Parece-me uma óptima sugestão este tópico.
1. Para já, gostaria de chamar a atenção para um dos meus «museus virtuais» favoritos, onde se encontram dois dos quadros que a Lena indicou:
«
Web Gallery of Art». Ponham este «link» nos vossos «Favoritos»!
2. Uma das obras que mais aprecio: «
Saint Mary Magdalen at the Sepulchre», de Giovanni Girolamo Savoldo (~1480-1548). Um quadro algo surpreendente.
Como sabemos, este quadro ilustra uma aparição de Jesus ressuscitado, tal como aparece no Evangelho de S. João (
Jo 20:1-18):
Citação:Aparição a Maria Madalena (Mc 16,9-11) - 11Maria estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, 12e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. 13Perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?» E ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.»
14Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele. 15E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.» 16Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» - que quer dizer: «Mestre!» 17Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'» 18Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito.
Habitualmente, esta cena é representada «literalmente» (veja-se
este exemplo «clássico», de Fra Angelico): vemos, desde «fora» Jesus Ressuscitado e Maria Madalena, estando ela muitas vezes como que avançando para os pés de Jesus, ao mesmo tempo que Jesus parece dizer «Não me detenhas...».
Pois bem, Savoldo não segue essa «regra», aparecendo um quadro «inteligente» e teologicamente significativo (a meu ver).
No quadro apenas vemos Maria Madalena. Está em frente do sepulcro e acaba de voltar a cabeça para trás. Voltada para o sepulcro, chorava a morte de Jesus. Ao homem que ela pensava ser o jardineiro contou-lhe a sua mágoa, mas não o olhou verdadeiramente. Apenas quando Jesus pronuncia o seu nome, certamente com o tom de voz com que o fizera antes, ela é apanhada de surpresa e volta-se para trás. Limpa as lágrimas apressadamente com a mão direita coberta com o manto. É este o «instantâneo» do quadro. Embora fuja a tópicos comuns da apresentação de Santa Maria Madalena como a seminudez para indicar que ela era a prostituta arrependida que derramou o perfume sobre os pés de Jesus (hoje descarta-se essa ideia de tal identidade), há elementos que o indiciam: no canto inferior esquerdo há um pequeno «frasco» para perfumes e o «véu»/manto que ela veste é rico e parece ver-se as marcas de ter estado dobrado. Vale a pena prestar atenção a este manto. É acastanhado, mas recebe uma luz forte que lhe vem de «fora» do quadro. É o reflexo da luz do Ressuscitado. A perspectiva do «expectador» é a do Ressuscitado. Teologicamente isto tem grande importância: o cristão descobre Cristo ressuscitado não imediatamente ou directamente, mas por reflexo, em primeiro lugar pela experiência de outros. Depois, é uma presença que está fora do quadro, precisamente onde está o expectador... Ou seja, é possível também refazer, na fé, a experiência de Maria Madalena... Etc. Muito mais se poderia dizer deste quadro.
Infelizmente, não encontrei ainda nenhuma versão de alta qualidade deste quadro na Internet, mas é possível prestar atenção aos detalhes de outras versões desta obra (normalmente com o manto prateado). Veja-se, por exemplo,
aqui e use-se o «applet» Java para «surfar» sobre o quadro.
Alef
Editado 1 vezes. Última edição em 01/02/2007 03:02 por Alef.