Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Depressão mariana
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 10:00

Não morri mas deprimi e de que maneira.
Eu explico.
Fui criada protestante e aprendi e vivi o amor de Deus com grande intensidade e nunca me esqueci do que aprendi. Mas duvidei do que me ensinaram e resolvi vir exprimnetar o tal famoso mundo catolico que os protestantes dizem ser dos " não salvos " dos pecadores. Aqui começa o grande erro dos protestamtes , nunca podemos dizer a um catolico que ele não é salvo, porque ele acredita em Deus profundamente, e vive intensamente a vida de Cristo , alias prova disso são os milhares de missionarios que têm por todo o mundo, que dão suas vidas pelos outros como Jesus pediu. E amam tanto a Deus que até abdicam de viver com mulher. Admiro profundamente esta fé e o maravilhoso mundo em que vivem. Quando entro nas Igrejas catolicas sinto sempre uma grande reverência e temor de Deus , eles são realmente peritos em adoração . Tem uma serie de preceitos que demonstram bem essa adoração. Não tratam Deus por tu como fazem os protestantes, que têm um culto barulhento , umas orações demasiado exaltadas e com textos pouco universais. Gosto do modo como se adora Deus na igreja catolica.A proposito de oração gostaria aqui de referir que Jesus nos deixou bem claro que a oração é uma conversa com Deus , que deve ser feita num local recolhido , no nosso quarto um dos textos que nos deixou para vermos como nos devemos dirigir a Deus foi o belissimo Pai Nosso. Que os catolicos rezam sem cessar , tendo presente cada pequena palavra.
O que aconteceu ao longo da historia foi que a Igreja à medida que foi adquirindo cada vez mais poder , começou a ter cada vez mais falhas e daí que homens como Lutero tivessem necessariamente que aparecer como agentes purificadores. Homens que revolucionaram todo um sistema , tendo sido motores de uma grande transformação da Igreja. O que é facto é que depois deste movimento a Igreja tentou em vão silenciar o povo tirando-lhe doutrina e o acesso à leitura da palavra de Deus já que é por ela que vem o conhecimento.É melhor ter o povo na ignorãncia pensaram eles. Os protestantes foram perseguidos atrozmente porque se revoltaram contra o abuso do poder da Igreja que dominava todos os sectores da sociedade. Sem eles ainda hoje todos os catolicos pagariam a sua salvação através de missas às almas. Mas a salvação protestante vem, pela fé e a fé pela palavra de Deus e muitos se libertaram do jugo de crerem que os padres representam Jesus Cristo na Eucarista.`O protestantismo proliferou e libertou muita gente desse terrivel medo dos Padres que controlavam as pessoas com ameças de vida eterna e usavam os confessionarios para saber e controlar muitas coisas.
Meus amigos não nos enganemos não fora o protestantismo ainda estavamos todos a viver na idade da Pedra espiritual. Vejamos os efeitos do protestantismo. Os paises protestantes são nações abençoadas por Deus olhem para a America e para os paises protestantes do Norte da Europa e depois vejam lá se Deus não abençoa essas nações , que seguem e temem a Deus . O Catolicismo só perdura nos paises extremamente pobres e incultos , onde se passa muita fome e muita miseria. Aí é facil acreditar em tudo e mais alguma coisa , as pessoas morrem de fome e acreditam em tudo que lhe dizem , são pessoas incultas e vão atras de quem lhes tras um pedaço de pão. Essas pessoas são salvas porque creem piamente no que lhes é ensinado . Mas o que é facto é que a Igreja Catolica tem vindo a perder um grande numero de crentes e fieis com o protestantismo que veio trazer uma nova dimensão de Deus : um Deus libertador , um Deus que liberta do medo da morte , em que não é precido fazer promessas , um Deus que ama , e amar é alegria , amar é comunicar , amar é criar, amar é viver uma vida plena , amar é viver a vida que Deus nos deu em plenitude. Jesus filho de Deus veio revelar-nos esse modo de amar a Deus , com fé com esperança , curando doentes , fazendo milagres , para que se viva de pé , feliz , cantando e louvando a Deus . È Deus que nos faz rastejar , sofrer o que temos de sofrer e uma vez terminado o sofrimento , devemos levantarmo-nos e proclamar e louvar o seu nome. Louvar a Deus e cantar em grande folego : hosanas nas alturas.
O que acontece na Igreja Catolica é que tem vindo a estagnar na fase de sacrificio , concentrando-se demasiado na cruxificação de Jesus Cristo que os protestatantes tendem a esquecer e vivem só em permanente exaltação de alegria tornando-se por vezes demasiado egoistas e assumindo-se só como sendo eles os salvos e não sabendo ver as outras verdades. Todos os que cremos em Cristo jesus somos salvos , pois ele é que salva , ou seja a nossa fé ´é que nos salva. mas com esta guerra de religiões as pessoas perdem-se e não sabem onde está a verdade . Onde está a verdade? No coração de cada um e no temor e fé que têm às coisas de Deus . Ninguém é perfeito e se considerarmos que religião quer dizer re-ligar , ligação a Deus , daqui se deduz que cada um tem a sua ligação e que não podemos acusar ninguém de não ser salvo e que não há ligações perfeitas. NãO HÁ RELIGIÕES PERFEITAS.
Em relação à Virgem Maria , os intelectuais tem vindo a fazer um esforço de a apresentar como uma senhora especial que se deve venerar. Acredito que os pastores tivessem tido uma visão como eu já tive muitas sensações estranhas , quando fui a fatima. Aquilo é um corropio de sinais de emoções . Já falei com muita gente que sente essas estranhas coisas e puderes esquesitos, benzer objectos, santinhos , rezar e promessas. Isto está bem ?
Não, não está nada bem. Fartei-me de chorar e no choro percebi que estava a errar e ia chorar o resto da vida se lhe rezasse assim como ia chorar o resto da vida se achasse que os Padres representam Cristo na eucaristia. O que se passa é o seguinte : á conta da virgem ser só uma mulher especial a venerar o povo cai rapidamente na idolatria e eu vivi essa situação. Para rezar e chorar e pedir favores à virgem Maria , não posso chorar e prostar-me diante de Jesus ao mesmo tempo nem tão pouco diante de Deus . Não dá mesmo . Deus disse adorai-me só a min. E quando prestamos culto a Deus é completamente impossivel estarmos a ajoelharmo-nos perante dois senhores ao mesmo tempo. Ontem vi um programa muito interessante sobre Fatima , na televisão. Em que diziam : Deus não escolheu uma mulher qualquer escolheu Maria por isso a veneram , depois vem Fatima e depois já falam , que fatima escolheu Lucia , não foi a uma mulher qualquer , logo Lucia depois de morrer vai ser canonizada e lá aparece outro santo a venerar. Lucia vive em clausura e vai ser beatizada. Então o povo se ajoelhará diante dela e será adorada também e muitos lhe farão promessas, mas muitos fugirão de Deus e viveram grandes aflições e medos porque detestam este conceito de santidade. A Igreja catolica está atolhada em grandes contradições , que fazem as pessoas fugir de Deus e é por isso que o povo sofre e muito e os catolicos particantes sobem em flecha e sofrem com tudo o que Vêem. É que o santo papa diz ao Povo : não tenhais medo de ser Santos e beatifica pessoas que vivem em clausura? São esses os santos da Igreja catolica? assim ninguém que ser santo. Depois pergunto : Porque é que durante a semana santa todos os santos são tapados nas Igrejas com panos roxos ? Só são santos uma semana ?E o resto do ano? Os Padres os que se tem apresentado como Jesus Cristo na eucaristia tem sido descobertos como os maiores pecadores de sempre. face à liberdade de informação que se vive hoje em dia as pessoas já não tem medo de vir trazar a lume todos os seus pecados . A igreja reage e agora os Padres já dizem que são homens como nós e se são como nós então porque não se casam ? São contradições que levam à loucura. Os teologos catolicos sabem muito bem onde está a verdade mas não a dão de repente às pessoas porque tem medo de as perder e ou confundir. Os protestantes onde ia expulsaram-me por vestir calças e ir ao cinema. Passados dez anos as meninas já vão ao cinema e andam de calças à semana porque aquilo era estupido , mas aos cultos vão de saias para não escandalizar , os mais velhos. Os teologos catolicos estão também muito pertinho da verdade e atentos a tudo e tentam catequizar as pessoas , não é a toa que tem lá um grande letreiro em fatima a dizer : adorar a Deus . Querem educar mas não sabem como fazer e depois há tanta confusão e as pessoas contam tantos milagres que eles ficam cofundidos. Não pensem que é facil chegar lá e dizer : ei vocês aí , são uns idolatras vão ser castigados. Sinceramente não sei ando e continuo a estudar e a observar , mas por agora parei de rezar à Viregm Maria andava mesmo muito deprimida e até ja me tinha esquecido de orar a Deus . Quando rezava o terço imaginava a Virgem perto de min e depois no meio do terço virava-me para outro lado , a imaginar Deus . Nunca os consegui imaginar juntos e sei que não vou conseguir , porque a gloria da criação sempre foi e sempre será Deus e é só perante Ele que dobrarei o meus joelhos , foi assim que Jesus nos ensinou : só a Deus adorarás e só diante dele me prostarei . É esta a minha fé .
Mas vou continuar na Igreja catolica , eles são salvos , acreditam em Deus mas não sabem viver a plenitude da ressureição. Acho que era maravilhoso os protestantes pensarem em voltar à Igreja catolica e virem falar com a doçura da virgem Maria destas coisas às pessoas , sem exaltação com aquela doce candura perguntar-lhes : e que tal adorar só a Deus?
God bless you all
Adoro Deus
cristina

Re: Depressão mariana
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 11:47

Já explicámos à Andreia - e agora a si - que venerar e ter devoção não é o mesmo que adorar.
Veneramos a Santíssima Virgem (não idolatramos imagens. As imagens são apenas representações visuais), por Ela ter sido e ser um exemplo para todos os cristãos, já que deu o seu "sim" à vontade de Deus. Confiou n'Ele a 100%.
Aqui ninguém faz a apologia de ou adorar a Deus, ou à Virgem Maria. Não é 8 ou 80.
A Igreja Católica cometeu muitos erros. E hoje também comete. Antes de sermos cristãos, somos humanos, e os humanos erram e pecam. A nossa natureza é a imperfeição. E ainda bem! Já viu se fôssemos perfeitinhos? Não saberíamos o que é a amplitude do amor que Deus tem por nós. É o Seu amor que nos faz crescer e amadurecer.
Há pessoas que não vivem com medo de ofender a Deus, de pecar. Não foi nada disso que Ele terá pedido. Se assim fosse não tinha o menor sentido estarmos aqui e agora. Nem sequer tínhamos nascido!
Há que viver. Só o testemunho de uma vida de amor é que nos leva a uma fé sólida, porque nos damos ao trabalho de perguntar de onde é que vem este amor que nos faz seres humanos plenos.
É essa a sede de todo o ser humano: ser amado.
A Fé é uma consequência desse amor.

Não tenho nada contra os protestantes, nem contra os muçulmanos, nem contra os hindus, nem contra os ateus ou agnósticos. Não serão também filhos de Deus? Não é por pensarem de forma diferente de mim que deixam de ser filhos de Deus.
O que eu estou contra é armarem-se em místicos e arrogantemente virem dizer que eles é que são salvos, o resto é lixo que venera imagens, que eles é que são os escolhidos e que chegam a intervir junto de Deus!!!!
Isto é que deprime qualquer um...pela falta de pudor e de inteligência...

Qualquer ser humano é capaz de amar. Mas assim, com esta mentalidade, não há amor que lhes valha, sinceramente!!!!

Anna

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 13:33

E já começou a tomar medicação??


ana

Re: Depressão mariana
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 15:42

Aninhas,

Já tomei a medicação para a depressão e a proposito gostaria de a ilucidar que divulgação da informação médica que fazem acerca dos anti-depressivos é uma das maiores causa de depressão de todos os tempos. Senão vejamos, aconselham eles um tratamento de no minimo de seis meses , fazem o desma-me e depois a pessoa volta ao normal. Mas advertem que com a mudança sasonal há francas possibilidades de ter uma recaída. Como quando termina o tratamento estamos perto de uma nova mudança de estação uma grande parte das pessoas deprime novamente e vão outra vez ao médico. Percebo muito de medicamentos e de receitas e aconselho-a vivamente a não se meter comigo nessa área mas se o fizer pode contar que as discussões vão ser quentes e vai haver troca de galhardetes. As depressões modernas não são mais do que um resultado pratico e imediato da confusão em que se vive hoje , confusão espiritual proveniente de um eterna guerra de religiões , onde se discutem valores que não se deviam discutir. Os mandamentos de Deus são claros e não deixam ninguém confundido. Ora acontece que a Igreja Catolica sempre se esforçou e conseguiu durante muitos séculos manter essa coesão de pensamento e apesar das dificuldades materiais as doenças do foro psiquiatrico eram raras e quando existiam eram fruto de complicações gravissimas que são tratadas no ramos da psiquiatria. Agora estas depressões pilecas que os médicos falam hoje e que enchem as pessoas de medicamentos que só fazem mal resultam da loucura que se vive chamada dissonãncia cognitiva. O protestantismo veio trazar uma enorme divisão de valores espirituais , na adoração a Deus . Se a menina Ana não sabe ler , leia devagar. O que eu disse foi que o protestantismo teve os seus frutos bons mas agora está a ser muito mau , porque a liberdade que pretenderam oferecer tornou-se em libertinagem por se terem abandonado conceitos de sagrado e de sacramentos. Hoje vemos como a moral do povo americano se está a degradar. resumindo , o que eu quis dizer é que ninguém é perfeito. E o facto é que os catolicos estão cheios de idolatria e sabe muito bem disso e não adianta tapar o sol com a peneira. Acho que é mais honesto reconhecer os erros da devoção Mariana e como ela depressa se torna em idolatria. Custa-lhe amar os protestantes ? então olhe para a virgem Maria e inspire-se nela e até consegue amar um homem que a queira matar. Eu tenho sofrido muito à procura da verdade , tenho feito tudo por entender os catolicos e tenho andado nesta Igreja e vou andar até Deus me permitir e a menina faça um esforço por entender os outros , está bem? Coloco muitas duvidas `à devoção mariana , mas também não rejeito porque sei do apelo que Jesus permanete fez ao amor e que o seu grande desejo sempre foi o de sermos um só corpo . Eu já dei o exemplo e ando na Igreja catolica , porquê não faz o mesmo e vai até à Igreja protestante? porque não visita os seus irmãos em Cristo e lhes mostra que os ama? Afinal o seu amor é verdadeiro ou é só fachada? Se acredita em Jesus Cristo e no amor faça como eu , abdique das suas crinças pessoais , abdique do seu orgulho e vá a um culto dos protestantes . Vai achar aquilo horrivel ? è provavel , eu também achei no primeiro dia que fui a uma igreja catolica , mas com o tempo habituei-me a ver o que eles têm de belo, assim como a menina Ana descobriria coisas maravilhosas dos portestantes se lá fosse.
Ecumenismo sincero ou de panfleto o seu?
cristina

Re: Depressão mariana
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 15:55

esqueci-me se perguntar à menina Ana

- Os seus níveis de seratonina alterem-se quando fala com um protestante? Pode tratar-se de algum disturbio hormonal. veja lá tenha cuidado. Porque não consulta o seu médico ? A situação não é de todo normal.
Cristina

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:01

Cristina:
Pode estar tranquila que os meus níveis de serotonina estão estáveis, o que não parece acontecer consigo, visto que afirma estar num processo de depressão ( baixa da serotonina?) - "Não morri mas deprimi e de que maneira", em que a utilização de antidepressivos está indicada...
Mas, se quer a minha opinião clínica, o diagnóstico apropriado não é bem depressão...
De qualquer forma, como já admististe, trata-se de uma marcada perturbação pscológica, com sintomas variados e talvez te fosse útil a consulta de um psiquiatra...

Sempre ao dispor


ana

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:07


Já agora, neste momento deixou de tomar a medicação, não foi?

ana

Re: Depressão mariana
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:40

Estimados(as) irmãos em Cristo
Ha muito que venho lendo varios topicos deste forum, este hoje chamou-me particularmente a atenção.
Antes de mais gostaria felicitar a cristina pelo excelente artigo que publicou para abertura deste tópico. Certo é que eu sou suspeito para falar, pois identifico-me pessoalmente com o caso relatado pela cristina mas, diga-se , a exposição está muito bem elaborada, embora quando temos a cegueira, o fanatismo e a pouca moderaçao de alguns católicos (são poucos felizmente) seja dificil formar uma opinião isenta e objectiva. Não me leves a mal ana, mas em parte refiro-me ao teu comentário.
Tal como a cristina respondeu, uma leitura atenta e com mente um pouco mais aberta teria evitado o comentario menos agradavel da ana.
Espero que ninguem entenda isto como "troca de galhardetes", mas não me contive ao ler o teu comentario, ana... foi até mesmo o que me levou a participar neste tópico.
Quanto a "veneração" ou Adoração, já todos estamos elucidados e, cada vez menos esclarecidos, é que para mim trata-se de simples terminologia que não esclarece o raciocinio do comum dos mortais, uma explicação oca que exige uma fé cega, não na palavra de Deus, mas em explicações de homens...católicos claro.
Devo dizer que, tal como a cristina, me assumo como católico, pois acredito que sem a igreja católica nem a Bíblia, tal como a conhecemos, teriamos hoje mas, daí a orar a "santos" ou perante imagens...nisso admito, os protestantes têm as suas razões para rejeitar certas práticas católicas.
Assim sendo, concordo plenamente com a via do ecumenismo, alias, aconselho vivamente a Tradução Ecumenica da Bíblia (TEB) na sua versão com notas integrais. Esta tradução, assim como as notas explicativas, foi elaborada de comum acordo entre católicos, protestantes e ortodoxos. Existe tambem uma ediçao da mesma com notas reduzidas e simplificadas, embora conserve o excelente texto Bíblico.
Tal como a cristina, tanto vou a um culto dominical evangélico como a uma missa católica, afinal adoramos o mesmo Deus e temos a salvaçao pelo seu filho Jesus, independentemente a denominação religiosa.
Para ti ana: se tiveres algo de construtivo para me responderes agradeço que o faças, mas poupa-te a respostas do tipo que deste a cristina, a igreja católica tem perdido fieis e esse tipo de atitude não ajuda, sinceramente....
Aaahhh! Já agora: lê o artigo da cristina com mais atenção, PF.

Que a paz de Deus esteja convosco

carlos

Re: Depressão mariana
Escrito por: sofia (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:51

Olá Carlos.
Já li o testemunho da cristina, como tu lhe chamas... E limitei-me a responder a uma pergunrta directa que ela formulou... sobre os meus níveis de serotonina..:))

Aliás, tenho muitas duvidas da veracidade destes" testemunhos", porque são bastante contraditórios e resultam ou de franca perturbação ou de alguma má fé... Com a finalidade de atacar a Igreja Católica e algumas das suas crenças... nomeadamente uma coisa simplissíssima que o próprio Lutero subscreveu, que é a veneração da Mãe de Jesus, Maria..

Falar de ecumenismo implica uma postura de aceitação dos outros sem pretender convertê-los nem recorrer á mentira e ao insulto....

Se a cristina precisar de ajuda, que diga


ana

Re: Depressão mariana
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:55

ooops!!
A intenção era a minha mensagem de 22/02/03 das 17:40 estar encadeada no final, a seguir a das 17:07.
Pouca pratica neste forum.
So sorry

Re: Depressão mariana
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 18:01

Se se está a referir à Ana Amorim, digo-lhe que os meus níveis de seratonina estão óptimos. E vou ao médico regularmente, obrigada.
O pior doente é aquele que não quer admitir que está, de facto doente.
E quando me sinto mal, acredite, sou a primeira a pedir uma consulta.

Quanto ao ecumenismo, digo-lhe que já fui a muitos encontros e orações ecuménicas, inclusivamente, já estive, assim como a outra Ana, em Taizé, onde convivi uma semana com ortodoxos, protestantes, católicos, onde orámos e trabalhámos naquela comunidade todos juntos. Afinal, há um só Deus, certo? E o Ir. Roger, prior da comunidade, sempre ouvi dizer que ele fora protestante...e é um doce de pessoa!
Aliás, tenho amigos protestantes, muçulmanos, ortodoxos. E muito bons amigos!
Pontos positivos do protestantismo? Estudo da Bíblia, que, reconheço, os católicos deveriam fazer mais. Mas um estudo sério, não é buscar coisas para justificar o que nos acontece, certo?
Como já lhe disse, nada tenho contra os membros de outras igrejas, desde que não se armem em donos da verdade e não desprezem as práticas rituais dos outros. Penso que tenho sido bastante clara. Isso, para mim, é altamente reprovável, antes de mais nada como ser humano!
Se não gosta ou duvida da devoção a Maria, não faça, mas não despreze quem a tem e quem lhe explica por A + B que não se idolatra a imagem de Maria, tem-se, isso sim, a devoção à própria Virgem Maria por ela ser um exemplo para todos os cristãos. Se insiste, como a Andreia, que o que fazemos é idolatria, é lá consigo...já lhe explicámos que não, mas...

Em termos de amor, minha senhora, este não se mede por aceitarmos todas as barbaridades que se dizem ser verdade. E, como já disse anteriormente, há que dar um murro na mesa quando nos sentimos desrespeitados em nome da Bíblia! Amor é respeito! Visões, vozes que se ouvem, intervenções para que não aconteça determinada coisa...pelo amor de Deus! Acredito que haja gente que sonhe com os anjos, com a Virgem Maria, com Jesus Cristo. Eu já sonhei. Mal de mim se não sonhasse! Dos passarinhos para cima toda a minha gente sonha. Mas sei que os meus sonhos - assim como os de toda a gente - são manifestações do subconsciente, e podem ser uma "descarga emocional", um desejo recôndito, mas visões...acredito mais que seja o desejo fervente de alguém para ser escolhido para alguma coisa que influencie o curso normal das coisas, do que visões. Eu também queria muita coisa...
Quanto às vozes, é que nem comento! As únicas pessoas a quem eu ouvi relatarem episódios de terem ouvido vozes são vítimas de esquizofrenia.

Mas se acreditam serem sinais de Deus, pois bem, acreditem. Também me reservo o direito de não acreditar minimamente nisso, e continuar a acreditar em Deus. Afinal é o que interessa, não é verdade?

Também acredito em Deus e também O adoro e também sei que Ele comunica e interage connosco, mas daí a ter visões e ouvir vozes, alto lá!Temos de ser minimamente racionais! Se Deus me avisasse que o meu irmão iria ter uma doença fatal, já me ia preparando para receber essa notícia, não acha? Ou Deus só avisa a uns quantos daquilo que lhes está para acontecer? Sabia que se alguém diz isso a outrém que queira converter, estará a por em causa o amor de Deus? E digo-lhe já o porquê: porque o amor verdadeiro não discrimina ninguém, nem torna ninguém preferido, nem eleito para ser salvo e para ser amado. Da mesma forma que não pressiona para nada. E isso dos avisos através de sonhos e visões e vozes resvala para a adivinhação e superstição...

Acredito num Deus que é Pai, não num Deus que é um tirano implacável, sempre de olho em nós, pronto para nos castigar sempre que saímos da linha. Isso, para mim, é perfeitamente absurdo! Aliás, a vinda de Jesus Cristo ao Mundo veio desmistificar a ideia do Deus tirano que os judeus tinham e ainda têm, infelizmente...
Sabe que a maior prova do amor de Deus pelo Homem é o facto de este ter livre arbítrio e uma vontade própria?



Gostaria que percebesse que aqui ninguém é contra as pessoas por professarem na igreja A, B ou C, mas somos contra algumas atitudes menos sérias como, por exemplo, debitar a Bíblia para tudo e para nada. Quando alguém me atira a Bíblia para cima a dizer que tenho de fazer assim e assado porque está escrito isto e aquilo, fico com alguma pena dessa pessoa: coitada, rege a sua vida de acordo com a Bíblia! Então ela não pensa, não age por si? Terá medo que o céu lhe caia em cima se o fizer?
É precisamente essa teoria "do que está escrito" que nos impede de viver, de amar livremente o próximo, ou de nos esforçarmos por cumprir a vontade de Deus, não porque o queiramos de facto, mas porque vale tudo para sermos salvos e porque vem escrito na Bíblia.
A isso dificilmente chamo de "amor", chamaria antes "pressão" e possessão.


Anna

Re: Depressão mariana
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 18:07

ana
Apenas uns pequenos reparos:
Eu não chamei "testemunho" ao que a cristina escreveu, de facto nem usei essa palavra.
Espero não ter sido mal entendido, eu não pretendo atacar o catolicismo ou seja lá quem for, não é essa a via de um cristão.
Devemos optar pelo entendimento e nunca pelo ataque, se te pareceu que tentei atacar fosse quem fosse, apresento as minhas desculpas.
O o cristão ama, não ataca.

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 18:26

que estranha forma de amar têm estes protestantes........

Re: Depressão mariana
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 18:40

Olá carlos e Ana e demais ouvintes.

Em primeiro lugar obrigada Carlos pelo seu "apoio" . Em relação a alguns comentários da ana gostaria de llhe dizer o seguinte:
_Em primeiro lugar , por favor não duvide da sinceridade da minha procura pois não tem qualquer logica. Eu vim aqui partilhar um medo de rezar á Virgem . tentei fui a fatima e já tentei varias vezes mas fico sempre inquieta. Não brinco com as coisas de Deus e levo tudo muito a sério e levo tão a sério que me dispus a entrar na Igreja catolica de modo a tentar perceber como vivem a sua fé numa atitude completamente descompremetida . A entrada não foi nada dificil só tentei aqui espor a minha grande dificuldade em rezar à virgem Maria. Os sinais e as outras coisas mais que sabe muito bem a que me refiro , não são de todo sinonimo de doença mental ou de esquizofrenia ou lá como lhe quer chamar. Curiosamente a pessoa que me levou à igreja catolica é uma grande amiga minha médica que " sofre " do mesmo que eu. Temos uma vida perfeitamente normal . Eu infelizmente tenho tido alguns problemas particulares que me levaram a agudizar a situação e daí o nome e associação de ideias : depressão mariana. Eu e a minha amiga temos passado grandes serões a ler tudo e mais alguma coisa a tentar entender certas coisas e lhe garanto que nem ela nem eu estamos loucas. Alias se ler o velho testamento está cheiro de historias de anjos a falar ,de visões e mais uma montanha de coisas . Jesus Cristo também falou em anjos e sinais e muitas outras coisas mais que a biopsicologia do comportamento humano tenta catologar em diferentes estados hormonais. Pois deixe que lhe diga que tambem duvido muito da ciência , ela tem errado tanto quanto a Igreja tem dito disparates acerca da vida. reserve-me o direito de sentir e viver algumas coisas estranhas sem me chamar de louca. O espirito de Deus ainda não é detectavel , nos sensores humanos criados até hoje , pode ser que um dia descubram o comprimento de onda de tal espirito que nos anima e confunde muitas vezes. Eu tenho andado efectivamente perturbada , mas nada de anormal , só tento perceber se são sinais de Deus para me afastar de rezar á Virgem Maria ou sinais a dizer que não tem mal nenhum. Deus não nega a sabedoria a quem busca a verdade com sinceridade de coração e fala ao coração de cada um como bem quer.
have a nice day
cristina

Re: Depressão mariana
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 19:52

Minha cara ana
Na eventualidade de um de "estes protestantes" se referir a mim, permita-me dizer-lhe que eu sou mais católico que protestante, apenas não uso o rótulo do catolicismo para criticar a forma de amar de A ou B, independentemente da sua denominação.
Nos tempos em que era protestante convicto nunca me referi em termos de "estes católicos".
Quer se refira a mim ou não, peço-lhe , não use esses termos, quem sai a perder é a igreja católica e os seus fieis. Não admira que as fileiras do protestantismo engrossem e as igrejas católicas estejam cada vez mais vazias e, garanto-lhe, não me regozijo com esse facto.
Ana: Eu acredito em Jesus e nos seus ensinamentos e exemplo de vida, o que deu origem ao cristianismo, não em divisões entre protestantes e católicos.
Saiba tambem que, nos tempos de Jesus, a mensagem de amor que Ele propos tambem parecia estranha, sobretudo aos escribas e fariseus, pois eles representavam a religião instituida, tudo o resto lhes parecia estranho e blasfemo.
Longe de mim pretender ter a atitude de muitas seitas que proliferam por aí, que se autoproclamam detentoras da "verdade" e da unica interpretação possivel da Bíblia.
Terei no entanto que admitir que estou um tanto ou quanto farto da forma "farisaica" como alguns "católicos" tratam os seus irmãos protestantes.
Por tudo isso, minha cara amiga ana, mais uma vez lhe peço (muito humildemente) que evite comentarios ocos, sem sentido e que, de tão vazios que são, não têm qualquer utilidade para católicos ou para protestantes.

PS: Não entenda isto como algo pessoal, é a atitude que me desagrada, não a sua pessoa. Argumentar o que se diz aqui é uma coisa, muito saudavel por sinal. Não acho correcto é, a falta de argumento, passar ao ataque ad hominem.

carlos

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 01:29

Cristina:
Não de facto, não sei ao que se refere quando fala em sinais e outras coisas, mas gostaria de saber. Pode explicar melhor?...
Quanto aos "estados hormonais" não entendo ao que se refere, poderia explicar melhor?
Você e a sua amiga "padecem do mesmo mal"?
Você diz que vive coisas estranhas, pode dizer quais?
Pode partilhar isso connosco?

Eu não lhe chamei louca - palavra muito desajustada. Você é que espontanemane falou da sua depressão, das suas depressões anteriores e da sua perturbação emocional actual... E depois, despropositadamente (talvez por amor) aconselhou-me a ir ao médico por causa dos meus níveis de serotonina... LOL que, como já lhe disse estão óptimos..
Já agora, os de dopamina e acetilcolina também...


ana

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 01:51

Carlos:
Você não é um protestante convicto. Ms afirma que já foi.... Então agora é o quê? Converteu-se ao catolicismo? Ao islamismo?
Por acaso também me irrita um pouco a forma farisaica como certos protestantes ( não todos) tratam os seus irmão católicos,afirmando-se os únicos detentores da verdade e pervertendo o culto de Maria, que o próprio Lutero incentivou....




ana

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 01:52

Ps - Já agora talvez a sua amiga me possa informar em que parte da CID10 ou da DSM-IV vem a patologia"depressão mariana"



Muito grata


ana

Re: Depressão mariana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 02:42

O testemunho da Cristina e em parte o da Andreia são extraordinários porque exprimem bem o que uma visão estreita e fundamentalista da religião faz às Pessoas.
Estamos a falar de pessoas, ser humanos, nosso, irmãos.


Há uma citação da Bíblia que diz que a qualidade da árvore se conhece pelos seus frutos.

Analisemos então os frutos, partindo os testemunhos aqui apresentados.


1 - Esta vivência da religiosidade baseia-se no Sofrimento Psicológico e no medo.

A religião não tem uma função de protecção e promoção da pessoa, nomeadamente da sua saúde mental, mas utiliza as fragilidades emocionais e até imaturidade psicológica (aposto que a Andreia é bastante jovem), para as manipular.
A vivência religiosa funciona aqui como factor precipitante de perturbação psicológica chegando a ponto de raiar a psicopatologia... (Veja-se essa confusão de sentimentos manifestada por Cristina ou a referência a alucinações como coisas normais pela Andreia …)

“Eu tenho medo de rezar à Virgem, medo mesmo.” Cristina

“Eu fiquei horrorizada e não acreditei de imediato (…) Eu comecei a ter sonhos terríveis. Sonhava com monstros matando toda minha família, e no final, o monstro se transformava na imagem da "Nossa Senhora". Esse sonho se repetiu muitas vezes” Andreia
“. Rezei, custou muito, é incrível o medo que me meteram, só agora percebo” Cristina



2 – Esta concepção da religião é infantilizante e infantil.

As seitas e os movimentos fundamentalistas colocam os “fiéis” numa posição subalternizante, considerando-os incapazes de reflectir criticamente sobre as verdades imutáveis que são o eixo ou o dogma das próprias religiões. È uma fé acrítica e infantil, uma fé “acerebrada”, baseada no medo, no temor reverencial e no receio de represálias ou da expulsão.
Desta forma, os “pastores”, gurus e líderes espirituais ocupam uma posição de ascendente inequívoco sobre todos os comportamentos dos “fiéis”, sobretudo aqueles mais íntimos e pessoais, que entram na esfera da sua individualidade e autonomia. Uma visão fundamentalista da religiosidade é paradoxal, por que é uma negação absoluta da consciência individual e da autodeterminação.
“Levantei tantas questões que acabei por ser expulsa.” Cristina

3 – O fundamentalismo religioso, mesmo o cristão, é fracturante e agressivo.

As seitas funcionam assim - “nós somos os bons, eles são os maus”:
Por isso é diálogo ecuménico inter religioso não é possível entre seitas ou movimentos radicais, porque o seu discurso não é humanista ou pacífico, é uma discurso de “guerra santa” e de “conversão à força”, ao contrário do que se passa com as grandes Religiões..
“Cresci com a ideia que só eu e mais umas parcas cem pessoas éramos os salvos. Sempre me fez muita confusão essa ideia de Jesus Cristo. Morrer na cruz só por nós? E os outros vão todos para o inferno? “ Cristina
O recurso à violência contra objectos simbólicos ou mesmo pessoas de outras religiões torna-se então legítimo e tentador:
“Sabe, no dia que aquele pastor da Igreja Universal destruiu a imagem da "nossa senhora" eu não concordei.... Mas depois de sentir como é a idolatria de vocês.... é essa a vontade que dá: DESTRUIR TODAS AS IMAGENS QUE EU VER PELA FRENTE, POIS FOI ASSIM QUE OS REIS QUE FIZERAM BEM AOS OLHOS DO SENHOR FAZIAM QUANDO ASSUMIAM O REINADO. ELES DESTRUÍAM OS AUTARES A OUTROS DEUSES E OS AS IMAGENS QUE O POVO COLOCAVA NO TEMPLO. "Andreia


Conclusão

O que podemos aprender com estes testemunhos?
Será que determinadas posições radicais aqui tomadas no Fórum por defensores de uma determinada concepção do catolicismo não se aproxima destes testemunhos de vivências religiosas de outras seitas radicais?

Re: Depressão mariana
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de February de 2003 18:37


Déja vu, Ana...? :o)

Bem, as palavras da Cristina e do Carlos assumem contornos bastante contraditórios por vezes (em relação à sua aceitação do catolicismo ou do protestantismo), mas isso não é de admirar devido ao seu passado protestante e o mesmo acontecer com pessoas católicas desde a nascença...

Aliás, dizem-se coisas que só podem depender de ignorância, precipitação e atrapalhação.

A Cristina abriu este tópico com uma série de más interpretações históricas e doutrinárias. O Protestantismo não salvou a Igreja de nada!! Sempre houveram reformadores na Igreja, pessoas como S. Bento, S. Francisco de Assis, S. Domingos de Gusmão, S. Inácio de Loiola, Sta. Catarina de Sena, entre tantos outros, e Lutero procurou algo inédito: uma legitimização política da dissensão. "Reformou" a Igreja por fora, criou comunidades paralelas que se dividem continuamente e não sabem o que acreditar. São pedra de tropeço muito mais diabólica (divisora) que Pedro na aproximação a Jesus: leia-se a literatura ateia que germinou a partir do séc. XVI, e a que havia anteriormente (com raízes apenas em pensadores de séculos anteriores a Cristo)!

Os católicos sempre foram perseguidos pelos protestantes. Bastaria citar as atrocidades dos que ainda hoje andam na Irlanda a crucificar católicos...

Os protestantes incentivam a exaltação fervorosa? Claro, para estimular as pessoas. A Igreja Católica não perde nada com isso, da sua Tradição fazem parte inúmeras espiritualidades e hoje temos bastantes grupos a viver entusiasticamente a Missa, bastaria citar o Renovamento Carismático...

De facto, existe um nível de cultura maior em países tradicionalmente protestantes. Mas é curioso verificar hoje em dia, que vivemos tempos cada vez mais esclarecidos, com a necessidade de conhecimento mais incentivada e com as fontes mais acessíveis, uma tendência inversa: os protestantes estão a reconciliar-se com a Igreja Católica e a valorizar tudo quanto ela oferece, a plenitude da fé - por favor, não cometam o sacrilégio de a reduzir às devoções populares! De facto, existe uma discrepância significativa entre o que a Igreja crê e o que os leigos aceitam e vivem. Isso tem vindo a reduzir-se e devido ao grande esforço actual pela Nova Evangelização, parece-me que temos muitas coisas boas pelo caminho.

Actualmente, acontece que os países "ignorantes" e tradicionalmente católicos se estão a protestantizar e o inverso ocorre nos outros mais desenvolvidos... Aliás, enquanto os "católicos" que não faziam ideia daquilo em que acreditavam (tome-se por exemplo a Andréia, neste fórum) se convertem à mensagem certamente convincente de um protestante enérgico, por outro lado, muitos pastores e bispos protestantes, perfeitamente cientes das doutrinas professadas por ambas as congregações, decidem reconciliar-se com a Igreja, muitas vezes a duro custo de amizades, parentes e carreiras profissionais. Acho claro onde está a autenticidade da conversão: ao passo que os "católicos" se convertem ao protestantismo por sentimentalismos e razões emocionais, os protestantes reconciliam-se com o catolicismo no reconhecimento dos erros doutrinários e das divisões diabólicas instauradas por Lutero e seus sequazes.

Digo ainda que em nada tenho a agradecer ao Protestantismo se não música interessante. Começando por Bach e chegando aos Sonicflood, por exemplo... Mas sinceramente, não compensa. Já participei em diversos cultos presbiterianos (dou-me bastante bem com eles em particular) e sinceramente não acho de todo que uma heresia tão grave como a "sola Scriptura" se justifique por um culto agradável, música boa e uma congregação entusiasta. Aliás, isso é esperar que a adoração a Deus apenas seja boa quando nos agrada, o que é totalmente errado.

Não acredita que os padres representam Cristo na Eucaristia, mais, que eles actuam "na pessoa" do próprio Cristo?? Cara Cristina, não sabe o que é a Eucaristia, nem o Carlos, caso contrário não diriam que "tanto faz" um culto protestante ou uma Missa... Não fazem ideia do que estão a falar (nem do que perdem). Ai de quem não sabe discernir o Corpo do Senhor...

Fala ainda que os padres são pecadores? Não sabia que eles sempre se confessaram uns com os outros? Representar Cristo não é ser imaculado, é ser figura da Sua misericórdia e aplicar o que foi confiado à Igreja.

Diz que a Igreja beatiza só pessoas de clausura?? Isso é uma ignorância desmedida!! Como é que se afirma uma coisa dessas??

Finalmente, se andam à procura de uma "religião perfeita" e dizem que ela não existe porque todos são pecadores, até na forma de prestar culto, concordo. Mas existe uma verdadeira religião, aquela que conserva a plenitude da Revelação divina, aquela que sobrevive aos pecados dos seus membros pela protecção de Deus, aquela que se chama Católica.

João

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.