Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Resignação papal
Escrito por: Ana Paula Almeida (IP registado)
Data: 03 de April de 2002 23:09

È com um intenso sentimento de pena que tenho visto o esforço do papa para cumprir as suas obrigações. Imagino o sofrimento físico e psicológico para estar presente nas cerimónias pascais. quanto às faculdades mentais, sabemos que a doença de Parkinson pode conduzir a uma demência eextremamente grave ... e em muitos momentos o papa parece apático e ausente.
Presumo que esta questão delicada esteja a ser analisada pelas altas instâncias. presumo também que a política do vaticano, os discursos e delarações do papa provavelmente já não serão da sua autoria há muito tempo e que ele não passa de uma figura decorativa...
Mas não será chegado o momento de deixar aquele homem idoso tratar-se e descansar?
Ou estão à espera de quê?

Re: Resignação papal
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 03 de April de 2002 23:37

Estamos à espera do Espírito Santo!

Suspeito que não tenhas tido oportunidade de ver o Santo Padre no dia de Páscoa, e ver a sua dedicação, o vigor e o testemunho que transmitiu a todos os cristãos...

Já tive oportunidade de expressar a minha opinião neste fórum num texto a que dei o nome de <a href=http://www.paroquias.org/forum/read.php?f=1&i=489&t=489>Força João Paulo, não desistas! O mundo precisa do teu exemplo</a>.

Lamento que sintas pena quando vês o Papa João Paulo II. Eu, sinto uma força renovada pelo seu exemplo de dedicação, que mesmo com a sua debilidade física não desiste e continua a dar o seu testemunho. É isso que nós cristãos devemos aprender com o Santo Padre, nesta altura da sua vida.

Sugiro-te a leitura do <a href=http://www.agenciaecclesia.org/ecclesia/artigo.asp?cod_artigo=130652 target=_blank>Editorial</a> de hoje do Pe. António Rego.

Lugo

Re: Resignação papal
Escrito por: Ana Paula Almeida (IP registado)
Data: 05 de April de 2002 00:55

Admito que por trás do aspecto fragil do papa a sua lucidez e força interior permaneça, mas é um facto que o desfecho lógico das enfermidades de que sofre, e que são assumidas, será uma gradual perda das faculdades. É da vida!
Assim, concordo com a Ana Paula quando diz que será brevemente altura de o deixar descansar, sem perder de vista o enorme valor da sua acção ao longo destes anos na igreja, embora com alguns aspectos menos positivos. Não concordo de modo nenhum com o poder e projecção dado a sociedades para-secretas como a autodenominada "Opus Dei" (felizmente o meu Bispo nunca lhes deu grande espaço) nem com as atitudes relativas aos teólogos da libertação, nem com algum fechar do debate e da reflexão imposto pelo Cardeal Ratizinguer.
Pessoalmente entendo que o Papa, como bispo, deveria adoptar para si próprio a regra que impôs aos outros bispos, da resignação a partir de determinada idade (ainda que a sua fosse mais elevada).

Re: Resignação papal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 05 de April de 2002 01:18

A mensagem anterior aparece assinada pela Ana Paula, que comigo partilha o computador ( e a vida) mas é minha.... Foi um lapso técnico de que peço desculpa a todos.:) e sobretudo a ela

O facto de caminharmos em conjunto não significa que estejamos de acordo em tudo, a 100%

Tozé

Re: Resignação papal
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 06 de April de 2002 01:43

Até certo ponto compreendo quando alguém ao ver o estado frágil do Santo Padre, gostasse que ele abdicasse para que pudesse descansar e ter talvez um resto de vida mais descansado e com menos sofrimento.

Mas por outro lado, não creio que o Papa queira abdicar, pois só depende dele e nada o impediria de o fazer. Não acredito que ele seja uma "figura decorativa". Acho que por vezes se levantam algumas vozes dentro e fora da Igreja que gostariam de ver o Papa João Paulo II abdicar, na esperança que o próximo Papa tivesse um pontificado diferente do actual: uns gostariam de algo mais conservador e menos inter-religioso; outros mais liberal e muito menos conservador.

Em certos "cenários" que por vezes aparecem na comunicação social, parece que a Igreja é uma empresa onde se assiste a 'jogos de bastidores' com bispos e cardeais na luta pelo poder, ou meros políticos à procura do seu 'posto'. Ora, como eu acho que a Igreja não deve ser nada disto, defendo que o Papa não deveria abdicar, enquanto seja essa a sua vontade, e até ter saúde mental para desempenhar a sua função de Pastor da Igreja.

Ou até que o Espírito Santo anuncie que chegou a sua hora... e aí teremos um novo Papa.

Lugo

Re: Resignação papal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 06 de April de 2002 02:08

Lugo, eu acredito fortemente na influência do Espirito Santo nestes processos - se não como se explicaria que a Pio XII sucedesse João XXIII - agora não podemos ignorar que as componentes que referiste fazem, talvez mais do que deviam,parte do processo... Um dia conto-te uma pequena experiencia que tive, dentro do Vaticano, se calhar quando tivermos oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente - a propósito, era uma boa ideia um destes dias reunir o pessoal, agora que já somos uma boa meia dúzia.

Quanto ao actual papa, eu tenho sentimentos contraditórios. Por um lado sinto uma imensa pena de ver desaparecer o fulgor que lhe conhecemos e de ver a extrema dificuldade e sofrimento com que carrega a cruz. Por outro lado sei que o Espírito o ilumina... Não tenho uma opinião final, o que tem gerado algumas "discussões" domésticas :)

Um abraço

Tozé

Re: Resignação papal
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 07 de April de 2002 01:52

Tozé, acho que temos uma opinião parecida neste assunto. Também me custa ver o sofrimento do Papa (quem não preferiria voltar a vê-lo com o vigor a que nos habituámos...), mas não será também o seu sofrimento um exemplo para todos nós?

Citando o Pe. Nuno Brás no seu editorial, do número da Voz da Verdade deste domingo, «... é no modo de viver o sofrimento que se mostra a grandeza dos grandes homens. [...] Andamos, afinal, bem esquecidos daquilo que diz S. Paulo: é na fraqueza que se mostra a força de Deus.»

Ainda hoje, num encontro de amigos, enquanto falavamos da morte e ressurreição de Jesus Cristo nos perguntávamos: «Não teria Jesus que sofrer, ser crucificado e morrer na cruz para que a vontade de Deus se cumprisse?»

Será que não é vontade de Deus, aquilo que neste momento o Papa João Paulo II vive, com todo o seu sofrimento, para mostrar a esta nossa sociedade consumista e que prioritiza cada vez mais o bem-estar em detrimento dos valores realmente importantes da vida?

Eu penso que João Paulo II nos diz neste momento, que o caminho de Deus não é fácil e que exige sofrimento, e ele está-nos a guiar nesse caminho com o seu exemplo.

Um abraço,
Lugo

Re: Resignação papal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de April de 2002 23:43

Pois é.

Re: Resignação papal
Escrito por: Fernando Cassola (IP registado)
Data: 08 de April de 2002 09:53

Inteiramente de acordo, com o Lugo.

Temos de deixar de pensar que as pessoas que não estão a 100% fisicamente já não prestam para a sociedade e principalmente para a "liderar". Todos nós temos a nossa missão, e penso que o exemplo do Santo Padre é ímpar e deveria ser seguido por todos nós. NUNCA DESISTIR. Apesar das dificuldades, doenças e privações DEUS deixou-nos uma missão, temos e devemos cumpri-la.


Um abraço, e uma Santa e Feliz Páscoa

Fernando Marques


(desculpem o atraso)

Re: Resignação papal
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de April de 2002 22:12

Deus sabe quando o Papa deixará de estar apto.

Não pode a Igreja ter a sua própria "quaresma papal", um período em que o Papa se mostra menos activo, para que, com o próximo, não teremos uma verdadeira Páscoa no mesmo sentido?

Sabemos lá...

Mas concordo plenamente contigo, Tozé, no afrouxamento do Papa quanto às questões relacionadas com a Opus Dei, com a teologia da libertação (que eu, pessoalmente, AMO) e com a Congregação para a Doutrina da Fé.

A Igreja precisa é de santos, que a arrastem! Perante os obstáculos, será o Espírito que nos guiará.

Hoje acho que não é necessária uma reforma, mas sim santidade. Agora, reforma para a santidade? Talvez, quando a força dos "santos" se fizer sentir em força. Por isso, vamos em frente. Deixemos o Papa continuar a ser um monumento à dignidade humana! E quando ele mal conseguir caminhar, então que lhe dêm reposo. Mas sei também que o papado é vitalício... Como se pode dar a reforma a um Papa? Se for possível, que seja feito.

Deixem o Espírito guiar! Vigilate et orate!
João

Resignação ECLESIAL!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 27 de August de 2002 18:43


Na biografia de João Paulo II, não pude deixar de notar uma certa tendência no tom do artigo, que deve ser apontada. Achei-o de muito mau gosto. Além de estar tremendamente incompleto, deu ênfase a questões secundárias e de certa forma manipuladoras. Vamos lá a ver:

"Defensor intransigente de valores e de uma imagem da Igreja que, à luz dos princípios do Concílio Vaticano II, podem considerar-se retrógrados, João Paulo II não cedeu um milímetro durante os 23 anos de pontificado, apesar das inúmeras pressões que chegaram ao Vaticano, geradas dentro ou fora do seio da Igreja." - o que é que se pretende dizer com isto? Já agora, que se demonstrasse EM QUE é que João Paulo II defende posições retrógradas... Será que ninguém reparou que ele estava a ser contraditório quando o fez?? Ou não será que essa "contradição" e "retrocesso" estão apenas na cabeça de quem escreveu o artigo? Hum... Bem, o próprio Paulo VII, que terminou o próprio Concílio Vaticano II sob o seu pontificado, tinha as mesmas posições em termos morais, veja-se a Humanae Vitae, por exemplo...

"A sua oposição aos meios de controlo da natalidade, com especial relevo para o preservativo, mereceu-lhe severas críticas, nomeadamente das organizações empenhadas na luta contra a sida, um dos flagelos do século XX, ainda em crescimento, mesmo entre a população ocidental." - pois claro, é que não é essa a solução... "Mandem vir" quanto quiserem, não deixam de estar errados... Vão lá estudar as estatísticas ao longo dos anos, bem como os casos concretos e vejam lá: quanto mais contraceptivos, mais SIDA... Olhem para as situações concretas e deixem-se desses dogmatismos seculares irreais, que só promovem negócios e alimentam ideologias repletas de insânia (no sentido clínico do termo: MENTALMENTE DOENTE).

"Outros pontos sensíveis do seu ideário, como a proibição do sacerdócio das mulheres e a defesa do celibato dos padres, criaram na Igreja tensões que originaram dissidências e críticas abertas dos sectores católicos progressistas." - para já, o seu "ideário" está cheio do Espírito Santo e nele está a cátedra de Pedro. Se há quem tenha muita pressa, pois bem, há aí muitas igrejas de fé católica para onde se podem mudar. De facto, é o que tem acontecido e ainda bem: que as pessoas estejam onde devem estar.

"A imagem de rigor moral e disciplina de vida que o Papa procurou veicular ao defender todas estas posições viu-se fortemente maculada pelos inúmeros escândalos sexuais que alastram em todas as latitudes. A Igreja católica dos EUA foi uma das mais duramente atingidas pela denúncia de casos de pederastia e assédio sexual. Para cúmulo, nem mesmo o seu grupo de auxiliares pessoais escapou à verdadeira maré de descrédito que varre a Igreja. O arcebispo de Poznan, Juliusz Paetz, auxiliar pessoal de João Paulo II, resignou este ano depois de ser acusado de assediar sexualmente seminaristas e padres." - pois é, e ainda querem MENOS exigências, os "progressistas" (ainda não vi nenhuma outra denominação senão "católico romano", se são "progressistas", devem ser de outra "igreja" certamente... ou círculo de amigos!). Imbecilidades...

"Trata-se de uma circunstância que sublinha com ironia dramática a contradição insustentável entre o ideal moral e religioso do Papa e a realidade terrena." - ah, que ingénuo... Com que então os ideais devem sujeitar-se à natureza decadente do ser humano? Logo, Deus deve sujeitar-se ao que fazemos d'Ele?? Pois, é isso que os "progressistas" querem fazer... A ironia não está aí: está no facto de que são os dissidentes a realizar e promover todo esse pecado e agora querem fazer-nos acreditar que o problema está no modo de ser Igreja de hoje... ISSO SIM, NÃO SÓ É IRÓNICO MAS AINDA MAIS SINISTRO!! Já agora, onde reside esta "insustentabilidade"?? Naqueles que não são nem querem ser santos?? Então pronto, vão-se lá embora e levem a vossa insustentabilidade... Os dissidentes só estragam mais a Igreja: não contribuem nem com dinheiro, nem com orações, nem com serviço... ENTÃO O QUE É QUE ANDAM CÁ A FAZER? Sinceramente, ganhem juízo... Ou se arrependem e mudam de opinião e passam a fazer parte da solução em vez do problema, ou, pura e simplesmente, para não se tornarem nuns impecilhos hipócritas, saiam...

Esperava ver muito mais isenção e palavras de esperança e motivação que estas tristezas mencionadas no artigo!! É que não têm nada que ver com os próprios apelos do Papa!! Tanto pessimismo não nos serve, porque somos católicos e os ventos da mudança já sopram! Mas não é uma mudança CONFORTÁVEL, secular: É UMA MUDANÇA CRISTÃ!

João

Re: Resignação papal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de October de 2002 08:03

Pois é, não vou recuperar a discussão de há já uns meses, mas apenas registar que nem nos "lembrámos" que anteontem se passaram 24 anos sobre a eleição de João Paulo II como Papa, constituindo já o quinto papado mais longo da História.

Longa vida para o Papa!

Alef

Re: Resignação papal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de October de 2002 17:36

Olá Alef,

Por acaso a Susete lembrou-se, e aproveitou a Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae" e enviou para todos os "assinantes" um número especial da newsletter do Paroquias.org.

Espero que tenha sido agrado de todos.

Luis

Re: Resignação papal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de October de 2002 19:42

Sim, como saberás, também recebo a "newsletter" e já dei uma "olhada" pelo documento. Muito obrigado mais uma vez este vosso excelente serviço!

Alef

Re: Resignação papal
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 18:22


Recebi este e-mail, muito interessante.

João

----------------------------

Independentemente de Credo, o Papa João Paulo II é um exemplo de um trabalhador de Fé..


Sabe por que o Papa está cansado?

Em 23 anos e 5 meses de pontificado, estas são algumas das razões pelas quais o Papa está cansado...

Número de viagens fora da Itália: 95
Número de viagens na Itália, sem incluir Roma: 140
Visitas em Roma e Castelgandolfo: 72
Beatificações: 1.282
Canonizações: 456
Número de Nações visitadas: 130
Número de cidades visitadas: 604
Número de discursos fora da Itália: 3.430
Discursos em seu pontificado: 20.341
Documentos: 13 encíclicas, 13 exortações apostólicas,
11 constituições apostólicas, 41 cartas apostólicas, catecismo.
Número de audiências gerais: 1.218
Número de pessoas que assistiram as audiências gerais: 16.930.200
Duração das viagens de seu pontificado: 541 dias, 18 horas, 25 minutos.
Porcentagem de viagens x seu pontificado: 9,75%
Distância percorrida: 28,3 vezes a volta na Terra. É 2,97 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Tudo isso trabalhando 18 horas por dia.
Não toma nenhum medicamento.
Foi baleado.
Sofreu 6 cirurgias. Em uma delas lhe retiraram 2,5m de intestino.
Tem artrose numa das pernas, de tanto se ajoelhar em oração, o que lhe dificulta a mobilidade.

APESAR DE TUDO, ELE NÃO SE QUEIXA DE NADA E SEGUE ADIANTE...

Seja qual for a nossa crença, o Papa é um exemplo para todos: crianças, jovens e adultos, enfermos ou sãos.

Tudo isso nos faz conhecer o testemunho do amor de Deus para com os homens... Em sua última viagem à Bulgária, lhe perguntaram a respeito da possibilidade de sua renúncia... e o Papa respondeu: "Se Cristo tivesse descido da cruz, eu teria o direito de renunciar..."

Alguém tão especial como o Papa, pede que rezem por ele... isso não tomará muito seu tempo:

REZEM PELO PAPA:

O Papa João Paulo II pediu, no sábado 21/09/02, ao rezar o Angelus frente aos peregrinos na Praça de São Pedro, que rezem por ele. Você poderia ajudá-lo?

Por favor envie este e-mail à outras pessoas... Em muito pouco tempo, mais e mais pessoas terão rezado por João Paulo II e você também terá feito com que muitas pessoas rezem à Deus por outras pessoas... Sim!

Não tenha vergonha de fazer isso, por favor, retransmita esta mensagem agora mesmo. Jesus Cristo disse:"Se te envergonhares de mim, eu me envergonharei de ti diante de meu Pai."

Você crê no poder da oração?

Espero que sim...

keruba

Re: Resignação papal
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 11 de November de 2002 11:35

Tive um avô que morreu com a doença de Parkinsosn e assisti de muito perto á deterioração física e sobretudo intelectual que esta doença provoca. Em fases mais tardias da doença, para lá das alterações neurológicas em que os doentes ficam completamente dependentes (ìncontinentes, acamados, dependentes para se alimentarem) há uma completa deterioração das capacidades intelectuias - as pessoas transformam-se em "bébés grandes".
Por isso me parece que a resignação papal será inevitável, sobretudo se o Papa tiver uma longa vida. Digo-vos que o meu coração fica cheio de compaixão quando vejo o pobre do velho naquelas longas cerimónias, a dormitar a maior parte do tempo, a ler textos com dificuldade e praticamente sem se poder mover...
Dizem que Deus sabe até quando o Papa está apto - dizem alguns. Eu acrescento - os médicos que cuidam dele, os seus acólitos e os que lhe escrevem os discursos também devem saber.... EStão fartos de saber...
E isto é um problema complicado - pelo que percebo, ninguém pode demitir os Pap se ele não quiser, or ele pode chegar a tais condições em que não tenha capacidade volitiva.... Mas talvez seja do interesse de algumas estruturas da Igreja ter um papa doente ou até incapaz.....
Quanto á consideração de etes Pap foi bastante retrógrado em termos de moral sexual , é um dado assente.



ana

Re: Resignação papal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 11:22

João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História


João Paulo II bate hoje um novo recorde: passa a ocupar o lugar do quarto mais longo pontificado da história da Igreja Católica, ultrapassando em um dia o Papa Pio VI. O mais longo foi, até agora, o de São Pedro, o primeiro da lista, mesmo se na altura ninguém falava em Papa ou em qualquer outro título. Pedro foi um dos discípulos que acompanhou Jesus Cristo e dele receberia o mandato de ser o "primus inter pares", de acordo com a tradição católica.

De acordo com os historiadores, Pedro terá desempenhado a sua função durante 34 ou 37 anos. O segundo na lista dos mais longos pontificados é Pio IX, que também ultrapassou o marco dos 30 anos: governou a Igreja Católica de Junho de 1846 a Fevereiro de 1878. O terceiro nesta lista é Leão XIII, o Papa que inaugurou o pensamento social católico contemporâneo com a encíclica "Rerum Novarum" ("Sobre as coisas novas"). Leão XIII ocupou o lugar durante 25 anos e cinco meses, entre 1878 e 1903.

Sendo estes dois dos pontificados mais longos da história, isso faz com que, descontando o primeiro século da era cristã, o XIX seja aquele que menos papas conheceu: apenas seis. No século I da era cristã (de facto, São Pedro só inicia "funções" depois do ano 30), registam-se cinco nomes na lista oficial: Pedro, Lino, Cleto, Clemente e Evaristo.

Pio VI (1775-1799), que até agora ocupava a quarta posição, foi Papa durante 24 anos, seis meses e sete dias. Na verdade, o seu pontificado foi mais breve: Pio VI, que morreu em Valence, foi deposto em 1798 e os Estados Pontifícios transformados numa república, com o acordo de Napoleão.

João Paulo II, eleito em 16 de Outubro de 1978, tomou posse no dia 22 seguinte. Hoje completa, por isso, 24 anos, seis meses e oito dias, mais um dia que o seu antecessor do século XVIII. No próximo dia 18 de Maio, completa 83 anos de idade.

Primeiro Papa polaco da história da Igreja Católica - o seu nome de nascimento é Karol Wojtyla -, João Paulo II detém outro recorde: foi ele que mais santos e beatos fez. Nestes quase 25 anos, proclamou 1310 novos beatos (o passo anterior à canonização) e 465 novos santos (de um total de 759 que existem, em toda a história do catolicismo). No próximo domingo, a lista passará a 470, tendo em conta as cinco novas canonizações que João Paulo II vai fazer, na missa que realizar na Praça Cólon, em Madrid.

Fim-de-semana em Espanha

As viagens são outra marca inédita. No próximo fim de semana, em Madrid, Wojtyla completará a sua 99ª viagem fora de Itália, sendo de longe o Papa mais viajado de sempre. Em Junho será a vez da Croácia, para a viagem número 100, e ainda nesse mês a Bósnia. A Mongólia pode ser visitada em Agosto, e a Eslováquia e Estrasburgo são outros destinos possíveis ainda este ano. Ontem mesmo surgiu a notícia de que a Suíça quer reservar Junho do próximo ano na agenda das viagens papais.

Tudo isto num clima em que Wojtyla, depois de uns cinco anos em que se foi acentuando a sua debilidade física, parece ter recuperado alguma da saúde perdida: sofrendo de Parkinson, nos últimos meses a sua voz ficou mais nítida, a cara já não se inclina sobre o ombro e os tremores na face e nas mãos já não são tão intensos.

Por ANTÓNIO MARUJO
Público, 30 de Abril de 2003
[jornal.publico.pt]
__________

Os Mais Longos Pontificados


São Pedro (c. 30-64 ou 67) - 34 ou 37 anos

Pio IX (1846-1878) - 32 anos

Leão XIII (1878-1903) - 25 anos e cinco meses

João Paulo II (1978-) - 24 anos, seis meses e oito dias

Pio VI (1775-1799) - 24 anos, seis meses e sete dias.

[jornal.publico.pt]


Re: Resignação papal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 11:24

Sorry, só agora me dei conta de que esta notícia já tinha sido publicada pela Susete...

Alef

Re: Resignação papal
Escrito por: Herminio (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 16:43

Ana Paula Almeida
É com grande pena que li o teu sentimento.
O Papa cumpre pelo Espirito Santo uma Missão. Deus não o tem esquecido.
Vem a Espanha canonizar irmãos na fé. Ele não está apático nem ausente, como se viu na Guerra contra a ditadura no Iraque.
Vê-se que desconheces completamente os tramites dos documentos Papais...Ele dá sempre o "seu agremã" ao que é publicado com a sua assinatura. Desde sempre que nem todos os documentos são escritos por Ele, mas as linhas condutoras são d'Ele e revê-os práticamente todos.São doutrina de fé.
Figura decorativa? Vê-se que só pensas em jarras...ou será que o achas já um jarreta?
Quem o obriga a continuar? Só Ele próprio pode deixar de execer o seu múnus apostólico. Não haverá por detrás destes teus pensamentos outras intenções?
"Ou estão à espera de quê?"
É melhor fazeres a Pergunta ao Espírito Santo. E tu? Esperas o Quê?! Diz.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.