Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de November de 2004 14:05

Caros amigos,

Como já repararam, o Fórum sofreu algumas alterações, que esperamos serem do vosso agrado. Com esta nova versão, mantém-se todas as anteriores funcionalidades, e foram adicionadas mais algumas, que passamos a descrever.

1) Paginação de tópicos. Para os tópicos com muitas mensagens, era moroso a sua visualização. A partir de agora, cada tópico encontra-se paginado com 30 mensagens por página. É possivel saltar directamente para as últimas páginas. Esta funcionalidade é uma boa notícia, sobretudo, para quem se liga por modem, e ainda não tem acesso à Internet com banda larga.

2) Mensagens fixas. É possível seleccionar determinadas mensagens para que apareçam sempre no topo da lista de mensagens, permitindo assim, chamar a atenção para determinados tópicos.

3) Meu Centro de Controle. Todos os utilizadores dispõem de uma página onde podem configurar as suas opções: Nome verdadeira, opções de privacidade, acompanhar tópicos, etc.

4) Acompanhamento de Tópicos. Trata-se de uma das novas funcionalidades que será muito útil a quem pretende acompanhar apenas alguns tópicos em particular. Para tal, basta seleccioná-los na lista de mensagens do Fórum, e, posteriormente, no "Meu Centro de Controle" escolher, por exemplo, "7 Dias" e serão visualizados dos tópicos escolhidos, aqueles que tiveram mensagens nos últimos 7 dias. Experimentem.

5) Mensagens Privadas. Como alguns utilizadores optam por não revelarem o seu endereço de correio electrónico, é agora possível enviar mensagens privadas entre os utilizadores do Fórum.

6) Escolha do fuso horário. Porque alguns dos nosso utilizadores encontram-se fora de Portugal, e num fuso horário diferente, é possível ver a hora das mensagens no seu fuso horário.

7) Novos destaques de texto. Para além dos destaques já existentes (ver Regras de Funcionamento), existem novos destaques. Nos seguintes exemplos deve-se substituir '{' por '[' e '}' por ']'.

Texto: {color=#CCCC99}Paroquias.org{/color}
Resultado: Paroquias.org

Texto: {size=16}Paroquias.org{/size}
Resultado: Paroquias.org

Texto: {code}Paroquias.org{/code}
Resultado:
Paroquias.org
Texto: {hr} (trata-se de uma linha separadora)
Resultado:


8) Número de Visualizações. Para se ter uma ideia dos tópicos mais lidos, existe um contador do número de visualizações de cada tópico.

9) Moderadores do Fórum. No final da lista de mensagens, existe a referência aos actuais Moderadores do Fórum.

10) Edição de mensagens. É permitido aos utilizadores editarem as suas mensagens, apenas durante os primeiros 15 minutos após o envio da mensagem. Isto permitirá aos utilizadores corrigirem pequenas gralhas que não se tenham detectado durante a pré-visualização. A edição da mensagem ficará registada no final da mensagem.

Estas são as principais alterações, mas existem muitas outras. Como disse anteriormente, espero que sejam do vosso agrado, e contamos com as vossas habituais sugestões para continuarmos a melhorar o Paroquias.org.

Um abraço,

Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org



Editado 1 vezes. Última edição em 31/01/2006 21:31 por Luis Gonzaga.

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 09 de November de 2004 00:21

Tudo muito lindo sim senhor.
Está muito mais lento o acesso. Vai a um redirect??? (que nao sei o que é) mas que atraza muito a abertura das paginas.
Quanto ao resto vai com o tempo.
Um abraço a todos, e um beijo especial à Suzete.
Pe. João Luis

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de November de 2004 09:39

ESte forum tem sido uma refrência deste tido de sites, pelo menos no restrito universo forista português relacionado com temáticas religiosas.
Em primeiro lugar pela sua vitalidade. É um Forum vivo, animado, vivo,onde as pessoas se encontram e partilham ideias e vivências pessoais.
Mas este forum tem tido também uma dimensão pedagógica. Pela riqueza e profundidade de algumas das intervenções, por parte de pessoas com formação teológica, alguns aspectos mais teóricos e doutrinários do catolicismo e as polémicas relacionados com temáticas sensíveis têm sido aqui objecto de partilha e aprendizagem. Muitos católicos não têm contacto com documentos chave do vaticano ou com posições de sólidos teólogos nem sempre coimcidentes com a orientação ideológica oficial.
Este diversidade permitida por este forum é enriquecedora mas naturalmente que exige um especial trabalho aos seus moderADORES. ESpero que esse esforço continue com Justiça e equidade face a TODOS os foristas.
Espero então que a sensatez, a moderação e a eticidade das condutas caracterize as intervenções neste novo formato.
E parabéns ao luís Gonzaga, pelo trabalho que teve !

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de November de 2004 19:58

Caro Pe. João Luis,

O "Redirect" significa que chegou a uma página em que o programa teve que tomar uma decisão e, com base na informação que lhe enviou, ou no link em que carregou, ele decidiu "redireccioná-lo" para uma determinada página, que irá ver de seguida. Em princípio, isso deveria ser quase automático e nem deveria ver o "Redirecting...".

Caso isso demore muito o carregamento das páginas, veremos o que podemos fazer.

Ainda bem que gostou destas novas cores :-)

Um abraço,
Luis

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de November de 2004 20:18

Cara "CatolicaPraticante",

Fico feliz por considerares este Fórum uma referência na Internet em língua portugues. É para isso que, principalmente, eu e a Susete temos trabalhado. É certo que o trabalho não é apenas nosso, e, para isso, muito tem contribuido a vossa participação.

Esperamos continuar a ter a vossa participação, pois, só assim, este espaço poderá melhorar. Esperamos também estar à altura deste (grande) desafio, que passará certamente, pela moderação justa, sensata e imparcial de todas as mensagens.

Obrigado,
Luis

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de November de 2004 20:58

Caros amigos,

Depois de introduzida a nova versão, e experimentada durante alguns dias, chegou a altura de divulgar mais uma novidade. Encontra-se no final desta página e, a imagem que a anuncia, dá pelo nome de RSS 2.0.

O que é o RSS?

O RSS (Really Simple Syndication) é um formato de publicação automática de conteúdos e apontadores. Criado em 1997, utiliza a tecnologia XML (eXtensible Markup Language) para estruturar a informação. Permite a utilização de programas conhecidos que funcionam como leitores de RSS ou vulgarmente conhecidos como "agregadores". Os agregadores reúnem o conteúdo de diversos sites numa interface única.

Os ficheiros RSS, também conhecidos como feeds, incluem o tópico, a mensagem e o link para a mensagem. Em breve, outras áreas do Paroquias.org estarão disponíveis nesta tecnologia.

O endereço para o ficheiro do Fórum é o seguinte: http://www.paroquias.org/forum/rss.php?1.

Se por acaso quiserem apenas acompanhar um tópico específico, basta adicionarem no final do endereço o ID do tópico. Por exemplo, este tópico tem o ID 13062. Para acompanhar este tópico, o endereço do ficheiro é o seguinte: http://www.paroquias.org/forum/rss.php?1,13062.

Quem quiser ler as mensagens do Fórum juntamente com notícias de outros sites, pode utilizar um agregador para o efeito. Este programa virá ao Paroquias.org em intervalos de 30 minutos (é configurável) à procura de novas mensagens.

Alguns dos agregadores mais conhecidos:

FeedReader. Leitor gratuito para o Windows.
Bloglines - Leitor RSS que pode ser acedido a partir de qualquer lugar da Internet. Permite organizar os links e partilhar as listas de feeds com outras pessoas. Gratuito.
RSS Reader - Gratuito. O software permite organizar feeds por categorias, marcar notícias importantes para leitura posterior, filtrar conteúdos e definir diferentes estilos de visualização.
Sharp Reader Bastante simples de utilizar. Necessita da .NET Framework 1.1. Também gratuito.

Se esta lista não for suficiente, consultem esta página. Há para todos os gostos... :-)

Esperamos que esta novidade seja do vosso agrado.

Luis Gonzaga

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 16:23




Uffff...Luis, tinha a porta fechada, mas lá consegui abri-la!!! :)

Pe. João Luis, mas que é isso! Um abraço para todos e um beijo para a Susete, ai ai...
Podia mandar um abraço aos senhores e um beijo às senhoras...lol...O Luis e a Susete sem nós, não podem ter este Fórum :)

(Maria) Um beijinho do Canadá para Aveiro:)

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 14 de November de 2004 20:50

Olá a todos

Luis

Não há duvida que a apresentação do forum com todas as novas funcionalidades está muito melhor.

Queria apenas perguntar se já não é possivel a "visão encadeada". Por muito que tente no "Meu centro de controle" não consigo voltar a essa apresentação.

Os meus parabens pelo vosso trabalho (que não deve ser pouco-:)

Carlos

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de November de 2004 23:52

Olá Carlos,

Obrigado pelos teus comentários. Neste momento já é possível a visão encadeada. A quando da configuração do Fórum, "fixei" as configurações pelo que as opções dos utilizadores eram sobrepostas pela configuração geral do Fórum. Já corrigi essa situação. Peço-te que verifique se já funciona.

Um abraço,
Luis

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 00:10

Olá Luis

Andei aqui ás voltas mas não encontro meio de ajustar para "visão encadeada". Ou eu não procuro no sitio certo ou ainda não funciona.
É no fundo da página como na antiga versão?

Um abraço

Carlos

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 00:46

Carlos,

Não, agora é um pouco diferente. Selecciona o Meu Centro de Controle, depois Configurações do Fórum, e por último, na opção «Visualização tópico - Leitura de mensagens:», escolhes "Visualizar tópico". O "Padrão" é Visualização plana".

Luis

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 13:06

Olá

Obrigado Luis. Finalmente consegui.
É que dá um certo jeito esta apresentação, fica mais facil sabermos quais as mensagens que ainda não lemos, serve como uma espécie de marcador.

Aproveito para agradecer a todos (todos sem excepção) que participam no forum muito esclarecimento que daqui podemos tirar.
Eu não tenho participado... é verdade, mas o tempo nem sempre chega para tudo.

Paz e bem

Carlos

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de November de 2004 17:27

É com satisfação que na mesma altura em que recuperei alguma disponibilidade e interesse para retomar com maior frequência a minha participação neste fórum, vejo concretizarem-se estes melhoramentos técnicos, alguns dos quais já requisitados diversas vezes por mim e outros participantes. Os meus agradecimentos ao trabalho da Equipa Paroquias.org!

Algumas questões técnicas: Quais os limites que se colocam ao uso da alteração do tamanho e cor da letra? E que cores temos à escolha, e quais são os respectivos códigos? Para que serve o destaque [ code ]? Como encontrar o URL de uma mensagem específica dentro de um tópico para que a ela possamos apontar num outro tópico?

Sugiro um tópico fixo para apresentações pessoais, se é que ainda não existe. Também se podia pensar em manter fixos os temas recorrentes em que se toca tanta vezes, em assuntos de fé e moral. Seria uma forma de facilitar a não-dispersação do tema de cada tópico, que muitas vezes não se tem conseguido evitar.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de November de 2004 22:11

Caro João Oliveira,

Bom regresso a este Fórum, e fico feliz por teres gostado das alterações. Como tinha em tempos prometido, só agora foi possível implementá-las. Quanto às questões que colocas, aqui ficam algumas respostas.

1. O tamanho da letra é representado pelo seu número de pontos. Para teres uma ideia, esta letra tem o tamanho 10. Sugiro que não se utilize valores superiores a 20 ou 24. Se houver abusos, teremos que pensar em colocar um limite. Quanto às cores, estas utilizam os valores RGB (Red-Green-Blue) normais de HTML, ou então os nomes das cores mais conhecidas. Podes encontrar aqui uma breve explicação e alguns exemplos.

Por exemplo, «Ouro sobre azul», é feito assim (eliminando o espaço dentro dos parenteses rectos):
[ color=gold ]Ouro[ /color ] sobre [ color=Dodgerblue ]azul[ /color ]

2. O destaque [ code ] é algo semelhante ao [ quote ], e é mais utilizado em fóruns onde se disponibiliza código fonte de programas informáticos. A diferença é que o [ quote ] afasta o texto da margem esquerda e insere a palavra, «Citação:».
O que continua a não ser possível é colocar imagens.

3. Para fazer referências a outras mensagens, o método é semelhante ao anterior, há apenas uma pequena alteração. A má notícia é que as citações existentes agora em mensagens antigas não apontam para a mensagem correcta. Por exemplo, se eu quiser fazer referência à tua mensagem neste tópico, devo colocar o rato sobre o link "Responder a esta mensagem" que se encontra debaixo da tua mensagem. O link diz o seguinte
http://www.paroquias.org/forum/read.php?1,13062,13242#REPLY
O que isto significa?
1 -> É o número do Fórum (neste momento existe apenas um fórum, mas em breve existirão mais);
13062 -> É o número da primeira mensagem deste tópico;
13242 -> É o número da tua mensagem.

Então, devo utilizar o seguinte link:

http://www.paroquias.org/forum/read.php?1,13062,13242#msg-13242

Isto é, mantém tudo semelhante, apenas mudo o nome do apontador dentro da página, para "msg-13242", cujo número é o número da tua mensagem.

4. Quanto aos tópicos fixos, talvez seja boa ideia criar-se um tópico para as apresentações. Quanto a tópicos sobre temas, convém que se limite o número de tópicos fixos ou corremos o risco de os novos terem pouco espaço na página principal. Pensei em fixar os tópicos Os nossos "livros" favoritos e Os nossos "links" favoritos . Talvez o faça em breve.

Sobre os tópicos de temas mais específicos, talvez se justifique criarem-se Fóruns temáticos. Como só temos um fórum, os tópicos são sobre os mais diversos assuntos. Já pensamos em tempos subdividir este fórum em 4 ou 5 fóruns temáticos, mas, na altura, o pequeno número de utilizadores e mensagens não o recomendava. Hoje a situação é um pouco diferente.

Vamos pensar em quantos e em que temas poderíamos criar, dividindo assim a participação por vários fóruns.

Um abraço,
Luis Gonzaga

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 20:42


Assim que começarem a pensar nos temas dos fóruns, poderiam colocá-los aqui a votação, o que acham?

Outro abraço,

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 04 de January de 2005 18:55

Olá a todos

Luis

Vinha pedir-te ajuda no seguinte assunto:
Ando a tentar alterar o meu E-mail no "meu centro de controle". Sempre que tento faze-lo pede-me um código que (supostamente) me foi dado, acontece que não faço a menor ideia que código é esse.

Para além de querer manter as minhas informações correctas, este assunto é de alguma importancia, visto ser muito util quando queremos seguir um tópico ao sermos notificados por E-mail de novas respostas.
Como vou mudar de ISP o endereço de E-mail que agora consta vai deixar de existir.

Agradecia assim a tua ajuda.

Bom ano a todos

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de January de 2005 22:27

Carlos,

Nesse caso envia-me um e-mail com o teu novo endereço e eu faço a substituição.

Luis

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: Trofa (IP registado)
Data: 29 de March de 2005 11:39

Cumprimentos a todos os forenses!

É a primeira vez que visito este fórum, e posso afirmar que gostei.

Desejo um óptimo trabalho aos administradores do fórum, bem como ao moderadores.

Saudações digitais...Trofa


Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de June de 2005 00:53

Olá Luís

Porque é que na minha listagem pessoal de tópicos há, neste momento em 3 deles, a informação “novo” a vermelho! É persistente…. Não sai do mesmo sítio, apesar de ir vezes sem conta ao tópico.

Re: Nova versão do Fórum Paroquias.org
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de June de 2005 09:57

Será que já abriste todas as páginas do referido tópico?

João (JMA)

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.