Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 12:07

Para um trabalho que estou a desenvolver de âmbito teológico, gostaria de saber o que é para vocês a GRAÇA ?

Para começar posso apresentar uma parte da definição que vem no dicionário:
GRAÇA (do Lat. gratia, agrado) - favor que se dispensa ou que se recebe; mercê; perdão;
comutação de pena; despacho, nomeação; privança; elegância de formas, encanto, sedução; elegância no estilo, dicção espirituosa; espírito, chiste; gracejo; dom sobrenatural como meio de salvação ou santificação;


Pretendia ainda, apelando á vossa boa vontade e paciência, o que entendem por GRAÇA CRIADA e GRAÇA INCRIADA?

Agradeço desde já a vossa tão preciosa ajuda, dado o carácter do trabalho que estou a desenvolver necessitar também de opiniões de outras pessoas. Certo que, se pretenderem, no final do mesmo posso colocar um resumo do trabalho com as minhas conclusões e algumas "definições" teológicas acerca do tema em causa.



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 13:17

Nunca tinha pensado nisso!

Mas a Graça criada será aquela que depende de nós e que podemos gerar à nossa volta, como:
Citação:
“favor que se dispensa ou que se recebe; mercê; perdão;
comutação de pena; despacho, nomeação; privança; elegância de formas, encanto, sedução; elegância no estilo, dicção espirituosa; espírito, chiste; gracejo”.
Por oposição a Graça Incriada, referir-se-á a uma existência à priori, de acordo com o apontamento que deixaste
Citação:
“dom sobrenatural como meio de salvação ou santificação”.

É o que me ocorre sobre o assunto.

Abraço Fraterno

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 16:48

Graça é um dom.
1 - Graça incriada ou união hipostática - è Deus se dando consusbstancialmente a Jesus. Processão imanente. è um segundo eu em Deus.
Deus se deu não mediante um dom criado, mas imediatamente e de modo inamissível.
Deus 1 natureza divina , 2 processões e 3 pessoas.
Jesus possuia uma santidade substancial, ao passo que a nossa é acidental.Jesus é o Filho de Deus.; nós ao contrário somos filhos adotivos.Em Jesus houve a união entre a natureza humana e a divina , hipostática, pois se faz pela hipóstase ou pessoa do Verbo Divino.Uma só pessoa em 2 naturezas.

2- graça habitual ou santificante - è um dom criado que nos faz filhos adotivos de Deus, habilitados a conhecê-lo e participar de sua vida. Recebemos no Batismo., junto com as virtudes infusas e os dons do Espírito Santo.
Desu chama o homem a participar do consórcio da sua vida divina, o que ultrapassa as exigências de qualquer criatura, por isso é sobre a natureza humana, sobrenatural.
Deus eleva a criatura intelectiva mediante a Graça Santificante, adaptando-a ao conhecimento e ao amor Dele próprio.

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 17:07

Que é a nova vida concedida ao cristão feito filho de Deus?
Seria o próprio Espírito Santo? Ou seria uma realidade criada, distinta do Espírito e inerente á alma justa?
Todo Cristão recebe 2 dons inseparáveis um do outro:
- O Espírito Santo e toda SS. Trindade como hóspede da alma. graça incriada
- uma graça criada - que progressivemente transforma a alma e a torna capaz dos atos da vida nova.
Ao receber o Espírito Santo , Ele renova , cristifica o cristão, desse momento em diante , começa a haver no cristão algo de novo, distinto do dom incriado, a graça criada ou habitual ou santificante. Esta, sem destruir a alma, trnasforma a alma e sua faculdades, habilitando-a a participar da vida do próprio Deus.

efeitos do dom divino
1- perdão de pecado orihginal e pessoal
2- a filiação
O cristão renasce pela graça e a fim de que possa viver de acordo com a sua nova dignidade , ele recebe também faculdades ou potencialidades adequadas:
1- Virtudes infusas teologais e morais
2- Dons do Espírito Santo : sete

A graça Atual
É um auxílio de Deus para o cristão praticar o bem.è dado em vista de tal ato bom.

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 19:04

Peço desculpa , mas a Graça não me assiste para entender metade do que escreves.

E sei que vou ser iconoclasta, mas aqui vai - que interesse tem este debate "esotérico"

para a vida concreta de um cristão?


Fica meio sem graça, né??

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 19:16

Dom incriado - a presença de Deus Trino na alma do justo.Jo 14,23.
Por causa da corrupção de natureza humana devida ao pecado de Adão, temos necessidade da graça divina para que possamos praticar o bem, não pecar e cultivar as virtudes. Pois sem Cristo nada podemos fazer.
As encíclicas" Divinum illud munus" e " Mystici Corporis Christi" enfatizam a habitação de Deus no cristão como elemento da graça.

Há 2 modos de presença de Deus ás suas criaturas:
1) Presença de imensidade : em tudo que criou, pedra , flor, animal, homem...sustentando toda criação.
Isto explica a presença de Deus nas almas não batizadas.
Essa presença é algo natural , isto é , decorrente da própria natureza de cada criatura.

2) A presença sobrenatural : Faz a criatura intelectivel amar como Deus ama ( Agape) e conhecer como Deus conhece porém de maneira imperfeita.De maneira perfeita só na vida da Glória eterna.
Sobrenatural é um tesouro depositado no íntimo do cristão sem que necessariamente transpareça.
S. Leão Magno :
" Ò Cristão, reconhece a tua dignidade. Participas da natureza divina; não voltes ao teu estado inferior de outrora por uma vida indigna da tua genuína condição. Lembra-te sempre da Cabeça a que pertences, e do Corpo do qual és membro. Lembra-te de que foste arrancado do poder das trevas e transplantado para aluz e o reino de Deus."

Vamos ao Pai pelo Filho no Espírito Santo. Presença dinâmica .



Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 19:24

Penso que o interesse está simplesmente no amor. Quem ama não se cansa de conhecer mais e mais Aquele que ama, e sendo Deus sumo bem e absolutamente perfeito quanto mais e melhor o conhecermos mais e melhor o amaremos e assim sentiremo-nos mais motivados a fazer a Sua vontade.

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 19:26

Ana , sem a Graça , não dá mesmo para compreender que nossa natureza é sermos egoístas . Só com Cristo podemos fazer o bem com Bem . Só com Cristo podemos sublimar Eros em Filia e na gloria em Agape... Por isso a não compreensão do que a Mãe/Pai Igreja afirma . Aliás é função dos pais educar seus filhos, né?
Se não compreende, aceita , pois uma Mãe sempre ensina o melhor para seus filhos...

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 19:31

Chris

já te pedi uma vez e volto muito encarecidamente a pedir: podes explicar-me o significado de Eros, Filia, e Agape?

não consigo contextualizar o uso dessas palavras nem o seu significado...

Desde já te agradeço

Um abraço

Miguel Dias

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 19:33

Sou burra mesmo. Não entendo este tema.

Deus não me concede essa Graça.

Mas se é Ele que não ma concede, a culpa não é minha...

Como posso aceitar uam coisa que não me é concedida??


Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 23:54

Cara Chris Luz,

Tocas num ponto que acho sensível e em que discordo de ti (desculpa se te estou a interpretar mal). Tu dizes "Se não compreende, aceita , pois uma Mãe sempre ensina o melhor para seus filhos...", relativamente à Igreja. Eu concordo, mas com limites. Há coisas que temos de aceitar e temos de tentar compreender todas, porque Fé não compreendida é um pouco estéril... Mas outras coisas há em que temos o direito a discordar da Igreja, exactamente quando a razão nos aponta que estão erradas. Até porque a Igreja é um conjunto de pessoas, e se há verdades de Fé que são a essência daquilo em que acreditamos, há muitos outros temas em que ainda se discute o caminho a seguir. O Papa (que admiro muito e pelo qual nutro carinho, apesar de ainda não se poder comparar ao que sentia por JP II) é um sábio, sem dúvida, mas é um homem, e como tal erra. Ele próprio admitirá isso. Um abraço com amizade,


Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 00:41

Caro Trento,

Sobre aquilo que nos pedes, apenas posso partilhar contigo alguma biografia que te ajudará neste e noutros assuntos. É a colecção dos Escritos de Teologia de Karl Rahner editados recentemente pelas Ediciones Cristiandad.

No volume I encontrarás dois artigos:

VIII. Sobre la relación entre la naturaleza y la gracia pag. 299
IX. Sobre el concepto escolástico de la gracia increada pag. 321

No volume III...

VI. Sobre la experiencia de la gracia pag. 97

Espero ter ajudado. Um abraço,
Luís

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 04:58

Chris! Compreendo o teu raciocínio quase todo, apesar de não ter conhecimentos para saber se estás correcto ou não nas considerações que fazes. (disse – compreendo, não disse – concordo!)

Há uma coisa com a qual eu não concordo. Dizes:

Citação:
“Graça incriada ou união hipostática - è Deus se dando consusbstancialmente a Jesus. Processão imanente. è um segundo eu em Deus.
Deus se deu não mediante um dom criado, mas imediatamente e de modo inamissível.
Deus 1 natureza divina , 2 processões e 3 pessoas.
Jesus possuia uma santidade substancial, ao passo que a nossa é acidental.Jesus é o Filho de Deus.; nós ao contrário somos filhos adotivos.Em Jesus houve a união entre a natureza humana e a divina , hipostática, pois se faz pela hipóstase ou pessoa do Verbo Divino. Uma só pessoa em 2 naturezas.”


Compreendo a humanidade hopostática de Jesus, só não me considero filha adoptiva de Deus. Acho inclusivamente, uma ofensa a designação de “filhos adoptivos”, pelo simples facto de não entender Deus como Pai que abandona os seus filhos ou como pai castrador. Muito pelo contrário! Deus é um Pai que olha, que zela, que responde às orações, que me acompanha sempre. Por tanto, “nem que venha o Papa”, eu cá não sou filha adoptiva de Deus. Lamento!

Trento dás uma ajuda aqui!!!!!

Não compreendo esta hierarquia:
Citação:
“Deus se deu não mediante um dom criado, mas imediatamente e de modo inamissível. Deus 1 natureza divina , 2 processões e 3 pessoas. “

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 11:45

Antes de mais quero agradecer a todos aqueles que de alguma maneira transmitiram a sua opinião. Quem achar que tem algo mais a dizer agradecia, pois pretendia mais opiniões e ideias.

Cara catolicapraticante, como bem deves ter percebido pela minha intervenção inicial este tópico destina-se para fins académicos e claro está, serve também para suscitar o debate e a curiosidade acerca de temáticas que no dia-a-dia não ocupam as nossas mentes (como dizes - que interesse tem este debate "esotérico" para a vida concreta de um cristão? - se calhar se estudares bem o tema, até tem bastante interesse).
Apesar do tema em causa não ser de fácil interpretação e para o "comum dos mortais", sabes muito bem e entendes que nem só de pão vive o homem, portanto, penso que também assiste aos foristas debaterem de alguma maneira temas com um certo nível teológico e de carácter mais científico. Portanto, se achares que o tema não te chama a atenção e que não tem interesse para a tua vida, tens um bom remédio - não participes. Não é obrigatório participarmos em todos os temas e muito menos é de bom tom, criticar um tópico e mandar umas "bocas foleiras", mesmo que não gostemos do tema.

Quanto á questão/dúvida colocada pela tony, do local onde estou (no trabalho) não te posso dar grande ajuda, pois o tempo não é muito. Mais tarde, espero também dar o meu contributo e apresento as minhas conclusões, pode ser?

Um abraço fraterno para todos e todas

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 12:09

Caro Trento :

Mas podias ao menos explicarem que consiste a vossa restrita ( e pelos vistos, vedada
aos outros foristas) "discussão académica"?

Quais os pressupostos e os conceitos ( teológicos) em que se baseia?
Qual a delimitação do problema em análise?
Qual a utilidade concreta da discussão?

A não ser assim, podes chamá-la de tudo, menos académica...

Repara - já aqui concluímos que a net pode ser um meio importante de fazer Catequese e Evangelização. E isso aplica-se, claro, a certos temas teológicos.
E já tivemos neste Forum excelentes exemplos deta pedagogoa em questões teológicas, sobretudo do Luís Gonzaga, Do Alef, JMA e do Miguel. ( desculpem se me esqueço de alguém)

Ou seja, quem vos (nos) ler pode ficar mais esclarecido, mais rico e aprofundar a sua Fé.
Nós próprios, enquanto debatemos certos temas e partilhamos informação, tendemos a
organizar melhor o nosso pensamento, a reflectir, a buscar mais informação e a
desafiarmo-nos a sermos melhores...

Claro que, se alguns amigos foristas consideram que é útil fazer
discussões "esotéricas e metafísicas ", para demonstar a sua "sabedoria teológica"
excuindo todos os outros, estão no seu direito...
Mas, voltando ao terreno... Não será por causa de posturas destas dentro da Igreja que
as pessoas, e sobretudo os jovens, de afastam cada vez mais????

Posto isto, começo pelo princípio.
Será que toda a gente sabe o que é "humanidade hopostática de Jesus ???´

Divirtam-se.



Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 12:16

Peço desculpa a todos mas vou remeter-me ao silêncio e ao direito que me assiste de não responder publicamente ao assunto publicado pela catolicapraticante.

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 13:16

ok Trento.

Fico à espera que me ajudes a esclarecer algumas dúvidas.
Já agora, pegando nas palavras da Católica, podes esclarecer também isto:

Citação:
"Quais os pressupostos e os conceitos ( teológicos) em que se baseia?
Qual a delimitação do problema em análise?
Qual a utilidade concreta da discussão?"

Acho que entendi superficialmente o assunto, mas já que é debatido aqui, podemos aproveitar e aprender todos um bocadinho mais, eu pelo menos vou aprender de certeza!

Tenho curiosidade para saber do que realmente se trata. Acho que nunca tinha ouvido falar destas coisas com estes nomes. O que achas da minha primeira resposta ao teu post? È pura dedução lógica de alguém totalmente desconhecedor do assunto. Achas que fez sentido o que eu disse?

Obrigada pela atenção



Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 13:53

"Tenho curiosidade para saber do que realmente se trata".. .

POis, também eu. ;))

Apesar do "tema em causa não ser de fácil interpretação e para o "comum dos mortais", " e estando eu incluída no grupo dos "comuns mortais", que não está ao nível da incomum erudição teológica de alguns, confesso aqui a minha curiosidade em aprender ...

Será errado? Parece que sim. A mensagemn que recebi foi - se não percebes, olha, cala-te e deixa discutir quem sabe.

Confesso que achei as várias intervenções obre o "tema" muito confusas.

Quase tão confusas quanto o "problema em si"... Se é que existe problema.
Que tem isto a ver com o ser-se cristão?

Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 13:55

Repito - Não será por causa de posturas destas dentro da Igreja que
as pessoas, e sobretudo os jovens, de afastam cada vez mais????


Re: Esclarecimentos e opiniões acerca da Graça (Criada e Incriada)
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 14:27

Na realidade nem eu próprio sei bem e exactamente do que se trata :)

Daí eu ter sido "obrigado" a fazer este trabalho de pesquisa / investigação e estudo acerca do tema em causa, para a disciplina de teologia espiritual. Lembrei-me que, em vez de andar porta a porta pelos vizinhos a perguntar-lhes o que achavam da graça porque não lançar este tópico no paróquias? pode ser que os grandes teólogos (Alef, JMA, Luis, Chris Luz BR, etc) e os "comuns dos mortais" (como eu me considero) que por vezes participam tenham algo mais a dizer sobre este tema tão complicado.

Portanto, quando afirmo que depois apresento as conclusões e o trabalho em si, estou a ser o mais sincero possível, dada a minha pouca sabedoria em geral e nenhuma em particular neste tema.

Claro que considero, obviamente que este tema não é fácil e eu próprio tento perceber o porquê, mas não será esta também a nossa "luta" e ´não será também como o camilo afirmou " Quem ama não se cansa de conhecer mais e mais Aquele que ama, e sendo Deus sumo bem e absolutamente perfeito quanto mais e melhor o conhecermos mais e melhor o amaremos e assim sentiremo-nos mais motivados a fazer a Sua vontade." ?

Penso claramente que este tema pouco deve interessar aos jovens e menos jovens no nosso dia a dia, mas também não acho que os afaste da Igreja, na medida em que não vamos para um grupo de cristãos com formação "básica" falar sobre estas coisas.

Desculpem-me se este tópico é assim tão descabido, mas a culpa é da minha professora de teologia espiritual :).
No entanto que fiquei curioso sobre conhecer e saber mais acerca deste tema isso fiquei e ando a estudar por alguns livros (obrigado Luis pela sugestão) para tentar perceber do que se trata.



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.