos fiéis".
Ontem, na apresentação do texto, responsáveis do Vaticano apresentaram exemplos desta dupla realidade: nos últimos 40 anos, o número de padres aumentou de 406.509 (em 1961) para 439.850 (em 2001). Mas a Igreja Católica passou de 749 milhões de pessoas, há 25 anos, para mil milhões de fiéis actualmente. O que significa, dizia monsenhor Csaba Ternyak, secretário da Congregação para o Clero, que o número de crentes aumentou mais depressa: a proporção passou, neste quarto de século, de um padre por 1800 católicos para um por cada 2619 fiéis.
O mesmo responsável disse que, de 1961 para 2001, o número de clérigos aumentou na América Latina (43.202 para 63.159), e "praticamente duplicou" na Ásia (25.535 para 44.446) e na África (16.541 para 27.988). Nas mesmas datas, as baixas deram-se na Europa (250.859 para 206.761) e na América do Norte (71.725 para 57.988).
Envelhecimento da população, queda do número de nascimentos, cultura e secularismo explicam, segundo Ternyak, a quebra no Ocidente. O crescimento na Ásia, África e América Latina deve-se às elevadas taxas de nascimentos e ao facto de serem zonas do mundo menos sujeitas a crises religiosas, acrescentou.
Boa notícia é também que o número de seminaristas aumentou de 63.882 há 25 anos (quando João Paulo II foi eleito) para o dobro: 112.982. E a proporção dos que renunciavam passou de 9,09 em 1978, para 6,93 em 2001. "Na história da Igreja, nunca tivemos tantos seminaristas", acrescentou Ternyak.
Falando de abandonos, o secretário da Congregação do Clero acrescentou que, entre 1964 e 2000, houve 64.610 padres que deixaram o ministério. A crise tem "novas formas", afirmou o prefeito da congregação, cardeal Castrillon Hoyos, citado pelas agências, relacionadas com os modos de vida e a cultura secularizada.
Na sua mensagem aos padres, escrita anualmente a propósito do dia em que os católicos fazem memória da instituição da eucaristia, na Última Ceia de Jesus, o Papa diz que os padres devem ser um modelo para os cristãos e especialmente para os acólitos. Neste grupo, acrescenta João Paulo II, podem forjar-se novas vocações de padres, devendo os responsáveis realizar acções específicas a eles dirigidas.

«Público», Quarta-feira, 07 de Abril de 2004
Por A.M.
[jornal.publico.pt]

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 14:40

• Que significa para um católico um sacerdote?
para os católicos eu não sei mas pra mim um sacerdote nada mais é uma pessoa comum que se dedica as coisas do pai eterno .

São necessários os padres? Para que servem?
na minha visão não é nessessário, mas coo o povo só sabe buscar ao pai eterno por meio de padres e igrejas, por que assim foram educadas .elas não se imginam possibilitadas a serem seus próprios pastores. pois temos livre arbitrio cada um faz sua vida conforme sua vontade yaohu não obriga ninguém a a ceitá-lo e nem a segui-lo. a salvação é individual se a pessoa quer memso ser salva então que faça sua vida conforme a vontade do pai eterno, mas infelismente o povo não tem noção do que é isso e por iso precisam ainda de padres, sou o meu próprio pastor por que estou conciente que só yaohu salva e só a minha redenção a ele é que me salvará mas por amor a ele não por medo. pois ele nos amou de um modo que mandou seu filho para salvar-nos de nossos pecados. infelismente a pessoas so conseguem chegar nessa conclusão indo em igrejas, e as vezes mesmo indo não conseguem chegar nessa conclusão. dia a biblia que devemos viver em comunhão, certo mas essa comunhão está ligada ao aceitar o mesmo pai eterno e não o de ir em igreja pois como está escrito onde houver um ou mais orando em meu nome , ali eu tb estarei. pois o templo de yaohu somos nós mesmos, pois como está escrito na biblia , yaohu não habita em templos de pedra. mas infelismente o povo não pensa assim não possuem esse mesmo conhecimento e diz a biblia tb, por faltade conhecimento meu povo morre disse yaohu. dessa forma fica a seguinte conclusão os padres são necessários por que o povo é ignorante e preguiçoso demais para serem seguidores do pai eterno pois uns só o segue por que tem gente para o empurrar até ele senão nem se preoculparia em buscar ao pai eterno nem em seu lar nem em lugar nenhum. logico que há muito outros motivos mas por enquanto é só. só uma obs. só yaohushua seu filho é que nos leva ao pai pois só ele é o caminho a verdade e a vida. fiquem todos na paz

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 15:35

Alef

Um bom padre numa igreja, e do melhor que ha! Ele e padre, e amigo, e conselheiro, como ja disse, no Canada ja tivemos um...Era Brasileiro...Eles ajudam-nos a introduzir na fe, nao so a nos como aos nossos filhos...adoro ver num padre a honestidade! Que esse padre trabalhe por amor a Deus e aos povos, nao por amor ao dinheiro, como acontece em alguns casos. Dinheiro, dinheiro...
Antes de conhecer padres adorava que o meu filho fosse padre...hoje porem ao ver que cometem tantas falsidades, imoralidades! Se ele quiser ir que va, mas eu nao o incentivo para ir...
Alguns padres ainda tem o humor Salazarista, pensam que eles e que mandam, mesmo estando a mandar mal...Nao sao humildes, alguns sao falsos e mentirosos! O padre Rui Pedro, da Obra Catolica das Migracoes, nao teve a coragem de mandar um padre para o Canada, dizendo que tinha 62 anos e quando chegou tinha quase 71? Mandou um padre desmemoriado, que nao diz missa completa: numas falta-lhe a bencao final, noutras missas na consagracao nao mistura a agua no vinho, bebe so o vinho, ainda no Sabado de Ramos no abraco da paz, comecou o Cordeiro de Deus que tirais os pecados do Mundo, depois mandou parar todos...e regressou ao Abraco da Paz.

Estou feliz e contente do Padre Rui Pedro, nao ser mais o Presidente da Obra Catolicas das Migracoes! Gente mentirosa, enganadora, nao deve estar a frente de uma Obra Catolica.
Mandem esta mensagem para o D. Jose Policarpo, para ele saber que padres tem Portugal...

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Jorge Sobreiro (IP registado)
Data: 10 de April de 2004 16:20

Era só para dizer que são os sacerdotes que nos oferecem o Corpo de Cristo. São eles que o tornam reaslmente presente diante de nós e O oferecem em alimento. Isto basta para explicar a importancia dos sacerdotes. Depois só quero dizer que quem nos salva é Jesus Cristo, e só o encontramos no seu Corpo. Mas o que é o seu Corpo? É A IGREJA, que tenho visto aqui muitas criticas à Igreja mas todos se esquecem que a Igreja não são só os padres e bispos, a IGREJA SOMOS TODOS NÓS. O CORPO DE CRISTO SÃO AS PESSOAS. A IGREJA É A COMUNIDADE DOS CONVOCADOS POR CRISTO, SÃO OS BAPTIZADOS. Não critiquem a Igreja excluindo-se dela.
E se nos queremos salvar, só na Igreja, pois é nela que nos encontramos com Cristo. Só sendo apascentados pelos sacerdotes. Ninguém pode ser o seu pastor e encontrar-se com Cristo, pois só na Igreja nos encontramos com Cristo, o UNICO QUE NOS PODE SALVAR.

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 10 de April de 2004 18:41

Pois tambem e verdade! Mas so ha consagracao se houver padre, mas tambem so devia consagrar quem nunca fez pecados mortais. Agora padres que fazem sexo com mulheres e criancas ou terem filhos em mulheres, ainda irem para o altar consagrar, nao concordo! Esses deviam ser retirados do sacerdocio. Ou gente de boa reputacao ou nada!

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de April de 2004 15:06

Retratos:

"Ninguém Me Tira a Vida, Sou Eu Que a Dou"


A falta de padres que se faz notar com maior intensidade hoje, dia em que a tradição católica pediria que eles entrassem pela casa dos fiéis dentro, anunciando o mistério da ressurreição de Jesus, tém a sua génese na drástica diminuição das vocações. Uma evolução sentida nos corredores do Seminário Menor de Braga, lugar onde se testa a solidez dos mais novos, e da sua vontade de seguir um percurso dedicado à comunidade, num exame que começa desde logo com o estilo de vida imposto pelas regras da casa, que obriga os pretendentes a saber conviver com os outros. Quarenta alunos vivem hoje nas instalações que já foram frequentadas por quinhentos, como recorda do fundo seus 80 anos o padre António.

"Esta casa tem tantos anos como eu", nota o funcionário mais antigo do Seminário Nossa Senhora da Conceição. Já lá vão mais de cinco décadas desde que este homem de barba feita e olhos grandes, que não aparenta a idade que tem, entrou no Seminário Menor, na altura para estudar. "Sempre esteve aqui", frisa o reitor, notando que o sacerdote que há 45 anos dirige a secretaria "é o primeiro a apoiar novas hipóteses", ou não tivesse sido dele o principal impulso para a recente informatização dos serviços.

Na altura do padre António as aulas ainda eram no seminário, e em latim. Longe vão esses tempos em que o edifício de corredores largos e salas amplas, era a casa e a escola de centenas de estudantes e se fazia pequeno para tanta gente. "Pequenino e super-lotado". Chegaram a ser mais de 500 rapazes. Hoje, os seminaristas estudam no colégio D.Diogo de Sousa, pois não se justifica professores para tão poucos alunos. No 7º ano, primeiro do percurso de seminarista, há três estudantes. "Agora queremos uma casa mais pequena", queixa-se o sacerdote.

Actualmente são apenas 40 os alunos que moram neste edifício. "Vim experimentar, gostei e fiquei", diz Pedro Machado, um dos alunos mais novos, 15 anos. Entrar no Seminário Nossa Senhora da Conceição não é uma escolha definitiva. "Não queremos cá ninguém contrariado", esclarece padre Vítor Rodrigo, o jovem prefeito, explicando que este espaço é um teste à vontade de seguir a vida sacerdotal, e que os seminaristas podem desistir a qualquer momento. "A vocação surge nas pessoas que vão à missa", diz o prefeito, que faz um retrato dos seminaristas: são "pessoas simples, de meios rurais e sem vícios".

Muitos deles já foram acólitos, como Pedro Cunha. "Sempre trabalhei na paróquia". A terminar o ensino secundário, Pedro entrou no Seminário Menor para fazer o nono ano. Os pais ficaram surpresos. E a decisão não é fácil: "ou ser padre ou constituir família. Mas, "um padre nunca tem uma vida solitária", sustenta. Carlos Silva, de 15 anos, entrou aqui aos 13, quando o pároco lhe perguntou se queria. "Desde pequeno dizia que queria ser padre", lembra. Nenhum jovem entra nesta casa sem que o seu pároco assegure ter vislumbrado nele esse desejo. Até porque, "às vezes, quem tem vocação é a mãe", confessa o padre Vítor.

Regras para viver

O padre Vítor, que, como prefeito, é quem acompanha os alunos a maior parte do tempo, resume o objectivo da educação no seminário: "Formar boas pessoas". E "fortalecer a autonomia pessoal", acrescenta o reitor Manuel Joaquim Costa, ex-aluno, 39 anos. Objectivos perseguidos através de uma rotina diária exigente. Quando o relógio marca 7h45, é tempo para a oração da manhã. Segue-se o pequeno almoço que, tal como as restantes refeições, é "tomado em comum", já que a ideia é que estes jovens saibam "acolher bem, relacionar-se, dar atenção ao outro". Por isso, não é permitido utilizar telemóvel dentro do seminário. "Para que tenham espaço uns para os outros", justifica ainda o padre Vítor.

Até à hora do almoço, preparado pelas "quatro irmãs" que também vivem no seminário, os alunos vão às aulas - os estudantes frequentam o Seminário Menor entre o 7º e o 12º ano, depois disso, fazem o curso na Faculdade de Teologia e mudam-se para o Seminário Maior. Aulas novamente, até à hora do lanche, já de volta ao seminário. Sucede-se um intervalo dedicado ao desporto. Joga-se principalmente futebol, mas também basquete ou voleibol. A tarde completa-se com formação musical, espiritual, um espaço de oração e sessões de estudo acompanhado.

Ao fim-de-semana os seminaristas vão a casa. "Dantes entrávamos aqui em Setembro, íamos a casa no dia 1 de Novembro e depois só no Natal", recorda o reitor. Agora, para sair é só pedir autorização, esclarece o padre Vítor. O sistema "não é rígido, é exigente", reitera o prefeito, ao mesmo tempo que define a sua liberdade: "Como disse Jesus Cristo, ninguém me tira a vida, sou eu que a dou".

Por ANA FRANCISCA MONTEIRO
«Público», Domingo, 11 de Abril de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de April de 2004 18:20

No Canada, nao temos falta de padres, ha padres de outros Paises, como Africa e Brasil que gostariam de vir para aqui...ha curriculos na Diocese local e ainda nao foram contactados!
Se ha falta de vocacoes, porque os padres vao dar aulas? Quando ha tanto desemprego em Professores?
Voces entendem isto?
Ha padres que dizem, nao ha padres, nao ha padres...no Canada, falta e gente para encher as igrejas, nao as suportam, por isso fecham...
No Brasil, no Mexico ha muito padre. Se em Portugal, estudassem gratis como era antigamente e depois os estudos servissem para irem para outros empregos, como acontecia nos anos 60, haveria muitos seminaristas, mas creio que essa maminha acabou.....Muitos tiveram bons empregos a custa do povo!!! Aconteceu isso em Portugal a rapazes do meu tempo!!!

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de April de 2004 23:40

Respondendo a três das questões do Alef,

• Deve-se impulsionar as vocações sacerdotais?
Não. Isso compete a cada um e ao Espírito Santo.

• Se um nosso educando, filho ou familiar manifestar o desejo de ser padre, promoveremos tal vocação?
Temos o dever de permitir às pessoas que escolham a sua vida. Se pretendem fazer uma opção destas devemos acolhê-la e incentivá-la.

• Quantos católicos o fazem? Não é verdade que muitas famílias evitam que os filhos queiram ser padres? Porque será?
As pessoas querem-se "perpetuar" através da descendência. Olham com desconfiança para os celibatários.

João (JMA)

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de April de 2004 01:03

Tenho um filho professor, que agora esta a estudar Teologia. Foi convidado pela propria escola onde da aulas, para ensinar religiao...no Canada quem ensina religiao sao os professores e nao os padres, os padres servem so para estar nas igrejas e ganham bem...

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de April de 2004 12:57

Era só para dizer que são os sacerdotes que nos oferecem o Corpo de Cristo. São eles que o tornam reaslmente presente diante de nós e O oferecem em alimento. Isto basta para explicar a importancia dos sacerdotes. Depois só quero dizer que quem nos salva é Jesus Cristo, e só o encontramos no seu Corpo. Mas o que é o seu Corpo? É A IGREJA, que tenho visto aqui muitas criticas à Igreja mas todos se esquecem que a Igreja não são só os padres e bispos, a IGREJA SOMOS TODOS NÓS. O CORPO DE CRISTO SÃO AS PESSOAS. A IGREJA É A COMUNIDADE DOS CONVOCADOS POR CRISTO, SÃO OS BAPTIZADOS. Não critiquem a Igreja excluindo-se dela.
E se nos queremos salvar, só na Igreja, pois é nela que nos encontramos com Cristo. Só sendo apascentados pelos sacerdotes. Ninguém pode ser o seu pastor e encontrar-se com Cristo, pois só na Igreja nos encontramos com Cristo, o UNICO QUE NOS PODE SALVAR.

quer dizer então que a pessoa em si não pode receber a graça de cristo?????olha meu amigo vc entrou em contradição é melhor vc rever o que vc falou, tem muita contradição no que vc falou. faça uma revisão e encontre as suas contradições so asism vc sabera a diferença. ok fique na paz.vou te ajudar selecionando umas pra vc

Era só para dizer que são os sacerdotes que nos oferecem o Corpo de Cristo. São eles que o tornam realmente presente diante de nós.O que aconteceu com a frase biblica que fala??? onde tiver um ou mais unido em meu nome ali eu estarei????

Depois só quero dizer que quem nos salva é Jesus Cristo, e só o encontramos no seu Corpo vc afrima que a igreja somos nós mesmo e dai fala que é a igreja de pedra???? cade a tua coerencia???? somos nós o templo ou é a igreja o templo???? a igreja de pedra nada mais é que uma escola dominical pra mim e sou sim o meu próprio pastor pois como eu falei estou conscientee que cristo é o caminho ok e isso é o suficiente para mim saber.cristo falou ninguém vai ao pai senão for por meio de mim, pois eu sou o caminho a verdade e a vida, por isso afirmo ser eu o meu pastor sou eu o templo de cristo e será a união de todos as pessoas que aceitam a cristo e formam seu templo é que irão para as alturas celestiais morar ao lado do pai eterno entendu. e como yaohu disse, meu templo não é um templo de pedra, não habito em templos de pedras disse yaohu. fiz minha escolha meu senhor é yhwh´pois comocristo falou , só meu pai que está no céu é que nos salva. estou com cristo nisso, e vc???? sacerdote não serve pra nada a não ser para professor dominical e olha lá fiquem na paz.

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de April de 2004 12:59

então vc prefere ser consagrado por um padre que é um mero mortal do qeu ser consagrado por cristo que nos imortalizara para vivermos ao lado do pai por toda eternidade??? não sbai que vc preferiria o padre do qeu a cristo que bom yhwh saber que vc prefere a padres doq eu a cristo

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de April de 2004 21:42

acho extremamente ridículo a idéia de que pra ser padre não ode se casar. onde na biblia diz isso??? paulo escolheu o celibato para assim afzer as obras do pai eterno mas ele fez assim por qeu assim decidiu que seria melhor pra ele, ja na biblia nada absolutamente nada proibe seja la quem for que quer afzer as obars do pai eterno , nada impede o de casar e cuidadar das obras de yhwh olha noé. ele tinha filhos e cuidava da obra de yhwh tanto que construiu a arca e nela ficou por 40 dias e noites até acabar o dilúvio, logo esse negócio que para ser padre não pode se casar é pura besteira não tem nem apoio biblico pelo contrario contraria a própria biblia.o celibato é deveras uma opção e não uma obrigação por isso falo que é besteira dizer que padre não pode casar , pois noé como falei tinha filhos e se dedicava a fazer as obras de yhwh, bem como tremos livre arbitrio fica na escolha de cada um fiquem na paz.

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 15 de April de 2004 12:23

Irmão Rodrigo Netto:

Mas que tipo de Bíblia andas tu a ler?
Verifica bem qual a tradução e interpretação da mesma, porque parece-me que estás a espalhar-te um bocado. E para além disso, aconselho-te também a leres o texto inicial que abriu este tópico com seriedade, e deixares de destilar tanto rancor.
E tenta aprender e compreender com quem nitidamente tem muito mais preparação e conhecimento sobre a matéria, tal como eu tento fazer o mesmo.
E faz contigo próprio o que recomendas nas tuas mensagens: fica na Paz!

Abraço Fraterno


Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 16 de April de 2004 12:59

a biblia é a mesma que vc le, mas em vez de eu me ajoelhar aos pés de pades sacerdotes etc etc. eu me curvo perante cristo , só ele é digno disso. e como sempre falei aqui padres são meros mortais e a igreja não passa de uma escola dominical. fique na paz.

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 16 de April de 2004 14:53

Irmão Rodrigo:

Ponho duvidas se a Biblia que lemos é a mesma. Porque na minha, no Novo Testamento, Jesus diz a Pedro que sobre ele construirá a sua Igreja na Terra. E, não há duvida nenhuma, que Pedro, mortal como nós, pecador como nós ( mas de certeza menos pecador que eu), deu seguimento a essa vontade. Mas, tal como Jesus, deu-nos a liberdade de o seguirmos ou não. E, pessoalmente, decidi em opção livre, fazer essa vontade de Jesus. Mas aceito a tua opção de o não fazer. O mais que eu posso fazer é incluir-te nas minhas orações diárias, para que um dia se faça luz para ti através do Espírito Santo.

Abraço Fraterno


Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 19 de April de 2004 23:10

se cristo vie-se e perguntacem a ele , qual a tua igreja ele com c erteza responderia, minha igreja é a união de todos que me aceitam como único e suficiente salvador

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 00:39

Rodrigo,

Parece-me que é necessário esclarecermos alguns pontos para continuarmos uma discussão saudável. Tanto quanto pude perceber duma mensagem tua, aqui no fórum, mas noutro tópico, tu não te reconheces como Cristão, mas como "Judeu Messiânico".

O que eu pretendo dizer com isto? Não, não estou de forma alguma impedir-te de participares neste fórum. Nada disso.

Apenas que é importante que as pessoas saibam que acreditamos em doutrinas e Igrejas distintas. Por esse motivo, é necessário termos pontos de vista e posições diferentes em determinados assuntos. De outro modo, ser judeu messiânico seria o mesmo de ser cristão, o que não é verdade.

Luis

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 13:35

olha amigo dizer que judeu messianico não é cristão, então te falta é informação, pois está mal informado, todo judeu messianico é seguidor de cristo logo é tb um cristão de onde vc tirou esse absurdo que judeu messianico não é cristão???? melhor vc se informar melhor. ta parecendo ser inveja sabe.

Re: Quinta-Feira Santa... Para que servem os padres?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 14:07

Rodrigo:

Como judeu messiânico, reconheces que Jesus Cristo é Deus, e a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade? Reconheces o dogma da Santíssima Trindade? O Espírito Santo é Deus?

Alef


Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.