Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
DEUS MATEMÁTICO?...
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 06 de May de 2002 12:29

Por que se interroga o Homem (aquele que se interroga, claro...) sobre a razão pela qual o seu Deus não o ouve?
Por que se desespera o Homem (aquele que se desespera, claro...)
quando o seu Deus não lhe concede a satisfação ao seu clamar?
Por que será que Deus não "acaba" com a fome, com a guerra, com a doença, com o mal, com tudo aquilo que faz o Homem se interrogar sobre a existência de Deus?
De repente, alguém pula de satisfação porque lhe saiu a sorte grande ou alguém chora de alegria porque ficou curado da doença que o atormentava; povos dão aso à sua felicidade porque o seu país terminou com a guerra e a paz voltou...Mas, no geral, na sua grande maioria o Homem chora de desespero porque sofre e Deus não "atende" às suas súplicas...A guerra anda por aí, a fome mata milhões, a doença dizima o ser humano...
E o Homem pergunta, porquê meu Deus? Por que razão me abandonaste, disse Jesus pregado na cruz...Até Ele, Filho de Deus se sentiu só e desesperado...Pediu para que o Pai lhe afastasse aquele amargo cálice e o Homem também clama por justiça, por saciedade, por saúde, por paz, por felicidade, pelo Bem...Mas o Mal continua a grassar por aí e Deus nada faz...Porquê?
Por que razão permite Deus que tanto mal assole pelo mundo e aflija o seu filho Homem à Sua imagem criado? Porquê tanta dor em vez de tanto amor? Onde está esse Amor Divino que deveria enlaçar o Homem e fazer com que apenas houvesse sorrisos?

Então penso que Deus tem mais que fazer do que "olhar" para mim, Deus tem mais em que pensar do que pensar no Homem que apenas é um "acidente" de percurso na evolução da Sua obra...

Deus não "criou" o Universo infinito por causa do Homem (que mais não é do que um ponto esquecido no meio de tanta coisa que nem se lhe vê o fim...), Deus "criou" o Universo e nesse Universo, que continua em expansão, a evolução foi constante (tudo se transforma, nada se cria, nada se perde) e no meio desse processo o Homem surgiu como elemento dessa mesma evolução...somos mero "acidente" surgido dessa imensa cadeia de causas e efeitos e Deus nem "deu" por isso...

Então penso que Deus poderá não ser um Deus de Amor que tanto desejamos que seja mas sim que Deus é um Deus Matemático, Físico, Químico, Quântico, um Deus que pretendeu ser exacto na equação do Universo e como ciência exacta que é a matemática, Deus não deu pela "variante" Homem porque esta não se "encaixa" nos "limites" da equação...o Homem é mais um zero à esquerda do que um zero à direita e não entra, portanto, na conta final da Sua obra...
Então o Homem está sozinho entregue à sua própria sorte e faz o seu caminho...procura sobreviver e continua no caminho da esperança de encontrar o seu Deus de Amor a quem ainda clama e suplica por justiça, paz, saúde e felicidade...
Deus tem mais que fazer, tem um Universo inteiro (sem fim) para gerir, para que ele não entre em colapso, não se desintegre, não saia das suas órbitas, para que ele continue em expansão pelo vazio adentro numa contínua obra sem fim e que, se calhar, nem princípio teve...

Provavelmente nem o cair duma folha passará despercebido aos "olhos" de Deus...possivelmente até a morte dum passarinho fará com que Deus se sinta triste...talvez Ele até olhe para o Homem mas de tão insignificante que o Homem é na totalidade do Universo, se calhar não tem importância o facto do Homem ainda sofrer, estar em guerra, ter frio, ter fome, estar doente e continuar ad eternum à procura da felicidade...

Provavelmente Deus seja não uma entidade própria definida e personificada mas sim Ele seja o conjunto de tudo...então, tudo o que existe é Deus e nós fazemos parte Dele e aí, Deus também se alegra e também chora...talvez aí seja o próprio Deus que tem frio, que tem fome, que sofre, que procura Ele mesmo o sentido final da Sua obra e se questione sobre o porquê da Sua própria existência...
Deus não é Omnipotente...não pode tudo...não pode poder tudo...
Deus também tem um calcanhar de Aquiles e este é, sem sombra de dúvida, o porquê da Sua própria existência!...

De qualquer das formas, como eu ainda acredito em Ti...

Re: DEUS MATEMÁTICO?...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 06 de May de 2002 13:04

Deus não tem culpa das asneiras que todos nós fazemos.
É muito fácil culpar Deus pelos erros que não queremos admitir.
Está nas nossas mãos acabar com a fome, com a miséria, com a guerra e com o ódio. Estas coisas só existem, porque a natureza humana tem as suas fraquezas. E porque, de uma forma ou de outra, damos Deus ao desprezo, não querendo saber d'Ele para nada.

Sim, Deus é omnipotente. Quantas coisas boas há neste mundo, quantos são aqueles que, todos os dias, através dos seus gestos, das suas vidas, nos falam de Deus Vivo! Quantas almas convertidas ao amor a si, a Deus e ao próximo.
Há tanto bem no Mundo e nós, que só damos atenção ao que está mal (para ver se melhora...dirão alguns) nem sequer damos por ele...mas ele está lá.

E ele não está decerto nos ruídos que inventamos cada vez mais para "calar" a nossa dor existencial que é cada vez maior...
Ele está no silêncio, no âmago do nosso ser, aquela coisa preciosa à qual virámos costas e onde reside toda a nossa potência para sermos felizes!
Procuramos a felicidade onde ela não está e se ficamos frustrados, culpamos Deus de tudo e mais alguma coisa, não O queremos ouvir...
Deus não nos fez à sua imagem e semelhança? Então aí está a resposta: se procurarmos em nós a fonte da felicidade e do amor, decerto que a encontraremos...E, claro, o sofrimento existe. Se concebermos a felicidade e o amor sem sofrimento, estaremos a contruir um castelo de areia! O sofrimento existe para podermos crescer e saber que o nosso ser e a nossa vontade são superiores a qualquer "partida" que a vida nos prega!

Como diz aquele cântico de Taizé: "Deus é Amor, atreve-te a viver por amor. Deus é Amor. Nada há a temer."

Por que esperamos?

Beijinho!


Ana Amorim

Re: DEUS MATEMÁTICO?...
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de May de 2002 14:33

Concordo contigo Ana.

Deus deu-nos uma coisa chamada livre arbítrio... é isto que muda tudo.



Susete

Re: DEUS MATEMÁTICO?...
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 06 de May de 2002 20:09

Porque se interroga Deus sobre a razão pela qual o homem não o ouve (aquele que não o ouve, claro...)?
Porque se desespera Deus (como se Ele se desesperasse...) quando o homem não lhe concede a satisfação do seu clamar?
Porque será que o homem não acaba com o fome, com a guerra, com a doença, com o mal, com tudo aquilo que faz Deus se interrogar se o homem acredita na Sua existência?

Quim, permite-me começar com algumas das tuas palavras, mas com o sentido que eu acho mais correcto.

Tenho a profunda convicção que se existem guerras no mundo é APENAS porque o homem quer! E o mesmo se aplica à fome, à escravidão de homens por outros homens, às inexistentes condições mínimas de vida para a grande maioria das pessoas deste mundo, à enorme poluição que existe por esse mundo fora, ao constante desrespeito pelo meio ambiente... Tudo isto, e muito mais é simplesmente culpa do homem.

Quem é que começa todas as guerras deste mundo senão o homem? Independentemente da religião que cada homem professa, existe algo de comum em quase todas elas que é o respeito pela vida como um valor, e o respeito pelo próximo. O homem já chegou ao cúmulo de iniciar guerras em nome de Deus!?! Será que é Deus que não nos ouve, ou somos nós que não O ouvimos?

Aceito que o homem não tem na sua mão a cura para todas as doenças, mas, na minha opinião, outra grande 'doença' que assola o homem é a 'doença espiritual'. A falta de fé em Deus, e não me refiro apenas à falta de fé no Deus único em que os cristãos acreditam, mas sim à falta de relação com o transcendente, com o mistério. A cada vez mais generalizada ausência de sentido real de vida!
«Quem sou? donde vim? para onde vou? o que faço aqui? porque é que estou aqui?...» são algumas das perguntas que eu penso que muitos dos homens de hoje não fazem. E na procura materialista de sentido para a vida, a guerra, o "ter cada vez mais", o "ter mais que o outro", o "mandar cada vez mais" são tudo coisas que fazem sentido e dão sentido a algumas vidas, e no fundo é isso que origina as guerras, a fome, a doença, o mal.

O que pode fazer Deus por nós, se nós olhamos os sucesso das nossas empresas, não por aquilo que produz ou a sua acção na sociedade, mas por aquilo que dão de lucro, e pela quase 'obrigação' de darem sempre mais lucro que no ano anterior. Como se explica que existam 100 homens no mundo com mais riqueza que toda população dos trinta países, os mais pobres, claro (se não me falham os cálculos)!?!
Dando um exemplo recente, se pegassemos no dinheiro que custou todas as bombas e mísseis que há bem pouco tempo foram detonados no Afeganistão, e fosse usado para ajudar honestamente a desenvolver aquele país... decerto que o perigo do terrorismo acabava, pois já não havia razão para atacar seja quem fosse. Mas quem lucraria com isto, as pessoas que sofrem em desespero, ou aqueles que já muito tem e mais querem ter?

Costuma-se dizer que a primeira etapa para resolver um problema é o diagnóstico: saber que o problema existe e descobrir a sua causa. Enquanto não conseguirmos descobrir e entender que o problema está em nós e não em Deus, nunca passaremos à segunda etapa da resolução do problema, e as guerras, a fome, a miséria, as doenças, o mal de uma forma em geral, continuará por aí, com tendência a alastrar cada vez mais.

Um abraço,
Lugo

Re: DEUS MATEMÁTICO?...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 21 de May de 2002 04:02


Quanto a mim, a omnipotência de Deus consiste nisto: a Criação.

Deus auto-cria-Se e renova-Se constantemente, e "inventa-nos connosco próprios".

Deus é o Poder. Não como os Homens, que estabelecem relações entre forte e fraco, poderoso e impotente porque em si mesmos são limitados, até pelo facto de não nascerem adultos.

Para Deus, não existem "graus" de poder: Deus não levanta, de facto, uma pedra maior que Ele mesmo porque tal é inconcebível.

Deus não é mais forte ou menos forte que nada.

Ele é a Força. (é favor não fazer analogias à Guerra das Estrelas, hein? ;o))

Logo, tudo o que se pode, tudo o que é possível, Deus pode.

E é nesta Natureza, nesta Criação, que o testemunhamos! Olhemos para a nossa própria essência de seres humanos e descubramos a sacralidade da vida: somos imagem de Deus. E necessamos mesmo de conceber essa ideia correcta acerca de Deus: precisamos de colocar Deus à altura de Deus para que o Homem viva finalmente à altura do Homem!

Espelhemos pois o reflexo dessa imagem e semelhança pelo mundo e demos testemunho do Cristo que vive em nós, o Cristo que todos possam ver.

"O Homem é grande demais para se bastar a si próprio!"
João

Re: DEUS MATEMÁTICO?...
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 23 de May de 2002 13:00




...desculpa?!...a omnipotência de Deus consiste na criação? Deus, criou-se a si mesmo e depois criou o resto? E, depois, deixou correr?

...como se criou? Antes Dele Se criar o que é que havia? Donde surgiu Ele? O.K....não vale a pena! Surgiu, prontus atão! E, depois? Criou o resto, criou o Universo...infinito! O que é uma "coisa" infinita? Mas também se não for infinito o que é uma coisa "finita"? Se tem fim, o que está para além desse fim?...O.K...não vale a pena! Prontus atão! É infinito...é eterno...tá bem, prontus, já disse! E depois? Depois deixou passar uma eternidade de milhões de anos e criou o homem à Sua imagem...seremos mesmo a imagem de Deus? Antes do Homem surgir, houve muitas formas de vida. para que criou Deus essas outras formas de vida antes do Homem? Porque não criou Ele logo de imediato o Homem à Sua imagem e semelhança (?) ? Porque se à semelhança, porque não criou Deus um Homem perfeito? Porque não sabia? Porque não quis? Porque quis ver o que é que o Homem era capaz de fazer? Deixou-o à sua sorte? Porque é que o Homem surgiu sem inteligência? Foi obtendo-a aos poucos, inventando o fogo, inventando a roda, por aí fora, aos poucos...

...porque criou Deus o Homem tão pequenino no meio dum Universo tão grande (grande, não, já que ele é inifinito...) onde o Homem nem sequer "existe" pois "desaparece" no meio de tanta e tanta coisa que existe por aí...porque criou Deus o Homem à Sua imagem e semelhança e lhe deu um Universo para comtemplar mas não entender...porque criou ou Se autocriou Deus e a propósito de quê? Para que existimos? Ou, melhor, por que razão existimos? Para que se deu Deus ao "trabalho" de se autocriar e depois criar o resto? Para quê? Para depois de colocar um Universo a "funcionar" como um relógio, deixar o Homem aos trambolhões não sabendo este o que quer afinal da vida?

..deixando o Homem a interrogar-se?


...estamos aqui para fazermos perguntas, é?



...Deus, na verdade, não "pode" fazer tudo, não é?

Para que serve... a cabeça?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 07 de June de 2002 10:52


Porquê, porquê, porquê?

Todas essas interrogações são importantes... Mas para chegar aonde??

Eu pessoalmente já apaziguei em mim esse tipo de perguntas. Embora as continue a fazer, a falta (?) de respostas não me alarma.

Sinceramente, só vou deixar umas pistas...

Deus está em tudo. Houve sequer um início? E antes desse início, o que havia?

Quanto a mim, por agora, resolvo isto só assim: AUTO-CRIAÇÃO ETERNA.

Não há princípio nem fim para Deus, há eternidade. Antes de Deus nada existia. Alguma vez HOUVE algo ANTES de Deus? Não creio.

PERGUNTA IDIOTA E HIPOTÉTICA:
Porque é que eu posso morrer estupidamente ao tropeçar na casa-de-banho com pressa de ir fazer um Exame Nacional do qual estaria certo de obter resultados suficientes para entrar num curso de Teologia, após o qual e com estudos aprofundados me tornaria no maior teólogo do séc. XXI, instaurador de sistemas teológicos que dentro de 50 anos após a minha morte acabariam por estabelecer as bases para a reunião e reconciliação de todas as igrejas cristãs? (ok, mesmo hipoteticamente, as Testemunhas de Jeová e os Santos dos Últimos Dias ficariam de fora)

Sabem a resposta???? Deus permitilo-ia??
Nem digam nada... Ou então, se o fizerem, usem de racionalidade e não me respondam, mas vão directos ao assunto: Deus actua no mundo?

Re: Para que serve... a cabeça?
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 07 de June de 2002 15:57




...exactamente...Deus não actua...Deus não pode actuar!...Deus não pode "alterar" o inalterável...porque tudo o que existe é Deus e Ele não se altera...é imutável...é eterno...pura e simplesmente É!...Não foi, não será...não se autocriou...não criou...É...bolas!...estou a ficar maluco!...Não vou a lado nenhum com as minhas perguntas porque ninguém me pode responder.


...será que algum dia Deus nos responderá?

Re: DEUS MATEMÁTICO?...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 12 de June de 2002 12:57

LOL

Quim, fazias bem em perguntares a padres e religiosos por livros filosóficos sobre estas questões. Fazes boas perguntas e tens boas intenções. Isso é o principal, pois a partir daí podes fazer maravilhas.

A questão do "ser" é a mais complicada... Até porque, se calhar, em vez de dizermos que não existe nada para além de nós e que somos todos deus(panteísmo), deveríamos compreender que somos parte de um todo... E que esse Deus invisível é, de facto, a nossa alma. Assim compreenderemos como Ele está em tudo, como a nossa liberdade está tão intimamente relacionada com sentimentos religiosos e como Deus não está tão longe como por vezes nos parece, mas também não está tão diluído que se confunda com a nossa própria identidade. Tenho a mania de dar satisfações simplistas nestas ocasiões, principalmente quando as questões são demasiado abrangentes... Mas como não tenho tempo para fazer desde já algo como deve ser, aqui fica uma sugestão:

Visitem [br.groups.yahoo.com]
Aconselho qualquer um a participar.
De momento, o assunto é a acção de Deus no mundo. Leiam as 3 primeiras mensagens, de 7 de Junho. Qualquer dúvida: joao_oliveira@ccgplayers.com

God bless,
João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.