Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: Pecado
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 15:53

Xiii, coitados dos "literalistas". Devem-se ver à rasca...

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 16:25

Cito sta Teresa de Ávila:

Que nada te pertube,
Que nada te surpreenda,
A paciência tudo consegue.
Deus sozinho é o bastante.

um agrado
chris

Re: Pecado
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 16:50

A versão original, para evitar ambiguidades que possam surgir da tradução apresentada pela Chris (sobretudo na expressão «Deus sozinho»):
Citação:
Nada te turbe,
nada te espante,
todo se pasa,
Dios no se muda,
la paciencia
todo lo alcanza.
Quien a Dios tiene,
nada le falta.
¡Sólo Dios basta!
Alef

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 13:47

Gosto mais da versão musicada.

Re: Pecado
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 22:40

Caro Tilleul.

Só agora me é possível responder à questão que me colocaste na tua mensagem.

É importante que cada pessoa não se esqueça que um fórum de discussão funciona como uma conversa entre várias pessoas (os intervenientes na discussão) e se na vida real não é de boa educação virar-se as costas e deixar-se as pessoas a falar sozinhas, também aqui não é. Já no passado, noutra situação, referi isso aqui mas que serve para todos.

É fundamental que no meio da discussão de um tópico cada pessoa faça um esforço por estar atenta às perguntas que lhe são colocadas e responda. Para além disso, se pretendemos ter um diálogo construtivo, é uma regra básica da comunicação evitarem-se os ruídos. Estes ruídos podem ser de diversa ordem, um dos quais é interpretar-se uma mensagem de forma diferente da intenção do emissor. Quando isto acontece propositadamente, entramos no campo da desonestidade, falta de consideração e respeito pelo interlocutor.

Este fórum não é um tribunal onde se decide quem ganha e quem perde, ou mesmo uma arena ou um ringue. Numa troca de ideias não há vencedores nem vencidos. Este fórum é um relato de muitas caminhadas que aqui se cruzam.

Por vezes, vejo que algumas pessoas têm dificuldade em mostrar que também elas aprenderam algo na caminhada, e a forma que encontram para dizerem que estavam erradas e aprenderam com os outros... é o silêncio. Reconhecer que se aprendeu algo, que se cresceu ou até que se estava errado é um sinal de maturidade, nunca de fraqueza.

Sei que esta minha mensagem pode ter pouco a ver com este tópico (ou talvez não...), mas penso que não merece uma tópico por si só. Esta não se destina a ninguém em particular mas peço que todos reflictamos sobre isto.

Um abraço,
Luís Gonzaga

Re: Pecado
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 00:55

Peço desculpa...Mas a resposta fica muito aquém da catequese feita pelo evangelista!O importante a retirar é que Judas não suportou o facto de ter traido Jesus!Como foi dito!Deus perdoa todos!Não se esqueça do regresso do Filho pródigo!E temos outra pessoa que faz o mesmo!Que é Pedro!Naquele tempo e da forma como foi!É uma atitude comparável à de Judas!Só que este confio no Senhor e teve a capacidade de discernir que somos frágeis...Não é ficar a lamentar pelo o que se fez!mas sim apreender com ele e crescer! Só mais uma coisa, o pecado é algo natural!Jesus convida-nos a sermos santos!A caminharmos na sua direcção!Há que ter essa coragem...E uma casa tem o seu tempo a ser contruida!Paz e bem

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:07

Para haver reconciliação , os dois devem querer .
Pouco vale falar se o outro não quer ouvir.
Se alguém acolher a mensagem do outro, der hospitalidade a sua palavra, haverá possibilidade do encontro, podendo crescer uma amizade e da amizade, o amor .
E Jesus disse aos seus amigos: Comei e Bebei , isto é meu Corpo.....
Um encontro na Eucaristia, no sacramento.

Re: Pecado
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:16

Gostei da sua mensagem!:-)

Re: Pecado
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 10:02

Huguenote, percebo o que queres dizer, mas discordo quando o formulas do seguinte modo: "o pecado é algo natural".
O conceito de "natural" é algo complicado, parece-me, mas mesmo assim julgo que não se pode dizer que o pecado é natural (embora isto seja uma discussão que me ultrapassa).

Re: Pecado
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 11:58

Foi uma forma de explicar o que pensava...Concordo que não é o termo mais correcto...mas demomento não me recordo de outro...!.-)

Re: Pecado
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 12:56

De qualquer modo, entende-se o que queres dizer. :)

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 13:20

Muito ambíguo mesmo:
então vá lá ...
SÓ DEUS BASTA !
chris

Re: Pecado
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 01:10

Em relação ao pecado gostava de apresentar uma citação muito interessante...

«O perdão significa ver a luz de Deus em todas as pessoas - independentemente do comportamento delas»

Gerald G. Jampolsky

O Pecado
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 12:46

O que é o Pecado?
Modernamente, as pessoas parecem não gostar de ouvir a palavra pecado. Porquê?
Toda a Lei tem uma finalidade. Não atingir essa finalidade é o «pecado».
Portanto, penso que o pecado é a desobediência a uma Lei.
Os judeus têm a Lei de Moisés, dada por YHWH.
Se não cumprirem essa Lei pecam contra essa Lei.
Os cristãos têm a Lei de Cristo.
O cristão que desobedecer à Lei de Cristo peca contra Cristo.
Os cidadãos têm a Lei do seu país. Se desobedeceram à Lei do seu país pecam contra o seu país.
As pessoas que pertencem a uma organização humana, pecam se não obedecerem às normas da organização de que fazem parte.
Quem se inscreveu neste forum aceitou as suas Leis. Quem as infrigir, peca contra as mesmas Leis.
O código da estrada também tem a sua lei, os seus regulamentos. Os que usam a estrada e não cumprem esse código pecam contra essa lei, mesmo que desconheçam essas normas.

E assim por diante. ... ... ...

Para os cristãos, interessa saber qual é a vontade de Cristo, qual é a sua Lei para que seja um cumpridor e não um opositor à Sua Lei, quer o façam voluntária quer involuntariamente.

Citação:
1ª Corintios 9:21 «...- embora eu não viva sem a lei de Deus porque tenho a lei de Cristo - ...»
Citação:
1ªCoríntios 8,12 Pecando contra os próprios irmãos e ferindo a consciência deles que é débil, é contra Cristo que pecais.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 3 vezes. Última edição em 24/04/2006 13:02 por Manuel Pires.

Re: Pecado
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 13:10

Apenas uma pequena nota. Aproveitando a nova funcionalidade de junção e separação de mensagens e tópicos, juntei a mensagem do Manuel Pires (que tinha iniciado um novo tópico) a este sobre o mesmo assunto, evitando assim que alguns de nós tivessemos que repetir o que já tinha sido escrito antes.

Luís Gonzaga

Re: Pecado
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 13:16

Peço desculpa.
Eu ainda procurei, mas não me apercebi que este tema já existia. Por isso «pequei» involuntáriamente contra as normas do forum, pelo que peço imensas desculpas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de April de 2006 00:51

O pecado é a desobediencia a Deus.
A lei expressa na Bíblia estabelece uma serie de regras orientativas. Mas nenhuma lei consegue ser exaustiva. Prever todas as nuances da vida.

Daí Jesus ter dito que a lei era para o homem e não o homem para a lei.

Por vezes para obedecer à vontade de Deus em determinado caso concreto é necessario ir contra alguma lei expressa na Bíblia. Até porque por vezes as leis entram em conflito e é preciso hierarquiza-las. E como dissse não há possilibdade de prever tdos os casos possiveis.

Re: Pecado
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de April de 2006 17:51

Mais ainda do que uma desobediência a Deus, o pecado é negar,recusar ou fechar as portas à vida que Deus me oferece. Não será tanto o não cumprir determinadas leis. Será recusar na minha vida concreta ou em aspectos concretos da minha vida acolher a própria vida de Deus, como Ele próprio a viveu/mostrou, a única VIDA verdadeira. A VIDA que Deus me oferece não é um conjunto de regras ou de leis, tal como o AMOR não tem em si regras ou leis:a VIDA que Deus me oferece é todo um virar-me para Ele, para viver com ELE a única felicidade verdadeira. As regras são mais humanas que divinas, mais orientadoras que definidores, mais do domínio do legal que do ser... São importantes, mas não são o fundamental: ser cristão não é seguir leis: é muito mas muitissimo mais do que isso. Não será por seguirmos muitas regras que seremos julgados, mas pela medida do nosso Amor. E AMAR... não há regra nenhuma que o obrigue ou ensine. Só experimentando a Vida de Deus...

Abrço fraterno

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 25/04/2006 17:57 por rmcf.

Re: Pecado
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de April de 2006 09:59

O jugo do homens é muito pesado, mas o jugo de Jesus é leve como está escrito:
Mateus 11:
28«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. 29*Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.