Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de April de 2007 23:23

Ah pronto, então afinal o que disseste :

Citação:
elo menos teve a sensibilidade de rever o que disse e voltar atrás.

não corresponde à verdade. Ok. Era só para ter a certeza. Obrigado. Eu não ando stressado. Tu é que parece que andas stressado com qualquer coisa.

Claro que ninguém é perfeito. Mas há coisas que não se dizem. Tais como incentivar ao suicídio e ao assassínio de pessoas. Ou andar a dizer bastante mal da Igreja pelos meios de comunicação. Mas querem à força ser católicos. Odeiam o Papa, odeiam a hierarquia, têm ideias que vão contra a doutrina da Igreja, e querem ensina-las ao povo. Podem muito bem ser cristãos. Mas católicos?? O que é que os faz identificar com o catolicismo? A Trindade? Deus é Amor? Não é preciso ser-se católico para se acreditar nisso. Eu sei que incomoda tocar nestes pontos mas acho que devem ser falados e analisados.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de April de 2007 23:28

Li algures a «estorinha» que se segue...

Perguntou o bispo aos jovens que iam ser crismados:

-- Em que se distinguem os católicos dos que não o são?

-- No amor! -- respondeu uma rapariga imediatamente.

O bispo ia a dizer um imediato «Não», mas calou-se a tempo...

Alef

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 17 de April de 2007 09:02

Meus caros, vão dizer que o Epafras é católico então? Ele não será uma boa pessoa? Não terá ele em conta o amor de Deus? Não terá ele essas qualidades que todos nós temos. Tendo em conta que somos todos boas pessoas, que acreditamos que Deus é amor, e essas qualidades todas. Então não me vão dizer que ele é católico porque não é. Há diferenças.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de April de 2007 11:22

E serão essas diferenças importantes?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de April de 2007 15:40

Alef

Então, agora faço eu a pergunta, Em que se distinguem os católicos?

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 17 de April de 2007 20:41

No amor? Então estão a insultar a Lena. Já que ela não acredita em Deus, estão a dizer que ela não tem amor. O Epafras outro. O Manuel outro. E isto apenas no fórum. Porque temos o resto do mundo também.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de April de 2007 20:53

Rita*, este assunto já foi tratado num tópico dedicado ao assunto, onde eu contei a mesma «estorinha», noutra versão.

Alguém dizia que os católicos se distinguem pelo complexo de culpa! :-p

Na verdade, isto não é exacto, pois os judeus não nos ficariam atrás... :-p Aliás, vi isto escrito sobre os judeus, não sobre os católicos...

Agora a sério, e respondendo também ao s7v7n, «distinguir» não significa apenas «em que é que se diferencia». Se dissermos que os verdadeiros cristãos se distinguem no amor, isso não significa que os não-cristãos não amem, mas que os cristãos tem no amor uma marca identificativa. A identidade não exactamente o mesmo que a diferença, muito embora possa ela possa existir. Veja-se o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências, que apresenta nada menos que 10 acepções para a palavra «distinguir». Se não ocupasse mais de 30 linhas até copiava para aqui, mas trinta linhas é muito... :-p

Alef

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 09:36

Alef,

Percebi o que querias dizer. Mas em todo o caso, estávamos a falar em como poderemos distinguir os católicos de não católicos. Naquela thread não chegámos a nenhuma conclusão. Falaram-se coisas mas ficou tudo em aberto à mesma.

Mas em relação aos comunistas, aquilo que eu tenho percebido deles é que todos querem fazer coisas lindas. Mas quando chegam ao poder, é aquilo que se vê. A miséria humana. Fizeste uma homenagem à senhora Odete Santos. O que é que ela fez de bom para que mereça uma homenagem tua? Será que ela também se diz católica? :O Era engraçado.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 11:56

Caro s7v7n:

Não vou particularizar a questão nesta ou naquela pessoa e não quero cair em afirmações vãs ou falsas tautologias.

Ser católico ou cristão é também um modo de definir uma pertença Ora, muitas pessoas que dão o melhor de si mesmas, amando, em coincidência com o mandamento nuclear do Cristianismo, não se definem como cristãs... Karl Rahner defendeu a ideia de que muitas destas pessoas são «cristãos anónimos», noção que nem todos os teólogos partilham e que muita gente parece não ter entendido.

Concordo contigo quando pões enormes objecções ao trabalho dos comunistas no poder. Mas eu também disse que o melhor que nos aconteceu foi que não tivessem chegado ao poder. Ou seja, o seu contributo à democracia portuguesa tem sido o de constituir uma consciência crítica, muitas vezes exagerada, é certo, mas que fez com que os que governavam prestassem atenção a certos âmbitos para os quais nem sempre estão muito atentos, nomeadamente temas sociais, políticas sociais, etc. Não que eu concorde com todas elas, mas também os seus exageros permitiram a outros partidos procurar respostas, possivelmente mais moderadas, aos mesmos problemas. A minha referência à Odete Santos ia nesse sentido. Seria muito problemático se tivessem chegado ao poder, sobretudo no tempo em que ainda falavam da ditadura de proletariado.

Não deixa de ser curioso que os dois personagens que ficaram em primeiro lugar num programa televisivo sobre os grandes portugueses tivessem tiques ditatoriais, com a diferença de que só um deles conseguiu pô-los em prática. Em Cuba ganharia Fidel Castro...

Alef

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 15:27

Alef

E nos EUA o Bush :)

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 19:34

bush = macon protestante

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 19:48

Não, Bush não ganharia. Nas escolas americanas estuda-se uma História muito patriótica, onde se enaltecee até aos píncaros «The Fathers of the Nation»... Contudo, haveria sempre a competição de Marilyn Monroe, Elvis Presley, Mickey Mouse, etc.

Alef

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 20:25

Todeto,

queres apresentar provas sobre o que disseste?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 20:26

NOs EUA o concurso The Greatest Americanfoi ganho por Ronald Reagancom 24% dos votos.

João (JMA)

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 21:06

Então o Alef acertou... ganhou uma personagem de Hollywood.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 21:43

Convenhamos que é melhor nao gozar com a escolha americana...

Afinal há outras mais disparatadas.

Além disso a actual Europa Democrática deve-lhe bastante.

João (JMA)

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 22:26

Divida mais que paga não?
E nada justifica ainda andarmos a prestar vassalagem aos USA e a apoiar qualquer ideia maluca que lhes passa pela cabeça em termos de política internacional.
Numa nação em que nos discursos políticos eles se referem a "Rulers of the world" e onde qualquer campeonato desportivo nacional se designa por "world series"... enfim, megalómanos há muitos. Todos dispensáveis.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de April de 2007 22:47

A dívida para com o Reagan nao é para ser paga.
Agiu correctamente e fez o que devia.
Nao impede que a dívida para com ele exista.

Há políticos que fazem a história avançar no bom sentido, como é o caso dele, no que se refere à Europa.

João (JMA)

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 26 de April de 2007 14:39

Citação:
s7v7n
Todeto,
queres apresentar provas sobre o que disseste?

Provas sobre o que?

Re: Um comunista pode ser Catolico???
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de April de 2007 16:29

Citação:
Todeto
bush = macon protestante

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.