Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 19:22

O Céu não é um acidente !
Isso é presunção .
Para os anjos caídos , não há perdão, pois não há possibilidade de arrependimento...
A rejeição de Jesus por parte da humanidade é fato real e concreto , daí a Crucificação.
Se não fossemos tão cabeça dura .... a possibilidade de meu EGO se fechar a ação
de Deus é concreta ...não sejamos fantasiosos. Senão já teriamos recuperado o "paraíso perdido" e isto está cada vez mais distante...
LEGO? CRIANÇA?
Nada mais desconcertante e desafiador que aceitar a proposta do Reino, digo por experiência e não sentimento. Isso lhe desistá-la e lhe põe em movimento...
É coisa de humano MADURO , plenamente consciente de suas escolhas na qual está incluso inclusive a cruz...
Mas é um direito não OUVIR e deturpar o que OUVE , querer inventar minha verdade, o que serve para mim... como EU QUERO, EU ACHO, EU AFIRMO, EU DISCORDO....porém um dever se esclarecer e formar uma consciencia reta e verídica.

Minha alma está dentro do tempo e espaço, pois não existo desde toda Eternidade , não estou no EVO , e dentro deste tempo faço minhas opções e dentro dela cabe o não á Deus. Se morro neste estado, minha alma fixa essa realidade...
Deus é COMPAIXÃO , um equilíbrio entre justiça ( castigo divino ) e misericórdia ( tudo perdoa).

Chris



Editado 1 vezes. Última edição em 08/11/2005 19:23 por Chris Luz BR.

Re: Pecado
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 19:48

Cara catolicapraticante:

Não vou comentar as tuas mais recentes invectivas pessoais. :-|

Em relação à tua pergunta, disse que, depois do que escrevi, é uma pergunta supérflua ou «ao lado», pelo seguinte. Não se trata de «pecados» A, B, ou C (e da hipotética impossibilidade de Deus perdoar tais pecados), mas da atitude daquele a quem é oferecido o tal abraço. De resto, fui muito claro ao escrever que «não me referi a uma pretensa ‘reserva’ ou ‘recusa’ da parte de Deus em perdoar certos pecados ou em perdoar a certo tipo de pessoas». Se Deus oferece o amor a todos, não há nenhum pecado que Deus não possa perdoar, mas se esse abraço é rejeitado, Deus nada pode fazer. Foi o que eu disse.

Está dado o tema. Agora, as variações.

Perguntas então: «Há pecados imperdoáveis?»

a) Se esta pergunta significar «Há algum pecado que, pela sua natureza grave, Deus nunca perdoe?», a resposta é NÃO. Mas atenção: a questão que tratei não se vê por este prisma -- porque Deus oferece sempre um Amor que é Infinito -- mas pelo prisma da recepção de um Amor-abraço que é oferecido.

Portanto, da parte de Deus, não há pecados que não possam ser perdoados, sempre que haja reconhecimento do pecado (só pode haver perdão se houver arrependimento).

Pode parecer a alguém «dura» a exigência de arrependimento para se receber o perdão, mas isso pode significar também uma imagem «não baptizada» do que significa o arrependimento. Arrependimento não é remorso: é a atitude de perceber que se feriu ou quebrou uma relação e a resolução de receber o abraço oferecido. Mas se não há reconhecimento do pecado, enquanto quebra de uma relação, como se pode receber o perdão? Com isto se entra na alínea seguinte.

b) Se esta pergunta significar «Poderá haver algum pecado não perdoado?», a resposta, POR HIPÓTESE, é SIM, SE alguém rejeitar o tal abraço. Se alguém for «para» o Inferno é porque o seu pecado não foi perdoado. Não houve abraço. Mas não porque Deus Se tenha recusado.


Contudo, uma nota mais se impõe. Colocas a tua pergunta numa oração condicionada. A pergunta integral reza assim: «SE estás convicto que ninguém pode "«conhecer» Deus, Amor Infinito, e conscientemente rejeitá-l'O", admites a existência de pcados imperdoáveis?». Esta forma condicionada não muda a substância do dito até agora. A condicionante expressa apenas uma convicção pessoal minha de que possivelmente não se dá nunca o que abordei na alínea b). Mas é preciso tê-la presente como possibilidade, pelas razões que já apontei antes.


Relembro um dado fundamental que destaquei na minha mensagem de 7 de Novembro, 22:37, e que muitas vezes é esquecido, criando numerosas confusões: perdoar não é fazer um acto mágico que apaga pecados; é refazer uma relação. Também disse que o perdão é um abraço de Deus que me é oferecido, mas que me compete recebê-lo.

Fica assim um «desdobramento» do que já tinha dito antes. Talvez assim seja mais claro.

Parece-me que basta, mas de alguma dúvida ficar, terei todo o gosto em esclarecer, se puder e souber.

Alef

Re: Pecado
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 20:27

Cara Chris:

Dizes: «Deus é COMPAIXÃO, um equilíbrio entre justiça (castigo divino) e misericórdia (tudo perdoa)».

Desta tua formulação parece sobressair a ideia de que em Deus se harmonizam (equilíbrio) dois «princípios» contrapostos, a justiça (que identificas com «castigo divino») e a misericórdia (que identificas com o «perdoar tudo»).

Gostava que esclarecesses esta formulação, porque, se pretendes falar de um equilíbrio entre Amor e Justiça em Deus, então não posso concordar. Como também discordo da identificação entre Justiça e «castigo divino». Pelo menos são precisas muitas clarificações...

Esta questão «já tem barbas neste fórum», pois discuti este ponto mais do que uma vez com o Avlis. Veja-se o meu «post» de 28 de Julho de 2005 (16:41). Aí eu respondia ao Avlis, que dizia que «Deus não é 'apenas' Amor!». De facto, o Avlis repetia outra mensagem parecida, de 9 de Agosto de 2004 (23:43), onde afirmava que «Deus não é só Amor», classificando de hereges, sacrílegos e passíveis de excomunhão aqueles que acreditassem que «Deus é só Amor». Respondi a seguir.

Do meu «post» de 28 de Julho de 2005 transcrevo o seguinte:
Citação:
Em Deus, o Amor não se contrapõe à Justiça. «Deus é Amor» e «Deus é justo» coincidem. Como diz François Varillon em mais do que um lugar, «Amor» é mais do que um simples atributo (como «eterno», «infinito», «justo», etc.). «Amor» é a própria essência de Deus, pelo que podemos dizer que é o Amor que é infinito, justo, eterno, etc...

Na verdade, como se pode pensar em Deus um Amor que não seja justo? E haverá verdadeira justiça sem amor?

Não, não se trata de «equilíbrio» entre Amor e Justiça, mas de coincidência. E não me digam que isto é uma bizantinice. Não é coisa pouca. A partir de uma aparente questão de pequenas «nuances» se diverge para caminhos muito, muito distanciados. E a formas de viver o Cristianismo bem diferentes. E a apontada pelo Avlis parece-me das menos cristãs nas suas consequências.

Muito mal vai a «nova Evangelização» quando se insiste em imagens idolátricas de um Deus que pouco ou nada tem a ver com o Deus revelado em Jesus Cristo... Pode Deus fazer algo que não seja Amor?

Sim, Deus é «apenas» Amor, no sentido de que o é sempre! Por isso, o Ir. Roger pôde dar à carta de 2003 (depois publicada em livro homónimo) o título certeiro e teologicamente bem firme: «Deus só pode amar».
No teu caso, Chris, colocas em contraposição «justiça», que erradamente fazes coincidir com «castigo divino», e misericórdia. Creio que a resposta que dei ao Avlis é igualmente válida aqui.
Alef

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 21:55

Tilleul:
O teu grande problema é que nem sequer lês o que os outros escrevem.
Não tens capacidade de escuta.

Onde é que está escrito que há pecados imperdoáveis?”Citação:

“… os pecados contra o Espírito Santo não tem perdão” – Chris, mensagem de 7/11

O que suscitou a minha questão, colocada como uma dúvida :

Citação
SE certos pecados não têm perdão ( a doutrina diz que os pecados contra o Espírito Santo não tem perdão), acho que isso implica que a misericórdia ( e o amor) de Deus não são infinitos…”

E todas as outras sequências de respostas , incluindo as tuas observações sobre a sbedoria , resultam directamente desta questão inicial.
Portanto aqui vai o meu conselho. Aprende a escutar. Ou a ler, neste caso.

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 22:15

«Há pecados imperdoáveis?»

A) "Se esta pergunta significar «Há algum pecado que, pela sua natureza grave, Deus nunca perdoe?», a resposta é NÃO"

O Alef concorda comigo, então.
Pelo que não se justificam tantas linhas de acesa discussão , a não ser que se esteja a discutir outra coisa que não o assunto do tópico...

B) À minha pergunta

«SE estás convicto que ninguém pode "«conhecer» Deus, Amor Infinito, e conscientemente rejeitá-l'O", admites a existência de pecados imperdoáveis?».

O Alef tem esta resposta esfíngica:

"Esta forma condicionada não muda a substância do dito até agora. A condicionante expressa apenas uma convicção pessoal minha "......

Donde posso concluir que é convicção do Alef que todos os pecados são perdoáveis.
O que está expresso na alínea a)

Seria mais claro, exprimi-lo de uma forma menos ambígua.

Tipo:
Sim é essa a minha convicção.

Por uma questão de frontalidade.

C) Pergunto agora se a Chris concorda com este enunciado, se o considera verdadeiro face á Doutrina Católica, ou se foi mesmo isto que ela quiS dizer nas suas intervenções.

Há diferenças linguísticas que podem perigar a nossa compreensão e nem toda a gente está armado de definições de Dicionários...

D) Pergunto também o que quer então dizer que os pecados contra o ESpírito Santo não Têm perdão.


Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 22:20

""Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as

blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem

perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno." (Marcos 3:28-30)"

Re: Pecado
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 22:27

Cara catolicapraticante:

Tenho a forte sensação de que ou não compreendeste, ou não quiseste compreender ou simplesmente queres ficar «na tua».

Afinal, nem fico assim tão surpreendido.

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 08/11/2005 22:30 por Alef.

Re: Pecado
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 22:28

Pode ser útil ler a nota de rodapé de Mc 3, 29 que diz o seguinte:
Citação:
O pecado contra o Espírito Santo consiste, neste contexto, no facto de, por ódio, se atribuir à intervenção diabólica um acto que manifestamente é obra do Espírito de Deus. Quem assim procede fecha-se à luz do Espírito, nega-se à comunhão com Cristo e prescinde do perdão de Deus, vedando a si próprio o acesso à salvação. No entanto, não é claro este pecado contra o Espírito Santo. Ver Mt 12,31 nota; Lc 12,10 nota.
Luís

Pecado
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 22:37

Não vale a pena... desisto de falar com a CP... Ela não sabe ler, deturpa as palavras com uma demência tal que é exasperante... por isso apelo ao Luís e ao resto dos moderadores...

Assim que andamos a fazer?

É uma perca de tempo andarmos aqui a discutir o sexo dos anjos e o que se disse e o que não se disse porque há uma pessoa que constantemente deturpa, manipula e ignora a seu bel-prazer, quando este fórum deveria ser uma fonte de evangelização.

Basta lerem só este tópico para perceberem o quão non-sense isto se começa a tornar...

Isto já não é argumentar contra mas é uma fúria desenfreada em destruir e dar cabo de um fórum que se quer acolhedor, aberto, dialogante e espaço para todos.

Em comunhão

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 22:48

Sinceramente, Tilleul...
Fizeste uma pergunta e respondi-te com clareza. ( Com citações e tudo) Não era isso que querias?
Portanto se não queres respostas, não faças perguntas... ( nem faças queixinhas porque te respondem... ou não te respondem, consoante os dias..)

Luis:
Obrigada pela tua nota de rodapé.

ESte conceito de "Pecado ou blasfémia contra o ESpírito Santo" é para mim muito estranho e sobre ele já vi formuladas várias interpretações, algumas extraordinárias.

De qualquer forma, parece ser doutrina da Igreja que este será um pecado imperdoável ( em abstracto) , embora não haja consensos sob que tipo de pecado é.


Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 11:47

As perfeições em Deus não podem ser alcançadas pela inteligência humana.
Fui grosseira e menos sutil na comparação Justiça X Misericórdia, e usei indevidamente a PEFEIÇÃO para desfazer confusões na imperfeição humana...
de que Deus tudo perdoa, sendo assim tudo posso, pois Ele é bonzinho, não exige nada de mim, o céu é uma certeza, etc.
Enquanto fomos ensinados que apesar da gratuitade do Reino , a porta é estreita...
Há que se definir a virtude da Justiça e a virtude da Misericórdia no homem, pois em Deus tudo é PERFEIÇÃO.
Poderiamos amadurecer isso ....
chris

Re: Pecado
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 13:11

«de que Deus tudo perdoa, sendo assim tudo posso, pois Ele é bonzinho, não exige nada de mim, o céu é uma certeza, etc» (citação)

«castigo divino» (citação)


.... ?????? ....



Por vezes pergunto-me a mim próprio o que significa ser crente...? Em que acreditar...? Num Deus pai infinito Amor....? ou se num Deus pai castigador....?

Pensava que as revelações particulares eram isso mesmo, particulares e não dogma de fé...

Eu sei que os textos biblicos se proporcionam a várias interpretações... É uma natureza implicita à linguagem humana... Mas pensava que a Igreja já tinha terminado o catecismo do medo e do inferno, e que hoje viviamos um catecismo de Amor... Pelo que as vezes leio fico na dúvida...

Um abraço

Miguel Dias

Pecado
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 14:06

Miguel,

Sabes bem e por conhecimento de causa, em muitos sectores da Igreja ainda se tem um discurso pré-conciliar, em que muitos sacerdotes por falta de formação (todos os padres, tal como os outros profissionais, deveriam cursos de reciclagem) e outros por desleixo e desmazelo (é mais fácil dominar pelo medo, pelo desconversar, pela demagogia e pelo ultra proteccionismo [técnica utilizada também por muitos dos anti-doutrina] do que pela argumentação séria e formação inteligente) deixam arrastar estas situações.

Nos países em desenvolvimento, como é na América do Sul, África e Filipinas, o catolicismo vive numa batalha constante com as seitas que apresentam muitas vezes códigos morais medievalescos.

Não é por isso de admirar que apesar do longo caminho percorrido até hoje e cada vez mais se fale no catecismo de amor, em muitas partes do mundo esse catecismo continua enfiado na gaveta. Um catecismo de amor não é muitas vezes compatível com situações sub-humanas nas favelas brasileiras com bandidos por todo o lado onde a justiça está desacreditada. Um padre que não fale da justiça divina é ignorado...

Em última análise, o que os crentes muitas vezes procuram, sede de justiça para aqueles que os oprimem e justificação para não se tornarem eles próprios, é o que lhes é oferecido.

Houve tanta gente que ficou desiludida com Jesus quando este disse que não era um revolucionário...

Não me baseio em nada... é só uma reflexão pessoal

Em comunhão

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 14:24

Pecados sem perdão:apenas linguística ...
È necessário em casos de atos desumanos que o " criminoso" peça misericórdia!Se arrependa e peça perdão.
Porque Judas não se arrependeu?
O inferno é o lugar daqueles que recusam a misericórdia , o amor gratuito.
Pois isso requer FÉ e abandonar-se em Deus.
Tanto a presunção como o desespero vão contra o Espírito Santo!

Re: Pecado
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 14:24

Em parte concordo contigo Tilleul, mas toda a experiencia de vida e mensagem de Jesus pode ser resumida numa só palavra: AMOR.

Os padres não devem seguir codigos morais mediavalescos que algumas seitas tentam impor, mas a palavra de Jesus.

Pois eu, na minha opinião, acredito que se tivesse sido padre preferia ter uma Igreja vazia do que pregar o castigo divino.... A igreja não deve procurar ser a campeã dos fieis... No meu entender, a Igreja e os padres devem pregar o Amor, custe o que custar, doa a quem doer... Foi o que Jesus fez!

Discordo contigo amigo Tilleul numa coisa: «Um catecismo de amor não é muitas vezes compatível com situações sub-humanas nas favelas brasileiras com bandidos por todo o lado onde a justiça está desacreditada. Um padre que não fale da justiça divina é ignorado...» (citação)

E discordo de ti pela minha experiencia. Já acompanhei de perto o trabalho de duas religiosas num bairro portugues, onde a policia não conseguia entrar. O único catecismo que eles ouviam e compreendiam era o do Amor. Acredita que eles paravam para ouvir falar de Amor. Porque...? Porque eles não sabiam o que era Amor... O nosso trabalho era mais facilitado porque houve uma troca de catecismo... Eles não têm medo... Eles adoram desafiar o medo... Mas quando se falava de Amor, de dar a outra face, de ajudar o próximo, não só pelo saber dar, mas também pelo aprender a receber, conseguiamos a sua atenção... O nosso trabalho nestes bairros não é levar a justiça civil, mas ajudarmos a sua população a descobrir um outro caminho... Nem todos têm de ser piedosos, mas todos temos a obrigação de saber Amar!

Por isso, por experiencia própria, sei que o único caminho a trilhar é o do Amor.

Um abraço fraterno

Miguel Dias

Re: Pecado
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 14:28

Mas desculpa lá Chris...

Judas está no Inferno...? Porquê...? Tudo o que ele fez foi cumprir a vontade de Deus... Sem a "traição" de Judas o plano misericordioso de Deus não se teria completado...

Por isso se JUdas somente cumpriu os designios de Deus, deve estar junto Dele e não no inferno, que como disse bem o Alef se encontra vazio!!!

Um abraço

Miguel Dias

Pecado
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 14:47

Tens razão Miguel, realmente é muito mais cristão ter essa atitude perante a adversidade...

É dificil de por escrito estes temas porque a situações diferentes a postura também seria diferente... Se me lembrar nas situações de exploração infantil e da opressão dos ricos só até capaz de concordar coma Teologia da Libertação mas quando paro, rezo só Amor basta...

Realmente há que confiar na Sabedoria e na Misericórdia Divina que nos inspire e nos guie o melhor possível.

Em comunhão

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 15:09

Tilleul
A paciência é uma virtude , seu mérito é discreto.
Santa Catarina de Siena a considerava como a " medula da caridade", no relacionamento cotidiano com os outros...

Re: Pecado
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 15:16

Quanto a Judas, penso que a história permanece ainda um pouco misteriosa. Na Bíblia menciona mesmo que ele se enforcou? Enfim, mesmo que o tenha feito, ninguém pode garantir que Judas esteja no Inferno, Chris. Só Deus lê os corações.

Quanto a Judas ter cumprido os desígnios de Deus... Não acredito que Deus quisesse que o Seu filho fosse cruelmente assassinado e não acredito que desse como "missão" a alguém traí-lo. Deus não pode pedir a alguém que faça algo mau. Se Judas o fez, deverá ter sido contra os planos de Deus. Não é fácil de perceber, mas acredito que Deus conhece o curso da história (até porque, sendo omnipotente, não estará sujeito às leis do tempo) mas concede-nos total liberdade. Ou seja, Deus já conhece as escolhas que faremos, apesar das mesmas serem feitas em liberdade. Pronto, vou parar antes que ponha os pés pelas mãos.

Re: Pecado
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 15:43

Caro Zé:

Há no Novo Testamento duas versões diferentes quanto ao fim de Judas, coisa que leva alguns «literalistas» a pôr Judas a fazer «piruetas» (para «debelar» uma possível contradição factual):

[li]Mateus 27:3-5:
Citação:
3Então Judas, que o entregara, vendo que Ele tinha sido condenado, foi tocado pelo remorso e devolveu as trinta moedas de prata aos sumos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: 4«Pequei, entregando sangue inocente.» Eles replicaram: «Que nos importa? Isso é lá contigo.» 5Atirando as moedas para o santuário, ele saiu e foi enforcar-se.
[li]Actos 1:18-19:
Citação:
18Esse homem [Judas], depois de ter adquirido um terreno com o salário do seu crime, precipitou-se de cabeça para baixo, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se espalharam. 19O facto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, a tal ponto que esse terreno foi chamado na língua deles "Haqueldamá", que quer dizer Campo de Sangue.
Alef

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.