Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Descriminação na bíblia
Escrito por: ISAURA MARTINS (IP registado)
Data: 05 de April de 2002 16:56

1ª CARTA AOS CORÍNTIOS 6,9ss.

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos* ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

Não será esta passagem, uma forma de desciminação?
porque é que esses não têm direito a herdar o Reino de Deus?
são filhos, criados da mesma maneira: a imagem e semelhança de Deus.

Ajudem-me a entender melhor.

Obrigada
Isaura

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 12:07

Ainda bem que foi citada 1ª Corintios 6,9-11.
Isto é uma admoestação, uma advertência.
Por isso devemos trabalhar no sentido de herdarmos o Reino de Deus.
YHWH Deus faz a sua parte. Nós temos que fazer a nossa.
Veja também. Apocalipse cap 21
Citação:
«mas os covardes, os infiéis,
os depravados, os assassinos,
os impúdicos, os feiticeiros,
os idólatras e todos os mentirosos
terão como herança
o lago ardente de fogo e enxofre,
o qual é a segunda morte.»

Veja também Apocalipse cap 22
Citação:
15Fora os cães, os feiticeiros,
os luxuriosos, os assassinos,
os idólatras
e todos os que amam e praticam a fraude.

Quem nos avisa bem nos quer.
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 12:28

A tradução do texto original deixa algumas dúvidas. Parece que durante alguns períodos se chegou a traduzir a palavra que agora alguns traduzem como "homossexuais" por "masturbadores". Mas a palavra que agora nessa tradução aparece como homossexuais é na realidade uma palavra cujo significado parece ter ficado algo perdido. E é aproveitada para o que dá jeito...

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 13:03

Quanto à parte dos homossexuais, nãos sei bem o que dizer. Não tenho noções quanto às mudanças que vão ocorrendo nas traduções da Bíblia. Aliás, se alguém tiver alguma coisa sobre isso, agradecia.

Quanto à questão deste tópico, penso que não há discriminação. DEus dá-nos inúmeras tentativas para nos livrar do mal, ou do caminho que não é certo aos Seus olhos. Claro, que tudo tem um limite. DEus criou-nos com livre-arbítrio e se, depois de várias tentativas, nós não queremos segui-Lo, a escolha é nossa.

beijos em Cristo

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 13:54

Para melhor compreender os significados das traduções da Bíblia aconselho que façam comparação entre várias traduções.
Relativamente aos «homossexuais activos e passivos», que são mencionados na primeira mensagem,
a Nova Bíblia dos Capuchinhos traduz por:«nem os efeminados, nem os pedófilos»
No entanto a homossexualidade é, sem dúvida, repudiada já no tempo da Antiga Aliança como pode verificar em Levitico 18,22
que diz: «Não coabitarás sexualmente com um varão; é uma abominação.»
e em Levitico 20,13 que diz: «Se um homem coabitar sexualmente com um varão, cometeram ambos um acto abominável, ...»
Em qualquer destas duas passagens não há qualquer dúvida, porque descreve o acto e não se limita a dar-lhe um nome. Quanto ao texto grego de 1ª Corintios cap 6 e verso 9 pode consultar este link e pode você traduzir.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 14:28

Não será talvez bem assim:

"malakoi" e 'arsenokoitai' são as palavra que acima estão traduzidas por 'homossexuais activos ou passivos'. 'Malakos' quer dizer em grego 'suave', e aplica-se a tudo, desde objectos (como em Mateus 11, 8 e Lucas 7, 25) a pessoas. Daí assume um valor mais negativo para designar por exemplo os cobardes, as pessoas mais fracas em termos morais ou incapazes de se controlarem, fracos de pensamento, os doentes, etc... O adjectivo fraco, entendido de forma negativa, parece-me traduzir bem o sentido... No fundo, malakos designa tudo o que tenha uma conotação negativa de suavidade ou de fraqueza. Daí, ser utilizado para depreciar os efeminados (mas não necessariamente os homossexuais)... Se for essa a conotação que aqui está, então Paulo estaria mesmo a desprezar e rebaixar (é forte a palavra, mas é mesmo assim) os efeminados (mas não necessariamente, ao que me parece, todos os homossexuais). De qualquer modo, penso também na proximidade entre esta palavra e 'pathêtikos', que é o que melhor paece soar neste contexto: aqueles que são incapazes de dominar as suas paixões, os que são fracos em termos morais.

Já 'arsenokoitai', pode talvez referir-se aos homossexuais, porque quer dizer "aqueles que se deitam com homens". Aparece também em 1 Tim. 1, 10, traduzido como pederastas, ou que pode também ser uma tradução possível.

Abraço fraterno

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 05/05/2006 14:08 por rmcf.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 14:38

Isaura , o Reino foi inaugurado com a vinda do Senhor encarnado á Terra. Ele deu os sinais do Reino para provar essa "inauguração". O Reino está dentro de vós ...
Como o Reino de amor pode estar dentro de pessoas que colocam as paixões em primeiro lugar????
O texto não é uma ameaça , mas uma constatação ...
como o Reino pode crecer em quem não conhece o agápe???
chris

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 14:56

Manuel Pires, e poderás encontrar outras discrepâncias.
Essa dos "efeminados" não me convence. E não tem nada a ver como homossexualidade, que há muitos homens heteros bem femininos, sem culpa de o serem. Agora muitos homens já pintam o cabelo, usam cremes faciais ou importam-se muito com a forma de vestir. Poderão ser considerados efeminados.

Poderão dizer "ah, mas efeminados" não significa bem isso. Pois, mas efeminados é a tradução de uma outra palavra. O que temos de procurar bem é a palavra original.

Na 1ª carta aos Coríntios, segundo a tradução usada pela Isaura, diz que não terão entrada no reino de Deus "nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos* ou ativos**, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros"

A palavra que aqui foi traduzida por homossexuais passivos* é "malakoi " e a que foi traduzida por homossexuais activos** é "aresenokoitai". Os que se ficarem pelo sexo oral aqui estão isentos. :) (é só uma piadinha, não é argumento, claro)

A palavra "aresenokoitai" volta a ser usada emTimóteos I, sendo aqui traduzida por pederastas.

Mas nós sabemos que a lei é boa, contanto que dela se faça um uso legítimo 9e tendo em conta que a lei não foi feita para o justo, mas para os maus e rebeldes, para os ímpios e pecadores, para os sacrílegos e profanadores, para os parricidas e matricidas, homicidas, impudicos, pederastas**, traficantes de escravos, mentirosos, perjuros, e tudo aquilo que está em contradição com a sã doutrina, segundo o Evangelho da glória do Deus bem-aventurado, que me foi confiado.

Entre as várias traduções de "malakoi" em várias Bíblias diferentes, pode-se encontrar:
- homossexuais
- prostitutos masculinos
- auto-indulgentes
- efeminados
- sodomitas
- aqueles que apenas buscam o prazer
- ...

Entre as várias traduções de "aresenokoitai" pode-se encontrar:
- homossexuais
- pedófilos
- pessoas com hábitos infames
- prevertidos
- prevertidos homossexuais
- sodomitas
- invertidos
- ...

Estou a usar o texto "Lo que la Biblia realmente dice sobre la homosexualidad", do Padre católico Daniel Helminiak. Ele refere-se a traduções em espanhol; eu passei para português.

Trata-se de palavras difíceis de definir, pois aparecem em listas, logo não surgem dentro de um determinado contexto que facilite a sua tradução. Para dar um exemplo desta dificuldade, a versão da Bíblia (em inglês) Revised standard version traduzia, em 1952, "malakoi" por homossexuais e "aresenokoitai" também por homossexuais. Em 1977 traduz ambas as palavras por pervertidos sexuais. A edição de 1989 traduz as palavras respectivamente por homens prostitutos e sodomitas.

A tradução vai um pouco ao sabor dos ventos. A New American Bible propõe que "aresenokoitai" seja traduzido por "homossexuais praticantes", o que está de acordo com "aceita-se a pessoa mas não os actos", uma noção bastante moderna, que dificilmente se encontraria num texto do início do cristianismo.

Na realidade, parece não se saber muito bem o que estas palavras significam. Vários autores propõem diversos significados.

Parece haver aqui alguma desonestidade intelectual, ao querer usar este texto para condenar a homossexualidade.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 15:04

Seguindo o que disse o Miguel, arseno quer dizer varões, e koitai quer dizer cama. Juntando as palavras, obtemos algo como "varão-penetrador?". Na realidade, não se sabe muito bem. Poderia bem ser homossexuais, ou pederastas, ou até poderia não ter um significado assim tão linear. "Lady killer", em inglês, não é propriamente um assassino de senhoras.

Outro significado possível é de prostitutos masculinos.

Estaria São Paulo repetindo apenas a proibição que se encontra no Levítico? É que esta proibia o sexo entre homens apenas como uma impureza, o que para nós já não fará sentido. Levantam-se bastantes questões.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 16:36

pois... eu apesar das reservas para com 'malakos', porque me parece não ter um necessário cariz sexual, já "arsenokoitês" parece-me querer referir-se claramente ou a homossexuais (tradução mais clara) ou a homens que dormem com homens (e não que penetram homens, caro Zé... em rigor são os que estão na cama com homens), podendo eventualmente englobar a pederastia ou a pedófilia, mas não necessariamente...


Abrço fraterno Miguel

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 16:37

Quero explicação:

Um prostituto ou prostituta, não são as que levam dinheiro?
Ou prostituto pode ser o que faz sexo por prazer?

Uma mulher divorciada que viva com um homem, é o quê? Uma adúltera?

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 16:47

Obrigado, Miguel. :)

O que não me parece claro é que a homossexualidade, pelo menos como a entendemos hoje, esteja a ser condenada.
Possivelmente poderá estar a ser condenada a promiscuidade.

Certezas, é que parece que não há.

Concordas, Miguel?

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 17:46

A conclusão é que é muito difícil alinhar de uma forma precisa e eficiente um texto com uma tradução. Contudo nos casos acima expostos sou levado a concluir que essas palavras são traduzidas por uma espécie de perversão que não pode fazer parte dum corpo que é morada do Espírito Santo. (1 corintios 6,19)
Citação:
18Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo, mas quem se entrega à impureza, peca contra o próprio corpo.
19Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, porque o recebestes de Deus, e que vós já não vos pertenceis?

Aceitemos este conselho sábio.
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 18:51

Pois, Manuel. Mas porque pensas que essa impureza é a homossexualidade?

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 20:18

Caro Zé,

o que me parece é que a interpretação literal da Bíblia deve ser rejeitada. No contexto da mentalidade semita, muito patriarcal, claro que a homossexualidade era condenada. Quanto a isso, nada a estranhar. Acontece que, do meu ponto de vista, a Bíblia não é um código legislativo (como aqui já referiu o Alef) nem um conjunto de normas de conduta absolutas. Ao colocar a homossexualidade no meio de todas as outras coisas, Paulo está a elencar todo um conjunto de actividades onde lhe pareciam faltar o Amor. Este é o centro da atenção do Apóstolo: onde não há Amor não há Deus. Para ele, como para qualquer judeu, não pode haver Amor entre dois homens (repara que ele não coloca qualquer reserva ao amor entre mulheres, que não é referida. Na lógica do Manuel, talvez deva ser permitido por Deus). A questão poderá estar hoje em saber se isso é ou não verdade; se Paulo está ou não certo (é hoje claro que as concepções de Paulo sobre a família e sobre a mulher são motivadas pela sua cultura, e não são muito aceites); se é ou não possível que duas pessoas do mesmo sexo se amem.
Eu tenho para mim que: se for possível que se amem, então esse amor não pode ser senão, também, um sinal do Amor de Deus; se não for possível, então o juízo de Paulo está correcto.
A minha questão reside também na avaliação: quem pode avaliar que o amor homossexual é possível ou não? Os heterossexuais? Como é que podem avaliar uma experiência que desconhecem? E como podem os homossexuais saber se o que sentem é semelhante ao que os hetero sentem? (E mesmo estas dúvidas ainda se pode alargar às próprias experiências dentro dos heterossexuais, de cada cultura, etc...).
As árvores conhecem-se pelos seus frutos. Onde há Amor, há entrega, carinho, vontade de estar, vontade de existir em conjunto, altruísmo, e atracção sexual também. Se tudo isso se verificar, por que não pode considerar-se que é possível que duas pessoas do mesmo sexo, em que isto se verifique, sentem Amor uma pela outra? Sendo assim, aí, no carinho, na entrega, no altruísmo, na vida em comum também pode habitar Deus. É isso raro, como diz o Camilo? Talvez seja... mas não será também por culpa da cultura de marginalidade e de encobrimento a que os homossexuais estão desde adolescentes sujeitos?

Abraço fraterno

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 05/05/2006 20:20 por rmcf.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 20:26

Exactamente o que penso. :)

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 21:24

O que eu acho é que o mundo em que vivemos atingiu um elevado (talvez o maior) de depravação.
Eu aceito o amor entre dois ou mais homens ou entre duas ou mais mulheres.
Não o amor «EROS», mas o amor «AGAPE», puro sem sexo. Isso é possível.
Este tipo de amor é de louvar.
Temos o caso de amor entre o pai e o filho; e o amor entre mãe e filha.
Neste caso esse amor ainda não é «AGAPE», mas «FILO».

Mas o amor «porneia» deve ser totalmente banido.
O amor «eros» só deve ser entre homem e mulher e dentro dos parâmetros da decência e da fidelidade. Por exemplo, o adultério é uma coisa reprovável.

As leis de um país e duma época espelham a decência ou a falta de decência dessa época e desse país.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 06 de May de 2006 01:25

É o que achas, Manuel, mas já se sabe, o que importa é o que Deus acha. E como se vê, a questão não é linear.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 06 de May de 2006 15:37

E o que é que realmente pensas o que Deus acha em relação à homossexualidade?! ...
Achas que YHWH Deus aprova este tipo de depravação?
Achas que os que aprovam estas coisas têm a aprovação de Deus?
Então estas coisas não são assim tão lineares?!
Por favor, lê também os links que têm esta cor e que apontam para passagens da Bíblia que talvez te ajudem a dar uma resposta a estas perguntas. Ou será que é preferível queimar as partes da Bíblia que não estão de acordo com as tuas opiniões?!
Há muitas teorias teológicas que não passam de raciocínios especulativos acerca de assuntos que Deus nunca revelou, e muitas delas tornaram-se em «dogmas de fé», mas estes assuntos relativamente à homossexualidade e outros comportamentos depravados não deixam lugar para a dúvida de que não têm a aprovação de Deus. Nos novos céus e na nova terra, não serão povoados por pessoas que persistem em manter este tipo de comportamento.(Gálatas); (Colossenses 3,5-8); (2 Timóteo).
Que o Deus do Amor (AGAPE) te ajude.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Descriminação na bíblia
Escrito por: (IP registado)
Data: 06 de May de 2006 16:11

Tu estiveste atento ao resto da discussão, Manuel?
És SEMPRE literal a ler a Bíblia? Se sim, compreendo a tua posição. Se não, não compreendo.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.