Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 29 de November de 2005 21:46

Mais um "Código DaVinci"? Ou será mesmo verdade? No entanto o autor afirma claramente que se trata de um ensaio - "livro histórico sobre história da Igreja", portanto pelo que li na entrevista do Jornal de Notícias parece-me que tem o seu "quê" de verdade? o que acham? Prometo pesquisar mais sobre a matéria.

Mas, não acham estranho estarem a surgir tanta literatura acerca do Vaticano? Será meramente uma questão de que o tema vende bem?


Numa obra polémica que viaja por cinco séculos do lado obscuro da Igreja Católica, Frattini não poupa alguns "soldados de Deus"

[Jornal de Notícias] - Quanto tempo trabalhou no livro "A Santa Aliança"?
[Eric Frattini] - Demorei dois anos a investigar e um a escrever.



O seu objectivo foi demonstrar a tese de que há realmente espionagem na Igreja Católica?

A "Santa Aliança" é um livro histórico, sobre a história da Igreja Católica, sobre a história dos Papas, sobre a história de um dos mais incríveis serviços de espionagem do Mundo, sobre a história de Espanha, de Portugal, da Holanda, França e Itália. É um livro que poderá ser lido como um ensaio mas também como uma novela, se não fosse o caso dos seus protagonistas existirem realmente.


Faz sentido chamar "espionagem" à obtenção de informações por membros da Igreja e depois ditas à hierarquia da própria Igreja?

"Espionagem" é a recompilação ilegal de material secreto, de um Governo ou Estado, feito por outro Estado, com o fim de prejudicar a sua segurança e estabilidade política. Por exemplo a Santa Aliança, conhecida por "Entidade", apoiou financeiramente o golpe de Estado dos coronéis, na Grécia; apoiou a venda ilegal de mísseis Exocet à ditadura argentina e, com os seus benefícios, financiou o sindicato Solidariedade de Lech Valesa, na Polónia; ajudou à fuga de criminosos de guerra, etc e etc.


Com base em que documentos diz que a Santa Aliança foi criada em 1566, pelo Papa Pio IV, e o Sodalitium Pianum (que diz ser o serviço de contra-espionagem da Santa Sé), em 1913, pelo Papa Pio X?

Com base em documentos que estão nos arquivos de vários países. Por exemplo em arquivos da Coroa da Escócia, em Edimburgo, arquivos do Governo Britânico, arquivos históricos do Governo italiano, arquivos da Ordem dos Jesuítas, e mais 39 arquivos em 12 países. Também lhes segui o rasto através de uma bibliografia de mais de 200 livros. Entre outros, muito antigos, que adquiri em antiquários de Dublin, Nova Iorque e Nápoles. A CIA também me facultou um grande acervo dos seus arquivos.


Diz que John Bell e Giovani Danicola, entre outros, eram alegados espiões papais e que alguns deles assassinaram reis. Também acusa a Santa Aliança de estar relacionada com o atentado ao rei D. José I de Portugal...

Para este assunto, li a melhor história da Ordem dos Jesuítas, de Malachi Martin. Após o conclave que elegeu Carlo Rezzonico (Clemente XIII), passou a haver um maior distanciamento entre muitos reis e Roma. José I de Portugal liderou a grande ofensiva contra os jesuítas. E, naqueles anos, a Santa Aliança era formada principalmente por jesuítas ("Os soldados do papa"). Foram eles que tentaram matar D. José, em 3 de Setembro de 1758.


Qual o papel da Santa Aliança para financiar e apoiar ditadores sanguinários como Anastasio Somosa e o argentino Jorge Videla?

Esse apoio foi feito através do IOR (Instituto para Obras religiosas), o Banco do Vaticano. Paul Marcinkus, chefe do IOR, realizou operações secretas financeiras que provocaram a maior quebra da economia da Santa Sé. Uma delas, foi a operação em que venderam mísseis aos argentinos, pagos através de uma sociedade chamada Bellatrix, com sede no Panamá. O dinheiro acabou na Polónia. Descobri um documento assinado por Marcinkus em que ele reconhece a propriedade da Bellatrix.


Escreve que o Vaticano foi contra a Alemanha, na II Grande Guerra Mundial, mas também diz que a Santa Aliança criou o chamado "Corredor do Vaticano" para possibilitar a fuga de nazis. Como classifica o papel da Igreja nesse período?

A Igreja, desde há 2005 anos, tem sabido nadar entre duas águas. A operação "Convento" ou "Corredor do Vaticano" foi uma operação montada por agentes da Santa Aliança, apoiada pelos Governo pró-nazis da Hungria, Croácia, Lituânia, etc. Descobri, por exemplo, o passaporte expedido pelo Vaticano para Adolf Eichmann Os israelitas e a CIA deram-me muita informação sobre isso.


Qual foi, em seu entender, o crime mais repugnante cometido pela Santa Aliança?

Todos os relacionados com a "Operação Convento", que salvou pessoas tão repugnantes como Adolf Eichmann, Josef Mengele, Ante Pavelic, o carniceiro da Croácia, Han Fischbock, general das SS, entre outros. A venda de armas à ditadura da Argentina. E todas as operações realizadas com o IOR. Lavaram dinheiro da Máfia de Nova Iorque, financiou o golpe de Estado na Grécia, etc.


O actual Papa Bento XVI tem utilizado os serviços da Santa Aliança?

O cardel Ratzinger (Bento XVI) foi um pilar básico do poder de João Paulo II, que utilizou a Santa Aliança em seu proveito e está claro que Bento XVI também o utilizará.


Não o preocupa que muitos leitores possam acusá-lo de estar a mentir?

O meu livro baseia-se na leitura de centenas de documentos em dezenas de arquivos de dezenas de países; em mais de duas centenas de livros; está apoiado em cerca de 750 notas de rodapé. Se minto, também o fazem centenas de pessoas que escreveram esses documentos, desde 1566 a 2001, alguns ainda por explorar. Mentem os escritores que escreveram esses livros, centenas de agentes dos serviços de espionagem da CIA, do MI6, da Mossad, do KGB, da Stasi, que escreveram documentos preciosos. Mentem os juízes que interrogaram criminosos de guerra nazis; jornalistas do Financial Times, The Washington Post, The Times. Se tudo relativo à Santa Aliança e ao Papa é mentira, esta poderia ser a maior mentira construída contra a Igreja Católica, em quase cinco século que abarcam as operações de espionagem do Vaticano.



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 14:47

Trento
Sempre houve e haverá outros Judas Escariotes .
Sempre haverá os infelizes que usam nosso Senhor para ganhar dinheiro, estabilidade,
fama, vã glória ....
É estes já ganharam sua recompensa ....
Se és apaixonado pelo Cristo,se seu coração bate mais forte ao pensar Nele,faça sua parte e deixe o Espírito atuar em ti.
A mensagem do Cristo é libertadora ....ensine a Verdade e a Esperança ...faça sua parte
não se desvie do norte, não pare nas maldades ...
Se Cristo é por nós, o que podem fazer contra nós ???
.

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 16:59

Eu não cheguei a comentar esta notícia colocada aqui pelo Trento porque estava à espera que alguém chegasse e a desmentisse categoricamente, para não ter sequer de pensar sobre o assunto. Ainda tenho esperança.

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 17:42

Pois, eu também a coloquei um bocado nesse sentido, dado que o artigo do jornal foi-me entregue por uma pessoa minha amiga, mas no sentido - toma lá esta bomba tu que te dizes católico e é para veres que a Igreja Católica está toda "podre" ... ao qual eu simplesmente guardei a notícia e fiquei de a comentar da próxima vez que nos encontrarmos.
No entanto tenho de investigar algo mais pela net e afins dado que o tema é sensível e parece-me à primeira vista ter algum fundamento. Isto infelizmente para nós católicos.

Enfim, já sabemos que a Igreja é feita por homens (e poucas mulheres :) ), portanto falíveis, com os seus erros e defeitos, mas defeitos assim tão grandes? Hummm, pelo que estudei de história da Igreja, sei que muitos erros foram cometidos no passado à luz da fé cristã (mas isto num passado longinquo), no entanto nunca pensei que serviços de espionagem continuassem a ser utilizados pelos nossos papas mais recentes. Esta história parece-me complicada e difícil de digerir, e a vocês?

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 18:24

não li sequer.

Teorias da conspiração, a maior parte das quais perfeitamente fantasiosas, a atacar a igreja há por aí aos pontapés, se são desmentidas ganham projecção mediatica, o autor vende mais e mais pessoas ficam informadas e no final sobra sempre a duvida (que é a força das calunias) , se são ignoradas ganham credibilidade mas são lidas por menos pessoas.

De qualquer forma não li sequer.

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 13:35

Camilo, acho que não podemos fechar os olhos.
Trento, sinto exactamente o mesmo que tu. Parece-me mesmo muito difícil de digerir, esta história. Nós, Católicos, sabemos que a Igreja (enquanto instituição humana) cometeu e comete muitos erros. A nossa fé em Cristo não depende disso. Porém, assiste-nos o direito/dever de exigir que a mesma instituição se vá aproximando da rectidão. Por isso é que é importante não enfiar a cabeça na areia...
Já tiraste algumas conclusões das tuas procuras online, Trento?

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 15:30

se eu fosse ligar a todos os boatos que dizem por aí. Suponho que o livro é de distribuição gratuita e o autor nada vai lucrar com ele.

Este tipo de autores que pretendem ter descoberto a polvora, difusores de teorias da conspiração, iluminados que descobrem continentes que antes deles nunca ninguem viu não me oferecem a minima credibilidade. Até é possivel que no meio de tudo exista uma ou outra coisa certa, a meia-mentira é muito mais eficaz e sedutora que a mentira completa.

Se eu tivesse tempo a perder entretinha-me com este generos de teorias sensacionalistas e que para mim tem como objectivo unico enriquecer oseu autor.
A igreja catolica é um alvo apetecivel. Lembro-me do livro "codigo da Biblia". Uma vigarice completa que aproveitava a ignorancia das pessoas. O autor da parvoice dizia-se ameaçado pelo Vaticano, que tinha recebido ameaças de morte das altas esferas do vaticano. Andava por todo o lado a promover o livro "protegido" por 2 guarda-costas. Guarda-costas que serviam basicamente para lhe credibilizar a fraude.

Já li varias vezes que alguns dos dirigentes da alemanha nazi tiveram a ajuda de figura da igreja e de nunciaturas para fugirem para a america latina. Assim como muitos mais judeus fugiram antes deles da perseguição nazi atraves de igrejas, conventos e nunciaturas.
Na altura muitas pessoas não tinham consciencia dos crimes que o regime nazi tinha praticado, muitos desses dirigentes fugiam de uma condenação à morte.
O que é uma questão interessante. Sabendo-se que aqueles dirigentes podiam ser responsaveis pelos crimes que o regime nazi praticou e que iriam ser condenados à morte deviam ser entregues para serem julgados e mortos ou devia ser evitado o seu julgamento e execução?
No caso presente temos o julgamento de Saddam que pode ser condenado à morte. Saddam provocou a morte de muitos inocentes. Não está em questão saber se deve ser condenado à morte ou não. Suponhamos que antes de Saddam ser capturado sabia aonde ele estava. Suponhamos que era quase certa a sua condenação à morte se fosse apanhado. Devia essa pessoa denunciar Saddam? Lembro que Saddam quando foi capturado não estava em condições de representar perigo para ninguem.

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 22:48

Temos que admitir que este Eric Frattini é um artista, embora ele quase que responda a tudo logo na primeira resposta: «Demorei dois anos a inventar e um a escrever.». Aliás, mais à frente ele diz que se pode ler o livro como uma novela. Ora, será que se tratasse de um livro histórico se poderia ler como uma novela? Se o objectivo é ganhar umas coroas valentes à custa da maldicência sobre a Igreja Católica, há pelos vistos quem não tenha escrúpulos em fazê-lo. Só que me parece que já veio tarde e que isso já foi moda há dois anos atrás.

Todavia, não me parece legítimo que se atribua ao "Vaticano" (querendo-se referir à Igreja Católica) acções de pessoas que provavelmente nada têm a ver com a Igreja, pelo menos, com o Evangelho não terão certamente.

Sempre disse que se as instituições religiosas cometem erros é porque são feitas de homens e mulheres e, nesse caso, a Igreja Católica será a que comete mais erros pois é a maior de todas ultrapassando já 1 bilião de pessoas (utilizando o raciocínio que mais pessoas cometem mais erros).

O que me surpreende no meio disto tudo é que entro numa livraria qualquer, e os livros que vejo na suposta área de Religião são livros deste calibre, Dan Brown's e companhia. Ainda hoje entrei numa e perguntei pela zona de Religião. Foi-me dito que estava no piso 1 (lá a um canto) enquanto no piso térreo (e de fácil acesso) só estavam os dedicados a esoterismo e outras coisas. A única coisa que vi que me chamou a atenção foi a publicação do terceiro volume da Biblioteca de Nag Hammadi, da Ésquilo.

Fico a pensar como foi possível chegarmos a este ponto e até que ponto nós, católicos, não somos também culpados de ninguém querer pegar num livro de qualidade. Não será que deixámos o nosso discurso ficar bafiento que agora já ninguém nos quer ouvir, neste caso, ler?

Luís Gonzaga

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de December de 2005 22:25

Luís, olha que o Eric Frattini disse que demorou 2 anos a investigar, não a inventar. Hehe, mas se calhar fugiu-te a ti a boca para a verdade!

Re: "Os espiões do Vaticano cometeram muitos crimes" ?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 08 de March de 2006 17:01

Venho confirmar esta notícia.
Aliás sou agente secreto da santa aliança, por isso é qiue defendo o Bento.
Para além de mim tamém sao agentes o Ronaldo e o Scolari, o frade Martins, a Kika e o Manel do talho.
Já para não falar do Alcides cabeleireiro, que é doutra célula.
Vós descobris tudo, carago.



Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.